sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

CBF DIVULGA TABELA E GRUPOS DA SÉRIE D DO BRASILEIRO DE 2025



A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), divulgou na noite desta quinta-feira (27), os detalhes sobre o Campeonato Brasileiro da Série D 2025. A entidade anunciou a disposição dos grupos para a competição.

A competição conta com 64 equipes dispostas em oito grupos, que foram divididos levando em conta a proximidade geográfica dos clubes. A competição que tem começo previsto para o dia 13 de abril teve a tabela básica da competição em suas 14 primeiras rodadas na fase inicial divulgada.

Os quatro melhores de cada grupo avançam para a segunda fase, com 32 clubes envolvidos no mata-mata. Depois, os vencedores dos confrontos se enfrentam nas oitavas de final. Na fase seguinte os quatro semifinalistas garantem vaga na Série C de 2026. As datas-base dos jogos de ida e volta da final são os dias 21 e 28 de setembro, respectivamente.

O Maranhão conta com três representantes na competição, Sampaio Corrêa, Maranhão e Imperatriz que estão no grupo A2.

Veja a disposição das equipes por grupos

Grupo A1: Independência, Humaitá, Manaus, Manauara, Tuna Luso, Águia de Marabá, GAS e Trem;
Grupo A2: Maracanã, Iguatu, Sampaio Corrêa, Maranhão, Altos, Parnahyba, Tocantinópolis e Imperatriz;
Grupo A3: Ferroviário, Horizonte, Sousa, Treze, Santa Cruz, Central, América-RN e Santa Cruz-RN;
Grupo A4: ASA, Penedense, Sergipe, Lagarto, Barcelona de Ilhéus, Jequié, Juazeirense e União-TO;
Grupo A5: Ceilândia, Capital-DF, Aparecidense, Goiânia, Mixto-MT , Luverdense, Porto Velho e Goianésia;
Grupo A6: Rio Branco-ES, Porto Vitória, Nova Iguaçu, Boavista, Pouso Alegre, Maricá, Portuguesa e Água Santa;
Grupo A7: Goiatuba, Itabirito, Inter de Limeira, Monte Azul, Operário-MS, Uberlândia, FC Cascavel e Cianorte;
Grupo A8: Azuriz, Joinville, Barra-SC, Marcílio Dias, São José-RS, São Luiz, Guarany de Bagé e Brasil de Pelotas.

Veja a primeiras rodadas da Série D 

12 e 13 de abril | 1ª rodada: 
Manauara x Independência;
Humaitá x Tuna Luso;
Águia de Marabá x GAS;
Trem x Manaus;
Maranhão x Altos;
Parnahyba x Imperatriz;
Tocantinópolis x Maracanã;
Iguatu x Sampaio Corrêa;
Santa Cruz-RN x Sousa;
Treze x Santa Cruz;
Central x Ferroviário;
Horizonte x América-RN;
Jequié x Sergipe;
Lagarto x União-TO;
Juazeirense x ASA;
Penedense x Barcelona de Ilhéus;
Goiânia x Luverdense;
Mixto-MT x Porto Velho;
Goianésia x Ceilândia;
Capital-DF x Aparecidense;
Boavista x Portuguesa;
Água Santa x Pouso Alegre;
Maricá x Rio Branco-ES;
Porto Vitória x Nova Iguaçu;
Uberlândia x FC Cascavel;
Cianorte x Operário-MS;
Goiatuba x Inter de Limeira ;
Monte Azul x Itabirito;
São Luiz x Azuriz;
Joinville x Guarany de Bagé;
Brasil de Pelotas x Barra-SC;
Marcílio Dias x São José-RS.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

CIRCUITOS DE CARNAVAL EM SÃO LUÍS CONTAM COM VIDEOMONITORAMENTO DE RECONHECIMENTO FACIAL




Os foliões que irão curtir o Carnaval em São Luís (MA) contarão com um reforço na segurança. As festas serão monitoradas por câmeras com tecnologia de reconhecimento facial, operadas 24 horas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA).

A estratégia alia inovação e prevenção, garantindo um ambiente mais seguro para os milhares de maranhenses e turistas que participarão da programação carnavalesca. Os equipamentos estão posicionados em pontos estratégicos, cobrindo áreas de maior movimentação. Na Avenida Litorânea, por exemplo, as câmeras estão distribuídas por todo o percurso da folia, permitindo uma vigilância contínua da orla.

“Essa tecnologia nos permite agir de forma mais rápida e eficiente, seja na identificação de pessoas com mandados de prisão, na prevenção e repressão de crimes. O nosso objetivo, seguindo uma determinação do governador Carlos Brandão, é garantir que todos possam aproveitar o Carnaval com máxima segurança”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Maurício Martins.

O sistema de videomonitoramento opera em tempo real, permitindo que as imagens captadas sejam analisadas e reportadas imediatamente às guarnições mais próximas do local, em caso de ocorrência. Todas as movimentações são acompanhadas diretamente do Ciops, que mantém cerca de 400 câmeras na estrutura de vigilância urbana, distribuídas pelo estado.

“O monitoramento 24 horas possibilita uma atuação imediata das forças de segurança, reduzindo o tempo de resposta diante de qualquer ocorrência. O reconhecimento facial é uma ferramenta essencial para identificar suspeitos e coibir ações criminosas”, explicou o diretor do Ciops, coronel Wallace Amorim.

O objetivo da utilização das câmeras durante os circuitos da festa é prevenir e reprimir crimes comuns aos eventos com grande número de pessoas, tais como furto e roubo de celular, importunação e assédio, dentre outros.

Além do videomonitoramento, as festividades contam com reforço no policiamento ostensivo, viaturas e patrulhamento especializado, garantindo a presença ativa das forças de segurança em meio à multidão. Assim, a integração entre tecnologia e efetivo policial reforça a segurança e contribui para que o carnaval maranhense seja uma festa marcada pela alegria e tranquilidade.

Mais sobre o videomonitoramento

Além das câmeras de reconhecimento facial ao longo dos circuitos oficiais, seguem operando nos dias de Carnaval as câmeras com rotação 360 (de grande alcance) e também as câmeras de identificação de placas de veículo, que estão distribuídas nas principais vias da Grande Ilha. Elas auxiliam as forças de segurança na recuperação de veículos furtados ou roubados.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

TRÊS CIDADES MARANHENSE TEM MAIS FAMÍLIAS CADASTRADAS NO BOLSA FAMÍLIA QUE RESIDÊNCIAS

 O município de Serrano do Maranhão lidera o ranking das cidades brasileiras com mais famílias cadastradas no programa Bolsa Família do que residências, conforme levantamento divulgado pelo Poder360. Para se ter ideia da desproporção, o município tem 3.953 domicílios, conforme o IBGE, mas registra 5.041 famílias recebendo o benefício.

Segundo reportagem do Poder360 há uma alta possibilidade de haver fraudes, pois há mais beneficiários do que casas. A estatística mostrada na reportagem também revela que tem sido ineficaz a iniciativa anunciada há cerca de 2 anos pela administração federal para fazer um pente-fino no principal programa social brasileiro.

A prefeita do município, Val Cunha, em resposta ao portal, atribuiu o problema a erros no Censo de 2022, alegando que domicílios de Serrano foram registrados em municípios vizinhos. O procurador da cidade, Rômulo Emanuel da Silva, citou os povoados de Santa Filomena e Boa Esperança como áreas não contabilizadas corretamente.

No entanto, o IBGE rebateu a justificativa e confirmou que os recenseadores visitaram ambas as localidades, reforçando que Santa Filomena, por exemplo, pertence oficialmente ao município de Santa Helena.

