domingo, 14 de julho de 2013

JOVENS DO COROADINHO PREPARAM-SE PARA PARTICIPAR DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

A Cidade do Rio de Janeiro sediará a 38ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A JMJ é um evento religioso criado pelo Beato João Paulo II em 1984, que consiste na reunião de católicos, sobretudo jovens. O evento é celebrado a cada dois ou três anos, numa cidade escolhida para celebrar a grande jornada em que participam pessoas do mundo inteiro.  A previsão é que a JMJ Rio 2013 reunirá mais de 2,5 milhões de pessoas.
 
Durante a JMJ, que será realizada de 23 a 28 de julho acontecerão eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows. Em sua última edição, em Madri no ano de 2011, reuniu cerca de três milhões de jovens. Este ano a JMJ tem como tema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).
 
 
A Jornada Mundial da Juventude marcará também a primeira visita do papa Francisco ao Brasil desde que assumiu o pontificado, em março de 2013. 
 
Faltando apenas 9 dias para a JMJ, muitos maranhenses têm se mobilizado para participarem do evento, a previsão é de que mais de cinco mil jovens representando todas as 12 dioceses do Maranhão devem participar.
 
De acordo com a coordenação do Setor de Juventude da Arquidiocese de São Luís, cerca de 2.500 ludovicenses já estão inscritos. Entre os inscritos a grande maioria são jovens das 48 paróquias que compõe a Arquidiocese de São Luís, mas existem também adultos inscritos.
 
A paróquia Nossa senhora da conceição do Coroadinho está representada na jornada por aproximadamente 10 jovens das comunidade Nossa Senhora do Carmo, Santa luzia, São Francisco Alto e da área do Sacavém.

Entre esses jovens, Sidiney Pereira, está mais ansioso pela inicio da jornada. Ele que participa da comunidade de Santa Luzia estará viajando na madrugada desta segunda-feira (15), chegando ao Rio às 6:00 horas da manhã. Chegará uma semana antes do inicio da jornada para participar de treinamentos, formações, entre outros encaminhamentos.
 
Sidiney será voluntário na JMJ
 
Sidiney está indo a JMJ como voluntário nos atos culturais durante a via-sacra, peregrinação, vigília e missa (atos centrais da JMJ) atuando como socorrista. Sidiney fala que a emoção é grande por está contribuindo para que aconteça esse encontro de fé, oração, louvor e adoração ao Cristo Redentor. Falou também do sentimento que vive nestes dias “o coração vibra com a jornada! a todo o momento chega uma informação. Acompanho a preparação dos jovens, converso com uns que estão mais próximos do Rio, outros que tem outras informações. Estou vendo toda preparação da cidade de fé, e toda a programação dos principais eventos da jornada, tudo isso faz o coração palpitar cada vez mais forte, nem acredito que segunda feira, já estarei no Rio de Janeiro, não apenas participando, mas fazendo parte, pois serei voluntário nacional”.
 
Sidiney, falou também que espera chegar perto do papa Francisco, não escondendo que esse é seu desejo “após a JMJ, o Santo Padre Francisco terá um encontro com todos jovens voluntários. Estou até pensando que como ele é muito humilde, irá abraçar cada um dos voluntários, mas é só uma suposição” diz com grande espectativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário