sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

GOVERNO REALIZA MUTIRÃO DE CONSULTAS PARA DIAGNÓSTICO DA HANSENÍASE NESTE SÁBADO (19)

Imagem relacionadaDuas unidades estaduais de saúde da capital realizam mutirão de consultas dermatológicas com foco na busca ativa da Hanseníase, neste sábado (19). A atividade faz parte da programação alusiva ao Janeiro Roxo, mês dedicado ao combate da doença, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde.

No Centro de Saúde Dr. Genésio Rêgo, na Vila Palmeira, das 8h30 às 16h30, dermatologistas estarão à disposição para detecção de manchas brancas ou avermelhadas na pele, nódulos ou placas pelo corpo, principais sintomas visíveis da doença.

Já no Hospital Aquiles Lisboa, na Ponta do Bomfim, o atendimento do mutirão será pela manhã, das 7h às 11h.

Os usuários de qualquer faixa etária poderão buscar o atendimento nestas unidades desde que apresentem documento de identificação e cartão SUS.

Sobre a doença

A Hanseníase atinge pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas. O alto potencial incapacitante da hanseníase está diretamente relacionado ao poder imunogênico do M. leprae.

Os principais sintomas da hanseníase são manchas avermelhadas, esbranquiçadas ou amarronzadas no corpo, com diminuição ou perda de sensibilidade ao calor, ao tato e à dor; caroços avermelhados, às vezes doloridos; sensação de choque com fisgadas ao longo dos braços e pernas; áreas com diminuição de pelos e suor; e o engrossamento do nervo que passa pelo cotovelo, levando a uma perda da força do quinto dedo da mão.

O diagnóstico precoce da doença e adesão ao tratamento é a principal estratégia para interromper a cadeia de transmissão, reduzindo o quantitativo de casos. Em 2018, foram notificados 3.079 casos novos – 650 deles em São Luís.

SERVIÇO: 

O QUÊ? Mutirão de consultas dermatológicas
ONDE? Hospital Aquiles Lisboa (Ponta do Bonfim) e Centro de Saúde Dr. Genésio Rêgo (Vila Palmeira)
QUANDO? Sábado, às 8h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário