sábado, 6 de setembro de 2025

MARANHÃO GARANTE ACESSO AO BRASILEIRO SÉRIE C EM 2026



O Maranhão Atlético venceu na tarde deste sábado (6), o ASA-AL por 3 a 0 e no estádio Coaracy da Mata Fonseca, o Fumeirão, em Arapiraca-AL e garantiu o acesso ao Campeonato Brasileiro da serie C em 2026. Após 19 anos a equipe garante o acesso nesse formato moderno do Campeonato Brasileiro; a equipe continue na briga pelo titulo da competição, enfrentará o América-RN ou o Santa Cruz-PE na próxima fase. Os gols da equipe maranhense foram marcados por Ryan ( duas vezes) e Keven. O MAC.

O Maranhão que já havia vencido o primeiro jogo em São Luís, não deu chances ao ASA e construiu sua vitória já no primeiro tempo. Aos 11 minutos, Vagalume lançou Ryan em profundidade, o atacante aplicou um drible desconcertante no zagueiro Zulu, e finalizou no canto para abrir o placar.

O ASA pressionando e teve grande oportunidade com Thiago Alagoano, mas não aproveitou. Pouco depois, aos 28 minutos, o castigo veio: André Radija cobrou falta pela direita e Keven subiu mais alto que Zulu para ampliar de cabeça.

A situação poderia ter ficado complicada ao ser marcado um penalti para os donos da casa, mas o goleiro Jean manteve o Maranhão tranquilo ao defender a cobrança de Júnior Viçosa, aos 35 minutos. 

A vida do Maranhão poderia ter sido mais fácil, ainda no primeiro tempo o Mac teve um pênalti marcado a seu favor. Clessione foi para a cobrança e como ocorreu em São Luís, no primeiro jogo, desperdiçou a oportunidade com a defesa do goleiro Jerfesson.

Na volta do intervalo, o técnico do ASA tentou mudanças, sacando o volante Fabrício Bigode para lançar o atacante Marcelo Toscano. Logo no primeiro lance, Júnior Viçosa recebeu de Thiago Alagoano e cabeceou com perigo. O Maranhão respondeu de imediato, com Ryan chutando para fora em ótima chance.

Aos 26 minutos, porém, não houve perdão. Vagalume puxou contra-ataque em velocidade e encontrou Ryan. O atacante se livrou da marcação e bateu rasteiro, sem chances para Jerfesson, fazendo o terceiro gol, fechando o caixão do ASA e decretando a classificação histórica.

Com o resultado, o Maranhão chega às semifinais da Série D e garante calendário cheio em 2026: além do Campeonato Maranhense, terá pela frente a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e claro a disputa da terceira divisão nacional.

A campanha do MAC na competição é digna de reconhecimento. A equipe garantiu classificação para a fase do mata mata na última rodada, quando precisava vencer o Alto do Piauí fora de casa e ainda contar com o tropeço do Iguatu que foi derrotado pelo Sampaio.

Classificado em ultimo no grupo e com a pior campanha entre todos os time do mata-mata foi demolindo todos os adversários. Fazendo valer o apelido: "Demolidor de cartazes".

Além do MAC, já garantiram o acesso, a Inter de Limeira, de São Paulo e o Barra, de Santa Catarina que venceram respectivamente Goiatuba e Cianorte, por 1 a 0.

domingo, 31 de agosto de 2025

EM BARRA DO CORDA - MA, FILHO É PRESO SUSPEITO DE MATAR A PRÓPRIA MÃE

Na madrugada deste domingo (31), um crime abalou a população da cidade
de Barra do Corda, cerca de 435 km de São Luís. Um homem que não teve o nome identificado, matou a própria mãe com golpes de faca.

Segundo informações policiais, o caso aconteceu no bairro Trizidela, por volta das 4h30. Testemunhas relataram ter ouvido gritos de socorro em uma residência, e acionaram a polícia que ao chegar no local encontraram o corpo da vítima, de nome Ana Paula.

O filho, foi encontrado ainda com a faca o crime e foi preso em flagrante e levado para a delegacia.

A suspeita é que a morte tenha sido motivada pelo fato do filho ter pedido para usar uma moto, mas a mãe não teria permitido. No entanto, as circunstâncias seguem sendo investigadas.

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

OPERAÇÃO PRENDE INVESTIGADOS POR HOMICÍDIO, TRÁFICO DE DROGAS E ROUBO NA GRANDE SÃO LUÍS


A Polícia Civil do Maranhão amanheceu nas ruas nesta sexta-feira (29), em mais uma ofensiva contra a criminalidade. A ação, batizada de Operação Captura, teve como foco o cumprimento de 21 mandados de prisão em diferentes bairros da Grande Ilha.

As prisões foram efetuadas nos bairros como Bequimão, Coroadinho, Liberdade, em São Luís, e também na área de São José de Ribamar. Como resultado, até o momento, oito pessoas foram presas, sendo uma delas em flagrante com vários tipos de entorpecentes.

No Coroadinho, um homem identificado como Claudemir Ferreira, condenado por tráfico de drogas e com cinco passagens pelo sistema prisional foi surpreendido em plena atividade de tráfico. No local, os policiais apreenderam cerca de 300 papelotes de crack, além de porções de maconha, cocaína, dinheiro e instrumentos usados no comércio de entorpecentes.

A mobilização é resultado de um trabalho articulado entre a Polícia Civil e o Centro de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública. O objetivo foi localizar e prender investigados por associação criminosa, homicídios, tráfico de drogas, roubo e outros crimes violentos.

Entre os presos estão duas mulheres. Uma delas tinha contra si um mandado de prisão em aberto por roubo e foi capturada no bairro Bequimão. Um homem que estava foragido da penitenciária também foi recapturado. Ele cumpria pena por latrocínio, foi beneficiado com indulto de Dia dos Pais e não retornou à prisão.

Contra um dos presos, capturado na Liberdade, há um mandado de prisão definitiva, após condenação de 24 anos de reclusão por crime de homicídio. Ele foi identificado como Johnny David.

A Operação Captura contou com apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp), do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Grupo de Resposta Tática (GRT), que atuaram em conjunto no cumprimento das ordens judiciais.

As diligências seguem em andamento para dar cumprimento aos demais mandados expedidos pela Justiça.

SELETIVO OFERTA BOLSAS DE ESTUDO PARA ALUNOS DE BAIXA RENDA EM ESCOLAS PARTICULARES NO MA

Estão abertas as inscrições para um seletivo que oferta bolsas de estudo em escolas particulares para alunos de baixa renda que sejam oriundos da rede pública de ensino no Maranhão. Os interessados podem se inscrever até 23 de setembro, pela internet. 

As vagas são para alunos que em 2025 estejam cursando o 8º e 9º do Ensino Fundamental. A bolsa inclui desconto total na mensalidade e atividades pedagógicas obrigatórias, material didático a um valor social e acompanhamento psicossocial. Os selecionados estudarão em uma escola de São Luís.

A bolsa permanece até a conclusão dos estudos dos selecionados, sendo renovada anualmente, estando o estudante dentro dos requisitos acadêmicos e disciplinares. O programa também oferece suporte psicossocial aos alunos bolsistas e seus familiares, com atendimentos individuais e em grupo.

Requisitos

As bolsas são oferecidas pelo Grupo Salta e para participar do seletivo, os candidatos precisam ter renda familiar de até 2 salários mínimos por pessoa e ser aluno do 8° ou o 9° anos do Ensino Fundamental da rede pública de ensino em 2025, ou seja, a série imediatamente anterior à qual está ingressando em 2026.

Ao todo, o processo seletivo é dividido em seis fases. A primeira é o preenchimento do formulário online disponível no site. Em seguida, os pré-requisitos de cada candidato será analisado para a comprovação das condições socioeconômicas.

Depois, os candidatos participarão de uma prova online de Português e Matemática, com conteúdo disponível no edital de convocação. Após a realização das provas, os candidatos serão submetidos a um encontro em grupo online, para realizar atividades que estimulem o diálogo, a troca e a criatividade.

Após essa etapa, os candidatos e as famílias passarão por uma entrevista com os diretores das escolas parceiras e a equipe do projeto. Por fim, após a aprovação, eles serão encaminhados para realizar a matrícula na escola.

Clique aqui para acessar o link.

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

PROTESTO DE MOTOCICLISTAS DE APP BLOQUEIAM AVENIDAS DE SÃO LUIS

O protesto dos motoristas de aplicativo em São Luís, iniciada na tarde de ontem, reivindicando segurança e punição aos envolvidos na morte de Franklin César, motorista de aplicativo assassinado no último domingo (24), na Península do Ipase, no bairro da Bequimão, ganhou mais uma manifestação na manhã desta quarta-feira (27).

Logo cedo, os manifestantes interditaram o Viaduto do Café e seguiram em carreata por diferentes avenidas da capital. Por volta das 8 horas da manhã, a concentração foi iniciada em frente à Assembleia Legislativa do Maranhão, na Avenida Jerônimo de Albuquerque, no Cohafuma. Por conta da manifestação, o trânsito no sentido Renascença ficou fechado.

Policiais Militares tentam dialogar com os manifestantes. Uma barreira foi montada entre os motociclistas e a entrada da Assembleia Legislativa para impedir que os manifestantes entrem no local.

No manifesto, os motoristas foram recebidos pelos deputados Estadual Wellington do Curso e Carlos Lula. Segundo os deputados, uma comissão vai ser recebida às 11 horas da manhã, pelo secretário de Pública, Maurício Martins, na Secretaria de Segurança Pública-SSP, no bairro da Vila Palmeira.

Em seguida, os manifestantes seguiram para a Ponte José Sarney, seguindo para a Avenida Beira-Mar, o objetivo era chegar à sede do Palácio dos Leões. Ainda na Avenida, foi feita uma barreira da Polícia Militar para que os manifestantes não chegassem ao palacio.

De lá, se dirigiram a sede da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP), localizada no bairro Vila Palmeira.

Em vídeos que circulam nas redes sociais, os manifestantes aparecem ateando fogo em pneus e montando uma espécie de barricada na pista em frente ao prédio.

A Polícia Militar foi acionada e equipes do Batalhão de Choque e da Rotam estivam no local para acompanhar o protesto.


ABERTO O PRAZO PARA SOLICITAR ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO PARA SELETIVO DO IFMA

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA), abriu o período para o pedido da inscrição gratuita para o Seletivo Técnico 2026. Os candidatos inscritos no Cadastro Único do Governo Federal podem solicitar a isenção do pagamento até o dia 15 de setembro.

A solicitação deve ser feita no site, da instituição com o preenchimento de formulário eletrônico. No momento da inscrição, o candidato deverá informar o seu Número de Identificação Social (NIS) do CadÚnico.

Os estudantes que forem contemplados com a gratuidade da taxa de inscrição serão automaticamente inscritos no Seletivo e não precisarão fazer nova inscrição.

Aqueles que tiverem seu pedido de gratuidade negado não precisam fazer nova inscrição, mas deverão realizar o pagamento da taxa por meio de uma guia que vai ficar disponível na área do candidato até o dia 21 de outubro. O candidato que tiver o seu pedido de isenção negado e não pagar a taxa de inscrição não terá direito de fazer a prova.

As inscrições fora do sistema de gratuidade vão começaram em 18 de setembro e vão até 20 de outubro. O pagamento da taxa no valor de R$30 (trinta reais) poderá ser feito até o dia 21 de outubro.

sábado, 23 de agosto de 2025

MORRE SEU ANTÔNIO, MORADOR DO COROADINHO

Faleceu na manhã deste sábado (23), o morador do Coroadinho, Antônio Eduardo Ferreira Neto, 76 anos. Antigo morador do bairro, era figura bastante conhecida, trabalhou por muito tempo no seu estabelecimento comercial, o restaurante e lanchonete Planeta Lanche na Avenida Amália Saldanha.

Seu Antônio, como era chamado, enfrentava problemas de saúde e estava internado há algum tempo. Conhecido por sua simpatia, e carisma, esteve presente em atividades comunitárias, contribuiu com o esporte amador do bairro, foi presidente da equipe do Cruzeiro e tesoureiro do Departamento de futebol.

Casado com Dona Joana, era pai de Aldo Rogério, político do bairro que chegou a assumir uma vaga na câmara de vereadores de São Luís na legislatura passada. Ele deixa ainda outros dois filhos, Fabiola Augusta, ex-Conselheira Tutelar da área Coroadinho e Fábio Alex.

O velório está acontecendo na residência da família, à Rua da Felicidade, nº 34 - Coroadinho.

Nossas condolências aos familiares e amigos neste momento de dor.

terça-feira, 19 de agosto de 2025

PF DEFLAGRA OPERAÇÃO CONTRA DESVIO DE RECURSOS DA EDUCAÇÃO NO MARANHÃO


A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (19), a Operação Lei do Retorno para desarticular uma organização criminosa suspeita de desviar mais de R$ 50 milhões de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB).

Foram cumpridos 45 mandados de busca e apreensão contra pessoas físicas, empresas e servidores públicos, nas cidades de Caxias, São Luís, São José do Ribamar, Buriti Bravo, Presidente Dutra, Joselândia, no Maranhão, e em Teresina, no Piauí.

Durante as investigações, a Polícia Federal identificou que parte dos valores contratados com recursos do Fundeb eram retornados/devolvidos para os servidores públicos envolvidos nas fraudes. O núcleo investigado atuou na manipulação de procedimentos licitatórios, desvio de recursos públicos provenientes do Fundeb e apropriação de parte dos valores desviados pelos servidores públicos envolvidos no esquema criminoso.

A investigação apura fraudes em licitações municipais ocorridas entre 2021 e 2025. Também foi indentificado que parte dos valores contratados com recursos do FUNDEB era devolvida para os servidores públicos envolvidos nas fraudes.

O núcleo investigado atuou na manipulação de procedimentos licitatórios, no desvio de recursos públicos provenientes do FUNDEB e na apropriação de parte dos valores desviados pelos servidores públicos envolvidos no esquema criminoso.

Os crimes apurados incluem, dentre outros, a formação de organização criminosa, corrupção ativa e/ou passiva, peculato, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro, cujas penas, se somadas, podem chegar até 52 anos de prisão. As investigações seguem em andamento.

Agentes da PF cumprem mandado de busca e apreensão na Assembleia Legislativa

Um braço da operação cumpriu mandados de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (19), na Assembleia Legislativa do Maranhão. 

A Pelas informações preliminar, agentes da Polícia Federal (PF) estiveram no gabinete da deputada Daniella que é casada com o ex-prefeito de Caxias, Fábio Gentil. A operação buscava documentos e eletrônicos.








domingo, 17 de agosto de 2025

82 DETENTOS NÃO RETORNARAM AOS PRESIDIOS APÓS A SAÍDAS TEMPORÁRIA NA GRANDE ILHA

De acordo com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), 22 detentos entre os que receberam o benefício da saída temporária do Dia dos Pais na Grande São Luís não retornaram aos presídios no prazo determinado. 710 internos receberam o benefício e deveriam ter retornado as unidades prisionais até as 18h do dia 12 de agosto.

Agora, os detentos que não voltaram aos presídios são considerados foragidos da Justiça e podem perder direitos para progressão de regime, além de outras sanções.

Nas três saídas temporárias autorizadas pela Justiça neste ano, 82 detentos deixaram de retornar as unidades prisionais, sendo 22 presos na saída temporária do Dia das Mães; 38 na saída temporária de Páscoa e agora, mais 22.

Saída temporária

A saída temporária está prevista na Lei de Execuções Penais (Lei 7.210/84), do artigo 122 ao artigo 125, e podendo ser concedida a condenados que cumprem pena em regime semiaberto, que destina-se para condenações entre quatro e oito anos, não sendo casos de reincidência.

No regime semiaberto, a lei garante ao recuperando o direito de trabalhar e fazer cursos fora da prisão durante o dia, devendo retornar à unidade penitenciária à noite.

De acordo com o artigo 123 da lei, a autorização será concedida por ato motivado do juiz da execução, ouvidos o Ministério Público e a administração penitenciária. Para ter esse direito, o apenado deve:
  • Ter comportamento adequado;
  • Ter cumprido o mínimo de um sexto da pena, se o condenado for primário, e um quarto, se reincidente;
  • Ter compatibilidade do benefício com os objetivos da pena;

Os beneficiados devem ainda, cumprir as restrições como recolhimento à residência visitada, no período noturno, não frequentar festas, bares e similares e, outras determinações.

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

REFORMA DA UNIDADE MISTA DO COROADINHO ATRASA E CAUSA INDIGNAÇÃO NA POPULAÇÃO


 A reforma da Unidade Mista do Coroadinho, que iniciou no dia 18 de janeiro de 2024, já ultrapassou um ano e meio e ainda não foi concluída. O prazo de entrega foi adiado pelo menos duas vezes, sendo a data mais recente 18 de julho de 2025, que também não foi cumprida.

A reforma, que ainda não foi finalizada, visa modernizar as instalações e ampliar a capacidade da unidade, transformando-a em um centro de referência com 32 leitos. Enquanto isso, a população do Coroadinho continua a enfrentar dificuldades no acesso aos serviços de saúde, com a incerteza sobre a data de reabertura da unidade.

Apesar do otimismo expresso por autoridades e da promessa de melhorias significativas, a realidade é que a reforma se arrasta, causando transtornos e privando a população de um equipamento essencial.

A equipe do Portal Difusora News solicitou uma nota à prefeitura referente a situação, e a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que a reforma da UBS está em fase final, com entrega prevista para este semestre. A Semus disse ainda, que mesmo durante o período de obras, a unidade seguiu em pleno funcionamento.

Fonte: Difusora News

terça-feira, 5 de agosto de 2025

AMIGOS LAMENTAM A MORTE DO JOVEM MARCELO, OCORRIDA NO COROADINHO

Registramos o falecimento do morador do Coroadinho, Marcelo Colins Pires, de 30 anos, corrido na manhã desta terça-feira, 05. Segundo informações o jovem morreu em casa após passar mal. As circunstâncias, não foram confirmadas por familiares.

Marcelo era bastante conhecido no Coroadinho, fazia parte de duas grandes famílias do bairro.

Durante todo o dia foram inúmeras manifestações de pesar feitas pelos amigos de Marcelo nas redes sociais lamentando a sua partida precoce.

De acordo com informações da família o sepultamento acontecerá na cidade da Anajatuba nesta quarta-feira.

Nossos sentimentos a todos os familiares.

IFMA DIVULGA EDITAL PARA CONCURSO DE PROFESSOR E TÉCNICO ADMINISTRATIVO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA
) divulgou nesta terça-feira (05), o Edital do concurso público para admissão de servidores para a instituição para professores e Técnico-Administrativo em Educação.

Para a carreira de professor (Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – EBTT), o Concurso disponibiliza 123 vagas de nível superior para diversas áreas. Confira as áreas disponíveis: Ciências Agrárias (1 vaga); Arte (4 vagas); Biologia (7 vagas); Ciência de Alimentos (3 vagas); Ciência da Computação (7 vagas); Design (1 vaga); Educação (6 vagas); Educação Física (4 vagas); Engenharia (11 vagas); Filosofia (2 vagas); Física (8 vagas); Geografia (6 vagas); História (4 vagas); Letras (3 vagas); Matemática (17 vagas); Química (3 vagas); Recursos Pesqueiros (1 vaga); Sociologia (4 vagas); Zootecnia (3 vagas).

As remunerações para docentes vão de R$6.180,86 a R$13.288,85, conforme a titulação, além de benefícios legais.

Para participar do certame, os interessados devem efetuar as inscrições no período de 13 de agosto de 2025 a 8 de setembro de 2025, de forma online, com taxa no valor de R$ 160,00.

Já para o cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE), estão sendo ofertadas 29 vagas que exigem escolaridade de nível médio, técnico e superior, incluindo oportunidades nas áreas administrativa, contábil, tecnologia da informação e saúde (médico). Confira os cargos: Assistente de Aluno (4 vagas); Técnico em Contabilidade (4 vagas); Técnico de Laboratório: Agroindústria (1 vaga); Técnico de Laboratório: Produção Alimentícia (1 vaga); Técnico em Tecnologia da Informação (3 vagas); Administrador (4 vagas); Auditor (1 vaga); Contador (4 vagas); Engenheiro Agrônomo (1 vaga); Médico (4 vagas); Tecnólogo: Eventos (1 vaga); Zootecnista (1 vaga).

Os salários variam de R$2.483,52 a R$4.967,04, conforme o cargo e o nível de escolaridade.

Os interessados poderão se inscrever a partir das 10h do dia 19 de agosto de 2025 até às 17h do dia 9 de setembro de 2025, a taxas de inscrição é de R$ 90,00 e R$120,00. A solicitação de isenção do valor poderá ser feita entre os dias 13 e 15 de agosto de 2025.

A prova objetiva para todos os candidatos será realizado em 19 de outubro de 2025.

Confira abaixo o Edital:
As inscrições serão realizadas pelo site: www.fsaduconcursos.org.br

terça-feira, 29 de julho de 2025

EMPRESA OFERECE CURSO GRATUITO PARA JOVENS EM BUSCA DO 1º EMPREGO NO MARANHÃO


O Coletivo Jovem por meio do Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB) e da Solar Coca-Cola, oferece para jovens entre 16 e 25 anos que estejam cursando ou já tenham concluído o Ensino Médio podem se inscrever gratuitamente em um curso online de capacitação profissional com 1.940 vagas exclusivas para o Maranhão. O curso é oferecido na Plataforma Coletivo Jovem, e as inscrições podem ser feitas pelo site:
www.solarbr.com.br/coletivo.

A formação é disponibilizada via WhatsApp, o que permite ao participante acompanhar os conteúdos de qualquer lugar, no momento que for mais conveniente.

Com duração de cinco semanas, o programa oferece videoaulas e atividades práticas sobre temas como planejamento de carreira, educação financeira, elaboração de currículo e preparação para processos seletivos. Os participantes são incentivados a se cadastrarem em sites de empregos, incluindo um com banco de vagas para jovens integrantes do programa.

Ao final do curso, os jovens que se cadastraram na comunidade do Coletivo, dentro do banco de vagas do programa, poderão se candidatar aos processos seletivos de uma rede de mais de 400 parceiros empregadores.

Certificado de conclusão e acesso a banco de vagas

Para receber o certificado de conclusão do Coletivo Online é preciso assistir a pelo menos sete das dez aulas e realizar 70% das atividades propostas; responder dois questionários que serão indicados como obrigatórios, e elaborar e enviar seu currículo para o tutor ou cadastrar-se na comunidade do Coletivo dentro do Vagas.com conforme orientado.

quarta-feira, 23 de julho de 2025

TENTATIVA DE ASSALTO A COLETIVO EM SÃO LUÍS DEIXA UM BANDIDO MORTO E OUTRO FERIDO



Uma tentativa de assalto a um ônibus do transporte público urbano de São Luís da lnha Socorrão II na noite dessa terça-feira (22), na avenida dos Franceses, terminou com um suspeito morto e outro ferido.

O caso aconteceu nas proximidades do Terminal Rodoviário de São Luís. O suspeito morto, foi identificado como Leilson de Jesus Silva Nina, de 17 anos, ele levou um tiro na região do pescoço e morreu ainda no local; o comparsa, de 14 anos, que já foi apreendido por assalto outras duas vezes, foi baleado na região da virilha, ele foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e levado ao Hospital Municipal Clementino Moura (Socorrão II).

De acordo com informações da polícia, a dupla havia embarcado no Terminal de Integração do São Cristóvão. Próximo ao local do crime, armados com uma faca, anunciaram o assalto. Durante a ação, um passageiro ainda não identificada reagiu à ação criminosa e atirou contra os suspeitos.

O caso foi registrado no Plantão da Cidade Operária e está sendo investigado.

sexta-feira, 18 de julho de 2025

BOLSONARO É ALVO DE BUSCAS DA PF E PASSARÁ A USAR TORNOZELEIRA


Por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (18), uma operação que tem como um dos alvos o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares contra o ex-presidente.

Entre as determinações impostas pelo STF, estão o uso de tornozeleira eletrônica, o veto ao uso de redes sociais e a proibição de Bolsonaro sair de casa entre 19h e 6h e durante os fins de semana.

Moraes também proibiu o ex-presidente de se comunicar com "demais réus e investigados" em inquéritos no STF, o que inclui o seu filho Eduardo Bolsonaro. Deputado licenciado, Eduardo se mudou para os Estados Unidos com o intuito de pressionar o governo americano a tomar medidas contra Moraes e que levem à anistia dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro, em Brasília.

Além disso, Bolsonaro está proibido de manter contato com diplomatas ou embaixadores e frequentar embaixadas.

Na decisão desta sexta, Moraes afirma que as investigações indicam que Bolsonaro estaria atuando de forma deliberada e ilícita, em conjunto com seu filho Eduardo, para obter a imposição de sanções estrangeiras contra agentes públicos brasileiros.

O objetivo, ainda segundo a decisão, seria tentar submeter o funcionamento do STF "ao crivo de um Estado estrangeiro, por meio de atos hostis e negociações criminosas" com a finalidade de coagir a Corte.

O trecho é uma referência à carta em que o presidente dos EUA, Donald Trump, cita a decisão de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros como uma reação, entre outras coisas, ao tratamento "injusto" dado a Bolsonaro.

Na operação desta sexta, foram apreendidos cerca de US$ 14 mil (cerca de R$ 78 mil), segundo Bolsonaro, além de um pen drive que o ex-presidente disse "não ter ideia" do que continha. O celular de Bolsonaro também foi recolhido pelos agentes, segundo o jornal Folha de S.Paulo.

Em nota, a defesa de Bolsonaro fala em "surpresa e indignação" com a decisão do Supremo. E argumenta que o ex-presidente "sempre cumpriu as determinações" do tribunal.

"A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu com surpresa e indignação a imposição de medidas cautelares severas contra ele, que até o presente momento sempre cumpriu com todas as determinações do Poder Judiciário. A defesa irá se manifestar oportunamente, após conhecer a decisão judicial."

Em declaração a jornalistas em Brasília após colocar a tornozeleira eletrônica, Bolsonaro disse que o objetivo da operação desta sexta é a sua "suprema humilhação".




"Eu nunca pensei em sair do Brasil, nunca pensei em ir para embaixada, mas as cautelares são em função disso", disse Bolsonaro.

O partido do ex-presidente, o PL, disse que "considera a medida determinada pelo Supremo Tribunal Federal desproporcional, sobretudo pela ausência de qualquer resistência ou negativa por parte do presidente Bolsonaro em colaborar com todos os órgãos de investigação".

Nas redes sociais, Eduardo Bolsonaro citou Donald Trump e declarou que, com as novas medidas, Moraes "dobrou a aposta".

Em sessão virtual extraordinária iniciada nesta sexta, a Primeira Turma do STF, grupo de cinco ministros que julga o caso do ex-presidente, formou maioria para confirmar as medidas contra Bolsonaro.

Até a tarde desta sexta, votaram para referendar Moraes os ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin. Ainda faltavam os votos dos ministros Luiz Fux e Cármen Lúcia.

O que levou Moraes a autorizar tornozeleira em Bolsonaro

Em sua decisão, Moraes apontou que haveria indícios de que Bolsonaro estaria praticando ao menos três crimes: coação no curso de processo legal; obstrução de investigação; e atentado à soberania.

Moraes avalia que Jair Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro estariam conduzindo "negociações espúrias" com autoridades dos Estados Unidos para pressionar o STF contra o andamento do julgamento sobre tentativa de golpe de Estado do qual o ex-presidente é réu.

No documento, Moraes diz que as ações de Bolsonaro e Eduardo junto aos EUA acontecem "por meio de atos hostis derivados de negociações espúrias e criminosas com patente obstrução à Justiça" e teriam a "clara finalidade de coagir essa Corte no julgamento da AP 2.668/DF".

AP 2.668/DF é a sigla para a ação penal 2.688 que tramita no STF referente à suposta tentativa de golpe de Estado entre 2022 e 2023 na qual, segundo a Procuradoria Geral da República (PGR), Bolsonaro seria o líder. Bolsonaro, por sua vez, nega sua participação na trama.

Em sua decisão, o ministro também vincula o auxílio financeiro que Bolsonaro deu ao filho, estimado pelo próprio ex-presidente em US$ 2 milhões, às ações do deputado federal licenciado em favor de sanções contra autoridades e contra o país.

"Ressalte-se, ainda, que a investigação comprovou a participação de Jair Messias Bolsonaro nas condutas criminosas, não só incitando a tentativa de submeter o funcionamento do Supremo Tribunal Federal ao crivo de outro Estado, com clara fronta à soberania nacional, mas também auxiliando, inclusive com aportes financeiros à Eduardo Nantes Bolsonaro, a negociação com governo estrangeiro para que este pratique atos hostis contra o Brasil", diz um trecho do documento.

Moraes também mencionou em sua decisão que a PGR citou a possibilidade de uma eventual fuga de Bolsonaro para justificar o uso de tornozeleira eletrônica e o monitoramento do acesso de Bolsonaro a representações diplomáticas.

Moraes diz ainda que os fatos recentemente identificados são "indicativos da concreta possibilidade de fuga do réu e a manutenção de ações para obstruir o curso da ação penal".

Imprensa internacional repercute operação da PF contra Bolsonaro


A imprensa internacional repercutiu a operação contra Jair Bolsonaro, autorizada pelo STF (Supremo Tribunal Federal), que apura os crimes de coação no curso do processo, obstrução à Justiça e ataque à soberania nacional.

O New York Times divulgou a informação passada pelo advogado de Bolsonaro, confirmando o uso da tornozeleira eletrônica e o impedimento de usar as redes sociais ou se comunicar com o filho, Eduardo Bolsonaro, que está nos Estados Unidos.

O jornal americano The Washington Post destacou que o ex-presidente será obrigado a usar tornozeleira eletrônica, creditando a assessoria dele.

“A medida ocorreu enquanto a Polícia Federal realizava buscas em sua casa e na sede de seu partido em Brasília, segundo pessoas familiarizadas com a ordem judicial”, escreveu o jornal.

O britânico The Guardian também destacou o uso da tornozeleira eletrônica, citando que “veredito de culpado é amplamente esperado para ex-presidente brasileiro acusado de conspiração para tomar o poder após perder a eleição de 2022.”
A manchete do espanhol El País citou um risco de fuga do presidente, que justificaria o uso da tornozeleira, e citou o processo que o conservador enfrenta.

Na Argentina, o La Nación reuniu todas as medidas impostas contra o ex-presidente e destacou a apreensão de R$ 22 mil nas buscas, além do celular e um pen drive de Bolsonaro.

A Fox News publicou uma matéria dizendo que a polícia fez buscas na casa e na sede política de Bolsonaro e acrescentou que o ex-presidente teria sido proibido de usar as redes sociais ou contatar outras pessoas sob investigação.

O Wall Street Journal ressaltou que o ex-presidente pode ser preso ainda este ano.

“Bolsonaro, ex-capitão do Exército que se tornou líder conservador, está sendo julgado e pode ser preso ainda este ano, após a polícia acusá-lo de planejar uma tomada de poder militar no país em 2022 e de conspirar para matar o presidente de esquerda Luiz Inácio Lula da Silva”, escreveu.

Fonte: BBC Brasil / Com frifos

sexta-feira, 11 de julho de 2025

HOMEM É MORTO COM DISPAROS DE ARMA DE FOGO NO COROADINHO

No inicio da noite desta sexta-feira (11), foi registrado um homicídio por disparos de arma de fogo na região do Coroadinho. A vítima foi identificada como Joel Viana Soares, de 37 anos. o Crime aconteceu na Rua da Esperança, na Vila Frades.

De acordo com informações, indivíduos chegaram em um veiculo não identificado e efetuaram vários disparos contra a vítima, que não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.

após o ato criminoso, os homens fugiram, não sendo identificados.

