terça-feira, 10 de setembro de 2013

MOROSIDADE NOS SERVIÇOS DE CONSTRUÇÃO DO CANAL DO RIO DAS BICAS

Iniciado em julho de 2011 com previsão de 600 dias para a conclusão, as obras do Canal do Rio das Bicas está sendo realizado com muita lentidão. De acordo com o projeto de execução deveria ter sido finalizado em março desde ano (2013).

O canal do Rio das Bicas terá 2 km de canalização, sendo iniciado no cruzamento entre a Avenida dos Africanos com a Avenida dos Franceses, até o Parque dos Nobres. Após a realização do manifesto “vem pra Rua Coroadinho” foi realizado uma audiência na comunidade com a presença de técnicos da prefeitura de São Luís que fizeram uma explanação sobre o andamento dos serviços, ocasião em que justificaram ser necessário mais um ano para a sua conclusão.

Atualmente os serviços estão concentrados na área da Salina, porém, o que se ver  é o número reduzido de operários trabalhando na obra, o que pode atrasar ainda mais sua conclusão.

A obra deve ser realizada em três trechos e compreende ainda a execução de galerias tubulares de concreto armado e demais dispositivos de microdrenagem.

A obra do canal do Rio das Bicas, financiadas pelo Banco Mundial (Bird), está orçada em R$ 19.087.085,85 (dezenove milhões, oitenta e sete mil, oitenta e cinco reais e oitenta e cinco centavos).

Com estes serviços, deverão ser eliminadas as situações de risco de inundações, propiciando também a recuperação de áreas legalmente protegidas e de interesse ambiental.

Segundo técnicos responsáveis pela obra, a primeira etapa, que é a parte aberta, por trás da Fundação Bradesco, está 90% finalizada. A outra etapa, que abrange a parte ocupada por habitações, está com 20% concluída. Nesse trecho tem que ser resolvidos questões de indenizações e reassentamento de famílias.

O projeto prevê ainda a urbanização, com praças, equipamentos culturais e ciclovia. O canal está previsto pra ser concluído em meado de 2014.

Placa indicando valor e tempo de conclusão da obra















Nenhum comentário:

Postar um comentário