Acontece neste domingo (1º) de outubro das 8h às 17h, em todo o país as eleições unificadas para a escolha das pessoas que vão integrar os Conselhos Tutelares. Atualmente, São Luís conta com 10 Conselhos Tutelares abrangendo as áreas: Cohab – Cohatrac, Anil-Bequimão, São Francisco – Cohama, Itaqui Bacanga, Coroadinho – João Paulo, Centro-Alemanha, São Cristóvão – São Raimundo, Vila Luizão-Turu, Área Rural, Cidade Operária e Cidade Olímpica.
Os Conselhos Tutelares são responsáveis por garantir a preservação dos direitos das crianças e dos adolescentes e a escolha das conselheiras e conselheiros acontece a cada quatro anos, no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao da eleição presidencial.
O voto é facultativo, a escolha é democrática e participativa, sendo uma oportunidade para que a sociedade defina seus representantes na missão de garantir os direitos da criança e do adolescente.
A organização das eleições, desde o registro das candidaturas até a proclamação dos resultados é de responsabilidade das comissões especiais designadas pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de cada cidade. Já a fiscalização da eleição é de responsabilidade do Ministério Público.
No Maranhão, 5 milhões 73 mil e 862 eleitores estão aptos a votar. Serão usadas 1.617 urnas eletrônicas em 148 municípios. Em 59 municípios serão usadas urnas de lona, enquanto em 10 a eleição será mista (eletrônica e cédula).
O Estado escolherá representantes de 231 conselhos, sendo 2 em São José de Ribamar, 2 Bacabal, 2 Imperatriz, 2 Paço do Lumiar e 2 Timon; e 10 em São Luís. Nos demais municípios, haverá a eleição de um único conselho tutelar.
Para votar o eleitor devem comparecer munidos do título de eleitor e documento oficial de identificação. Vale destacar que, nesse pleito, podem votar eleitoras e eleitores em situação regular até o dia 3 de julho de 2023.
Na área Coradinho/João Paulo, 17 candidatos disputam a eleição, são eles: Alex Almeida, Ana Lucia Martins, Bruna Marques, Elisvaldo Leal, Francidalva Coelho, Francis Rayme, Maria José Meireles, Márcia Cristina, Nilson Carlos, Regina Nunes, JB Oliveira, Damasceno Sousa, Joelson Martins, Riba Sousa, Lena Almeida, Rodrigo Santana e Wellington do Sacavém.