No Maranhão, outras cidades, como Cachoeira Grande e Pedro do Rosário, também apresentam discrepâncias similares. A situação reforça a percepção de que as medidas de auditoria anunciadas pelo governo federal há dois anos para coibir fraudes no programa não têm sido eficazes.

No total 10 cidades brasileiras registram mais pessoas beneficiarias do programa Bolsa Família do que domicílios, indica o cruzamento de dados públicos disponíveis em janeiro de 2025. As regras do programa social vetam que uma mesma família receba duas vezes o benefício.

De acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal, o Maranhão tem, neste mês, 1.229.329 famílias contempladas pelo Bolsa Família. O investimento federal supera R$857,54 milhões, o que assegura um valor médio de benefício de R$697,57 aos contemplados nos 217 municípios do estado.


domingo, 23 de fevereiro de 2025

SAMPAIO ANUNCIA ARLINDO MARACANÃ COMO SEU NOVO TREINADOR




O Sampaio Corrêa surpreende e anuncia Arlindo Maracanã  como seu novo treinador. A informação foi divulgada nas redes sociais do clube neste sábado (22). Ele vinha fazendo bom trabalho no comando técnico do IAPE no Campeonato Maranhense e ocupará a vaga deixada no Tricolor por Felipe Surian, demitido após a eliminação do time para a Tuna-PA na Copa do Brasil

O Sampaio Corrêa confirmou, no início da tarde deste sábado (22), o ex-jogar Arlindo Maracanã como treinador da equipe para os próximos desafios de 2024. Arlindo Maracanã, de 46 anos, foi ídolo da Bolívia Querida como jogador, iniciou a carreira de técnico no próprio Sampaio e estava no comando do IAPE, onde vinha fazendo bom trabalho 

Agora sua missão de substituir Felipe Surian, que foi demitido após sofrer uma goleada de 4 a 0 para o CSA na Copa do Nordeste e ser eliminado na primeira fase da Copa do Brasil, com uma derrota por 1 a 0 diante da Tuna Luso.

Ainda no sabado, Arlindo Maracanã foi apresentado oficialmente pelo Sampaio Corrêa em uma coletiva de imprensa no CT José Carlos Macieira e foi a campo para comandar a atividade da equipe.

Na sua apresentação o treinaor disse estar feliz em voltar a Bolivia Querida. “Feliz, claro, não tem como ser diferente. Vou resolver uns problemas pessoais e mais tarde chego para me apresentar ao clube”, disse.

O primeiro desafia do Sampaio na era Arlindo Maracanã será diante da Juazeirense, em partida válida pela quinta rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste na noite desta quarta-feira (26), às 19h, no Estádio Castelão.

Arlindo Maracanã defendeu o Sampaio Corrêa como jogador entre 1997 e 2001, e teve uma segunda passagem entre 2011 e 2016, quando encerrou a carreira. Pela Bolívia Querida, Arlindo foi capitão da equipe que faturou o título invicto do Campeonato Brasileiro Série D de 2012, conquistou cinco vezes o Campeonato Maranhense e também venceu três vezes a Copa União.

Depois de se despedir dos gramados como jogador, Arlindo Maracanã iniciou a carreira de treinador no Sampaio Corrêa, trabalhando na base do Sampaio Corrêa, pelas categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20, e sendo o técnico interino da equipe profissional em três oportunidades.

A partir de 2020, Arlindo Maracanã foi trabalhar nas categorias de base do IAPE, onde esteve até receber o convite para voltar ao Sampaio Corrêa, com apenas uma rápida interrupção em 2022, quando o treinador assumiu o Juventude Samas. Com os jovens do Canário da Ilha, Arlindo sagrou-se campeão maranhense Sub-19 e levou a equipe até à segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Junior 2025, sendo eliminado para o Botafogo.

Além do bom trabalho na base, Arlindo Maracanã teve bons resultados recentes pelo elenco profissional. Em 2024, Arlindo levou o clube de volta à elite estadual com o vice-campeonato da Segundinha Maranhense. Já em 2025, o treinador voltou ao comando do Canário da Ilha com a saída de Pedro Paulo e se saiu bem, com duas vitórias e dois empates em quatro partidas pelo Campeonato Maranhense.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

ACORDO ENCERRA A GREVE DOS RODOVIÁRIOS EM SÃO LUÍS

Após quatro dias de paralisação a greve dos rodoviários em São Luís foi encerrada nesta quinta-feira (20), após decisão provisória da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-16), desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva. A desembargadora, determinou em caráter emergencial e provisório, o reajuste de 7% nos salários e de 10% no ticket alimentação dos rodoviários.

Com a determinação, a categoria rodoviária optou pelo encerramento da greve, e as atividades do transporte público serão retomadas imediatamente na capital maranhense.

O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Maranhão informou, em nota, que continuará acompanhando a implementação das medidas acordadas e o processo judicial em defesa dos direitos da categoria.

A diretoria do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SET) ainda não se manifestou sobre o assunto.

Desde a última quarta-feira (19), os ônibus do sistema semiurbano já estavam operando na Grande São Luís, conforme ficou definido após audiência de conciliação realizada no prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), mas sem resolveu o problema da maioria da população que depende do transporte coletivo

PREFEITURA INICIA PAGAMENTO DE CORRIDAS POR APP EM SÃO LUÍS


A Prefeitura de São Luís iniciou nesta quinta-feira (19), o início do cadastrar de usuários do transporte público para o uso de corridas por aplicativo pagas pelo município enquanto durar a greve.
Cada pessoa cadastrada terá direito a dois vouchers no valor de R$ 30,00 por dia. Caso a corrida ultrapasse esse valor, o passageiro terá que pagar a diferença.

A medida busca amenizar os impactos da paralisação dos ônibus, que começou na última segunda-feira (17) e afeta cerca de 700 mil passageiros na Grande Ilha.

rPor conta da alta demanda, o site da prefeitura apresenta instabilidade, o que dificulta o acesso dos usuários ao cadastro.

Para ter acesso ao benefício, o usuário deve preencher um cadastro no site da Prefeitura de São Luís, informando:
  • Nome completo;
  • CPF;
  • Número de celular cadastrado no aplicativo de transporte;
  • Código do cartão de transporte urbano.
Os vouchers serão disponibilizados exclusivamente para usuários do transporte público municipal de São Luís cadastrados no site da prefeitura e terão validade apenas dentro dos limites da capital.

Cada voucher poderá ser utilizado entre 5h e 23h59, priorizando períodos de maior demanda e regiões estratégicas, podendo haver ajustes em situações excepcionais previamente definidas pela administração em conjunto com as empresas credenciadas.

Não será permitido acumular vouchers nem utilizar mais de um por corrida. Além disso, caso o valor do voucher não seja totalmente utilizado, o saldo remanescente não poderá ser transferido para corridas futuras.

Para se cadastrar no site da Prefeitura (clique aqui cadastre).

PREFEITURA DE SÃO LUÍS ABRE SELETIVO COM 780 PARA AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE E AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS



A Prefeitura de São Luís divulgou Edital do processo seletivo que irá preencher 190 vagas imediatas, além de formar cadastro reserva e com 590 ocupações.

Além das vagas destinadas à ampla concorrência, será reservado quantitativo para pessoas com deficiência e candidatos negros. O edital do seletivo simplificado está sob execução da empresa Instituto Consulpam.

A função de Agente Comunitário de Saúde requer:
  • Ensino médio completo, residência no distrito por onde concorrerá a vaga, desde a data da publicação do edital normativo.

Agente de Combate às Endemias: exige nível médio completo.

Os profissionais que forem contratados vão atuar em jornadas semanais de 40 horas, com direito ao vencimento-base de R$ 2.824,00. Conforme o edital, ainda serão acrescidos o adicional de insalubridade de R$ 564,80 e gratificação de R$ 141,20.

Etapas do Processo

A avaliação dos candidatos no certame se dará por meio das seguintes etapas:
  • Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova de títulos, de caráter classificatório;
  • Heteroidentificação, de caráter comprobatório;
  • Curso de formação inicial, de caráter eliminatório.
As provas objetivas estão previstas para serem aplicadas no dia 13 de abril de 2025. Elas serão compostas por 50 questões, que estarão distribuídas da seguinte maneira:
  • 12 questões de Língua Portuguesa;
  • 8 questões de Matemática/Raciocínio Lógico;
  • 5 questões de História e Geografia do Município de São Luís;
  • 5 questões de Noções de Informática;
  • 20 questões de Conhecimentos Específicos dos cargos e Legislação SUS.
Os interessados em disputar as vagas do processo seletivo Prefeitura de São Luís devem se inscrever no site da banca organizadora Instituto Consulpam, no período de 24 de fevereiro a 23 de março de 2025.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

GRUPO MATEUS ABRE VAGAS DE EMPREGOS EM SUAS LOJAS




O Grupo Mateus, maior rede varejista e atacadista do Maranhão e em franca expansão no Nordeste, Pará e Tocantins, segue ampliando sua rede e contratando mais colaboradores. No momento estão abertas na rede de supermercados 558 vagas de empregos em lojas do Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia e Pará.

Os interessados podem acessar o site se 
inscrever: https://fa-exvn-saasfaprod1.fa.ocs.oraclecloud.com/hcmUI/CandidateExperience/pt-BR/sites/CX_1 e 

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

CÂMARA DE SÃO LUÍS APROVA TRANSPORTE POR APP DURANTE GREVE DE ÔNIBUS

 A Câmara Municipal de São Luís aprovou em sessão realizada na manhã desta terça-feira (18), em regime de urgência, o projeto de lei encaminhado pelo prefeito Eduardo Braide (PSD), que autoriza a Prefeitura a custear o transporte por aplicativo para os usuários afetados pela greve dos rodoviários.

Segundo a mensagem encaminhada pelo executivo, a medida tem como objetivo a diminuição dos impactos que a paralisação do Sistema de Transporte Coletivo Urbano causa para a população em geral, especialmente à classe trabalhadora, garantindo assim o direito de locomoção dos trabalhadores, consumidores e público em geral.

A medida busca minimizar os transtornos causados pela paralisação do transporte público, que foi iniciada nesta segunda, garantindo uma alternativa de deslocamento para a população. Além disso, foi aprovado o projeto prevê a abertura de um novo processo licitatório para a contratação de empresas que irão operar o serviço de transporte coletivo na cidade.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Victor, destacou que a votação em caráter emergencial foi essencial para assegurar uma solução rápida para os passageiros prejudicados.

O prefeito de São Luís, havia anunciado nesta segunda-feira (17), por meio das redes sociais seu intuído. na ocasião criticou a postura dos empresários do setor, alegando que utilizam a greve como pressão para obter aumentos tarifários. segundo ele, a Prefeitura repassou R$ 89 milhões em subsídios no último ano, sem que houvesse melhorias significativas no serviço.


sábado, 15 de fevereiro de 2025

FARMÁCIA POPULAR: PROGRAMA TERÁ GRATUIDADE EM 41 MEDICAMENTOS; VEJA LISTA






















A partir desta sexta-feira (14), todos os itens do Programa Farmácia Popular passam a ser distribuídos gratuitamente em farmácias credenciadas. A medida, anunciada pelo Ministério da Saúde, deve beneficiar mais de 1 milhão de pessoas por ano.

O Farmácia Popular disponibiliza medicamentos gratuitos para diabetes, asma, hipertensão, osteoporose, anticoncepção, dislipidemia (colesterol alto), rinite, doença de Parkinson e glaucoma. Agora, passa a incluir no rol de gratuidade o remédio para a diabetes mellitus associada a doença cardiovascular, além de fraldas geriátricas.

Também são distribuídos absorventes higiênicos gratuitos, iniciativa que faz parte do Programa Dignidade Menstrual.

Segundo a ministra da saúde, o objetivo é ampliar ainda mais o alcance do Farmácia Popular para outras regiões do país.

“Tivemos mais de 24 milhões de pessoas beneficiadas em 2024 e vamos aumentar ainda mais esse alcance principalmente nas áreas mais remotas desse país”, disse a ministra.

Atualmente, o programa, que possui 31 mil farmácias credenciadas, está presente em 86% das cidades e cobre cerca de 87% da população brasileira.

Entre os novos itens gratuitos estão fraldas geriátricas para idosos e pessoas com mobilidade reduzida, além da dapagliflozina, usada no tratamento do diabetes associado a doenças cardiovasculares. 

Em 2024, a gratuidade já havia sido ampliada para medicamentos contra colesterol alto, Parkinson, glaucoma e rinite. 
Atualmente, o programa oferece 41 itens, incluindo remédios para hipertensão, diabetes, asma, osteoporose e anticoncepcionais.

Para a retirada dos medicamentos, é necessário comparecer a uma farmácia credenciada com: 

• Documento oficial com foto e CPF ou outro documento que contenha o número do CPF;
• Receita médica válida, emitida pelo SUS ou por serviços particulares.

Caso o paciente esteja acamado ou impossibilitado de ir à farmácia, um representante legal pode realizar a retirada apresentando:

• Receita médica válida;
• Documento do beneficiário (RG ou CPF);
• Procuração pública ou particular que autorize a retirada dos itens.
Para absorventes higiênicos do Programa Dignidade Menstrual, é necessário apresentar:

• Documento oficial com foto e CPF;
• Autorização digital ou impressa gerada no aplicativo ou site Meu SUS Digital (válida por 180 dias).
O Farmácia Popular está presente em 4.812 municípios, cobrindo 97% da população com mais de 31 mil unidades credenciadas.

Lista dos medicamentos e itens com gratuidade

Confira abaixo a relação de remédios e insumos fornecidos gratuitamente pelo programa Farmácia Popular.
  • Asmabrometo de ipratrópio 0,02mg
  • brometo de ipratrópio 0,25mg
  • dipropionato de beclometasona 200mcg
  • dipropionato de beclometasona 250mcg
  • dipropionato de beclometasona 50mcg
  • sulfato de salbutamol 100mcg
  • sulfato de salbutamol 5mg
  • Diabetescloridrato de metformina 500mg
  • cloridrato de metformina 500mg – ação prolongada
  • cloridrato de metformina 850mg
  • glibenclamida 5mg
  • insulina humana regular 100ui/ml
  • insulina humana 100ui/ml
  • Hipertensãoatenolol 25mg
  • besilato de anlodipino 5 mg
  • captopril 25mg
  • cloridrato de propranolol 40mg
  • hidroclorotiazida 25mg
  • losartana potássica 50mg
  • maleato de enalapril 10mg
  • espironolactona 25 mg
  • furosemida 40 mg
  • succinato de metoprolol 25 mg
  • Anticoncepçãoacetato de medroxiprogesterona 150mg
  • etinilestradiol 0,03mg + levonorgestrel 0,15mg
  • noretisterona 0,35mg
  • valerato de estradiol 5mg + enantato de noretisterona 50mg
  • Osteoporosealendronato de sódio 70mg
  • Dislipidemia (colesterol alto)sinvastatina 10mg
  • sinvastatina 20mg
  • sinvastatina 40mg
  • Doença de Parkinson
  • carbidopa 25mg + levodopa 250mg
  • cloridrato de benserazida 25mg + levodopa 100mg
  • Glaucomamaleato de timolol 2,5mg
  • maleato de timolol 5mg
  • Rinitebudesonida 32mcg
  • budesonida 50mcg
  • dipropionato de beclometasona 50mcg/dose
  • Diabetes Mellitus + doença cardiovasculardapagliflozina 10 mg
  • Fralda geriátrica
  • Absorvente higiênico

SEM ACORDO: SÃO LUÍS DEVE AMANHECER SEGUNDA-FEIRA (17), SEM TRANSPORTE PÚBLICO


Nesta sexta-feira (14), mais uma audiência de conciliação entre rodoviários e empresários do transporte público de São Luís terminou sem acordo . O encontro, mediado pelo desembargador Luiz Cosmo, ocorreu no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MA) e contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) e da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB).

Durante a reunião, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) não apresentou uma contraproposta concreta, alegou não ter condições financeiras para atender às demandas dos trabalhadores e Município e Estado também não chegaram a um consenso com os empresários para resolver o impasse.
Segundo o representante do Sindicato dos Rodoviários, as principais irregularidades cometidas pelos empresários, são o não pagamento dos salários e de outros benefícios, como o ticket alimentação e plano de saúde.

O indicativo de greve foi mantido após a falha nas negociações, incluindo duas audiências de mediação no Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) e a tentativa de conciliação no TRT-MA. Com a falta de acordo, a paralisação dos rodoviários segue programada para a próxima segunda-feira (17).

A greve dos rodoviários na Grande São Luís, inicialmente começaria na quinta-feira (13), porem foi adiada na tentativa de avanços nas negociações com os empresários do setor.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

NOVELA SEM FIM: RODOVIÁRIOS AMEÇAM PARALISAR O TRANSPORTE PÚBLICO DA GRANDE ILHA NESTA QUINTA-FEIRA, (13)


Após mais um encontro realizado na manhã desta segunda-feira (10), para tratar da interminável novela do ajuste salarial dos rodoviários, fato que acontece todos os anos, o Sindicato dos Rodoviários do Maranhão informou por meio de nota que em razão do descumprimento das cláusulas econômicas, da Convenção Coletiva de Trabalho vigente, os trabalhadores que atuam no Sistema de Transporte Urbano e Semiurbano de São Luís e Região Metropolitana, podem deflagrar greve geral no prazo de 72 horas, por tempo indeterminado, a greve pode se iniciar a partir da próxima quinta-feira (13). 

Segundo o representante do Sindicato dos Rodoviários, as principais irregularidades cometidas pelos empresários, são o não pagamento dos salários e de outros benefícios, como o ticket alimentação e plano de saúde.

Até então foram realizadas quatro reuniões e duas audiências mediadas pelo Ministério Público do Trabalho, porém, os empresários não apresentaram nenhuma proposta. A última tentativa de acordo ocorreu nesta segunda-feira (10), mas também sem sucesso.

O presidente do Sindicato dos Rodoviários, Marcelo Brito, reforça que, desde o início das discussões sobre o reajuste salarial e as melhorias nas condições de trabalho, os rodoviários têm se empenhado ao máximo para evitar a paralisação. “Não queremos greve, mas os empresários nos forçam a isso com a falta de pagamentos e a ausência de negociação. Os trabalhadores estão há meses sem receber de forma digna e isso é insustentável”, afirmou o presidente.

De acordo com o sindicato, as empresas adotam práticas consideradas ilegais, como o pagamento parcelado dos salários, afetando diretamente os rodoviários. Algumas chegam a finalizar o pagamento de um mês apenas quando já deveriam adiantar os valores do mês seguinte. Além disso, há relatos de atraso no pagamento dos planos de saúde por até dois meses, deixando os trabalhadores em situação crítica.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SET) afirma que está tentando entrar em contato com os rodoviários para garantir que a população não fique sem acesso aos transportes públicos em São Luís.

A pergunta que se faz, é: até quando a população de São Luís ficará refém dessa disputa entre trabalhadores do transporte coletivo e empresários? Até quando não se sabe, mas o resultado é que mais uma vez o usuário pagará a conta.