sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

RESERVATÓRIO DO BATATÃ ESTÁ PRATICAMENTE SECO

A Represa do Batatã, que já foi o principal reservatório de água de São Luís, está muito abaixo do ideal para o abastecimento da cidade. Apenas algumas ilhas que foram formadas lembram que um dia aquele espaço foi um dos mais importantes para o fornecimento de água para grande parte da ilha de São Luis. Segundo as últimas informações da Companhia de Abastecimento Ambiental do Maranhão (Caema), o nível de água da represa está na Cota 2, que corresponde a menos de 3% da capacidade de sua reserva, deixando de funcionar desde setembro. 

O sistema Sacavém que opera o reservatório do Batatã é responsável pelo abastecimento de mais de 50 bairros da região central da cidade, atendendo cerca de 100 mil pessoas, desse total uma parte do abastecimento era feito pela represa e a outra por poços perfurados na área da reserva do Batatã. Por conta da situação da represa o fornecimento d'água que já era realizado com dificuldades em certas área, em sistema de revezamento tem ficado ainda pior

A interrupção e o rodizio no abastecimento de água na capital é um problema permanente. Em 2012 o governo do estado prometeu a construção de 60 poços artesianos em caráter emergencial para auxiliar no abastecimento, alguns já chegaram a ser entregues a população, mas em número suficiente para resolver o velho problema.

Outro problema, é que as canaletas que serviam de drenagem da água de chuva para dentro da barragem estão entupidas ou foram destruídas, devido uma serie de fatores, o que dificulta que um maior volume de água chegue ao lago. Então, é preciso que as vias que auxiliam o recolhimento da água sejam também recuperadas.

Há anos a Companhia de Abastecimento Ambiental do Maranhão (Caema) vem realizando a troca da tubulação do sistema Italuís, com promessas de serem finalizadas em junho, mas até agora continua a execução dos serviços, o que traria uma expectativa de que fosse regularizado o abastecimento de água em São Luís.

O Reservatório do Batatã está localizado no Parque Estadual do Bacanga, foi criado no ano 1980, ocupa uma área de 3.065 ha. Desde o ano de 2008, o reservatório não atinge o nível máximo de sua reserva. Ano a ano, o volume de água tem caído gradativamente.


Queimada ao lado de um dos poços de captação d'água




























Nenhum comentário:

Postar um comentário