quinta-feira, 1 de outubro de 2015

ESCOLA JOÃO LIMA SOBRINHO REALIZA ATIVIDADES PARA OS IDOSOS


Buscando dar mais qualidade de vida à população idosa e aproximar a comunidade do espaço escolar, a Unidade de Educação Básica (U.E.B.) João Lima Sobrinho, realizou nesta terça-feira (1º) a V Feira de Valorização Cultural da Pessoa Idosa. A ação foi articulada pela escola e viabilizada através de uma parceria firmada entre a Prefeitura de São Luís e a Defensoria Pública do Estado do Maranhão.

A programação iniciou no período da manhã e ofereceu aos idosos acesso a serviços na área de geriatria, fisioterapia, fonoaudiologia, enfermagem, terapia ocupacional, nutricionista, psicologia e serviço social.O prefeito Edivaldo foi representado na solenidade de abertura pela titular da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Andreia Lauande, que parabenizou o trabalho da escola e agradeceu a todos os parceiros que colaboraram para a realização do evento.

"Estamos muito felizes por este grande dia proporcionado aos idosos desta comunidade. Trago a todos o abraço do prefeito Edivaldo e a certeza de que estamos melhorando a nossa cidade com a construção e o fortalecimento de uma rede de ações e serviços de atendimento aos idosos", disse a secretária Andreia Lauande. 

O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, também visitou a escola durante o evento e destacou o benefício para os idosos e suas famílias. "Uma atividade como esta é de extrema importância porque, além de oferecer diversos serviços aos idosos de nossa cidade, também estreita os laços entre a escola e a comunidade local – uma aproximação imprescindível ao sucesso de qualquer escola. Agradeço a contribuição de todos os parceiros e parabenizo a comunidade escolar, em especial nossos queridos professores, que dedicaram seu esforço em prol deste belo momento de comemoração", disse o titular da Semed.
 

DIA DO IDOSO

É a quinta vez que a escola articula a programação alusiva ao Dia do Idoso. De acordo com o gestor da U.E.B., Domingos Pestana Rocha, a ideia surgiu da necessidade de se valorizar os mais velhos que moravam na comunidade. "É comum vermos o descaso com os idosos. E isso nos inspirou a desenvolver o projeto aqui na escola, para conscientizar da importância dessa atenção, que começa em casa mesmo, com os avós, com os pais", explicou Domingos.

Honorata Campos, 59 anos, garante que é uma participante assídua de todas as ações sociais realizadas no bairro. Para ela, a V Feira de Valorização Cultural da Pessoa Idosa valoriza toda a comunidade, com ênfase especial nos idosos. "Sempre participo de tudo. Hoje vou fazer teste de glicemia e medir a pressão. Gosto sempre de me cuidar, acho importante. Como hoje comemoramos o Dia do Idoso, vou aproveitar e me divertir um pouco também", disse, entusiasmada.


ESPETÁCULO

Além dos serviços oferecidos à comunidade, a programação na U.E.B. João Lima Sobrinho contou com apresentações culturais dos estudantes. Os grupos de teatro da escola, formado por estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, montaram um espetáculo teatral falando da importância da valorização da pessoa idosa. Já as turmas do 7º ano compuseram um rap com a temática.

Um recital de poesias e a apresentação do coral Voz do Tempo, formado por idosos atendidos pelo Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), também integraram o rol de atividades da manhã. A programação da escola é a culminância de uma série de atividades que começaram há pelo menos três semanas, com a abordagem do tema em sala de aula, feita de forma interdisciplinar pelos professores das disciplinas de Língua Portuguesa, Inglês, Geografia e Teatro.


Caracterizada como uma idosa para a encenação da peça teatral, a estudante Claudicéia Barbosa Ferreira, 14 anos, estava ansiosa para se apresentar. "Ensaiamos muito para este dia e fazer tudo perfeito para os nossos familiares, principalmente os idosos, pois esta festa foi feita para eles. Vamos aproveitar este momento também para conscientizar os adolescentes da escola de que devemos respeitar e cuidar dos nossos idosos, pois, assim como eles, todos nós iremos envelhecer um dia", contou Claudiceia Barbosa.

Um comentário:

  1. <3 Foi muito bom,participar dessa apresentaçao do dia do Idoso....
    ...Pra frente São luis..

    ResponderExcluir