A Prefeitura de São Luís colocou em funcionamento nesta quarta-feira (3) o Ecoponto Sacavém, está localizado na Avenida dos Africanos, proximo a entrada do Coroadinho, ao lado do antigo Habibs.
O Ecoponto Sacavém é o 14º a entrar em operação em São Luís, com a ação a prefeitura amplia a política de gestão de resíduos sólidos em São Luís, garantindo à população equipamentos para o descarte ambientalmente adequado de resíduos recicláveis e volumosos, preservando o meio ambiente e fortalecendo a economia circular por meio do apoio às cooperativas de catadores de materiais recicláveis.
O equipamento foi construído em um ponto onde era feito o descarte irregular, no local era comum o despejo de resíduos de poda e capina, entulho de obras e móveis fora de uso.
De acordo com a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, os Ecopontos têm mostrado resultados significativos porque estão sendo implantados em pontos estratégicos pela cidade. "São locais onde já havia a cultura do descarte irregular de resíduos sólidos. O que a gestão do prefeito Edivaldo tem feito, por meio da implantação dos Ecopontos e das ações de educação ambiental, é mostrar ao cidadão que existe uma maneira correta de fazer este descarte. Com isso, temos conseguido conscientizar a população a adotar atitudes sustentáveis, combatendo o descarte irregular na cidade e incentivando a reciclagem", afirma.
NOVOS ECOPONTOS
Novos Ecopontos estão sendo construídos em São Luís. O Ecoponto do Parque dos Nobres deverá entrar em funcionamento nos próximos dias, quanto também serão iniciadas as obras dos Ecopontos Barreto e Primavera. Este último será o segundo da região do Cohatrac, onde a Prefeitura de São Luís entregou, no dia 19 de junho, o Ecoponto Itapiracó, localizado na Avenida Joaquim Mochel.
Outra obra que está em andamento é a do Ecoponto Centro, localizado no Anel Viário, e que terá ainda um galpão de triagem para materiais recicláveis anexo, facilitando o trabalho da Associação de Catadores de Material Reciclável (Ascamar), para quem o espaço será cedido.
A Vila Isabel, área do Itaqui-Bacanga, é outro local que vai receber Ecoponto. Este também contará com galpão de triagem que será cedido à Cooperativa de Reciclagem de São Luís (COOPRESL).
ESPAÇOS DE LIMPEZA
Os Ecopontos são equipamentos da Prefeitura de São Luís com o objetivo de garantir à população um local para a destinação ambientalmente adequada dos resíduos recicláveis e volumosos, sendo espaços de promoção da limpeza urbana. Os resíduos recicláveis são compostos, principalmente, por metais (como aço e alumínio), papel, papelão, embalagens longa vida, diferentes tipos de plásticos e vidro. Os chamados resíduos volumosos são aqueles que apresentam grandes volumes e dificuldade de manejo. São compostos principalmente por móveis, eletrodomésticos, pneus, sucatas, entulhos de obras, restos de poda e capina etc.
Implantados desde 2016, os equipamentos já receberam mais de 30 mil toneladas de resíduos. Os materiais recicláveis entregues nos Ecopontos pela população são encaminhados para as cooperativas de catadores de materiais recicláveis de São Luís. Desta forma é possível gerar emprego e renda para estes profissionais e fortalecer a economia circular na cidade.
SAIBA MAIS
Que materiais são recebidos no Ecoponto?
ELETRÔNICOS: televisão, monitores, celular, impressoras, mouses, teclados, etc – até três unidades
ENTULHO: resíduos de construção civil, como tijolos, telhas, gessos etc – até 2m³ (volume de uma caixa d'água de 2 mil litros)
MADEIRAS: até 2m³ (volume de uma caixa d'água de 2 mil litros)
ÓLEO DE COZINHA: até 5 litros
PNEUS: até 4 unidades
PODAS DE ÁRVORE E RESTO DE CAPINA: até 2m³ (volume de uma caixa d'água de 2 mil litros)
RECICLÁVEIS: plástico, papel, isopor, metais, vidros, etc (até 300 litros – 3 sacos grandes)
VOLUMOSOS: móveis, sofás, colchão etc (até dois volumes)
Que materiais os Ecopontos não recebem?
Lixo doméstico
Animais mortos
Resíduos hospitalares
Resíduos perigosos/contaminados: pilhas, baterias, lâmpadas, cartuchos/tonner, etc
Qual o horário de funcionamento do Ecoponto?
Segunda-feira à Sábado, das 7h às 19h
Informações:
Central de Atendimento do Comitê Gestor de Limpeza Urbana: 0800 098 1636.
Nenhum comentário:
Postar um comentário