sábado, 2 de abril de 2022

GOVERNO DO ESTADO ENTREGA POLICLÍNICA E IEMA À POPULAÇÃO DO COROADINHO


O Governo do Estado entregou, nesta sexta-feira (1º), á população do Coroadinho dois importantes equipamentos, uma Policlínica e uma unidade educacional do IEMA, ambas funcionarão no antigo prédio do habib’s na Avenida dos Africanos em São Luís.

O novo serviço possui um ambulatório de referência em Dor para atendimento de pacientes com Fibromialgia e funcionará de segunda a sábado, das 7h às 19h, sendo ofertadas consultas nas especialidades de Cardiologia, Ortopedia, Ginecologia, Urologia, Dermatologia, Neurologia, Endocrinologia, Psiquiatria, Reumatologia e Médico da Dor (Anestesista). Entre os exames são oferecidos Ultrassonografia, Mapa, Holter, Laboratoriais, Eletrocardiograma e Ecocardiograma. Por mês, a unidade tem capacidade para realizar mais de 5 mil atendimentos.

Para realizar marcação de consultas é preciso ter encaminhamento médico de unidade do SUS para uma das especialidades ou exames ofertados na nova Policlínica. Para agendar, basta se dirigir a um dos Vivas Procon (Beira-Mar, Golden Shopping, Shopping da Ilha, Pátio Norte Shopping, Viva BR - Distrito Industrial ou Terminal São Cristóvão). Outro canal de marcação é www.procon.ma.gov.br ou APP Viva Procon ou ainda pelo número do Disque Saúde (98) 3190-9091. No interior, o encaminhamento é feito pela Secretaria Municipal de Saúde.

As Policlínicas são uma estratégia da gestão estadual para oferecer atendimento ambulatorial especializado à população da capital e interior. As 16 unidades fazem parte da rede de serviços da Secretaria de Estado da Saúde e estão distribuídas em São Luís – Diamante, Vinhais, Vila Luizão, Cidade Operária, Idoso, Criança, Cohatrac e Coroadinho –, e nas cidades de Santa Inês, Presidente Dutra, Matões do Norte, Barra do Corda, Açailândia, Imperatriz, São Bento e Codó.

A Policlínica o Coroadinho é fruto da articulação da Rede Coroado de Natal, que integra 25 organizações social do polo. Em agosto de 2021 depois da organização e articulação, foi encaminhado ao Governo do Estado um requerimento solicitando a instalação da unidade de saúde no polo. Todo o processo foi acompanhado de perto por representantes da comunidade, até o local da instalação foi sugestão da própria comunidade. .

Já a unidade de educação, o IEMA Vocacional Dica Ferreira é um espaço que ofertará cursos técnico-profissionalizantes e vai oferecer educação em tempo integral, serão ofertados 4 cursos, sendo eles: Estética, Operador de Caixa de Supermercado, Assistente de Farmácia e Reparo e Manutenção de Celulares e beneficiará na primeira etapa 160 estudantes.

“É uma satisfação muito grande está recebendo essa obra maravilhosa aqui no bairro, estávamos realmente precisando. Esse espaço era uma reinvindicação de muito tempo, mas é tudo no tempo de Deus e chegou na hora certa”, ressaltou Ana Braga, moradora do Coroadinho há 40 anos.

Alexsandro de Jesus Ferreira Pereira, presidente do Instituto Dica Ferreira e filho da homenageada, deu um depoimento emocionante sobre a luta de sua mãe, para proporcionar dias melhores para a comunidade e manter a chama da esperança acessa para construir uma sociedade mais justa.

“Hoje é um momento memorável e muito esperado pelo polo Coroadinho, que recebe um espaço e homenageia Dica Ferreira, uma voz que não cala e que permanece nos fortalecendo e impulsionando a acreditar que podemos sim intervir no meio social e acreditar em uma sociedade mais justa. Um espaço como esse representa muito para todas as pessoas. Eu agradeço de coração ao Governo do Maranhão e todas as pessoas que estão envolvidas nesse projeto”, agradeceu Alexsandro Pereira.

Quem foi Dica Ferreira

Raimunda Pereira Ferreira, conhecida como "Dica" faleceu em 2005, residia no Bom Jesus. Mãe de 6 filhos, esteve à frente dos movimentos sociais no polo Coroadinho sempre em busca de melhorias para a qualidade de vida da população da região

Militante na defesa e luta por direitos comunitários atuou em diversas frentes e espaços, era agente de saúde e também foi presidente da rádio Comunitária Conquista FM.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário