quinta-feira, 9 de agosto de 2018

CONHEÇA OS CANDIDATOS AO GOVERNO DO MARANHÃO


Terminado o prazo para as convenções partidárias, seis candidatos tiveram seus nomes homologados para a disputa pelo Governo do Estado do Maranhão.


Conheça os candidatos que concorrem ao governo do Maranhão: 

Flávio Dino (PCdoB)

Flávio Dino

Nome: Flávio Dino de Castro e Costa
Nascimento: 30/04/1968
Naturalidade: São Luís
Sexo: Masculino
Estado Civil: Casado
Grau de instrução: Superior (Direito)
Ocupação: Governador

Candidato à reeleição, Flávio Dino terá a maior coligação na disputa ao governo. Conta com o apoio do PCdoB, PRB, PDT, PPS, PT, PSB, DEM, PR, PP, PTB, PROS, PTC, PPL, Avante, Patriotas e Solidariedade. Traz como vice-governador Carlos Brandão (PRB).

Formado em direito em 1991 pela UFMA, é mestre em direito constitucional. Foi juiz federal de 1994 até 2006, quando deixou a magistratura para se candidatar ao cargo de deputado federal pelo Maranhão, sendo eleito e exercendo seu mandato até 1º de fevereiro de 2011. Foi diretor da Escola de Direito de Brasília do Instituto Brasiliense de Direito Público(IDP), e também-presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), cargo que ocupou de junho de 2011 até março de 2014, quando deixou o cargo para candidatar-se ao governo do Estado, sendo eleito com 63,52% dos votos válidos.

Roseana Sarney (MDB)

Roseana Sarney

Nome completo: Roseana Macieira Sarney Murad
Nascimento: 01/ 06/1953
Naturalidade: São Luís
Sexo: Feminino
Estado Civil: Casado
Grau de Instrução: Superior (Sociologia)
Ocupação: Empresaria

A coligação que apoia a candidatura de Roseana se chama "O Maranhão quer mais" e é composta pelo MDB, PSD, PMB, PV, PRP, PSC. O candidato a vice-governador é o empresário Ribinha Cunha, do PSC.

Roseana foi deputada federal entre 1991 e 1994. Governadora por dois mandatos, entre 1995 e 2002.
Senadora entre 2003 até 2009. Ainda em 2009 assumiu o governo do estado após a cassação de Jackson Lago (PDT), que havia sido vencedor das eleições de 2006. Venceu as eleições de 2010 para governadora, ficando no cargo até 2014.

Roberto Rocha (PSDB)

Resultado de imagem para roberto rocha
Roberto Rocha

Nome completo: Roberto Coelho Rocha
Nascimento: 04/08/1965
Naturalidade: SÃO LUÍS
Sexo: Masculino
Estado Civil: Casado
Grau de Instrução: Superior (Administração de empresas)
Ocupação: Senador

O candidato tucano teve seu nome homologado em convenção e vai contar com o apoio do PSDB, PMN, PHS, PSDC, Democracia Cristã, Rede e Podemos.

Em 1990, aos 26 anos, Roberto Rocha foi eleito Deputado Estadual, conseguindo ainda ser reeleito, destacando-se como líder de seu partido na Assembleia Legislativa.

Foi eleito deputado federal por tres mandatos, 1994, 1998 e 2006 conseguindo 140 mil votos tornando-se o deputado federal mais bem votado da história do Maranhão.

Atualmente, Roberto Rocha é senador eleito pelo estado do Maranhão (PSDB/MA), com aproximadamente 1,5 milhões de votos, e integra diversas comissões no Senado Federal, como a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) e eleito para o cargo de Corregedor Geral do Senado Federal. O senador era aliado do governador Flavio Dino, rompeu com o grupo do governador vai disputar o governo pela primeira vez.

