Na tarde da última quinta feira (2), o Governador do Estado Flávio Dino, com a presença da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, secretários estaduais, municipais, deputados e vereadores realizou a solenidade de entrega das unidades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro do Coroadinho.
A construção das novas estruturas do Cras e do Creas, são resultados de uma parceria do governo federa, estadual e municipal. Com a inauguração das unidades e a entrega a prefeitura de São Luís, os dois órgão serão administrados pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), que trabalha na gestão das políticas públicas relacionadas à assistência social em São Luís.
A unidade do Creas da região do Coroadinho abrange uma área de 83 bairros e atende 235 famílias, 46 indivíduos e 29 adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de liberdade assistida. O Creas está inserido na Proteção Social de Média Complexidade e busca proteger famílias e indivíduos em situação de violação de direitos em consequência de abandono, negligência, maus tratos, violência sexual, trabalho infantil, violência doméstica, situação de rua, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto.
O Cras atenderá aproximadamente 5 mil famílias na região com uma média mensal de 200 atendimentos. 6.843 famílias da região estão incluídas no Programa Bolsa Família e aproximadamente 8 mil cadastradas no Cadúnico, atua como principal porta de entrada da assistência social. É através do Cras que é viabilizado o acesso aos programas, serviços e benefícios, como o Bolsa Família, inclusão na Tarifa Social de Energia Elétrica, isenção na taxa de inscrição em concursos públicos, Pronatec, carteira do idoso, Programa Minha Casa Minha Vida, bem como o acompanhamento das famílias beneficiárias pelo Bolsa Família, incentivo a geração de trabalho e renda, entre outras ações.
A secretaria titular da Semcas, Andreia Lauande, ressaltou a importância da inauguração das obras para a região do coroadinho, como também anunciou outras obras para a área "Esse é um fato histórico, que é o cumprimento do pacto federativo, no qual o estado nos oferece as estruturas de Cras e Creas, nessa área tão carente de políticas públicas. Nosso próximo encontro no bairro do Coroadinho será para anunciar a construção nesta mesma área da sede do conselho tutelar e de uma creche ", destacou em seu discurso.
A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, destacou o compromisso dos entes federativos na consolidação das políticas públicas de assistência social no Estado. “A parceria na implantação dos equipamentos sociais são uma vitória de cada um dos cidadãos maranhenses beneficiados pelas ações, assim como também é uma vitória do Maranhão, que melhora a atenção pública”, disse.
O governador Flávio Dino destacou a importância da presença da estrutura própria de Cras e Creas no Coroadinho no combate a violência e viabilização de políticas públicas para a população. "A presença deste Cras aqui tem uma importância significativa para a cidade de São Luís, pois estamos mostrando que o caminho é confiar nos jovens e dar oportunidades às famílias, é dar esperança, acreditar nas pessoas e não simplesmente repreender e punir quem não teve oportunidades, é com ações como estas que enfrentamos as injustiças sociais, a violência e as desigualdades. Vamos oportunizar aos nossos jovens trilhar o caminho correto, pela inclusão, da justiça, do equipamento público e pelo caminho da educação", disso Flávio Dino.
Um momento muito representativo para a comunidade foi quando o governador chamou a secretária da Juventude Tatiane Ferreira, que é moradora do Coroadinho para participar da cerimonia de Descerramento de placa de inauguração da nova sede do Cras.
Secretária da Juventude Tatiane Ferreira, ao lado do governador Flávio Dino |
Para a coordenadora do Cras Coroadinho, Silvia Gonçalves, esse é um momento de grande importância para o bairro e principalmente para a área onde os órgão foram instalados, pois, demonstra o compromisso da administração municipal em levar serviços aquelas área mais carentes de serviços públicos "A vinda Cras e do Creas para o Vale Verde, possibilita que mais famílias tenha perto de suas casas serviços públicos de qualidade a sua disposição, pois estes dois órgão são para muitas famílias a primeira referência no reconhecimento de sua dignidade, o Cras e o Creas tem que estar é perto daqueles mais carentes de oportunidades, mais carentes de serviços públicos. Isso também renova o sentimento de valorização da comunidade, pois, demonstra que há uma preocupação do poder publico em assisti-los melhor, diz ela.
Silvia Gonçalves, coordenadora do Cras Coroadinho |
Nenhum comentário:
Postar um comentário