segunda-feira, 30 de março de 2015

JOVENS DO POLO COROADINHO PARTICIPAM DO ‘FESTIVAL ARTE NA PRAÇA’

No último sábado (28), O colégio Coeduc, no Parque Timbira, foi transformado em um grande palco de exposição das manifestações artísticas e culturais produzidas por jovens e adolescentes das comunidades do Polo Coroadinho. A exposição fez parte do ‘Festival Arte na Praça’, que marcou o encerramento do projeto ‘Juventude em Cena’, promovido pelo governo do Estado, através da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (SEEJUV).

A promoção de atividades formativas de caráter teórico e prático, de acesso ao conhecimento e fazer cultural, integra o conjunto de políticas públicas do governo Flávio Dino que objetivam promover o desenvolvimento social e cidadão dos jovens maranhenses, além de proporcionar o protagonismo juvenil no estado. O projeto ‘Juventude em Cena’ foi realizado do dia 23 a 28 deste mês em colégios das comunidades do Polo Coroadinho.

O Festival Arte na Praça marcou o encerramento das atividades e foi realizado ao longo deste sábado (28), no colégio Coeduc, sendo composto por torneio de futebol no período da manhã e, na parte da tarde, pela exibição de todas as produções dos jovens e adolescentes participantes das oficinas do projeto ‘Juventude em Cena’, além de apresentações culturais de artistas das comunidades.

A partir da oficina de grafite, os estudantes deram um novo tom ao muro do colégio, que marcou a recepção dos visitantes à exposição. Na parte interna da unidade de ensino, as fotos dos participantes da oficina de fotografia foram expostas em murais. Já a produção das oficinas de dança e teatro foram apresentadas no decorrer do festival. No encerramento do evento, foi exibido o vídeo produzido pelos estudantes da oficina de audiovisual, que retratou um pouco do dia-a-dia dos moradores do Polo Coroadinho

A secretária da Juventude, Tatiana Pereira, destacou que os cinco dias de oficina da primeira edição do projeto ‘Juventude em Cena’, bem como o encerramento do evento, com a exposição da produção dos jovens e adolescentes, revelou a capacidade criativa, artística e cultural dos participantes da ação.

“Essa primeira edição do ‘Juventude em Cena’ mostrou as capacidades da juventude e nos fez constatar que quando você oportuniza que esses jovens e adolescentes tenham acesso a conhecimento cultural teórico e prático, você os empodera para que eles sejam produtores e multiplicadores de cultura. Despertando nos jovens o interesse pela arte e pela cultura, você está fazendo muito mais que apenas dar formação, você está criando cidadania”, ressaltou a secretária.

Mais de 200 jovens e adolescentes, na faixa etária de 14 a 29 anos, estudantes das redes públicas estadual e municipal do Polo Coroadinho, participaram das oficinas do projeto ‘Juventude em Cena’. Para esses estudantes, o aprendizado vai além das noções de caráter temático de cada oficina. Os valores de convivência e de personalidade serão levados para o dia a dia na escola e na comunidade.

Tainá Bratz, 16, conta que está há apenas um mês morando em São Luís. Vinda do sul do país, ela disse que ainda não havia conseguido ‘se enturmar’ com os amigos de sala de aula e que a oficina de teatro facilitou essa aproximação e possibilitou que ela se integrasse com os demais colegas de turma.

“O que vou levar de melhor da oficina é o trabalho em grupo. A professora ensinou que numa ação em equipe, como na sala de aula, por exemplo, se alguém faltar, todo o trabalho é prejudicado. Através desses ensinamentos, consegui me ‘enturmar’ mais com meus colegas de sala de aula, depois de quase um mês entre novos amigos”, disse Tainá Bratz, que mora no Parque dos Nobres.

Já para o estudante Gabriel Figueiredo, também de 16 anos, os conhecimentos adquiridos na oficina de teatro possibilitaram ele trabalhar as várias formas de expressar sentimentos. “O teatro é um meio pelo qual podemos expressar nossos sentimentos de diversas formas. Posso mostrar através de uma peça, várias expressões que às vezes é o que estou sentindo naquele momento”, contou o adolescente que mora no bairro Bom Jesus.

Mararam presença também no evento, o secretário estadual dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP), Francisco Gonçalves, a presidente da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), Elizângela Cardoso, os deputados Júnior Verde (PV) e Fernando Furtado (PCdoB), além de representantes da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e professores das escolas que receberam as oficinas do projeto.

Fotos: Ivaldo Fonsêca






Nenhum comentário:

Postar um comentário