sexta-feira, 24 de março de 2023

ASSASSINO DE WESLEY SAMPAIO É CONDENADO A MAIS DE 47 ANOS DE PRISÃO

O 1º Tribunal do Júri de São Luís condenou em sessão ocorrida no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), na última quinta-feira (16), a 47 anos, 11 meses e quinze dias de prisão o réu identificado como Jonhatan de Carvalho, um dos assassinos do morador do Coroadinho, Wesley da Silva Sampaio, 27 anos com disparos de arma de fogo. O crime ocorreu no dia 17 de julho de 2020 na porta de sua residência no Alto São Sebastião.

Jonhatan, foi condenado por roubo e por efetuado os disparos que vitimou Wesley Sampaio. O outro acusado de participação no crime não foi a julgamento, pois enfrenta problemas de saúde e não pôde comparecer a sessão.

Relembre o Caso

Por volta do meio-dia dessa sexta-feira (17), mais um crime ocorrida no Alto São Sebastião no Coroadinho, tira a vida de um inocente e deixa a população revoltada com mais uma barbárie.

A vítima, identificada como Wesley Sampaio, 27 anos, foi executada na porta de sua residência com disparos de arma de fogo. Segundo informações, “Sampaio”, como era conhecido, observava juntamente com outras pessoas um serviço que estava sendo realizado por pedreiros em uma residência vizinha a sua casa, ocasião que foram surpreendidos por dois homens que chegaram em uma motocicleta pop com armas de fogo empunhadas, ordenando que ninguém corresse.

Houve uma correria e foi feito um disparo que atingiu a vitima na cabeça, os homens continuaram a perseguir dois homens que conseguiram fugir. Os homens retornam e efetuam mais um disparo no jovem que já estava caído.

Após os disparos os homens fugiram. Alguns relatos dão conta que os assassinos já tinham cometido assaltos à moradores da área antes de cometerem o assassinato.

A morte de “Sampaio”, que não tinha nenhum envolvimento com a criminalidade, deixou os moradores consternados e revoltados com mais um crime que tira a vida de um inocente.

Ele era bastante conhecido na região. Durante sua juventude foi participante de grupos de jovens e depois de casado atuou na pastoral familiar, movimentos da igreja católica.

Era desportista, atuando por várias equipes de futebol amador da região. Trabalhava como promotor de vendas e deixou esposa e duas filhas pequenas.

COROADINHO, AGORA É A 8ª MAIOR FAVELA DO BRASIL


O Brasil tem 11.403 favelas, onde vivem cerca de 16 milhões de pessoas, em um total de 6,6 milhões de domicílios, segundo uma prévia dos dados do Censo Demográfico 2022, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado significa uma expansão de cerca de 40% no número de brasileiros morando em favelas nos últimos 12 anos. O Censo Demográfico de 2010 tinha contado 11,426 milhões de habitantes em favelas naquele ano.

A favela mais populosa do País atualmente é a Sol Nascente, em Brasília, com 87.184 moradores. A carioca Rocinha, que liderava o ranking em 2010, ficou em segundo lugar em 2022, com 67.199 moradores.
Em terceiro lugar, figurou Cidade de Deus/Alfredo Nascimento, em Manaus, com 55.361 pessoas, seguida por Rio das Pedras, no Rio de Janeiro, com população estimada em 54.793.

O IBGE instituto pondera que os dados referentes a 2022 são preliminares, "sujeitos a revisões até a divulgação dos resultados definitivos" do Censo Demográfico, atualmente ainda em campo. Apesar do anúncio de que o Censo Demográfico 2022 havia encerrado a coleta, recenseadores ainda estão em campo tentando reduzir a proporção de não recenseados na população.

No que deveria ser a etapa de apuração e conferência de informações prestadas, trabalhadores contratados pelo instituto têm tentado ampliar a cobertura com visitas a mais domicílios. Há Estado com mais de 20% da população ainda não recenseada. Até o último dia 15 de março, 190,523 milhões de brasileiros tinham sido recenseados, o equivalente a aproximadamente 89,3% da população, segundo a prévia estimada pelo IBGE e enviada ao Tribunal de Contas da União (TCU), no fim de 2022.

Coroadinho agora é considerado a 8º maior favela do Brasil

Segundo os dados divulgado pelo Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2011, o Coroadinho ocupava a 4ª posição no ranking nacional das maiores favelas do Brasil, com uma população de 53.945 pessoas. Sendo na ocasião a maior favela de todo Norte-Nordeste.

Conforme, dados levantados, neste último Censo, o bairro do Coroadinho e Cidade Olímpica estão classificados entre as 20 maiores favelas do Brasil. o Coroadinho está em oitava posição, com 18.331 domicílios e Cidade Olímpica em vigésimo, com 10.378 domicílios.

Veja abaixo o ranking de favelas por número de domicílios, em 2022:

Sol Nascente, Brasília: 32.081
Rocinha, Rio de Janeiro: 30.955
Rio das Pedras, Rio de Janeiro: 27.573
Beiru, Tancredo Neves: Salvador: 20.210
Heliópolis, São Paulo: 20.016
Paraisópolis, São Paulo: 18.912
Pernambués, Salvador: 18.662
Coroadinho, São Luís: 18.331
Cidade de Deus/Alfredo Nascimento, Manaus: 17.721
Comunidade São Lucas, Manaus: 17.666
Baixada da Estrada Nova Jurunas, Belém: 15.601
Alto Santa Teresina - Morro de Hemeterio - Skylab-Alto Zé Bon, Recife: 13.040
Assentamento Sideral, Belém: 12.177
Jacarezinho, Rio de Janeiro: 12.136
Valéria, Salvador: 12.072
Baixadas da Condor, Belém: 11.462
Bacia do Una-Pereira, Belém: 11.453
Zumbi dos Palmares/Nova Luz, Manaus: 11.326
Santa Etelvina, Manaus: 10.460
Cidade Olímpica, São Luís: 10.378
Colônia Terra Nova, Manaus: 10.036

sábado, 11 de março de 2023

ANIVERSÁRIO DE 46 ANOS DO COROADINHO SERÁ COMEMORADO NESTE DOMINGO (12). PABLO É ATRAÇÃO PRINCIPAL

Neste domingo (12), será comemorou o 46º aniversário do Coroadinho. A data vai ser celebrada com um grande show musical que acontecerá no Viva Coroadinho, no Alto São Sebastião a partir das 16h.

Várias atrações locais participarao do evento: Xavier Júnior, Banda de Forró Aperta o Play, Dj Jhonata Soares, Gerusa Freitas, entre outros. Mas sem dúvida a grande atração deste ano será o cantor Pablo – A Voz Romântica, que também é conhecido no país como o “Rei da Sofrência”.
Sobre o Coroadinho

A ocupação da area do Coroadinho aconteceu em março de 1977, porém, bem antes de chegarem os primeiros ocupantes na área até então chamada de Sitio Caboclo, já existiam alguns moradores que usavam a terra para fazer plantação agrícola.

Sua ocupação foi feita por pessoas vindas de outra área ocupada anteriormente, o Coroado. O nome Coroadinho vem exatamente pela proximidade das duas ocupações, a primeira passou a ser chamada de "Coroado Grande" e a mais nova "Coroadinho". "Coroado", era o nome da Vila da novela Irmãos Coragem - exibida pela Rede Globo no início dos anos 70.