segunda-feira, 19 de agosto de 2019

PROJETO DE MÚSICA DESENVOLVIDO PELO CONSELHO DE DEFESA SOCIAL DO COROADINHO SERÁ USADO PELA PREFEITURA DE SÃO LUÍS COMO MODELO PARA IMPLANTAÇÃO EM OUTRA ÁREA DA CIDADE

Apresentação da Banda Banda juvenil" do Coroadinho

Tudo começou no ano de 2009 quando o Conselho de Defesa Social do polo Coroadinho (CONDESPC), buscava dar a crianças e adolescentes do Coroadinho em vulnerabilidade social uma oportunidade para desenvolver  o contato com a arte. Dai surge a proposta de se criar uma banda de música, que posteriormente recebe o apoio da Guarda Municipal de São Luís e Secretaria de Segurança Pública, passando a ser conhecido como "Projeto de Banda juvenil" do Coroadinho.

O curso de música é formatado e se torna permanente, sendo oferecido por turmas, o aprendiz passa a conhecer e estudar teoria musical, leitura de partituras, aulas de flauta doce, teclado e violão; mas a preocupação maior não é apenas formar músicos, mas, propiciar aos alunos uma mudança em sua realidade, em seus hábitos, promovendo ainda uma dedicação maior aos estudos e sua inserção social, criando também uma perspectivas para pensar em carreiras na área musical.

Dez anos depois muitos resultados já foram alcançados, entre eles a formação de músicos que já conseguem sobreviver do seu trabalho. Mas o que merece destaque é que o Projeto de Banda juvenil" virou modelo para implantação de outros núcleos em diferentes bairros da cidade, dessa vez coordenado pela prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc). 

Para fazer parte do projeto, os candidatos, podem ter entre seis e 16 anos, devem se submeter a um seletivo básico, que leva em conta principalmente a frequência escolar. Após essa etapa, os participantes começam a ter aulas de educação musical, que envolve leitura de partituras e as lições de música com o uso de flauta doce logo no início.


Segundo o coordenador da Banda Juvenil da Guarda Municipal de São Luís, Franklin Melo, que participa da ação juntamente com outros guardas municipais voluntários, os integrantes do projeto também passam por avaliações periódicas que levam em conta o comportamento em sala de aula, assiduidade e pontualidade nas aulas do projeto, os cuidados com os instrumentos usados e o desempenho escolar.

"O grande foco do projeto é a prevenção à violência por meio da música, formando e capacitando jovens no aprendizado de um instrumento, levando para essa formação valores de trabalho em grupo, disciplina, resgate a cultura, e melhorando o desempenho e a responsabilidade com os estudos", destaca Franklin Melo.

Atualmente o projeto de Banda juvenil conta com as parcerias entre o Conselho Comunitário do Coroadinho, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiro e a Guarda Municipal, 2° Vara De Execuções Penais, Rotary club, 2° Juizado Especial e da Igreja Nossa senhora do Carmo, onde acontecem os ensaios.

Este ano, o projeto ganhou um reforço com a doação de instrumentos musicais e duas mini vans para transporte das crianças. Os equipamentos musicais foram adquiridos por meio de emendas parlamentares do senador Weverton Rocha, na época em que atuava como deputado federal.

Os kits de instrumentos doados para a Banda Juvenil contém clarinetes, saxofones, trombones, trompetes entre outros materiais necessários ao desenvolvimento da educação musical. Já os dois veículos servirão ao transporte dos materiais e alunos do projeto.


A coordenação do projeto da Banda Juvenil no Coroadinho é do Conselho de Defesa Social do Coroadinho (CONCDESPC), tendo como representante a senhora Maria do Carmo Alves, a Preta. 

Apresentação da Banda Juvenil do Coroadinho no Teatro Arthur Azevedo



Nenhum comentário:

Postar um comentário