Maura Jorge (PSL)

Maura Jorge

Nome: Maura Jorge Alves de Melo Ribeiro
Nascimento: 21/09/1962
Naturalidade: Lago da Pedra/MA
Sexo: Femenino
Estado Civil: Divorciada
Grau de Instrução: Superior (Direito)
Ocupação: Advogada

Maura Jorge (PSL) A ex-prefeita de Lago da Pedra entrou na disputa e vai contar com o apoio do PSL e PRTB. Ela vinha articulando uma ampla aliança, mas teve seus planos impedidos pelo presidente da legenda, o vereador Francisco Carvalho. 

O tenente-coronel PM Roberto Filho (PSL), chefe da Comunicação da Polícia Militar do Maranhão, será o companheiro de chapa da ex-prefeita Maura Jorge.

Maura Jorge já foi eleita deputada estadual quatro vezes e prefeita duas vezes da cidade de sua cidade natal, de Lago da Pedra.

Odívio Neto (PSOL)

Odívio Neto

Nome completo: Odivio da Silva Rezende Neto
Nascimento: 03/06/1971
Naturalidade: São João dos Patos
Sexo: Masculino
Estado Civil: Casado
Grau de Instrução: Superior (Engenharia)
Ocupação: Engenheiro civil, professor e e analista ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) 

Odívil Neto entrou na disputa e vai contar com o apoio do PSOL e PCB. A candidata a vice é a professora Helena Viana (PSOL). 

Odívio Neto foi candidato a prefeito de São João dos Patos em 2012, candidato a vice-governador em 2014 e candidato a vereador de São Luís em 2016. 

Ele destaca que uma campanha eleitoral é também uma oportunidade de unir, organizar e mobilizar o povo na luta por seus direitos e reivindicações. Para tanto, é preciso se fazer entender por milhões de pessoas do nosso Maranhão. Assim nossa chapa de deputados estaduais vai ser prioridade política do partido.“Nosso objetivo é a construção coletiva e de unidade, em sintonia com as instâncias do partido. O programa há de ser uma expressão de nossas lutas cotidianas e da necessidade de alterar a correlação de força entre as classes sociais em nosso estado, em favor da classe trabalhadora e menos favorecida com as políticas públicas emancipadoras”.

“Nós temos várias propostas, mas a principal delas é trabalhar na questão da educação da nossa juventude, emprego para a nossa juventude, emprego para o nosso povo. Propostas de proteção ao meio ambiente, um desenvolvimento sustentável que atenda as necessidades da área do meio ambiente e do nosso povo”, disse Odívio sobre suas propostas de governo.

Ramon Zapata (PSTU)

Ramon Zapata

Nome: Ramon Silva Gomes
Nascimento: 15/12/1960
Naturalidade: São Luís - MA
Estado Civil: Casado
Sexo: Masculino
Grau de Instrução: Superior Completo
Ocupação: Professor

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados apresentou Ramon Zapata para a disputa ao Governo do Maranhão. O PSTU não coligou com nenhum outro partido. Como vice o partido indicou o nome da poetisa e ativista do movimento negro Nicinha Durans.

O professor do ensino fundamental ainda não ocupou nenhum cargo político, mas já tentou ser vereador de São Luís e senador. 

Junto ao registro das candidaturas, o PSTU apresentou seu programa de Governo. O texto apresenta 16 medidas centrais apontadas pelo partido como resposta ao atraso histórico que vive o Maranhão. Entre estes pontos, destacam-se: suspensão do pagamento e auditoria da dívida pública do Estado; um plano de obras públicas; fortalecimento da CAEMA para garantir água e saneamento básico para todos; uma verdadeira reforma e revolução agrária;políticas de transporte, acessibilidade e mobilidade; ampliação dos investimentos nas áreas de educação, saúde, produção agrícola e pesqueira, segurança, moradia, cultura, turismo e esporte e lazer ; valorização, cumprimento de acordos e estatutos, garantia das Leis do Piso e reajuste salarial para os servidores públicos estaduais; instalação de conselhos populares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário