segunda-feira, 4 de julho de 2016

INSTITUTO ESCUTEC DIVULGA PESQUISA PARA PREFEITO DE SÃO LUÍS

O jornal O Estado do Maranhão divulgou no domingo (3), a pesquisa de intenções de votos realizada pelo Instituto Escutec. A pesquisa que foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-07983/2016 mostra uma disputa equilibrada pela prefeitura de São Luís. 

Essa foi a primeira de uma série de quatro pesquisas que serão realizadas pela Escutec até o mês de outubro, quando será escolhido o prefeito da capital maranhense. A corrida rumo ao palácio de La Ravardiére continua polarizada entre a deputada federal Eliziane Gama (PPS), o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e o deputado estadual Wellington do Curso (PP).


Na primeira pesquisa, divulgada, há dois principais cenários na capital. No primeiro, Eliziane Gama lidera com 22,4% das intenções de votos. Ela é seguida pelo prefeito Edivaldo Júnior, com 20,8% das intenções de votos. Já na terceira colocação, o deputado Wellington do Curso, com 17,5% das intenções de votos. Logo em seguida aparece o deputado estadual Bira do Pindaré (PSB), com 5,6% das intenções de votos; a vereadora Rose Sales (PMB), com 4,4%; o deputado estadual Eduardo Braide (PMN), com 3,7%; o vereador Fábio Câmara (PMDB), com 3,6% da preferência do eleitorado, e 1,5% do médico Bentivi (PHS). Afirmaram que não votarão em nenhum dos pré-candidatos listados, 11,6% dos eleitores e não souberam ou não quiseram responder, 8,9%. 

Sem Bira

No segundo cenário apontado pela Escutec, sem a presença do pré-candidato Bira do Pindaré, não há alteração de classificação em relação aos três primeiros nomes. Eliziane Gama segue na frente, com 23,6% das intenções de votos; contra 21,7% do prefeito Edivaldo Júnior e 19,1% de Wellington do Curso. Rose Sales aparece logo em seguida, com 4,7% das intenções de votos; Ediardo Braide apresenta 4,1%; Fábio Câmara aparece com 3,8% e Bentivi apresenta desempenho de 2,0% das intenções de votos. Afirmaram que não votarão em nenhum dos pré-candidatos listados, 12,0% do total dos eleitores. Não souberam ou não responderam, 9,0% dos entrevistados.

O pré-candidato do PSOL, Valdeny Barros, que havia pedido formalmente para ser listado na pesquisa de intenções de votos Escutec, não pontuou em nenhum dos cenários para prefeito de São Luís. O nome do ultraesquerdista aparece apenas no aspecto rejeição, com 3,6% das indicações de eleitores.

A pesquisa Escutec de intenções de votos também levantou os possíveis cenários de segundo turno entre os pré-candidatos Eliziane Gama (PPS), Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e Wellington do Curso (PP). O prefeito da capital, que busca a reeleição para o seu mandato, perde em todos os cenários. No primeiro cenário, Eliziane Gama na frente com 38,6% das intenções de votos, contra 27,6% do pedetista. No segundo cenário, uma simulação entre Gama e Wellington do Curso, a deputada federal aparece na frente com 39,2%, contra 28,1% do deputado estadual. Já no terceiro cenário, Wellington apresenta desempenho favorável com 36,0% das intenções de votos, contra 32,0% de Edivaldo Holanda Júnior.

Rejeição

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) foi quem apresentou a maior rejeição, dentre os pré-candidatos em disputa, na pesquisa Escutec de intenções de votos.. No levantamento, Edivaldo aparece com elevado índice de rejeição: 33,3%. O número é praticamente o triplo de sua principal adversários na disputa, deputada federal Eliziane Gama (PPS), que aparece com 10,6%.

O médico Bentivi (PHS) é o terceiro com maior rejeição entre os pré-candidatos, com 8,9% de indicações do eleitorado. Ele é seguido por Bira do Pindaré (PSB), com 5,5% de rejeição; Fábio Câmara (PMDB), com 3,7%; Valdeny Barros (PSOL), com 3,6%; Eduardo Braide (PMN), com 3,4%, Wellington do Curso (PP), com 3,3% e Rose Sales (PMB), com apenas 3,2%. No cenário levantado, 9,9% dos eleitores não apontaram nenhum dos pré-candidatos, ou seja, não apresentaram rejeição aos nomes e 14,6% não souberam ou não responderam ao questionamento.

A pesquisa Escutec de intenções de votos ouviu 1.000 eleitores entre os dias 28 de junho e 1º de junho. A filtragem, segundo o instituto foi em 100% dos questionários aplicados, com fiscalização em 25% do material. A pesquisa possui margem de erro de 3,0% para mais ou para menos, e 95% de intervalo de confiança. Ao todo, 46,1% dos entrevistados foram do sexo masculino e 53,9% do sexo feminino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário