domingo, 24 de março de 2019

MORADORES DO COROADINHO VOLTAM A SOFRER COM ENCHENTES

A forte chuva que caiu sobre São Luis da madrugada deste domingo (24) até as 9h da manhã provou muito estrago e prejuízos por toda a região metropolitana, foram muitos alagamentos, desmoronamento de muros e casas. Em alguns bairros moradores ficaram literalmente ilhados dentro de suas casas, ruas ficaram submersas, carros boiando e móveis sendo levados pelas enchentes; felizmente os prejuízos até agora contabilizados foram apenas materiais.

No Coroadinho o que se viu hoje em algumas ruas foi uma imagem que para alguns moradores já era era coisa do passado, faziam parte apenas das lembranças, a exemplo de moradores da Rua São, próximo a feira; um morador dizia que há mais de 20 anos que a rua na alagava em sua totalidade, em outras ocasiões apenas a parte mais baixa era tomada pela água.

Em outros pontos do bairro, mesmo naquelas ruas em que ocorrem alagamento com frequência, devido estarem próximo ao canal do Rio das Bicas, moradores fora pegos de surpresa pelo grande volume volume d'água. 

A Rua da Alegria foi uma das que os moradores mais sofreram com os estrago, as águas invadiram quase dotas as casas, pegando muitos moradores de surpresa. 

Na manhã desde domingo uma moradora chegou a dizer que foi uma noite de horror, "moradores tendo que salvar seus pertences e em alguns casos ajudar vizinho", disse  ela.

O receio é que a chuva volte, alguns moradores já abondaram suas casas.

O prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (PDT), utilizou as redes sociais para se manifestar diante das fortes chuvas que seguem caindo em São Luís e em toda a região metropolitana.

Edivaldo afirmou que a quantidade de chuva nas últimas 12 horas, era o que estava sendo previsto para todo o mês de março. O prefeito também assegurou que a prefeitura, com apoio de outros órgãos públicos, seguem trabalhando para atender e auxiliar a população diante dos problemas ocasionados pelas fortes chuvas.

Segundo o Núcleo de Meteorologia, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), de sábado até este domingo já choveu o equivalente a 217mm, sendo que apenas da 0h até às 9h de hoje já tem um acumulado de 150mm, e que esse volume deve aumentar ao longo do dia.

Ainda conforme o núcleo, a média para o mês de março é de 428mm; e até às 9h deste domingo já foi registrado o volume de 582mm, valor que pode aumentar













Rua da Alegria










Rio das Bicas

Canal do Rio das Bicas

Praça Nossa Senhora do Carmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário