No domingo (5), foi realizado a igreja Nossa Senhora do Carmo no Coroadinho a tradicional queimação de palhinhas, ritual que encerra o ciclo das festas Natalina, também serve como agradecimento pelo ano que passou e invoca ao Senhor um ano novo abençoado.
Na tradição católica a queima de palhinha é realizada no dia 6, Dia de Reis, porém, na comunidade foi realizado ontem. O ritual é o momento de desmonte do presépio de Natal, sendo um ritual religioso centenário realizado, principalmente no Maranhão e em algumas cidades de Portugal. A queimação, feita em louvor ao Menino Jesus, retrata os reis magos em visita ao recém-nascido na manjedoura.
O rito da queimação das palhinhas na comunidade Nossa senhora do Carmo foi conduzido pela senhora Maria Auxiliador, "Dona Roxa", que tradicionalmente conduz o momento com músicas, louvores e ladainhas em latim e na língua portuguesa. Após as orações e cantos os fiéis desmontaram o presépios e retiraram as folhas de murta usadas para decora o presépio. As folhas são queimadas, enquanto, é cantado hinos próprio para a queimação. Segundo a tradição, a fumaça que exala um odor agradável purifica e traz bons fluidos para o ano que se inicia.
Após a queimação das palhinhas, foi oferecido um chá acompanhado de café, chocolate, sucos, bolo e refrigerantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário