quinta-feira, 22 de novembro de 2012

SEMOSP OFERECE QUALIFICAÇÃO PARA MORADORES DO BAIRRO SALINAS DO SACAVÉM

O Programa de Urbanização, Regularização e Integração de Assentamentos Precários executado pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), no bairro Salinas do Sacavém, que tem como finalidade a construção de 18 casas para famílias de baixa renda, também se preocupa com a formação dessas pessoas.

Através do Projeto Técnico de Trabalho Social (PTTS), ligado ao Programa, foram ofertadas, no primeiro semestre deste ano, 20 vagas para o curso de Tortas Finas e Salgados para Festas (40h/a), ministrado pela culinarista e professora do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial ), Marly Piedade Carvalho.

Neste segundo semestre, as famílias estão sendo contempladas com o curso Operador de Caixa (160h/a), ministrado pela professora Silvana Santos Brenha, técnica de operador de caixa do Senac. Satisfeita com o desempenho dos alunos, ela diz que a turma está correspondendo às expectativas, “Estamos dismistificando a ideia de que um operador de caixa é só pegar uma máquina e registrar, há outras etapas, como atendimento ao público e relacionamento”, ressalta Silvana Brenha.

Uma das metas do projeto social é proporcionar a qualificação dos participantes, dando-lhes condições necessárias para inserção no mercado de trabalho. No final do curso, os alunos receberão um certificado pelo Senac.

Desde a implantação do programa, o PTTS trabalha, com as famílias beneficiadas, questões sobre a utilização e preservação dos serviços implantados nas unidades habitacionais visando à melhoria na qualidade de vida; realiza visitas domiciliares como forma de  estreitar laços e conhecer mais de perto a realidade em que vivem; oferece curso de  Educação Ambiental com entrega de filtros; além de outras atividades, que têm como objetivo promover a participação da comunidade para reflexão individual e coletiva na solução de problemas de saneamento e saúde.

As atividades do Projeto Técnico de Trabalho Social – PTTS são desenvolvidas por uma equipe social composta por duas assistentes sociais, uma bióloga, duas pedagogas, uma comunicóloga, uma filósofa e um técnico administrativo.
Segundo o engenheiro fiscal do programa, Daniel Silva de Souza, dentre as 18 casas direcionadas às famílias, 12 encontram-se com sua execução terminada e as outras seis em processo de conclusão.


Fonte: Portal Prefeitura São Luís

Nenhum comentário:

Postar um comentário