sexta-feira, 13 de junho de 2014

JOGOS DESTE SÁBADO - 3º RODADA DA COPA 2014






Diretamente do Mineirão, neste sábado, dia 14, a partir das 13h, horário de Brasília. As seleções se enfrentam pela primeira fase do grupo C.

Neste final de semana a seleção colombiana encara um desafio inédito nos últimos 16 anos: uma partida de Copa do Mundo. Ausente nas três últimas edições, a Colômbia volta a disputar a principal competição do futebol com a responsabilidade de surpreender os chamados “gigantes”. Em grupo equilibrado, tem o primeiro duelo com a Grécia às 13h (de Brasília) deste sábado, no Mineirão. 

Apesar de não saber o que é disputar Mundiais neste século, a emergente Colômbia curiosamente chega ao torneio com certo peso sobre os ombros. Mesmo com a lesão da estrela Falcao García, a seleção concentra bastante expectativa em torno de si após boa campanha nas Eliminatórias. Para dar razão aos que a consideram possível surpresa da Copa, os colombianos precisam antes passar pelo primeiro compromisso: o jogo contra os gregos.

“Para nós o desafio é jogar como estamos jogando, para conseguir fazer grandes danos na Grécia”, afirmou o técnico José Pékerman. “As expectativas são muito grandes. Estamos muito orgulhosos de que a Colômbia volta a um Mundial após dezesseis anos”, completou. 

O principal adversário da seleção colombiana nas últimas semanas foram as lesões. Obrigado a cortar cinco atletas, o treinador tem encontrado dificuldades para escolher os titulares. Além de Falcao, Pekerman perdeu o zagueiro Luis Perea, o volante Valencia, o meia Aldo Ramírez e o atacante Luís Muriel. Assim, tem feito ajustes constantes no time principal. 

“Enfrentamos problemas e eles ficaram para trás, mas não vamos mais falar sobre isso. Claro que não posso negar que gostaria de ter o Falcão na seleção, mas estamos olhando para frente e nos sentimos fortes”, destacou Pekerman. “Chegamos para o Mundial no Brasil com o objetivo de sermos protagonistas e irmos o mais longe possível”, assegurou o técnico. 

A seleção grega, pelo contrário, tem poucas chances de chegar às fases mais agudas da Copa do Mundo. Eliminada na primeira fase na África do Sul, a envelhecida equipe europeia ainda vive da conquista da Eurocopa há dez anos. E as esperanças de bom desempenho neste Mundial são pequenas, já que a seleção não foi colocada à prova contra grandes adversários nas Eliminatórias. 

Ainda assim, o técnico Fernando Santos espera surpreender a cabeça de chave do grupo e lembra as ausências da seleção adversária em Mundiais. “É um erro considerar a Colômbia favorita ao título, porque eles não jogam o Mundial há muitos anos e isso pesa muito”, acredita o português, que ainda assim mostra respeito. “Eles têm uma grande geração de jogadores, que são estrelas nas maiores equipas da Europa, são muito talentosos. Temos de começar fortes e concentrados porque será uma partida muito difícil“. 

FICHA TÉCNICA
COLÔMBIA X GRÉCIA 

Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 14 de junho de 2014, sábado
Horário: 13h (de Brasília)
Árbitro: Mark Geiger (EUA)
Assistentes: Mark Hurd (EUA) e Joe Fletcher (CAN) 

COLÔMBIA: Ospina, Armero, Yepes, Carlos Valdés e Zúñiga; Aguilar, Carlos Sánchez, Cuadrado e James Rodríguez; Jackson Martínez e Teófilo Gutiérrez
Técnico: José Pékerman 

GRÉCIA: Karnezis, Holebas, Sokratis, Manolas e Torosidis; Samaris, Katsouranis e Maniatis; Samaras, Mitroglu e Salpingidis
Técnico: Fernando Santos 


Uruguai x Costa Rica se enfrentam diretamente da Arena Castelão, neste sábado, dia 14, a partir das 16h, horário de Brasília. jogo valido pelo Grupo D.

Já campeão do Mundo, o Uruguai chegou a ser renegado a segundo plano no futebol mundial, mas a seleção celeste renasceu e vem mostrando força, após um quarto lugar na Copa do Mundo de 2010. O time comandado por Óscar Tabárez terá adversários de peso no Grupo D, mas acredita na classificação. A luta pelo título começa neste sábado, às 16h, contra a Costa Rica, jogo noCastelão, em Fortaleza.

Na sequência, os uruguaios encaram os gigantes Inglaterrae Itália, equipes que na avaliação do meia Cristian Rodríguez merecem respeito, mas o Uruguai também passou a ser mais temido nos jogos. “A boa fase de vários jogadores em seus clubes somado ao passado vitorioso de nossa seleção serão importantes para que possamos ter esse respeito dos nossos adversários”, disse o atleta, campeão espanhol e vice-campeão da Liga dos Campeões pelo Atlético de Madrid.

Para a estreia contra a Costa Rica, a maior preocupação do Uruguai é com o atacante Luis Suárez, que passou por cirurgia no joelho e ainda se recupera, mas já tem feito atividades com bola, o que anima o técnico Óscar Tabárez, que admite que a equipe celeste depende muito do atacante do Liverpool.

agradece São Paulo

Segundo Tabárez, a seleção perde sem a presença de Suárez. O treinador, no entanto, entende que a equipe tem que encontrar outras formas de jogar para superar a ausência do camisa 9 na estreia. “Sem Suárez contra a Costa Rica, muda a nossa margem de chance. Não é uma vacina, mas é fato. Temos que seguir trabalhando”, declarou.

A Costa Rica chega para sua quarta Copa do Mundo como ‘fiel da balança’. A seleção da América Central, Além de tudo, caiu no chamado grupo da morte com as campeãs Itália, Inglaterra e Uruguai. Entretanto, isso serve de motivação para os costarriquenhos. Pelo menos é o que garante o técnico da equipe, o colombiano Jorge Luis Pinto.

“Ao contrário do que todos pensam, senti alegria e motivação pelo grupo. Me motivou extraordinariamente a condição de enfrentar três campeões do mundo. Vamos jogar sem temor, sem medo. Podemos ganhar”, disse o treinador, antes de revelar que tem estudado seus adversários, inclusive com "espiões".

“Estamos há cinco meses os seguindo em todos os campos, vendo jogadores, treinamentos, com pessoas de minha confiança. No Uruguai, na Inglaterra... em todos os lugares. Temos uma boa bagagem de conhecimento, que podemos analisar com todos os detalhes”.

No meio de campo, outra briga acontece entre Cubero e Tejeda, mas o treinador deve confirmar a escalação apenas minutos antes da partida deste sábado.A grande esperança da Costa Rica está no jovem talento Joel Campbell. O jogador do Arsenal, que está emprestado ao Olympiacos, da Grécia.Quanto ao time, Jorge Luis já foi obrigado a cortar um jogador por lesão e pode perder outro para a estreia. Michael Umanã tenta se recuperar de uma forte gripe. Caso não esteja preparado para o jogo, Oscar Duarte deve ficar com a vaga.

“Estou tranquilo. Seguramente, um dia antes vou ficar mais nervoso, mas é o que todo jogador quer. Agora é tentar ganhar para classificar”, ressaltou o atacante de apenas 21 anos de idade.

FICHA TÉCNICA 
URUGUAI X COSTA RICA

Local: Estádio Castelão, em Fortaleza (CE) 
Data: 14 de junho de 2014, sábado
Horário: 16h (de Brasília) 
Árbitro: Felix Brych (ALE) 
Assistentes: Mark Borsch e Stefan Lupp (ambos da Alemanha)

URUGUAI: Muslera; Pereira, Lugano, Godin e Cáceres; Arévalo Rios, Gargano, Stuani e Rodrigues; Fórlan e Cavani 
Técnico: Óscar Tabárez

COSTA RICA: Patrick Pemberton; Héiner Mora, Michael Umaña, Óscar Duarte, Júnior Díaz; Celso Borges, José Cubero, Christian Bolaños e Diego Calvo; Randall Brenes e Joel Campbell 
Técnico: Jorge Luis Pinto


Inglaterra x Itália, diretamente a Arena Amazônia, em Manaus, neste sábado, dia 14, a partir das 19h, horário de Brasília. seleçoes se enfrentam pelo Grupo D

Temida desde o dia 6 de dezembro de 2014, quando o sorteio da Copa do Mundo definiu os grupos e os locais de todas as partidas, a estreia de Inglaterra eItália no Mundial acontece neste sábado. Na Arena da Amazônia, localizada na quente e úmida Manaus, os europeus duelam, às 19h (de Brasília), pela primeira rodada do Grupo D.

Como nã o bastasse o temor de ambos os lados por enfrentar um adversário tradicional logo na estreia, as condições meteorológicas da capital do Amazonas ocuparam lugar de destaque no noticiário dos dois países.

“Vamos jogar no meio da selva. Isso é algo diferente para todos nós. Mas vamos lidar com tudo o que vier”, exagerou o goleiro Joe Hart, que será o responsável por proteger a meta da Inglaterra neste sábado.

Além das altas temperaturas, as condições físicas da Arena da Amazônia também viraram motivo de preocupação. O gramado, que teria sido prejudicado por um fungo, apresentou algumas falhas nos últimos dias. Enquanto a imprensa inglesa chamou atenção para o problema, a Fifa fez questão de dizer que o campo terá condições perfeitas no momento do jogo.

No grupo considerado o mais difícil da competição (que ainda conta comUruguai e Costa Rica), os ingleses pretendem superar as adversidades para vencer uma partida considerada crucial.

“O primeiro jogo é sempre importante, precisamos de um bom resultado. O grupo é difícil, mas com o elenco que temos, acredito que nos sairemos bem”, afirmou o meia Milner, que deve começar a partida no banco de reservas.

publicidade

No lado oponente, o discurso é o mesmo. Preocupado principalmente com as jogadas aéreas dos ingleses, o zagueiro Andrea Barzagli vê a estreia como um jogo-chave.

“Não podemos nos esquecer que esta partida pode ser determinante em termos de grupo. O clima pode prejudicar os dois lados, mas não acredito que algum dos times se contentará com um empate”, disse o defensor.

No grupo considerado o mais difícil da competição (que ainda conta com Uruguai e Costa Rica), os ingleses pretendem superar as adversidades para vencer uma partida considerada crucial.

“O primeiro jogo é sempre importante, precisamos de um bom resultado. O grupo é difícil, mas com o elenco que temos, acredito que nos sairemos bem”, afirmou o meia Milner, que deve começar a partida no banco de reservas.

No lado oponente, o discurso é o mesmo. Preocupado principalmente com as jogadas aéreas dos ingleses, o zagueiro Andrea Barzagli vê a estreia como um jogo-chave.

“Não podemos nos esquecer que esta partida pode ser determinante em termos de grupo. O clima pode prejudicar os dois lados, mas não acredito que algum dos times se contentará com um empate”, disse o defensor. 


Costa do Marfim x Japão, diretamente da Arena Pernambuco, neste sábado, dia 14, a partir das 22h, horário de Brasília se enfrentam pelo grupo C.

A Costa do Marfim inicia a busca pela vaga inédita nas oitavas de final da Copa do Mundo. O confronto diante do Japão, que fecha a primeira rodada do Grupo C, está marcado para as 22h (de Brasília) neste sábado, na Arena Pernambuco, em Recife.

Os marfinenses entram em campo no terceiro Mundial consecutivo. Nas duas participações anteriores, a equipe africana era considerada candidata a uma das vagas na segunda fase da competição, mas acabou não conseguindo a classificação.

Tanto em 2006 como 2010, a Costa do Marfim caiu em grupos considerados difíceis, atuando contra Argentina eHolanda na primeira oportunidade, além de Brasil emPortugal na segunda. Apesar do peso de uma debutante em Mundiais, os marfinenses marcaram três pontos em 2006 e quatro em 2010.

Em um grupo teoricamente mais fraco em 2014, a geração de ouro da Costa do Marfim, com Yaya Touré, Kolo Touré e Didier Drogba poderá ter a última chance de conquistar a tão sonhada passagem para as oitavas de final daCopa.

Para isso, os jogadores desejam manter a evolução conquistada nos últimos anos. “O grupo está mais equilibrado, com três equipes que representam um desafio físico muito difícil, mas quem nós somos capazes de vencer", afirmou Kolo Touré, lembrando de Colômbia, Grécia e Japão.

Kolo não só ressalta o sonho marfinês, mas também afirma que a seleção pode chegar longe no Mundial: "Basta ir mais longe do que já fizemos antes será um triunfo em si mesmo. Mas por que não podemos causar uma surpresa e chegar à final? Nós temos a capacidade de fazer isso", indagou o jogador.

Já pelo lado japonês, uma das preocupações é com o capitão Makoto Hasebe. Hasebe sofreu uma lesão no joelho, mas voltou à tempo da Copa do Mundo.Apesar de não ter disputado os dois amistosos preparatórios da seleção nipônica antes do Mundial, o jogador garante que estará em campo contra a Costa do Marfim.

"Não há nenhum problema, só estou me prevenindo. De qualquer forma, estou pronto para ir. Só depende do treinador”, disse o jogador, que vê pontos fortes e fracos no adversário de sábado: “eles são fortes no ataque, mas por outro lado eles são um pouco frágeis na defesa”, finalizou.

FICHA TÉCNICA
COSTA DO MARFIM X JAPÃO

Local: Arena Pernambuco, Recife (PE).
Data: 14 de junho de 2014, sábado.
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Enrique Osses (CHI)
Assistentes: Carlos Astroza (CHI) e Sérgio Roman (CHI)

COSTA DO MARFIM: Boubacar; Aurier, Bamba, K. Touré, Boka; Tioté, Gradel, Kalou e Y. Touré; Gervinho e D. Drogba;
Técnico:Sabri Lamouchi

JAPÃO: Nishikawa; Konno, Okazaki, Yoshida e Nagatomo; Hasebe, Honda, Endo e Uchida; Kagawa e Kakitani.
Técnico: Alberto Zaccheroni



Nenhum comentário:

Postar um comentário