terça-feira, 30 de junho de 2020

COM FESTA, ÚLTIMA PACIENTE RECEBE ALTA DA COVID-19 EM ALA DO HUUFMA QUE SERÁ DESATIVADA

Nesta terça-feira (30), a paciente Flávia Cristina Abreu de Almeida, de 49 anos, recebeu alta com grande festa no Hospital Universitário, em São Luís. Ela ficou 34 dias internada com a Covid-19 e saiu chorando e agradecendo os profissionais de saúde (veja no vídeo acima).

"Agradecer vocês [profissionais de saúde]. Obrigado. Jesus em primeiro lugar. O Salmo 23 diz: 'Nem que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum'. E Jesus está comigo. Vocês são parte da minha família", contou Flávia.

Ao sair, a paciente foi recebida com bolo e aplausos de familiares. No final, fez questão de valorizar o trabalho dos profissionais de saúde, que também comemoraram a sua recuperação.

"Vocês não escolheram essa profissão. Jesus tocou no coração de vocês porque sabe o amor que vocês têm pela gente. Eu tive muito amor, muita atenção, vi vocês chorando, e vi a emoção quando viram eu abrir os olhos. Muito obrigada. Deus conduza vocês porque sei que a batalha de vocês é grande, não só eu, como os outros que estão aqui precisando de vocês. Continuem, que Deus abençoe vocês. Vocês são os anjos na terra", afirmou.

Flávia também era a última pessoa internada em uma das duas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) que o HUUFMA mantinha apenas para pacientes com Covid-19, e que hoje foi desativado. Segundo o hospital, ainda resta uma UTI de 20 leitos, que está com 16 pacientes internados.

Recuperados da Covid-19 no MA

Até a última segunda (29), o Maranhão registrou 59.100 pessoas curadas da Covid-19, sendo 731 apenas nas últimas 24h, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Quanto aos casos ainda ativos, são 78.969 casos confirmados da doença e 2.012 óbitos.

Atualmente, 17.857 pessoas estão em tratamento no Maranhão. Destes, 16.949 estão em isolamento domiciliar, 549 estão em enfermarias e 359 estão em leitos de UTI.

Quanto aos profissionais da saúde, 39 morreram por conta do novo coronavírus, 2.302 foram infectados e 2.155 estão curados.

Outros casos de recuperados

Após quase dois meses internada, paciente de 61 anos vence o coronavírus no Maranhão — Foto: Divulgação

Após ficar internada durante um mês e 22 dias, a paciente Celma Rodrigues, de 61 anos, ganhou uma nova vida depois de receber alta do Hospital Dr. Genésio Rêgo. Quando Celma Rodrigues deu entrada no hospital, a sua saturação alternava entre 60 e 70%, sendo que o pulmão estava com 92% de comprometimento. Ao todo, foram 31 dias internada em um leito de UTI e outros 21 dias na enfermaria até vencer a Covid-19.

Francisco Pereira Leite tem 102 anos e venceu a Covid-19 no Maranhão — Foto: Arquivo Pessoal

Aos 102 anos, o idoso Francisco Pereira Leite que mora no município de Tuntum, é um dos maranhenses que venceram o novo coronavírus. Ele que nunca havia ido ao médico, descobriu que estava infectado ao ir para São Luís tratar de problemas nos pulmões.

Jociele Serra Pinheiro, de 38 anos, foi a primeira paciente a ser internada na UTI de Covid-19 do Hospital Universitário em São Luís (MA). — Foto: Divulgação/Redes sociais

Outro caso que ganhou repercussão foi no Hospital Universitário Presidente Dutra (HU-UFMA) em São Luís. Jociele Serra Pinheiro, de 38 anos, recebeu alta na unidade após contrair a Covid-19.

Grávida de 26 semanas, Jociele recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após passar 41 dias internada, sendo a primeira paciente a ser internada na UTI para Covid-19 do HU-UFMA em 1º de abril.

Fonte: G1/MA

terça-feira, 23 de junho de 2020

NÚMEROS A DO CORONAVÍRUS DESSA TERÇA-FEIRA

Segundo informações do boletim epidemiológico, divulgado nesta terça-feira (23), pela Secretária de Saúde do Maranhão (SES), o estado tem 72.021 casos confirmados de coronavírus e 1.797 óbitos. Nas últimas 24h, foram registrados 37 mortes e 1.332 novos casos.

O interior do estado contabilizou o maior número de novos casos com 1244 pessoas, Imperatriz registrou 66 e São Luís atingiu 22 novos casos.

Dos 72.021 casos confirmados, 20.014 ainda estão ativos. Desses, 29.002 estão em isolamento domiciliar, 627 internados em enfermaria e 385 em leitos de UTI.

O estado já contabiliza 50.210 pessoas recuperados do coronavírus. 

NÚMEROS NO BRASIL

O Brasil teve 1.364 novas mortes registradas pelo novo coronavírus em 24 horas. Agora são 52.771 óbitos no país. 

O número de mortes registradas hoje é o 2º maior divulgadas pelas secretarias estaduais de Saúde em 24 horas desde o início da pandemia. O recorde anterior foi de 1.470 mortes no dia 4 de junho.

São Paulo também teve mais uma vez o recorde diário de mortes (434).

Esses números foram divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa que soma os registros de casos e mortes divulgados pelas secretarias estaduais da Saúde. O balanço diário do consórcio leva em conta os dados divulgados entre as 20h de um dia e de outro. 

O Brasil já tem mais que o dobro de mortes de Índia, China, Paquistão e Indonésia juntos – quatro países mais populosos do mundo.

REABERTURA DE BARES E RESTAURANTES É ANTECIPADA EM SÃO LUÍS

A imagem pode conter: pessoas sentadas e bebidaO presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, seccional Maranhão (Abrasel-Ma), Gustavo Araújo, informação que o governo estadual autorizou a reabertura do setor, antecipando em dois dias, portanto bares e restaurantes podem funcionar a a partir do sábado, 27. A decisão foi tomada após diversas reuniões entre representantes do setor e da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (SEINC).

A reabertura de bares e restaurantes, em São Luís estava prevista para acontecer somente na segunda-feira (29).

O secretário Simplício Araújo afirma que existem regras que precisam ser cumpridas e, por isso, protocolos específicos para o segmento foram elaborados para garantir as medidas de segurança de funcionários e clientes. Qualquer irregularidade deve ser denunciada.

“O consumidor deve registrar qual é o bar que não está cumprindo [as normas sanitárias] para que a sociedade e a opinião pública saiba quem tem responsabilidade social e quem não tem nesse momento. Depois, o Procon-MA, a Vigilância Sanitária e outros órgãos de fiscalização do Governo do Estado ão estar atentos e vão tomar as providências que julgarem necessárias. Desde a simples interdição como, inclusive, a possibilidade de cassação do alvará de funcionamento desses estabelecimentos”, disse o secretário Simplício Araújo.

terça-feira, 9 de junho de 2020

SUSPEITO DE ASSASSINAR HOMEM NO COROADINHO É MORTO DURANTE AÇÃO POLICIAL

Um adolescente identificado como Jhonatan William Fernandes dos Santos de 17 anos, conhecido com "Jhon Jhon" foi morto no inicio da tarde desta terça-feira (09) na Rua da Estrela no Coroadinho.

Segundo informações a morte do adolescente seria o desdobramento do assassinato ocorrido na noite da última segunda-feira, próximo ao campo do “Burro Brabo” e teve como vitima Joelson Neris Rodrigues, 29 anos, morto com disparos de arma de fogo na região da cabeça.

Esse foi mais um crime que revoltou a comunidade do Coroadinho, a vítima estava vindo do trabalho e era obreiro de uma igreja evangélica da área. 

A policia teria identificado Jhon Jhon como o principal suspeito de ter assassinado o jovem Joelson, e hoje durante uma ação para prende-lo teria havido resistência por parte do suspeito e ele acabou sendo alvejado e morto.

Apesar da pouca idade, o adolescente já tinha sido detido pela policia por assaltos, furtos, porte ilegal de arma e latrocínio.

quarta-feira, 3 de junho de 2020

É O AMOR: LADRÃO APAIXONADO DEVOLVE CELULAR DA VÍTIMA

Anatel anuncia medidas de combate a roubo e furto de celulares ...Um caso, no mínimo inusitado aconteceu na cidade de Balsas na região Sul do Maranhão no último final de semana. A Polícia Civil registrou um caso de um assaltante arrependido que resolveu devolver um celular que havia roubado. 

A vítima que fez o registrou na delegacia, informou que ela e uma outra pessoa retornavam do supermercado quando foram abordadas pelo ladrão que levou seu celular. 

Mas a história fica surpreendente quando a vitima voltou para casa e descobriu que o seu celular foi devolvido para sua mãe. Segundo o delegado da cidade Fagno Vieira, o motivo, é que o ladrão tinha uma paixão pela vitima e estaria arrependido pelo que fez. 

“Durante o assalto, ele reconheceu a jovem e arrependido resolveu ir até a sua casa, conversou com a mãe dela e confessou sua paixão, dizendo que essa era a razão de estar devolvendo o aparelho”, disse o delegado.

Mesmo com o arrependimento, o delegado Fagno afirmou que o crime persiste, será investigado e responsabilizado

terça-feira, 2 de junho de 2020

CAMPANHA ANTIFASCISTA TOMA CONTA DAS REDES SOCIAIS

bê (@brendoquete) | TwitterQuem entrou nas redes sociais nesse final de semana e principalmente nesta segunda-feira (1°), se deparou com uma enxurrada de posts, Brasil afora, de anônimos e de famosos se posicionando contra o fascismo, através de postagem usando a bandeira antifascista. Algumas imagens compartilhadas são personalizadas de acordo com a identificação pessoal, a identificação de uma categoria
e de grupos. 

Todas, no entanto, seguem o modelo do símbolo ativista norte-americano "Antifa". Antifa é um movimento conglomerado de grupos de esquerda que tem como principal característica fazer oposição ao fascismo por quaisquer meios necessários.

O seu foco declarado é lutar contra a extrema-direita e contra movimentos racistas, xenófobos e supremacistas brancos diretamente, tem se destacado recentemente pelos protestos que tomaram conta da cidade de Minneapolis nos Estados Unidos, depois da morte de um suspeito negro, George Floydes por um policial branco, escancarado o racismo estrutural no país.

No Brasil, a mobilização foi motivada pelos recentes atos do presidente Bolsonaro e de seus apoiadores que tem intensificado as manifestações pedido a intervenção militar, fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso.

Até páginas já foram criadas para a personalização da arte das bandeiras. Quem desejar aderir, https://felipealencar.github.io/antifascismo/

Abaixo, bandeira divulgada por maranhenses.