terça-feira, 3 de setembro de 2024

CANDIDATA A VICE PREFEITA NA CHAPA DE DUARTE JUNIOR É EX-MORADORA DO COROADINHO


Após a desistência de Isabelle Passinho (PT) de disputar as eleições de São Luís na chapa de Duarte Júnior (PSB) como vice-prefeita por motivo de saúde, o partido agiu rápido e confirmou um nome que já era visto como uma boa companheira de chapa para o socialista, Creuzamar de Pinho de 56 anos.

Nascida em Codó e criada no Coroadinho é filha de Maria Nilza, que durante muito tempo trabalho como feirante na feira do bairro, ela faleceu em 2022.

Creuzamar morou por muito tempo no Alto São Francisco, onde deu iniciou a sua militância nos movimentos da igreja católica, mas diretamente nos grupos de Jovens da Pastoral da Juventude, posteriormente fez parte do grupo de articulação do Centro Educacional e Profissional do Coroadinho (CEPC).

Mãe de três filhos é formada em Serviço Social. Teve participação ativa na criação da Associação de Apoio a Crianças Cardiopatas, fez parte do grupo da Rede de Mulheres Negras do Maranhão (REMNEGRA), e coordenou projetos que defende os direitos das minorias, é ainda coordenadora da União Estadual de Apoio à Moradia Popular do Maranhão e fundadora do Grupo de Mulheres Negras Maria Firmina e da Cooperativa Habitacional Zumbi dos Palmares.

Em sua trajetória profissional, atuou como Secretária Adjunta de Direitos Humanos e Participação Popular do Estado do Maranhão, de 2015 a 2020; foi Secretária Adjunta de Estado de Direitos Humanos e Popular do Estado do Maranhão e já atuou como Conselheira Municipal, Estadual e Nacional dos Conselhos das Cidades; Conselheira Estadual da Mulher, dos Direitos Humanos e da Política de Igualdade Étnico-Racial do Maranhão e membro da Coordenação Nacional da União Nacional de Moradia Popular

Militante do PT desde 1990, foi candidata a deputada estadual em 2018 e a vereadora em 2020, ficando como suplente. Em 2024 assumiu o mandato por quatro meses, de fevereiro a junho, no lugar do Coletivo Nós, que tirou licença para tratar de assuntos pessoais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário