sexta-feira, 20 de setembro de 2024

IFMA ABRE INSCRIÇÕES NO SELETIVO 2025 PARA CURSOS TÉCNICOS


O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) abriu o período de inscrições do Processo Seletivo 2025 aos cursos técnicos de nível médio. Os candidatos poderão se inscrever até o dia 21 de outubro, pela internet. Esta etapa é confirmada somente após o pagamento da taxa no valor de R$ 30.

Nessa quarta-feira (18), o Instituto também publicou o resultado preliminar dos pedidos de isenção. Aqueles que estiverem com isenção confirmada estão automaticamente inscritos. Já aqueles que tiveram a solicitação negada ainda podem entrar com recurso nos dias 19 e 20 de setembro, por meio da área do candidato.

Estão sendo ofertadas 6.110 vagas em 29 campi localizados em 27 cidades maranhenses. Há vagas em Açailândia, Alcântara, Araioses, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Carolina, Caxias, Codó, Coelho Neto, Grajaú, Imperatriz, Itapecuru, Pedreiras, Pinheiro, Porto Franco, Presidente Dutra, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís, São Raimundo das Mangabeiras, Timon, Viana e Zé Doca.

A seleção será por meio de prova, marcada para o dia 24 de novembro. Os candidatos terão que responder a 30 questões objetivas, sendo 15 de Língua Portuguesa e 15 de Matemática. Cada uma delas terá quatro alternativas, com uma única opção correta.

Inscrições

Para se inscrever, é necessário preencher um formulário on-line. Em seguida, será gerada uma guia de pagamento no valor de R$ 30. A taxa poderá ser paga por PIX (via leitura de QR code) ou boleto (via código de barras) em qualquer agência bancária ou seus correspondentes. O prazo para pagar vai até o dia 22 de outubro. As inscrições só serão homologadas após o pagamento.

Em todos os campi do IFMA, haverá terminais de computadores com acesso à internet para os candidatos que precisarem efetuar sua inscrição, podendo ser auxiliados por um servidor da instituição. Os computadores estarão disponíveis das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Tipos de curso

Os candidatos podem optar por uma das três formas de ensino nos cursos ofertados: integrada, concomitante ou subsequente. Os cursos integrados são voltados para quem ainda vai cursar as disciplinas regulares do Ensino Médio e ao mesmo tempo receber a formação técnica na área desejada. Os cursos da forma concomitante são para quem já está matriculado no Ensino Médio em outra instituição de ensino e pretende fazer só o curso técnico no IFMA. Já os cursos subsequentes são destinados a quem já concluiu o Ensino Médio.

Cotas

Em cada curso, pelo menos 50% das vagas são destinadas aos candidatos que cursaram todo o Ensino Fundamental ou Ensino Médio em escola pública. Metade dessa cota é para os candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo per capita. A outra metade é para estudantes de qualquer faixa de renda.

Em cada cota será garantido o percentual de 79,84% das vagas aos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, de 9,10% às pessoas com deficiência e 3,97% aos quilombolas.

Independentemente do resultado dos cálculos para a reserva de vagas, será garantida a reserva de, no mínimo, uma vaga a cada grupo de cotas por curso e turno. Além disso, o sistema de cotas do IFMA possui a reserva de 2,5% do total de vagas aos candidatos com deficiência, independentemente da origem escolar, da renda e da raça/etnia.

terça-feira, 3 de setembro de 2024

CANDIDATA A VICE PREFEITA NA CHAPA DE DUARTE JUNIOR É EX-MORADORA DO COROADINHO


Após a desistência de Isabelle Passinho (PT) de disputar as eleições de São Luís na chapa de Duarte Júnior (PSB) como vice-prefeita por motivo de saúde, o partido agiu rápido e confirmou um nome que já era visto como uma boa companheira de chapa para o socialista, Creuzamar de Pinho de 56 anos.

Nascida em Codó e criada no Coroadinho é filha de Maria Nilza, que durante muito tempo trabalho como feirante na feira do bairro, ela faleceu em 2022.

Creuzamar morou por muito tempo no Alto São Francisco, onde deu iniciou a sua militância nos movimentos da igreja católica, mas diretamente nos grupos de Jovens da Pastoral da Juventude, posteriormente fez parte do grupo de articulação do Centro Educacional e Profissional do Coroadinho (CEPC).

Mãe de três filhos é formada em Serviço Social. Teve participação ativa na criação da Associação de Apoio a Crianças Cardiopatas, fez parte do grupo da Rede de Mulheres Negras do Maranhão (REMNEGRA), e coordenou projetos que defende os direitos das minorias, é ainda coordenadora da União Estadual de Apoio à Moradia Popular do Maranhão e fundadora do Grupo de Mulheres Negras Maria Firmina e da Cooperativa Habitacional Zumbi dos Palmares.

Em sua trajetória profissional, atuou como Secretária Adjunta de Direitos Humanos e Participação Popular do Estado do Maranhão, de 2015 a 2020; foi Secretária Adjunta de Estado de Direitos Humanos e Popular do Estado do Maranhão e já atuou como Conselheira Municipal, Estadual e Nacional dos Conselhos das Cidades; Conselheira Estadual da Mulher, dos Direitos Humanos e da Política de Igualdade Étnico-Racial do Maranhão e membro da Coordenação Nacional da União Nacional de Moradia Popular

Militante do PT desde 1990, foi candidata a deputada estadual em 2018 e a vereadora em 2020, ficando como suplente. Em 2024 assumiu o mandato por quatro meses, de fevereiro a junho, no lugar do Coletivo Nós, que tirou licença para tratar de assuntos pessoais.