quinta-feira, 22 de julho de 2021

MAIS UMA VEZ JUSTIÇA INTERVÊM NA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO COROADINHO

Diretoria Provisória da Associação de Moradores - 2021/2022













Sete anos depois que o ministério Público do Maranhão, através da Promotoria das Fundações destituiu a diretoria da Associação de Moradores do Coroadinho, em resposta ao processo instaurado para averiguar denuncias do sócio da entidade Antônio Ceará, como também um abaixo assinado com 200 assinaturas de moradores do bairro, processo este que finalizou com a eleição do grupo coordenado pela agente de saúde, Maria de Jesus Pires (Cotinha), novamente a entidade sofre uma intervenção da justiça, devido a negligencia da última diretoria que não realizou sequer um novo processo eleitoral, além de abandonar a entidade. 

Na quarta-feira (21), depois de ser acionada a 1ª Promotoria de Justiça Especializada em Fundações e Entidades de Interesse Social da Ilha de São Luís, comandada pela promotora de Justiça, Doraci Moreira Reis Santos convocou moradores e realizou uma audiência pública para definir a situação da entidade.

Como encaminhamento foi eleita e empossada uma diretoria provisória para a entidade. O mandato da diretoria terá validade de um ano, para reorganizar a entidade e realizar a eleição de uma diretoria.

Diretoria Provisória da Associação de Moradores - 2021/2022 
Presidente: Sidiney Pereira 
Vice-Presidente: José de Ribamar Araújo 
1° Secretária: Mary Célia dos Santos Araújo 
2°Secretário: Wagner Santos 
1° Tesoureira: Lucilene Soares 
2° Tesoureiro: Hugo Cruvel 

Conselho Fiscal
Presidente Francisco Bezerra Araújo 
Conselheiras: Samara Santos; Dayane Corrêa

A última Eleição da Associação de Moradores do Coroadinho ocorrida no dia 08 de junho de 2014, trazia muita expectativa para organização do bairro. Quatro chapas habilitaram-se para o processo, algumas delas com apoio declarado de políticos e promessas de compromisso e dedicação pelo bairro. 

A chapa eleita conseguiu 346 votos, do total de 874 sócios que compareceram para votar. Havia muito otimismo, pois o grupo era formada por muita gente nova que acreditava-se estarem dispostos a trabalharem pelo bairro, mas a harmonia do grupo durou pouco tempo e logo, cada um botou sua sacola no saco e foi procurar novos horizontes.

Ainda durante o processo de recebimentos das chaves do prédio da associação o grupo que agora administra a entidade foi visitar o local e para surpresa de todos encontraram pessoas morando no local, além do prédio estar totalmente  depredado.









quinta-feira, 15 de julho de 2021

GÊMEAS DO COROADINHO REPRESENTAM O BRASIL NA OLIMPÍADA DO JAPÃO

Nascidas e criadas na comunidade Thalia e Thalita da Silva Costa são destaques da Seleção Brasileira de Rugby, após se destacar também no atletismo; família acompanha ansiosa os preparativos das irmãs em Tóquio, onde estão desde a semana passada

As gêmeas Thalia e Thalita são destaques no Rugby e estão representando o Coroadinho na Seleção brasileira da categoria que está no Japão

Uma dupla nascida e criada na comunidade do Coroadinho, nas proximidades do Centro de São Luís, está em Tóquio representando o Brasil na Olimpíada do Japão.

Thalia e Thalita da Silva Costa são gêmeas e estão na Seleção Brasileira de Rugby, uma das favoritas à medalha de ouro da modalidade.

– Eita felicidade. Eu o tempo todo estou emocionada com tudo isso – disse Ivanilde Costa, mãe das moças, que têm 23 anos.

Thalia e Thalita estão no esporte desde criança, primeiro nas corridas de rua, até se destacarem nas pistas de atletismo, pelo porte físico; sem perspectivas no esporte, decidiram se afastar e tentar faculdade e trabalho.

– Não demorou muito surgiu um convite a Thalia para participar de um treino de Rugby; como ela disse, foi amor à primeira vista, amor no primeiro contato, em fevereiro de 2017 – conta Ivanilde.

Em seguida, Thalita também decidiu experimentar a modalidade.

Thalita mostrou logo cedo talento para o rugby, após treinar atletismo na adolescência

O porte físico, a força e a velocidade das irmãs gêmeas deram destaque às duas no Rugby; ainda em 2017 foram treinar no Delta Rugby, clube de Teresina (PI), chamando atenção da Confederação Brasileira de Rugby.

– Em 2018 veio a oportunidade de fazer o teste da seleção em São Paulo. Ela foi chamada para disputar os jogos sulamericanos do Cochabamba – conta a mãe, ainda moradora do Coroadinho, onde as meninas passam férias

Thalia em ação em seu clube: força e agilidade são vantagens para a modalidade

Desde então, as irmãs moram em São Paulo, onde estão à disposição da Seleção Brasileira.

A convocação para a Olimpíada foi só uma questão de tempo.

– Pra mim e motivo de muita felicidade poder contribuir de alguma forma para o crescimento desse esporte, e poder falar um pouco dessas meninas aguerridas. Que venha a medalha olímpica – torce a mãe, orgulhosa.

A Olimpíada do Japão começa na próxima quinta-feira, 22…

Fonte: Blog do Marcos D'Eça

segunda-feira, 5 de julho de 2021

ASSASSINATO SEGUIDO DE LINCHAMENTO OCORRE NO COROADINHO NESTE FINAL DE SEMANA

No início da madrugada deste domingo (4), duas pessoas foram mortas no Alto São Sebastião, na área do bairro Coroadinho, em São Luís. Segundo informações preliminares da polícia, Raimundo Coelho Cabral, 51 anos, conhecido como "Raimundo do Atual", proprietário do Atual Bar" foi assassinado a tiros e, em seguida, o autor do crime, Jadson de Jesus Ribeiro Leite, 22 anos, foi morto por populares.

De acordo com a polícia, há três versões para a motivação do crime contra o dono do bar, a principal é que Raimundo Coelho teria tido uma discussão com uma pessoa que estava no local, possivelmente por causa do fechamento do bar, que deveria encerrar as atividades à meia noite. Testemunhas afirmam que, quando ele limpava o local, a pessoa que havia discutido com ele, Jadson de Jesus, conhecido como "Jaú", teria chegado de bicicleta e efetuou um tiro contra o dono do bar, que morreu no local.

Após o crime, populares que estavam na área revoltados com a morte do comerciante se juntaram e iniciaram o linchamento de Jadson, que também morreu no local, informaçoes dão conta de que ele tem familiares na região, mas residia no Bairro de Fátima.


A polícia segue investigando o caso. Nenhum suspeito de linchar Jadson de Jesus foi preso nem identificado até o momento.

Raimundo Coelho Cabral, era uma figura bastante conhecida no Coroadinho, principalmente entre o seguimento da realização de eventos. O "Atual Bar", é um estabelecimento onde é realizado festas e eventos, sendo um ponto de referência e lazer para a população da área.