segunda-feira, 17 de setembro de 2018

RÁDIO DIFUSORA AM ENCERRA SUA PROGRAMAÇÃO E DÁ LUGAR A RÁDIO NOVA FM

Resultado de imagem para Nova FM" 93.1 Mhz,sao luisDesde as primeiras horas desta segunda-feira (17), o rádio maranhense perdeu uma das rádios AM mais antigas estado. A rádio Difusora AM 680 KHZ teve seus transmissores desligados às 23h59min do domingo 16, encerrando suas atividades radiofônica.

O encerramento das atividades da rádio Difusora AM é resultado do processo de migração das rádios AM para FM, em seu lugar nasce a "Nova FM" 93.1 Mhz, o processo de migração vem ocorrendo em todo o Brasil. 

A Difusora AM, chamada de "Poderosa" que completaria 63 anos no ar no próximo dia 29 de outubro fez história na comunicação do Maranhão, sendo a emissora mais ouvida no estado por décadas.

Com a migração a "Nova FM" 93.1 Mhz, é a primeira emissora no Maranhão a inaugurar um novo momento do rádio. A nova frequência chega com um propósito diferente de tudo que já foi visto na radiofonia do Brasil, trazendo o que tem de mais moderna no mercado radiofônico e publicitário.

A rádio está inserida no momento multimídia da comunicação e não menosprezou essa realidade. Equipada com um estúdio de TV dentro da rádio, ela será transmitida em áudio e vídeo através da Internet. O estúdio vai ter espaço para quatro locutores, um palco com todos instrumentos pronto para qualquer banda se apresentar, além de 8 câmeras que vão dar suporte para a geração do conteúdo em vídeo. O investimento na parte técnica vai garantir que a operação de áudio sobre IP, sem fio, totalmente digital. Já garantindo a distribuição do som em fibra óptica. 

A rádio vai manter a equipe jornalística que hoje atua pela parte da manhã na Difusora AM. Os jornalistas Diego Emir, Andrezza Cerveira e Osvaldo Maia devem ser protagonista do rádio-jornal matutino, logo no início da manhã. A digital influencer fitness, Tatiana Lobão, vai fazer sua estreia no rádio. A programação vai ter também nomes do rádio como, Silvana Lobato, The Paul, Nilo Gomes e Paulinha Lobão.

Com a chegada da migração no Maranhão, quem ouvia rádio 24 horas pode ficar sem o sinal em alguns locais distantes. É o caso de ilhas no Litoral Ocidental Maranhense que só sintonizam a frequência AM. Com a troca os amantes do rádio que vivem distante podem ficar carentes do rádio como única fonte de informações, há melhora na qualidade do som, mas diminui a distância alcançada.

A migração das rádios que operam na faixa AM para o espectro das FMs visa fortalecer as emissoras de rádio que hoje são prejudicadas pelo abandono do dial. Esse abandono é motivado pela presença de interferências na faixa AM que acabam inviabilizando a sintonia dessas estações por parte dos ouvintes. Quanto maior o centro, mais difícil é a captação. No FM essas emissoras terão uma sintonia mais fácil e uma qualidade de áudio superior. O Decreto que autoriza a migração foi assinado pela presidente da República Dilma Rousseff em 7 de novembro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário