SÃO LUÍS - Será realizado neste sábado (10) e domingo (11), o 5º Coroado de Natal, com o tema Voluntariado e Cidadania. O evento no polo Coroadinho/Alto São Sebastião. A Coordenação do 5º Coroado de Natal espera um público de 10 mil pessoas durante os dois dias. As atividades do evento acontecerão no Complexo Viva Coroadinho, que será inaugurado oficialmente pelo governo do Estado ainda este mês.
De acordo com a coordenadora do evento, Nery Mendonça, o Coroado de Natal serve para mostrar o que o polo Coroadinho tem de mais belo na literatura, dança, música, e a arte em geral. "Com o envolvimento da comunidade, empresários e o poder público para a realização de obras e serviços nas áreas de segurança, urbanismo, saúde, cidadania e cultura, buscamos construir uma identidade cultural para todo o polo Coroadinho", afirmou.
Toda a movimentação tem por finalidade contribuir para a inclusão sociocultural na comunidade, a valorização dos bens culturais e do rico patrimônio histórico, arqueológico e natural, ali existentes, para ajudar na elevação da auto-estima de seus habitantes e na promoção da geração de emprego e renda; além de discutir políticas públicas nas áreas da educação, saúde, urbanização, esporte, segurança pública, saneamento básico e limpeza pública.
Além das apresentações artísticas e culturais, os moradores do bairro terão acesso à emissão de documentos como carteira de identidade, registro de nascimento, e consultas oftalmológicas, testes preventivos de câncer do colo do útero, diabetes, hipertensão arterial e distribuição de medicamentos.
O bairro - Em toda a área do Coroadinho, bairro que surgiu como uma invasão nos anos 1980 e que hoje abriga 70 mil moradores, 70 organizações prestam algum tipo de trabalho voluntário, 38 delas são escolas comunitárias que suprem a falta de escolas públicas para as crianças da comunidade. "O Coroado de Natal surgiu como uma alusão a todas as atividades desenvolvidas por essas entidades", explicou Nery Mendonça.
Este ano, o evento será realizado no Viva Coroadinho, que, oficialmente, será inaugurado ainda este mês pelo Governo do Estado. A área de esporte e lazer do bairro foi construída no Alto São Sebastião, área onde ficava a antiga rede de alta tensão da Eletronorte. No local, havia muito lixo acumulado e o mato já tomava conta do terreno que recebeu um espaço comunitário de 250 metros lineares.
As comemorações deste ano acontecem também por causa da construção de uma escola de nível médio para atender aos alunos do polo e pela instalação de uma unidade de segurança comunitária de 412 m² no bairro para atendimento 24 horas e que contará com 90 policiais militares, 5 viaturas, 2 motocicletas e monitoramento por vídeo.
- Essas eram antigas solicitações da comunidade. Ainda há outras para serem atendidas, mas aos poucos estamos tendo acesso aos serviços públicos essenciais - comentou Nery Mendonça.
Fonte: Imirante.com / O Estado
Em: 09/12/2011 - 08h25
Nenhum comentário:
Postar um comentário