sexta-feira, 3 de abril de 2015

SEXTA-FEIRA SANTA - CATÓLICOS RELEMBRAM A VIA CRUCIS DE JESUS

Seguindo a tradição católica, fieis da católicos da igreja Nossa Senhora do Carmo no Coroadinho, realizaram na tarde desta sexta-feira santa (03), a caminhada da via Sacra pelas ruas do bairro. A celebração da Paixão de Cristo foi iniciada no templo da igreja e em seguida saiu as ruas para relembrarem e meditarem as quatorze estações.

A devoção da Via Sacra consiste na oração mental de acompanhar o Senhor Jesus em seus sofrimentos conhecidos como a paixão de Nosso Senhor, a partir do Tribunal de Pilatos até o Monte Calvário. 

A via-crúcis, "caminho da cruz", é o trajeto seguido por Jesus carregando a cruz, que vai do Pretório até o Calvário. O exercício da via-sacra, como também é chamada, consiste em que os fiéis percorram, mentalmente, a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente à Paixão de Cristo. 

Tal exercício, muito usual no tempo da quaresma, teve origem na época das Cruzadas (do século XI ao século XIII): os fiéis que, então, percorriam, na Terra Santa, os lugares sagrados da Paixão de Cristo, quiseram reproduzir, no Ocidente, a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém. O número de estações, passos ou etapas dessa caminhada foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de quatorze estações, no século XVI.

O papa João Paulo II introduziu, em Roma, a mudança de certas cenas desse percurso não relatadas nos Evangelhos por outros quadros narrados pelos evangelistas. O exercício da via-sacra tem sido muito recomendado pelos Sumos Pontífices, pois ocasiona frutuosa meditação da Paixão do Senhor Jesus.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário