Logo no inicio da manhã desta segunda-feira (21), o sistema de segurança pública do Maranhão deu inicio à operação "Coroadinho Seguro" abrangendo toda a área do Coroadinho. A operação busca reforçar o policiamento que já é realizado no polo pela 2ª Unidade de Segurança Comunitária (USC). A operação conta com o reforço de viaturas, motocicletas e cerca de 100 policiais de outras unidades operacionais.
O planejamento e a execução da operação contaram com a participação dos Comandos de Policiamento de Área Metropolitano (CPAM-1, CPAM-2 e CPAM-3).
Segundo o comandante-geral da PMMA, coronel Pedro Ribeiro, que acompanhou o início das atividades, a estratégia da operação Ilha Segura é garantir a segurança da população por meio do policiamento preventivo e ostensivo.
Entre os pontos que terão o reforço no policiamento estão à praça e a feira do Bom Jesus, Viva do Alto São Sebastião, Pocinha, Vila dos Frades e Avenida Amália Saldanha. Nestas áreas a ação policial será reforçada por meio policiamento a pé.
Além disso, viaturas da ROTAM, Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), BPChoque, Batalhão Tiradentes e do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV) darão apoio ao policiamento em pontos estratégicos, por meio de abordagens a veículos, motocicletas e a pessoas, em busca de armas, drogas e foragidos da justiça.
A Polícia Civil também participou da operação, dando cumprimento a Mandados de Prisão de indivíduos que praticaram crimes na área e nas regiões adjacentes. Neste primeiro dia foi dado cumprimento a quatro mandados de prisão.
Após cumprimento das formalidades legais, realizadas no 10º Distrito Policial, os presos foram encaminhamos ao Complexo Penitenciário, onde permanecerão à disposição do Poder Judiciário.
Conforme a coordenação da operação, o trabalho tem como objetivo principal preservar a segurança dos moradores do bairro e será executada durante toda a semana.
O secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, acompanhou as ações neste primeiro dia de operação, reafirmando o compromisso dos órgãos que integram o aparelho de segurança pública do Estado em garantir a população mais segurança.