A Polícia Militar esteve no local, isolou a área e acionou o Instituto Médico Legal (IML) para remoção do corpo.

segunda-feira, 7 de julho de 2025

PREFEITO DE IGARAPÉ GRANDE É ACUSADO DE MATAR POLICIAL MILITAR DURANTE VAQUEJADA

Um policial militar identificado como Geidson Thiago dos Santos, conhecido como “Dos Santos”, lotado no Batalhão de Pedreiras foi morto a tiros durante um evento realizado no município de Trizidela do Vale, na noite deste domingo (6). O principal suspeito de ter cometido o crime é o prefeito de Igarapé Grande, João Vitor Xavier (PDT), de 27 anos.

Segundo testemunhas, por volta das 22h30, os dois se envolveram em uma discussão acalorada na saída do evento. O crime teria ocorrido após um desentendimento entre o policial, que estava de folga e o prefeito. O motivo da discussão teria sido um farol alto de um veículo em que o prefeito estava . Em meio à confusão, o prefeito teria sacado uma arma e efetuado vários disparos pelas costas do PM. O soldado não reagiu e sequer sacou sua arma, o que contradiz a versão de legítima defesa apresentada por pessoas ligadas ao suspeito.

Após ser baleado, o policial foi socorrido por uma ambulância da própria Prefeitura de Igarapé Grande para o hospital municipal de Pedreiras. Em seguida, foi transferido ao Hospital Geral de Peritoró, onde passou por cirurgia de emergência, mas não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito por volta das 23h40.

O prefeito João Vitor Xavier fugiu do local logo após o crime e está sendo procurado pelas autoridades. A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) informou que diligências estão em curso para localizar e prender o suspeito.

Em nota Secretaria de Segurança Pública do Maranhão informou que a Polícia Civil está analisando imagens de câmeras da região e colhendo depoimentos para esclarecer as circunstâncias do crime. O corpo do policial foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para a realização dos exames periciais.

quarta-feira, 2 de julho de 2025

MORRE MULHER QUE TEVE 90% DO CORPO QUEIMADO PELO MARIDO EM SÃO VICENTE FERRER

A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), confirmou que a mulher identificada como Maria Domingas Fonseca dos Santos, que teve 90% do corpo queimado pelo marido, em São Vicente Ferrer, não resistiu e morreu na tarde desta quarta-feira (2) no Hospital Municipal de Viana.

O crime ocorreu no povoado de Piçarra, na zona rural de São Vicente Ferrer, quando o marido da vítima ateou fogo na vítima provocando queimaduras graves. O marido e principal suspeito do crime fugiu após o ato criminoso, mas foi preso na noite de segunda-feira (30). Em nota, a PC-MA informou que o suspeito responderá a ação pelo crime de feminicídio.

terça-feira, 1 de julho de 2025

NOVA EDIÇÃO DO CONCURSO PÚBLICO NACIONAL UNIFICADO DO GOVERNO FEDERAL COMEÇA NESTA TERÇA (2)

O Governo Federal anunciou para esta terça-feira (2), a abertura das inscrições para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), destinado ao provimento de vagas e à formação de banco de candidatos aprovados para cargos de nível superior e nível intermediário em diversos órgãos federais.

Ao todo, os cargos estão distribuídos em nove blocos temáticos, que somam 3.652 vagas - sendo 2.480 vagas imediatas e outras 1.172 destinadas à formação de cadastro reserva, a serem preenchidas conforme a homologação dos resultados. Os blocos contemplam diferentes áreas de atuação: Bloco Temático 1 - Seguridade Social: Saúde, Assistência Social e Previdência Social; Bloco 2 - Cultura e Educação; Bloco 3 - Ciência e Tecnologia; Bloco 4 - Engenharia e Arquitetura; Bloco 5 - Administração; Bloco 6 - Desenvolvimento Socioeconômico; Bloco 7 - Justiça e Defesa; Bloco 8 - Saúde; Bloco 9 - Regulação.

A distribuição busca atender demandas diversas do serviço público federal, ampliar a representatividade e reforçar políticas de inclusão, com reserva de vagas para pessoas com deficiência (5%), negras (25%), indígenas (3%) e quilombolas (2%), em conformidade com a legislação vigente.

As oportunidades são para candidatos de nível superior e intermediário. Vale ressaltar que as especialidades podem ser observadas no edital completo que consta em nosso site.

A jornada de trabalho também varia de acordo com o órgão, podendo ser de 20 ou 40 horas semanais e as remunerações iniciais variam conforme o cargo e a especialidade escolhida.

As inscrições podem ser feitas no período das 10h do dia 2 de julho até 23h59 de 20 de julho de 2025, observado o horário de Brasília, no site da FGV. A taxa de inscrição é de R$ 70,00.

Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), doadores de medula óssea, ex-bolsistas do Prouni e ex-beneficiários do Fies poderão solicitar isenção da taxa até 8 de julho de 2025.

A seleção contará com provas objetivas e discursivas, além de etapas específicas como avaliação de títulos, procedimentos de verificação de cotas, investigação social (para alguns cargos), defesa de memorial e prova oral, dependendo do cargo escolhido. Os candidatos também poderão ser convocados para programas de formação específicos, em uma segunda etapa.

As provas serão realizadas em 228 cidades brasileiras, com possibilidade de alocação em municípios vizinhos caso não haja locais suficientes. Os candidatos deverão escolher, no momento da inscrição, um bloco temático, os cargos de interesse e a cidade onde desejam realizar as provas. A escolha não poderá ser alterada posteriormente.

O prazo de validade do concurso será de 12 meses a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

sexta-feira, 27 de junho de 2025

PRAZO PARA PAGAR TAXA DE INSCRIÇÃO DO ENEM 2025 TERMINA HOJE

Termina nesta sexta-feira (27), o prazo para os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 pagarem a taxa de inscrição A inscrição é confirmada somente após a quitação no valor de R$ 85.

O prazo também vale para boletos com data de vencimento anterior à prorrogação das inscrições. O prazo inicial era 11 de junho e foi prorrogado duas vezes para dar mais oportunidades aos candidatos não isentos.

De acordo com o edital do Enem 2025, os estudantes que concluem o 3º ano do ensino médio em escolas públicas no fim deste ano são isentos da taxa.

A Guia de Recolhimento da União (GRU-Cobrança), de R$ 85, é gerada exclusivamente na Página do Participante. Outros sites que pedem o pagamento relativo ao Enem são falsos.

O valor pode ser quitado por meio de Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança. Para pagar por Pix, basta escanear o QR Code disponível no próprio boleto.

Mensagens

Os candidatos do Enem 2025 que ainda não pagaram taxa de inscrição estão recebendo mensagens do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o aviso de que o prazo final é nesta sexta-feira (27).

