segunda-feira, 31 de maio de 2021

DOIS MORADORES DO POLO COROADINHO MORREM EM DECORRÊNCIA DA COVID-19 NOS ÚLTIMOS DIAS

A epidemia do Coronavírus continua fazendo vítimas, no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta segunda-feira (31), mostrou que o Maranhão já totaliza 290.299 casos confirmados e 8.140 mortes. Nas últimas 24h foram registrados 415 novos casos e 22 mortes pela doença. 

Nos últimos dias dois moradores do polo Coroadinho perderam a vida em decorrência da Covid-19. Nesta segunda-feira (31), o morador da Rua do Fio, Miguel Cabral, perdeu a luta pela vida. Ele fazia parte do grupo de risco por conta da diabetes e estava há alguns dias internado após apresentar os sintomas, nos últimos dias seu quadro de saúde se agravou e ele não resistiu. 

Miguel era bastante conhecido. Ele trabalhava como Mototaxista no posto em frente ao estádio jairzão na Avenida dos Africanos. Ele deixa esposa e filhos.

No sábado faleceu a professora Isabel Araújo Pimenta, que morou por muito tempo na residência dos pais em um imóvel na Avenida Amália Saldanha, em frente à "farmácia Saúde. Depois de formar família, ela foi residir no Bom Jesus.

Isabel Araújo Pimenta

Miguel Cabral


sexta-feira, 28 de maio de 2021

SAMPAIO ANUNCIA FELIPE SURIM COMO SEU NOVO TREINADOR

Depois de  anunciar a demissão de Daniel Neri, o Sampaio agiu rápido e oficializou a contratação do seu novo treinador, Felipe Surian, 39 anos. Seu último trabalho foi a frente da Portuguesa do Rio de Janeiro no campeonato carioca neste ano, conquistando a terceira colocação.

Surian tem passagens por clubes como Tupi-MG, Caldense-MG, Vila Nova-MG, Uberlândia-MG, Joinville-SC e Volta Redonda, onde conquistou o Campeonato Brasileiro da Série D de forma invicta, em 2016, além da Taça Rio no mesmo ano.

Felipe Surian desembarca em São Luís na manhã desta sexta-feira, acompanhado do seu auxiliar técnico Marcos Menezes, e à tarde já comanda o primeiro treino no CT José Carlos Macieira. Sua estreia no comando da Bolívia Querida será na segunda-feira, diante do Goiás, na rodada de abertura do campeonato brasileiro da Série B.

sexta-feira, 21 de maio de 2021

CAIXA ANUNCIA ABERTURA DE 19 AGÊNCIAS NO MARANHÃO


A Caixa Econômica Federal abrirá 130 unidades em todo o país até o fim do ano, anunciou hoje (20) o presidente do banco, Pedro Guimarães. Ao todo, 79 unidades para atendimento ao público e 51 unidades especializadas em agronegócio começarão a funcionar em 128 municípios.

No Maranhão serão abertas 19 agências, as cidades contempladas são: Alcântara, Amarante do Maranhão, Araioses, Balsas, Bom Jardim, Buriticupu, Coelho Nero, Colinas, Coroatá, Itapecuru-Mirim, Lago da Pedra, Santa Helena, Santa Luzia, São Bento, São Mateus do Maranhão, Tuntum, Tutoia, Vargem Grande e Vitorino Freire.

Com a expansão da rede, o banco passará a atuar em todos os municípios com mais de 40 mil habitantes. Na região Centro-Oeste, a Caixa abrirá 20 unidades: uma no Distrito Federal; cinco em Goiás; sete no Mato Grosso e sete no Mato Grosso do Sul. No Nordeste, serão abertas 43 unidades: três na Bahia; 10 no Ceará; 19 no Maranhão; uma na Paraíba; oito em Pernambuco e duas no Piauí.

Na região Norte, são 33 novas unidades: sete no Amazonas; 23 no Pará; duas em Rondônia e uma em Tocantins. Serão inauguradas 20 unidades no Sudeste: uma no Espírito Santo; oito em Minas Gerais; nove em São Paulo e duas no Rio de Janeiro. Na região Sul, a rede de atendimento ganhará 14 unidades: sete no Paraná; duas em Santa Catarina e cinco no Rio Grande do Sul.

Essa é a segunda expansão da rede de atendimentos da Caixa anunciada neste ano. Em janeiro, o banco havia anunciado a criação de 75 unidades em todo o país, com prioridade para o Norte e o Nordeste.

Com a expansão, a Caixa totalizará 4,3 mil unidades próprias, entre agências e unidades especializadas de atendimento. Além disso, o banco tem 8.985 correspondentes bancários; 13.226 unidades lotéricas, duas agências-barco e oito agências-caminhão, o que somará mais de 26 mil pontos de atendimento físico.

quinta-feira, 20 de maio de 2021

COVID 19: PRIMEIRO CASO DA CEPA INDIANA É CONFIRMADO EM SÃO LUÍS

Em coletiva realizada na manhã desta quinta-feira (20), o secretário da Saúde do Maranhão (SES), Carlos Lula, confirmou o primeiro caso de Covid-19 provocado pela variante do coronavírus detectada pela primeira vez na Índia. 

A nova cepa foi identificada em um dos tripulantes do navio MV Shandong Da Zhi, atracado no litoral do Estado. O indiano, de 54 anos, deu entrada em um hospital da rede privada em São Luís, na última sexta (14).

Segundo Carlos Lula, foi possível fazer o estudo genômico de 6 das 15 amostras estudadas. Em todas as 6 amostras foram confirmadas a cepa indiana. “A tripulação permanece isolada, ela permanece no navio. O navio não vai atracar, pois não tem autorização para faze-lo em nosso território. A gente tem, ainda, um tripulante que está em isolamento, em um hospital privado aqui da capital. A gente vai tomar todos os cuidados de precaução em relação à quem teve contato com ele, a gente vai testar todas as equipes do hospital privado”, afirmou Carlos Lula.

Sobre a porcentagem de transmissão da nova cepa, o secretário de Saúde revela que, segundo estudos, quando uma nova cepa chega à um local os casos costumam aumentar. “O comportamento dela é parecido com o comportamento da P1, mas ela aparenta ser mais transmissível, e isso é o que nos preocupa”, relatou Carlos Lula, que disse, ainda, que a variante detectada pela primeira vez na Índia já está em dois países na América do Sul, Argentina e Brasil.

Secretário de Saúde faz alerta para terceira onda de Covid-19 no estado

 “Não quero ser o profeta das notícias ruins, mas estamos em uma subida para a terceira onda.”, afirmou Carlos Lula, na quarta-feira (19) em uma entrevista para O Bom Dia Maranhão. Segundo o secretário, o Maranhão pode sofrer uma terceira onda de Covid–19 e ressaltou o aumento das internações em hospitais. No último sábado (15), 60 pessoas foram internadas em São Luís e mais 40 deram entrada nesta terça-feira (18).

“Se isso continuar, iremos chegar rapidamente aos 100% de ocupação de leitos e a doença continua circulando de forma intensa.”, disse Carlos Lula.

terça-feira, 18 de maio de 2021

PREFEITURA DE SÃO LUÍS CONVOCA 70 NOVOS PROFESSORES PARA A REDE MUNICIPAL DE ENSINO

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, anunciou nesta segunda-feira (17), que serão convocados 70 professores do cadastro de reserva do último concurso realizado pela prefeitura de São Luís, ainda no ano de 2018, os convocados atuação em escolas da Zona Rural.

Os profissionais serão lotados em turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano e na Educação Especial nas funções de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras), Braille e Atendimento à Educação Especializada. A convocação dos novos professores foi efetivada nesta terça-feira (18), por meio de publicação no Diário Oficial.

“Com esta convocação, vamos fortalecer nossos quadros funcionais com profissionais concursados que em muito contribuirão com a educação do nosso município. Temos o compromisso de melhorar a qualidade do ensino em nossa capital e isto passa, necessariamente, pela valorização dos professores que são peça fundamental do sistema de ensino e aprendizagem”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Fonte: PMSL

segunda-feira, 10 de maio de 2021

OPORTUNIDADE

O Centro Educacional Profissional do Coroadinho (CEPC), está contratando professores e instrutores para ministrarem os seguintes cursos: manicure, cabeleireiro, cozinha regional, doces e salgados, corte e costura e dança.
Interessados devem enviar currículo, colocando o título de sua área de atuação para: cepcma@hotmail.com

VALE ABRE PROCESSO SELETIVO DANDO PRIORIDADE A PROFISSIONAIS COM DEFICIÊNCIA NO MARANHÃO

Até o dia 14 de maio estão abertas as inscrições para um processo seletivo da Vale. São cerca de 200 vagas para profissionais com deficiência.

As inscrições devem ser feitas no site www.vale.com/oportunidades ou pelo perfil da empresa no LinkedIn.

Há oportunidades para diversos cargos, em áreas operacionais e administrativas, incluindo o trabalho remoto. A seleção voltada para profissionais com deficiência faz parte do movimento da empresa de se tornar mais inclusiva e ampliar a diversidade. As oportunidades presenciais (em que não será possível o trabalho remoto) estão distribuídas nos estados do Pará, Maranhão, Rio de Janeiro e Minas Gerais.


Para o Maranhão, serão 26 vagas, distribuídas entre os municípios de São Luís (21), Santa Inês (3), Bom Jesus das Selvas (1) e São Pedro d’Água Branca (1).

No site, o candidato poderá verificar qual vaga está mais alinhada ao seu perfil, realizar a inscrição e participar do processo seletivo 100% online. A avaliação de cada candidato acontecerá durante todas as etapas do processo seletivo, conforme modelo global de recrutamento, iniciando pela análise de enquadramento.

quarta-feira, 5 de maio de 2021

PREFEITURA LANÇA NO COROADINHO O PROJETO “PREFEITURA NO BAIRRO”



Nesta quarta-feira (5), o prefeito Eduardo Braide lançou no Coroadinho, o Projeto “Prefeitura no Bairro”. Posteriormente o projeto será levará a outros bairros da cidade promovendo um conjunto de serviços de revitalização e reestruturação. 

Segundo a prefeitura será investido na área R$ 1 milhão em obras de mobilidade urbana. Os serviços serão executados em conjunto com varias secretarias municipais: Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp); Trânsito e Transportes (SMTT); o Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur); do Comitê Gestor de Limpeza Urbana (CGLU), entre outros órgãos municipais.

O bairro recebera os serviços de adequações em unidades de saúde, limpeza urbana, recuperação asfáltica de ruas e avenidas, pintura dos canteiros, readequação de espaços como praças e campo de futebol, implantação de novos equipamentos esportivos e sociais, troca da iluminação pública, melhoria no acesso ao bairro com a abertura de um novo retorno e a implantação de sinalização horizontal e vertical, entre outras demandas

No Alto São Sebastião será implantado um Ponto Limpo, acabando com um local de descarte irregular de lixo.

Desde o início da semana, o bairro começou a receber serviços de limpeza urbana como recuperação asfáltica, capina e roçagem. Também será feita a poda das árvores, afim de evitar problemas como a perda de eficiência da iluminação pública e o rompimento de cabos condutores da rede elétrica.

Para garantir acessibilidade no estádio Jairzão serão implantadas rampas de acesso. O espaço ganhará ainda colocação de um alambrado de contenção entre o estacionamento e o canal do Rio das Bicas.

A escadaria da Rua da Vitória será reformada e receberá os serviços de colocação de corrimão para melhorar a acessibilidade e segurança dos passantes. 

“Vamos trazer um impacto importante na melhoria das condições de vida da população do Coroadinho com a realização das diversas intervenções que o bairro vai receber. São ações estratégicas como a realocação de postes e canteiros para melhorar os acessos viários ao bairro e tornar a iluminação pública mais eficiente. Faremos ainda serviços de manutenção de vias públicas, reforma de diversos equipamentos urbanos de lazer entre outras”, disse Braide.

Ações implementadas pela prefeitura na área Coroadinho:
  • Iluminação Pública (troca da iluminação antiga pela iluminação de LED, em aproximadamente 700 pontos;
  • Reforma do Campo Jairzão (adequação do gramado, pintura dos muros, reestruturação das arquibancadas, implantação de sistema de irrigação simples e construção de uma arena de areia);
  • Praça Nossa Senhora do Carmo (reforma do alambrado da quadra poliesportiva; melhoria na iluminação; pintura de mural com arte urbana, feita pela artista Railde Diniz; construção de rampas de acessibilidade; colocação de um alambrado de contenção entre o estacionamento e o canal);
  • Implantação de um novo retorno de acesso ao Coroadinho na Avenida dos Africanos (será feito um novo retorno de acesso ao bairro ligando a Avenida dos Africanos à Rua Bom Jesus);
  • Adequação e entrega da nova praça, no antigo campo do Burro Brabo (serviços de adequação e manutenção serão realizados em toda a praça. Também será construído um totem personalizado em homenagem ao bairro;
  • Reestruturação da Unidade Mista do Coroadinho e do Centro de Saúde Dr. Antônio Guanaré (pintura e revitalização da Unidade Mista e do Centro de Saúde do bairro);
  • Reforma e melhorias na escadaria da Rua da Vitória;
  • Ponto Limpo (Implantação de um Ponto Limpo no Alto São Sebastião);
  • Recuperação asfáltica (manutenção no pavimento das principais vias e avenidas do bairro;
  • Realização de limpeza urbana, com capina, poda das árvores e pintura de canteiros, em todo o bairro;
  • Implantação de sinalização horizontal e vertical, nas áreas de maior uso de pedestres e motoristas; colocação de um novo abrigo para usuários de transporte público, na Avenida dos Africanos, ao lado do Campo Jairzão.










Foto: Divulgação: Prefeitura de São Luís

terça-feira, 4 de maio de 2021

JUSTIÇA CONCEDE SAÍDA TEMPORÁRIA DO DIA DAS MÃES PARA 722 PRESOS EM SÃO LUÍS

A juíza Lidiane Melo de Souza, respondendo pela 1 ª Vara de Execuções Penais de São Luís, determinou a liberação de 722 detentos da Região Metropolitana de São Luís para a saída temporária do Dia das Mães.

Os presos siarão nesta quarta-feira (05) às 9h, com a obrigação de retornar às unidades prisionais até as 18h do dia 11 de maio (terça-feira). Eles também precisam seguir algumas regras, como não frequentar festas, bares e similares.

Aqueles que não comparecerem no prazo determinado serão considerados foragidos.

O calendário das saídas temporárias normalmente leva em consideração o período da Páscoa; Dia das Mães; Dia dos Pais; Finados e Natal/Ano Novo.

Mais uma vez, traz muita discursão a liberação de detentos em meio a um dos piores momento da da pandemia da Covid-19 no Maranhão. Em alguns estados, inclusive no aqui no Maranhão, as saída temporárias já foram adiadas levando em consideração a crise sanitária e o risco da Covid-19 aos próprios detentos.

Em regra, as saídas temporárias previstas no artigo 122 da Lei de Execuções Penais são concedidas cinco vezes por ano, com duração de sete dias cada, e não preveem a saída de condenados que cumprem pena por praticar crime hediondo com resultado morte.

Na última vez que foi concedido a saída temporária para detentos no Maranhão foi na páscoa. Dos 628 detentos beneficiados, 31 não retornaram ao sistema prisional da Grande São Luís.