sábado, 21 de março de 2015

ALUNOS DE ESCOLA DO COROADINHO VISITAM A REPRESA DO BATATÃ

Na manhã da última sexta-feira (20), alunos da CE Dorilene Silva Ccastro, localizada no Coroadinho, fizeram uma visita a represa do Batatã. A visita fez parte das comemoração ao Dia Mundial da Água que é comemorado no próximo dia 22. A Atividade foi organizado pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e fez parte das atividades de encerramento da IX Semana Estadual de Proteção e Preservação das Águas Doces que teve inicio no último dia 18, com com tema ‘Água e Desenvolvimento Sustentável’, tema estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

Durante a visita, além de informações repassadas pelos técnicos da Campomhia foi realizado um abraço simbólico a represa. O ato teve como objetivo, despertar a necessidade da valorização dos recursos hídricos, além de envolver e conscientizar sobre as questões voltadas para o controle, educação e preservação dos aquíferos superficiais e subterrâneos. 

Para o presidente da Caema, Davi Telles, é necessário envolver as crianças e os jovens em torno de um sentimento de preservação dos recursos hídricos, "é preciso reforçar as ações educativas, enfocando que as mesma tem como objetivo despertar a consciência para uso racional da água, as perdas de água produzida pela Companhia chega a 60%", e para melhorar o abastecimento, temos que eliminar o desperdício". diz ele. 

Para a professora de química da escola, Elenilde Lima, a visita dos alunos ao Batatã proporcionou a oportunidade deles conhecerem como é serio o problema da falta d'água na cidade, além de despertar nos mesmos a consciência é a necessidade de zelarem e utilizarem  melhor a água que chega em sua casa "essa atividade é muito importante, vale apena se promover mais momentos como estes, os alunos se surpreenderam muito com o que estão vendo, o que causou mais espanto foi verem que o nível da água estar muito abaixo do que deveria, isso aqui desperta a preocupação com o futuro do abastecimento da cidade, as marcas que mostram os níveis em que água alcançava chamou a atenção de todos para o grave problema da escassez no reservatório", diz ela.

Na abertura da IX Semana Estadual de Proteção e Preservação das Águas Doces, foi lançado o ‘Programa de Combate a Perdas’, um instrumento elaborado com metas e subprogramas para serem aplicados e alcançados, com objetivo principal de diminuir as perdas de água ao longo do processo de abastecimento da população.

Nível da água na represa quando atingia sua capacidade 












Professora, Elenilde Lima





Considerado o principal reservatório de água em São Luís, a Represa do Batatã garante o abastecimento de mais de 50 bairros na região central de São Luís, atualmente funciona apenas doze horas por dia. O revezamento se dá pela condição crítica da represa que opera atualmente com apenas 1% de sua capacidade.

O Reservatório do Batatã está localizado no Parque Estadual do Bacanga, criado no ano 1980, ocupa uma área de 3.065 ha. Atualmente a o reservatório se encontra em seu pior estado. Desde 2008 o reservatório não atinge seu nível máximo e a cada ano a quantidade de água armazenada cai consideravelmente. 

A falta de chuva, assim como a ocupação irregular do entorno da Reserva do Batatã, que está sendo desmata, além do crescimento da demanda por água na capital, são apresentados como os principais fatores pelo atual quatro do reservatório e, consequentemente, pelo comprometimento do abastecimento em alguns bairros da região metropolitana da Ilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário