quinta-feira, 21 de março de 2019

PADRE CÉSAR VOLTA À PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DO COROADINHO APÓS 10 ANOS

Padre César ao lado do pároco Robério de Lima
Foto: Pascom - Nossa Sra. da Conceição
Na missa da manhã do domingo (10), centenas de fiéis lotaram a igreja matriz da paróquia Nossa Senhora da Conceição na Vila Conceição no Coroadinho para participar da missa de acolhida ao padre Aílton César de Sousa, " pe. Cesar". A celebração que contou também com a presença do pároco Robério de Lima, foi marcada pela emoção e aplausos pelo retorno do padre a paróquia depois de 9 anos.

Padre César tem uma forte ligação com a igreja católica do Coroadinho, foi o primeiro pároco na paróquia, fazendo seu pastoreio do anos 2000 até 2009, quando saiu para assumir os trabalhos na igreja da Sé, Catedral de São Luís. 

No inicio do ano foi anunciado a sua saída da igreja da Sé, ele chegou a ser anunciado como o novo pároco da igreja de São João Calábria na Cidade Operária, mas a igreja lhe concedeu o ano sabático, "tempo determinado, aproximadamente um ano, em que cada sacerdote, livre de maiores compromissos apostólicos e comunitários, pode elaborar um plano pessoal, que responda às suas necessidades de descanso, renovação espiritual, estudos, oração, qualificação missionária e contato com novas realidades de evangelização". 

O ano sabático propicia ao sacerdote a oportunidade de poder ressituar-se diante da vida e buscar novas motivações para a continuidade do seu ministério presbiteral. 

Mesmo no ano sabático o sacerdote não pode afastar-se totalmente do seu ministério, sendo assim, foi convidado pelo pároco Robério de Lima para celebrar na paróquia durante esse ano. 

Padre César, nasceu em Vitória do Mearim, mas seu despertar vocacional ocorreu em Pindaré-Mirim, na Paróquia de São Pedro Apóstolo, onde ajudava nas celebrações como coroinha, durante sete anos.

Ele construiu sua formação com os Dehonianos, em Recife. Ao retornar para São Luís, com o auxílio do Padre Bráulio Ayres, conseguiu realizar o sonho de servir à Igreja. Foi ordenado sacerdote em 1993. 

Após a ordenação, foi para São José de Ribamar, onde permaneceu durante cinco anos. Em seguida veio para a paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Coroadinho, onde permaneceu até o ano de 2009.

2 comentários: