quarta-feira, 31 de março de 2021

MORRE VEREADOR DE SÃO LUÍS BATISTA MATOS POR COMPLICAÇÕES DA COVID-19

Morreu na manhã desta quarta-feira (31), em São Luís por complicações da Covid-19 o vereador de São Luís João Batista Matos (Patriota), de 46 anos. Ele estava internado desde o último dia 15 de março em um hospital da capital após ser infectado.

Militante de movimentos religiosos e comunitários ele começou sua atuação na região da Madre Deus, fazendo parte do movimento de defesa de crianças e adolescentes, chegando a ser vice-presidente do CMDCA.

Seu iniciou na vida política começou no ano de 2004, quando disputou pela primeira vez uma vaga na Câmara Municipal de São Luís. Ele ainda disputou eleições nos anos de 2008, 2012, 2016, nestes períodos como suplente exerceu mandato em algumas ocasiões. No ano passado João Batista disputou mais uma eleição, desta vez sendo eleito vereador da capital maranhense.

Atualmente, o vereador era vice-líder do governo municipal na Câmara de São Luís. Ele era formado em Rádio e TV pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Antes de atuar na vida política, ele trabalhou nos jornais "O Estado do Maranhão", "O Imparcial" e nas emissoras de rádio FM Esperança e Mirante AM.

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho, lamentou nesta quarta a morte do vereador João Batista. Por meio de nota, ele disse que o parlamentar era um "comunicador por excelência" e que vinha cumprindo o seu papel com "maestria e afinco".

Leia a íntegra da nota:

"Lamento profundamente a partida precoce do vereador João Batista Matos, na manhã desta quarta-feira (31). Batista era comunicador por excelência, dedicou sua vida trabalhando em diversos veículos de comunicação da cidade, e em 2020, conseguiu se eleger para seu primeiro mandato como parlamentar na Casa Legislativa, no qual vinha cumprindo com maestria e afinco. Se descobriu homem público após diversos trabalhos voltados para as comunidades da capital, se empenhando em causas nobres e sociais. Peço que Deus na sua infinita misericórdia, console e acalente os corações da sua esposa, Liana, da sua mãe Dona Clenir, dos seus filhos Samuel e Daniel, e dos amigos que ele construiu nesta jornada de vida".

O prefeito da capital, Eduardo Braide (Podemos), decretou luto de três dias e disse que o vereador "era reconhecido por sua fé em Deus, extremamente dedicado à sua família e ao povo de São Luís". Sobre o seu papel como jornalista, Braide disse que Batista Matos "tinha uma grande capacidade de diálogo e conciliação, sempre preocupado em ajudar ao próximo".

Leia a nota completa:

"Com o coração cheio de tristeza recebi a notícia da morte do vereador e vice-líder do nosso Governo na Câmara, Batista Matos, vítima de complicações causadas pela Covid-19, ocorrida nesta quarta-feira (31). Batista era reconhecido por sua fé em Deus, extremamente dedicado à sua família e ao povo de São Luís. Como jornalista, tinha uma grande capacidade de diálogo e conciliação, sempre preocupado em ajudar ao próximo. Nossa cidade perde uma referência na política e eu perdi um amigo. Neste momento de tamanha dor, me uno à Liana, sua esposa; seus filhos, Samuel e Daniel; demais familiares e admiradores do seu trabalho. Peço a Deus que conforte o coração de todos. Decreto luto oficial por três dias".

sábado, 27 de março de 2021

FAMÍLIAS PROTESTAM CONTRA ATRASO NO PAGAMENTO DO ALUGUEL SOCIAL EM SÃO LUÍS

Moradores das áreas consideradas de risco da região do Sacavem, Salina do Sacavém, Tunel do Sacavem, Coheb, Coroadinho, Anil e Sá Viana, realizaram na ultima quinta-feira (25), um protesto em frente a a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), para cobrar explicações sobre os cortes no pagamento do auxílio do aluguel social por parte da Prefeitura de São Luís.

De acordo com um das lideranças do movimento denominado “Movimento Polo Sacavém”, Wellington, há algum meses eles já vinham buscando junto a SEMCAS uma solução, e sempre foi feito promessas por parte da secretaria que a situação das famílias seriam regularizadas, no entretanto até o momento nada foi encaminhado, acrescentou que sempre enfrentaram problemas, mais agora ficou pior devido os cortes no pagamento do aluguel de muitas famílias, principalmente de algumas que residiam na Salina do Sacavém e que desde março de 2019 tiveram que abandonar suas casas depois das fortes chuvas que provocou deslizamentos e enchentes na áreas

Segundo Wellington, a secretária da SEMCAS Rosângela Bertoldo, se recusou a conversar com os moradores indicando assessores para recebe-los; na ocasião foram informados que a secretaria está aguardando relatórios do CRAS da região para reavaliar a situação dos moradores. Enquanto isso, as famílias estão enfrentando graves dificuldades e sob ameaças de serem despejadas das casas em que estão morando, algumas estão conseguindo pagar seu aluguel graças a ajuda da própria comunidade.

Vale lembrar que quando as famílias foram retiradas de suas casas foi acordado o pagamento do aluguel social até que fossem inseridas em programas habitacionais.

quinta-feira, 18 de março de 2021

Equatorial Energia abre processo seletivo para o Programa de Estágio 2021

Estão abertas as inscrições para o Programa de Estágio do Grupo Equatorial Energia. As vagas são para atuar em diversas áreas como, por exemplo: Recursos Humanos, Jurídico, Engenharia, Meio Ambiente, Endomarketing, Contabilidade, Relacionamento com o Cliente, Tecnologia da Informação e Telecom, Faturamento, Suprimentos, Logística, entre outras.

No total, serão disponibilizadas 80 vagas a serem distribuídas entre os Estados de atuação do Grupo (Pará, Maranhão, Piauí e Alagoas). Para o segmento de transmissão de energia do Grupo, as vagas serão direcionadas aos estados da Bahia, Minas Gerais, Tocantins e Brasília.

Além de estar com o curso em andamento, os candidatos às vagas de estágio precisam preencher outros pré-requisitos como ter conhecimento no Pacote Office, disponibilidade para estagiar 20 ou 30 horas semanais além de morar na cidade da vaga, ou ter mobilidade para o deslocamento diário até o local do estágio. O processo seletivo será realizado de forma inovadora por meio de sistema de Inteligência Artificial e etapas virtuais, incluindo avaliações, dinâmicas e entrevistas.

Inscrição e benefícios do estágio

Os interessados podem realizar inscrição por meio do link: https://equatorialestagio.across.jobs/ até o dia 14 de abril. É através desta plataforma que também será realizado o processo seletivo que inclui as seguintes
etapas:

Inscrição e testes online (até 14 de abril);
Avaliações e game online (16 a 25 de abril);
Dinâmicas de grupo (3 a 14 de maio) e
Entrevistas finais (10 a 21 de maio).

O início do estágio está previsto para junho deste ano. Além bolsa de estágio, os selecionados poderão receber benefícios como auxílio transporte, auxílio refeição e estacionamento. Somado a isso, outra novidade são as ações estruturadas para o desenvolvimento dos selecionados, envolvendo treinamentos técnicos e comportamentais que serão oferecidos durante o estágio, afim de potencializar o conhecimento e complementar a formação acadêmica.

laboratório LACMAR abre vaga para técnico em laboratório

O laboratório Lacmar, presente no Norte e Nordeste, tendo sede em São Luís, anunciou a abertura de vgas de emprego para o cargo de técnico em laboratório.

Os interessados em concorrer a vaga precisam ter nível técnico completo em análise clínicas, patologia clínica, enfermagem e áreas afins. Vai ser considerado um diferencial a experiência em atendimento e coleta em diversos públicos.

Inscrição

Os profissionais devem encaminhar currículo para o e-mail: trabalheconosco@lacmar.med.br. Lembrando de acrescentar o título “Técnico-Coleta”, até o dia 20 de março.

Hospital dos Servidores abre vagas para enfermeiros e técnicos de enfermagem

O hospital dos Servidores pertencente a rede de saúde do Estado, anunciou a abertura de vagas destinadas a enfermeiros e técnicos em enfermagem, no formato contratação imediata, as vagas são para prestação de serviços aos pacientes de UTI com o novo coronavírus.

As vagas são para enfermeiros de nível superior e técnicos de enfermagem, de preferência que tenham experiência de trabalho em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Inscrições

Os profissionais interessados devem encaminhar currículo para o e-mail: trabalheconosco@hospitalsaoluiz.net, o candidato deve descrever no assunto a seguinte mensagem: “expansão e a área – enfermeiro ou técnico de enfermagem”.
O Hospital do servidor presta atendimento exclusivo para servidores estaduais contribuintes do FUNBEN.

quinta-feira, 11 de março de 2021

Morre "Careca", proprietário do Sítio do Careca no Bom Jesus

Morreu na noite desta quarta-feira (10) no hospital Socorrão, José Garcia de 56 anos, conhecido como "Careca". Morador do Coroadinho durante algum tempo ele trabalhou com comércio, mas atualmente era proprietário do Sítio do Careca, área de lazer com campo de futebol localizada nos arredores da Vila dos Frades/Bom Jesus no Coroadinho.

Segundo informações, "Careca" recentemente foi mordido por um cachorro e não teria tomadas maiores providências, como era diabético e hipertenso houve complicações e o mesmo foi encaminhado ao hospital sendo confirmado uma infecção que se agravou causando sua morte.

Nossos sentimentos aos familiares.

segunda-feira, 8 de março de 2021

STF anula condenações de Lula: ex-presidente agora pode concorrer a eleições

Lula fica livre para disputar eleição em 2022
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou nesta segunda, dia 8, as quatro condenações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, decorrentes da Operação Lava-Jato — tríplex do Guarujá, sítio de Atibaia e sede do Instituto Lula e doações da Odebrecht. Dessa forma, o ex-presidente deixa de ser inelegível e pode concorrer às eleições de 2022.

Em nota, Fachin afirmou que considera a vara de Justiça de Curitiba, onde tramitaram os processos contra o ex-presidente, não tem competência para julgar o caso. O ministro também apontou que o único ponto de 'intersecção entre os fatos narrados' na denúncia contra Lula e a competência de Curitiba foi o pertencimento do grupo OAS ao cartel de empreiteiras que atuava de forma ilícita nas contratações da Petrobras.

Ao estender a decisão para as outras três ações penais - sítio de Atibaia, terreno do Instituto Lula e doações da Odebrecht - o ministro afirmou que existem as mesmas problemáticas.
Segundo a consultoria política Arko Advice, a Procuradoria Geral da República irá recorrer da decisão do Ministro do STF Edson Fachin, que anulou as condenações do ex-presidente Lula.

"O Ministro Edson Fachin, por decisão monocrática, entendeu que a 13ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Curitiba não era o juízo competente para processar e julgar Luiz Inácio Lula da Silva.

A decisão foi tomada em pedido de habeas corpus formulado pela defesa em 03.11.2020 e se aplica aos seguintes casos: Ações Penais n. 5046512-94.2016.4.04.7000/PR (Triplex do Guarujá), 5021365-
(sede do Instituto Lula) e 5044305-83.2020.4.04.7000/PR (doações ao Instituto Lula). Com a decisão, foram declaradas nulas todas as decisões proferidas pela 13ª Vara Federal de Curitiba e determinada a remessa dos respectivos autos para à Seção Judiciária do Distrito Federal.

Embora a questão da competência já tenha sido suscitada indiretamente, é a primeira vez que o argumento reúne condições processuais de ser examinado, diante do aprofundamento e aperfeiçoamento da matéria pelo Supremo Tribunal Federal.

O Ministro Edson Fachin afirma que, após o julgamento do INQ 4.130-QO pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal, a jurisprudência restringiu o alcance da competência da 13ª Vara Federal.

Inicialmente, retirou-se todos os casos que não se relacionavam com os desvios praticados contra a PETROBRAS. Em seguida, passou a distribuir por todo território nacional as investigações que tiveram início com as delações premiadas da Odebrecht, OAS e J&F. Finalmente, mais recentemente, os casos envolvendo a Transpetro (Subsidiária da própria Petrobras) também foram retirados da competência da 13ª Vara Federal de Curitiba.

Nas ações penais envolvendo Luiz Inácio Lula da Silva, assim como em outros processos julgados pelo Plenário e pela Segunda Turma, verificou-se que os supostos atos ilícitos não envolviam diretamente apenas a Petrobras, mas, ainda outros órgãos da Administração Pública.

Segundo o Ministro Fachin, especificamente em relação a outros agentes políticos que o Ministério Público acusou de adotar um modus operandi semelhante ao que teria sido adotado pelo ex-Presidente, a Segunda Turma tem deslocado o feito para a Justiça Federal do Distrito Federal.


Apesar de vencido diversas vezes quanto a tema, o Relator, tendo em consideração a evolução da matéria na 2ª Turma em casos semelhantes, entendeu que deve ser aplicado ao ex-Presidente da República o mesmo entendimento, reconhecendo-se que 13ª Vara Federal de Curitiba não era o juiz natural dos casos.

sexta-feira, 5 de março de 2021

PREFEITURA LANÇA O SERVIÇO RAPIDÃO SÃO LUÍS NO TRANSPORTE COLETIVO

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação







A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), iniciou, nesta sexta-feira (5), o serviço 'Rapidão São Luís', com ônibus articulados que vão de terminal para terminal, em novas rotas e menos paradas e com saída de três Terminais de Integração: Distrito Industrial, Terminal do São Cristóvão e Terminal da Cohama. Com isso, a população diminuirá até a metade do tempo para se deslocar pela cidade, chegando mais rápido em sua casa ou local de trabalho.

Inicialmente, cada linha do 'Rapidão São Luís' terá oito viagens diárias, sendo quatro pela manhã e quatro à tarde. “O ‘Rapidão São Luís’ vai tornar as viagens dos usuários mais rápidas proporcionando maior pontualidade no deslocamento e chegada dos passageiros aos seus destinos", destacou o secretário da SMTT, Cláudio Ribeiro.

O serviço 'Rapidão São Luís' manterá o benefício do Bilhete Único entre as linhas nos horários de circulação diária. Desse modo, se o passageiro usar o benefício em uma linha convencional e pegar o Rapidão, o tempo do bilhete não sofrerá alterações. O mesmo vale para quem faz o transbordo das linhas do 'Rapidão São Luís' e vai usar uma linha convencional. O novo serviço será monitorado pelo Centro de Controle de Operações (CCO) com a equipe técnica para o devido acompanhamento diário e os devidos ajustes futuros.

"Esse é mais um dos compromissos que assumi com nossa gente e, que agora, vira realidade. É só o começo. Com soluções inteligentes, estamos transformando o dia a dia da nossa cidade para melhor", afirmou o prefeito Eduardo Braide.

Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), atualmente as linhas que fazem o trajeto entre os terminais de integração Distrito Industrial e Praia Grande levam cerca de 180 minutos para fazer as viagens de ida e volta. Com o “Rapidão São Luís”, este tempo cairá para, no máximo, 60 minutos.

Serviço

Inicialmente, o “Rapidão São Luís” conta com três linhas exclusivas que saem dos terminais de integração Distrito Industrial, Cohama e São Cristóvão, que farão oito viagens diárias, quatro pela manhã e quatro à tarde, com intervalo de, no máximo, 40 minutos entre elas. As linhas fazem trajetos diferentes nas viagens de ida e volta para garantir maior acesso dos usuários a diferentes áreas da cidade.

O secretário Municipal de Trânsito e Transportes, Cláudio Ribeiro, afirmou que haverá monitoramento do serviço para que ele seja aprimorado e ampliado. “Faremos o monitoramento diário da demanda para que possam ser feitos os ajustes necessários quanto a horários e rotas, de acordo com as necessidades da população. Estamos começando com seis ônibus, mas a meta é colocar todos os 20 ônibus articulados que fazem parte da nossa frota para a atender à população por meio deste serviço”, explicou.

O serviço 'Rapidão São Luís' manterá o benefício do Bilhete Único entre as linhas nos horários de circulação diária. Desse modo, se o passageiro usar o benefício em uma linha convencional e pegar o Rapidão, o tempo do bilhete não sofrerá alterações. O mesmo vale para quem faz o transbordo das linhas do 'Rapidão São Luís' e vai usar uma linha convencional. O novo serviço será monitorado pelo Centro de Controle de Operações (CCO) com a equipe técnica para o devido acompanhamento diário e os devidos ajustes futuros.

Rotas do Rapidão São Luís

Linha Terminal Cohama/Terminal Praia Grande
Ida: Daniel de La Touche, Avenida dos Holandeses, Avenida Castelo Branco-Terminal Praia Grande
Volta: Rua das Cajazeiras, Camboa, Ponte Bandeira Tribuzzi, Avenida Carlos Cunha, Avenida dos Holandeses, Avenida Daniel de La Touche

Linha Terminal São Cristóvão/Terminal Praia Grande
Ida: Avenida Jerônimo de Albuquerque, Terminal da Cohab, Avenida Jerônimo de Albuquerque Terminal da Cohama, Avenida Jerônimo de Albuquerque, Avenida Colares Moreira, Avenida Castelo Branco, Terminal da Praia Grande
Volta: Avenida dos Franceses, Rodoviária, Avenida Guajajaras, Terminal do São Cristóvão

Linha Terminal Distrito Industrial/Terminal Praia Grande
Ida: BR 135, Avenida dos Franceses, Monte Castelo, Praça Deodoro, Terminal Praia Grande
Volta: Avenida dos Africanos, Franceses, BR 135, Terminal do Distrito