Nesta terça-feira (30), a paciente Flávia Cristina Abreu de Almeida, de 49 anos, recebeu alta com grande festa no Hospital Universitário, em São Luís. Ela ficou 34 dias internada com a Covid-19 e saiu chorando e agradecendo os profissionais de saúde (veja no vídeo acima).
"Agradecer vocês [profissionais de saúde]. Obrigado. Jesus em primeiro lugar. O Salmo 23 diz: 'Nem que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum'. E Jesus está comigo. Vocês são parte da minha família", contou Flávia.
Ao sair, a paciente foi recebida com bolo e aplausos de familiares. No final, fez questão de valorizar o trabalho dos profissionais de saúde, que também comemoraram a sua recuperação.
"Vocês não escolheram essa profissão. Jesus tocou no coração de vocês porque sabe o amor que vocês têm pela gente. Eu tive muito amor, muita atenção, vi vocês chorando, e vi a emoção quando viram eu abrir os olhos. Muito obrigada. Deus conduza vocês porque sei que a batalha de vocês é grande, não só eu, como os outros que estão aqui precisando de vocês. Continuem, que Deus abençoe vocês. Vocês são os anjos na terra", afirmou.
Flávia também era a última pessoa internada em uma das duas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) que o HUUFMA mantinha apenas para pacientes com Covid-19, e que hoje foi desativado. Segundo o hospital, ainda resta uma UTI de 20 leitos, que está com 16 pacientes internados.
Recuperados da Covid-19 no MA
Até a última segunda (29), o Maranhão registrou 59.100 pessoas curadas da Covid-19, sendo 731 apenas nas últimas 24h, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Quanto aos casos ainda ativos, são 78.969 casos confirmados da doença e 2.012 óbitos.
Atualmente, 17.857 pessoas estão em tratamento no Maranhão. Destes, 16.949 estão em isolamento domiciliar, 549 estão em enfermarias e 359 estão em leitos de UTI.
Quanto aos profissionais da saúde, 39 morreram por conta do novo coronavírus, 2.302 foram infectados e 2.155 estão curados.
Outros casos de recuperados
Após quase dois meses internada, paciente de 61 anos vence o coronavírus no Maranhão — Foto: Divulgação |
Após ficar internada durante um mês e 22 dias, a paciente Celma Rodrigues, de 61 anos, ganhou uma nova vida depois de receber alta do Hospital Dr. Genésio Rêgo. Quando Celma Rodrigues deu entrada no hospital, a sua saturação alternava entre 60 e 70%, sendo que o pulmão estava com 92% de comprometimento. Ao todo, foram 31 dias internada em um leito de UTI e outros 21 dias na enfermaria até vencer a Covid-19.
Francisco Pereira Leite tem 102 anos e venceu a Covid-19 no Maranhão — Foto: Arquivo Pessoal |
Aos 102 anos, o idoso Francisco Pereira Leite que mora no município de Tuntum, é um dos maranhenses que venceram o novo coronavírus. Ele que nunca havia ido ao médico, descobriu que estava infectado ao ir para São Luís tratar de problemas nos pulmões.
Jociele Serra Pinheiro, de 38 anos, foi a primeira paciente a ser internada na UTI de Covid-19 do Hospital Universitário em São Luís (MA). — Foto: Divulgação/Redes sociais |
Outro caso que ganhou repercussão foi no Hospital Universitário Presidente Dutra (HU-UFMA) em São Luís. Jociele Serra Pinheiro, de 38 anos, recebeu alta na unidade após contrair a Covid-19.
Grávida de 26 semanas, Jociele recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após passar 41 dias internada, sendo a primeira paciente a ser internada na UTI para Covid-19 do HU-UFMA em 1º de abril.
Fonte: G1/MA