Os alertas foram enviados no e-mail e no whatsapp cadastrados pelos participantes no momento da inscrição. O texto da mensagem lista as formas de pagamento disponíveis.

Caso o candidato tenha pago a taxa de inscrição, deve desconsiderar a mensagem. O destinatário ainda pode optar por seguir recebendo as mensagens do governo federal sobre o Enem.
Provas

O Inep aplicará as provas do Enem em 9 e 16 de novembro, em todas as 27 unidades da Federação.

Nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, excepcionalmente, o exame será aplicado, em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, em período próximo.
Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica.

O Enem é considerado a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A nota individual do Enem pode ainda ser aproveitada nos processos seletivos de instituições de ensino de Portugal que têm convênio com o Inep.

Além do acesso ao ensino superior, em 2025 o Enem voltou a ser uma opção aos candidatos com mais de 18 anos que querem obter o certificado de conclusão do ensino médio ou a declaração parcial de proficiência. Veja as condições para conquistar a documentação.

CRIANÇA MORRE COM SINAIS DE AGRESSÃO E ABUSO NO INTERIOR DO MARANHÃO NO DIA DO ANIVERSÁRIO

Maria Isis e o acusado do crime
Foto: Redes sociais
 
Um crime bárbaro revoltou a população de Trizidela do Vale no interior do Maranhão. Na noite dessa última quinta-feira (26), uma menina de cinco anos morreu após ter sido abusada sexualmente. O principal suspeito do crime é o padrasto da criança, que está foragido. O crime ocorreu no dia em que a criança fazia aniversário de cinco anos .

Segundo informações da Polícia Militar de Pedreiras, o próprio padrasto levou Maria Ísis ao hospital, alegando que a mesma teria sofrido um choque elétrico e a mãe da menina chegaria em seguida.

O padrasto fugiu em seguida sem ser identificado. Durante o atendimento foi percebido diversas lesões na cabeça e marcas de agressão e indícios de violência sexual. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Timon, onde foram confirmadas as suspeitas de violência sexual.

O homem está sendo procurado desde que o crime foi comunicado. A Polícia Civil e a Polícia Militar dos municípios de Trizidela do Vale e Pedreiras montaram uma operação conjunta para localizar o suspeito. A repercussão do crime mobilizou também moradores da região, que têm ajudado nas buscas.

A polícia investiga ainda a possibilidade de que as agressões já vinham ocorrendo anteriormente. A mãe dcriança foi levada à delegacia para prestar depoimento. Segundo os investigadores, ela estava em casa no momento em que a criança foi agredida. Após ser ouvida, ela foi liberada.

sexta-feira, 20 de junho de 2025

MAIS UM FEMINICÍDIO É REGISTRADO NO MARANHÃO

Na madrugada desta sexta-feira (20), uma mulher identificada como Rosa Maria da Conceição Lima Neta, de 24 anos, foi assassinada dentro de sua residência, localizada na Travessa dos Correios, proximidades do Hospital da Mulher, no bairro Anjo da Guarda, em São Luís.

De acordo com as primeiras informações da polícia, o principal suspeito do crime é o ex-namorado da vítima, Dayvisson dos Santos Fontenele, de 23 anos. O homem teria arrombado duas portas da residência, ido até a cozinha, onde pegou uma faca e desferiu os golpes contra Rosa Maria, atingindo-a no abdômen e na perna esquerda. A faca permaneceu cravada no corpo da vítima.

Quando as equipes policiais chegaram ao local, Rosa Maria já estava sem vida, caída no chão da residência com a faca ainda cravada em seu abdômen.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e constatou o óbito.

A polícia, informou ainda que o suspeito, que reside no bairro Sá Viana, já possui passagem por crimes na cidade de Buriti dos Lopes, no Piauí. Além disso, a vítima mantinha um registro ativo na Delegacia Especial da Mulher por casos anteriores de violência doméstica envolvendo o agressor.

As buscas pelo autor do crime estão em andamento, enquanto a Polícia Civil dá continuidade às investigações para esclarecer os detalhes do feminicídio.

Na ocasião do crime, Rosa Maria estava acompanhada do atual companheiro, Kaio Gemerson dos Reis Pinheiro. O mesmo não foi ferido durante o ataque.

quarta-feira, 18 de junho de 2025

HOMEM MATA NAMORADA E COMETE SUICÍDIO EM PERI-MIRIM

Um caso de feminicídio registrado no município de Peri-Mirim, chocou a polulação da cidade da Baixada Maranhense. A vítima, Tanyele Diniz Amorim, de apenas 16 anos, foi encontrada morta dentro de uma residência.

O crime ocorreu no final da manhã desta terça-feira (17). De acordo com informações da Polícia Civil do Maranhão, a suspeita é que Cidierdy Melo Buais, de 31 anos, teria invadido a residência da namorada Tanyele Diniz, e a estrangulado com um cabo de carregador de celular, após cometer o crime, ele teria tirado a própria vida por enforcamento com um fio de tv a cabo.

A corporação informou que as circunstâncias e motivações do crime estão sendo apuradas.

DATAFOLHA: BOLSONARISTAS E PETISTAS EMPATAM PELA PRIMEIRA VEZ

Pela primeira vez desde 2022, o grupo de pessoas que se diz petista e o que se diz bolsonarista estão empatados, segundo nova pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quarta-feira (18).

O grupo que se declara mais alinhado ao presidente Lula (PT) foi de 39% para 35% entre abril e junho, segundo nova pesquisa. No mesmo período, os que se identificam com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi de 31% para 35%, alcançando o maior índice na série histórica iniciada após as eleições de 2022.

A pesquisa começou no início do governo Lula e, desde então, o instituto pergunta aos entrevistados onde se colocam numa escala de um (bolsonarista) a cinco (petista). Pela metodologia da pesquisa, aqueles que respondem "um" ou "dois" são classificados como bolsonaristas; os que marcam "quatro" ou "cinco", como petistas.

Considerando uma escala de 1 (bolsonarista) a 5 (petista), onde você se encaixa?

Bolsonarista (1+2): 35% (eram 31% em abril)
Petista (4+5): 35% (eram 39% em abril)
Neutro: 20% (eram 20% em abril)
Nenhum: 7% (eram 8% em abril)
Não sabem: 2% (eram 1% em abril)

Segundo o Datafolha, esses dois grupos somam 70% da população. Os outros 20% se dizem neutros — responderam "três" —, 7% não se identificam com nenhum dos dois lados e 2% não souberam responder.

O instituto entrevistou 2.004 brasileiros nos dias 10 e 11 de junho; a margem de de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Essa é a primeira vez que os grupos petista e bolsonarista variam no limite da margem de erro. Segundo o Folha, isso indica um crescimento real. Nas demais pesquisas, houve oscilação dentro da margem de erro e, portanto, certa estabilidade.

Avaliação do governo Lula

A pesquisa Datafolha mais recente sobre avaliação do governo Lula, divulgada em 12 de junho, aponta que 28% dos eleitores brasileiros avaliam o governo do presidente Lula (PT) como ótimo ou bom, e 40% como ruim ou péssimo. Além disso, dos entrevistados, 31% avaliam o governo como regular, e 1% não soube ou não respondeu.

Segundo o instituto, o cenário é de estabilidade, e a avaliação do governo mantém o pior nível de todos os três mandatos do presidente Lula. Na pesquisa anterior, de abril, 38% avaliavam o governo Lula como ruim ou péssimo; 29%, como ótimo ou bom; e 31%, como regular.

Veja os números:

Ruim/péssimo: 40% (eram 38% em abril);
Regular: 31% (eram 32%);
Ótimo/bom: 28% (eram 29%);
Não sabem: 1% (era 1%).

Lula (PT) e Bolsonaro (PL) — Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo e Adriano Machado/File Photo

Fonte: G1

RECONHECIMENTO FACIAL DA SEGURANÇA PÚBLICA EM ARRAIAIS IDENTIFICA TRÊS FORAGIDOS DE JUSTIÇA

O sistema de câmeras com tecnologia de reconhecimento facial, instalado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) no arraial que acontece na Arena Castelão, resultou na prisão de três foragidos da Justiça.

Os alertas foram disparados em tempo real, assim que os suspeitos passaram por pontos monitorados pelas câmeras inteligentes na extensão onde acontecem as festividades juninas.

O primeiro detido, um homem de 37 anos, possui mandado de prisão expedido pela 4ª Vara da Família de São Luís por débito de pensão alimentícia. O valor do débito, na época da decisão judicial, era de aproximadamente R$ 47 mil. Durante a abordagem, o homem também foi flagrado portando uma arma de fogo.

O segundo preso tem 39 anos e é condenado a seis anos e três meses de prisão por homicídio, com mandado expedido pela 1ª Vara de Execução Penal da capital.

O terceiro preso, de 41 anos, também foi em razão de mandado por descumprimento de pagamento de pensão alimentar. O valor do débito, neste caso, foi de R$ 1.588,12, referente a três meses de atraso.

Após as abordagens, os três foram levados ao plantão da Polícia Civil instalado no próprio arraial, onde foram tomadas as providências legais. Em seguida, encaminhados ao sistema penitenciário.

quinta-feira, 12 de junho de 2025

ACIDENTE COM AVIÃO NA ÍNDIA: MAIS DE 200 MORTES JÁ CONFIRMADOS

Um avião da companhia Air India, com 242 passageiros, caiu na cidade de Ahmedabad, no oeste da Índia, perto do Aeroporto Internacional Sardar Vallabhbhai Patel, informou a polícia local nesta quinta-feira (12). Segundo as autoridades, a aeronave caiu em um hotel de hospedagem de médicos, fora do aeroporto da cidade.

Entre as 242 pessoas a bordo, 232 eram passageiros e 10 membros da tripulação, incluíndo 217 adultos e 11 crianças, disse uma fonte à agência de notícias Reuters. Destes, 169 eram cidadãos indianos, 43 britânicos, sete portugueses e um canadense.

O voo tinha como destino o aeroporto de Gatwick, na cidade de Londres, no Reino Unido.

A queda ocorreu durante a decolagem da aeronave, afirmaram canais de televisão. Imagens mostravam destroços em chamas, com uma espessa fumaça preta subindo para o céu perto do aeroporto.

Segundo o controle de tráfego aéreo do aeroporto, a decolagem ocorreu às 13h39 (horário local) da pista 23 e caiu cinco minutos depois. Ela emitiu um sinal de “Mayday”, sinalizando uma emergência, mas depois disso não houve respostas.

Um passageiro foi achado vivo dentro da aeronave e 204 corpos foram recuperados até o momento, informou a polícia local. O passageiro que sobreviveu estava sentado na cadeira 11A.  O assento é o primeiro da classe econômica, ficando atrás de uma saída de emergência e duas fileiras antes da asa. 

Autoridades locais informaram que 41 feridos foram socorridos, mas não detalharam se essas pessoas estavam em solo ou no avião.

O ponto da queda, segundo a BBC, fica perto do Hospital Civil de Ahmedabad. Uma imagem divulgada pela Força Central de Segurança Industrial da Índia mostra que a parte da cauda do avião ficou "presa" no edifício.


A aeronave atingiu o prédio da Universidade Médica B.J. As vítimas seriam estudantes de um alojamento de médicos. "Muitas pessoas" morreram, afirmou o ministro da Saúde indiano, sem estimar o número de vítimas.

A Federação Indiana de Associações Médicas (FAIMA) anunciou que cerca de 60 estudantes de medicina foram levados ao hospital. Ao menos dois estão na UTI. Além dos estudantes, familiares que estavam no local também estão desaparecidos

Ao menos cinco mortos estavam em solo, explicaram autoridades locais. Segundo a reitora da Universidade Médica B.J, Minakshi Parikh, mais de 50 estudantes almoçavam no momento em que o local foi atingido e cinco alunos que estavam no prédio morreram. "A maioria deles escapou, mas 10 ou 12 ficaram presos no fogo. A fumaça era muito densa", explicou a médica à imprensa local. Segundo a Federação de Médicos da Índia, há dezenas de estudantes de medicina internados e dois deles estão na UTI.

Corpos e destroços espalhados por todo lado', diz morador no local da queda de avião

Entre as vítimas há passageiros e pessoas atingidas em solo. Um morador afirmou ter se deparado com uma cena de caos e destruição, com "corpos e destroços estavam por todo lado".

“Eu estava em casa quando ouvimos um estrondo enorme. Quando saímos para ver o que tinha acontecido, havia uma nuvem de fumaça espessa no ar. Quando chegamos aqui, corpos e destroços da aeronave estavam espalhados por toda parte”, afirmou o morador à agência de notícias indiana PTI, a maior do país.

Mais de 100 corpos foram levados a um hospital em Ahmadabad, afirmou a polícia local à agência de notícias Reuters. As equipes de resgate informaram que pelo menos 30 corpos foram retirados de um prédio no local da queda do avião. Os socorristas não detalharam, no entanto, se os corpos são de passageiros ou de pessoas que estavam no prédio atingido pela aeronave. O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, chamou o acidente de "tragédia".
























Imagens: internet