quinta-feira, 2 de maio de 2013

UNIVERSITARIA MORADORA DO COROADINHO APRESENTA ARTIGO EM ENCONTRO DE GEÓGRAFOS NO PERU

Um grupo de estudantes universitários graduandos do curso de  geografia licenciatura e bacharelado da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), participaram na cidade de Lima no Peru do Encontro de Geógrafos da America Latina que aconteceu no período de 08 a 12 de abril.

Entre os membros do grupo estava a universitária Zélia Nunes, que cursa o 9º período. A estudante que é moradora do Coroadinho, apresentou o Artigo “Impactos da mineração sobre as funções e os atributos químicos e físicos do solo – o caso da comunidade Taim em São Luís/MA (Brasil). Esse artigo é resultado do projeto de extensão: Reabilitação de áreas degradadas por mineração e produção de alimentos a partir da implantação de agroecossitemas na comunidade do Taim, São Luís – MA.

Um artigo científico é um documento que contém a descrição de descobertas inéditas na ciência onde está inserido. Contém a descrição do método, apresentação e discussão dos resultados e as conclusões dos autores, baseados nas evidências e epistemas sugeridos. Um artigo científico é produto de uma criteriosa avaliação cética por membro acadêmico, cientista; desta maneira, pode-se aceitar um artigo como verdade científica.

Segundo Zélia, o projeto vem sendo desenvolvido há 2 anos e visa colaborar com a comunidade do Taim “ a comunidade alvo do trabalho sofre com os problemas causados pela extração de pedras que são utilizadas na construção civil, as consequências são devastadoras para o meio ambiente; após a extração da pedra a área fica sem utilidade, o projeto tem como objetivo orientar a comunidade a perceber que aquela área ainda pode ser utilizada para o uso agrícola”. 





Zélia, avalia como positivo a sua participação no Encontro Internacional, pois, além de apresentar o resultado de um trabalho que esta colaborando com uma comunidade, leva o nome do Maranhão, da Universidade a outros países “foi muito proveitoso participar de um evento como este, pois agrega experiência para o curriculum, possibilita conhecer projetos que podem ser implementados em nossa cidade; você pode conhecer e comparar os esforços feitos por outros povos para amenizar problemas sociais, sem contar a troca de experiência e o conhecimento de novas culturas”.  








A comitiva maranhense era formada por aproximadamente 20 pessoas entre alunos e professores, o grupo aproveitou ainda e visitou a cidade de Cusco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário