quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

MULHER MORRE NO COROADINHO COM SUSPEITA DE DENGUE HEMORRÁGICA

Imagem relacionada
Maria Raimunda Sampaio Castro, 52 anos, moradora da Rua Bom Jesus no Coroadinho, região Metropolitana de São Luís, morreu na madrugada dessa quinta-feira (09), com suspeita de "dengue grave", popularmente conhecida como dengue hemorrágica. 

Segundo informações, a mulher apresentava os sintomas de dengue. Durante dia passou mal e foi levada a Unidade Mista do Coroadinho, lá fizeram o exame e foi mandada para casa, o resultado sairia somente no dia de hoje.

Durante a madrugada, por volta das das 2h da madruga a mulher passou mal, apresentando hemorragia, foi socorrida, mas já chegou na UPA da área Itaqui Banga sem vida. O diagnostico dado no hospital foi de morte por dengue hemorrágica. 
A morte da mulher levou muito medo a vizinhança, pois a área é muito insalubre, próximo da residencia onde ela residia existe um local alagado com água represada e a presença de muito mosquito e ratos. Os moradores cobram a presença de representantes da prefeitura de São Luis para que sejam tomadas providencias o receio é que outras pessoas sejam infectadas.

o que é a Dengue?


A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Ela não tem tratamento específico, causa sintomas como febre alta e dores no corpo podendo levar a morte. Sua incidência aumenta no verão, em dias quentes e úmidos.

O vírus que provoca essa doença pertence ao grupo dos arbovírus, que são passados por picadas de insetos, principalmente mosquitos. 

Como a dengue é transmitida e como evitar?

O vírus passa através da uma fêmea do mosquito Aedes aegypti que já esteja infectada por anteriormente ter picado alguém com esse inimigo no corpo. 

Para depositar seus ovos e se reproduzir, o mosquito precisa de água parada. Por isso, é importante evitar acúmulo do líquido em recipientes como vasos de plantas, garrafas e pneus, e manter as caixas d’água fechadas.

O uso de repelentes também é uma boa opção, principalmente em locais mais infestados. 

Quais são os principais sintomas?

A dengue provoca, entre outras coisas, uma inflamação nos vasos sanguíneos. Em decorrência disso, os sinais de sua presença são:
- Febre acima de 38,5˚ C
- Dor de cabeça, nas articulações e muscular intensas
- Dor ao movimentar os olhos
- Mal-estar
- Falta de apetite
- Enjoo e vômitos
- Manchas vermelhas no corpo

“Dor intensa na barriga, vômitos persistentes, acúmulo de líquidos nas cavidades do corpo (abdômen, coração e pulmão), sangramentos, pressão baixa e aumento do fígado são sinais de que há risco de se agravar, o que costuma acontecer após melhora da febre”. Esses são os sintomas dengue hemorrágica, hoje chamada de dengue grave.

Quanto tempo dura?

Na maioria dos casos, os sintomas da dengue duram até dez dias. Mas a fraqueza e mal-estar podem permanecer por algumas semanas.

Como é feito o diagnóstico?

Se o paciente apresenta os sintomas clássicos, geralmente a detecção é feita no consultório do médico mesmo. Mas o diagnóstico também pode ser confirmado com um exame de sangue. Nesse caso, ele é realizado de acordo com a fase da doença e da disponibilidade nos serviços de saúde.

A dengue tem cura?

Sim, mas não por meio de remédios. Normalmente, a cura é espontânea, conforme o próprio corpo debela o vírus da dengue.

O paciente só vai a óbito nos casos graves, em geral, quando não recebe tratamento inicial adequado.

Como é o tratamento?

“Não há tratamento específico”. O que se faz é aliviar os sintomas e tentar evitar as formas graves, sempre de acordo com avaliação do profissional de saúde.

As orientações para quem está infectado são: fazer repouso, ingerir bastante líquido e nunca tomar medicamentos por conta própria. Mas o principal a fazer, é procurar ajuda médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário