terça-feira, 19 de novembro de 2013

FIQUE LIGADO NO PRAZO FINAL PARA O CADASTRAMENTO BIOMETRICO


Faltando um mês para o encerramento do prazo de recadastramento eleitoral biométrico, o TRE Maranhão reforça a chamada aos eleitores de São Luís. A meta do TRE-MA é recadastrar 90% do eleitorado da cidade.

O eleitor que não fizer o recadastramento biometricamente não poderá votar em 2014, pois o título será cancelado. 
A estrutura do Fórum foi toda adaptada para atender ainda melhor o eleitor que for em busca do serviço. Ao chegar ao posto, o eleitor passa por uma triagem, a documentação é conferida e uma senha é entregue para que ele realize o recadastro.


Recadastramento

Acessando o site do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (www.tre-ma.jus.br) ou ligando para o Disque Eleitor (0800 098 5000), o eleitor ludovicense pode agendar o dia e horário em que quer fazer seu recadastro biométrico. O prazo encerra no dia 19 de dezembro de 2013. 

Para o agendamento, o eleitor tem que identificar no sistema o número de sua inscrição eleitoral ou nome completo, confirmar os dados que aparecem na tela e comparecer no dia e hora marcados (com antecedência de 30 minutos). 

O eleitor deve ainda comparecer no local escolhido com a cópia e original de documento de identidade e de comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, correspondência oficial). Os homens nascidos até 31/12/1993 - que irão tirar título pela 1ª vez, são obrigados a apresentar também cópia e original do comprovante de quitação militar. 

Se for eleitor de outro município e quiser transferir o título para São Luís, ele deve comprovar que reside na capital há mais de 3 meses (comprovante de no máximo 1 ano). 
O não comparecimento no dia e horário marcado acarretará no cancelamento do agendamento, o que implica em marcação de um novo. 

Penalidades

Quem não atender ao chamado da Justiça Eleitoral terá seu título cancelado, o que impede a solicitação de passaporte ou cartão do CPF, bem como inscrever-se em concurso público, renovar a matrícula em estabelecimentos oficiais de ensino e obter empréstimos em caixas econômicas federais e estaduais. 

A Constituição Federal prevê que o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios a partir dos 18 anos completos e para os menores de 70 anos. Fora dessa faixa etária o voto é facultativo. 

Documentação necessária

O ELEITOR DEVE APRESENTAR OBRIGATORIAMENTE O ORIGINAL E A XÉROX DOS SEGUINTES DOCUMENTOS:

Documento de identidade (RG, carteira de trabalho, carteira funcional, certidão de nascimento);

Comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, correspondência oficial, entre outros contidos na lei);

Comprovante de quitação militar (para homens nascidos até 31.12.1995, que irão requerer a primeira via do título);

O eleitor de outro município, que queira transferir o seu domicílio eleitoral para São Luís, deve comprovar que reside em São Luís há mais de 3 meses;

O eleitor deverá comparecer 30 minutos antes do horário agendado;

O não comparecimento no dia e horário marcado acarretará no cancelamento do agendamento.

POSTOS DE RECADASTRAMENTO

Fórum Eleitoral de São Luís - Av. Senador Vitorino Freire, bairro Madre Deus.

CSU Cohab - Av. 13, IV Conjunto, bairro Cohab Anil.

Viva Cidadão - Praia Grande - Av. Senador Vitorino Freire, 26-D, bairro Praia Grande.

Viva Cidadão - João Paulo - Rua Riachuelo, 3500, bairro João Paulo .

Viva Cidadão - Shopping Jaracaty - Av. Carlos Cunha, 3000, subsolo do Shopping Jaracati, bairro Jaracati.

Nenhum comentário:

Postar um comentário