Na manhã desta quarta-feira (13), o vereador de São Luís, Joaquim Umbelino Ribeiro Júnior, conhecido como Umbelino Júnior, foi alvo de uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Estado do Maranhão (MP-MA), que investiga a prática de “rachadinha” (peculato-desvio) do salário dos servidores lotados no gabinete do parlamentar. A operação aconteceu ainda na cidade de Imperatriz,
Durante a ação, o Gaeco cumpriu 15 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados do Termo Judiciário de São Luís. Além de Umbelino, também foram alvos da operação mais 17 pessoas. Cinco dos investigados são advogados.
Durante as investigações, o Gaeco verificou a existência de uma organização criminosa liderada pelo vereador, que envolvia familiares e parentes do parlamentar, incluindo esposa, cunhados e o sogro, que é policial militar reformado e mora em Brasília (DF).
O Gaeco teve acesso aos documentos de controle financeiro do esquema de “rachadinha” para desviar dinheiro público da Câmara de Vereadores de São Luís. Os arquivos têm informações com o valor que cada servidor tinha que devolver e pra qual conta o dinheiro era transferido. Segundo apurou o MP-MA, os desvios acontecem desde 2020 e no período a organização movimentou valores milionários
Ainda de acordo com os levantamentos do Gaeco, a organização criminosa também contava com apoio de terceiros para efetivação dos desvios e outros crimes, como “lavagem” de capitais e falsidade ideológica. O MP-MA descobriu que mais de R$ 2 milhões foram desviados pelo vereador. Parte do dinheiro desviado com as “rachadinhas” foi pra conta de Jonfran Moreira, chefe de gabinete do vereador Umbelino Jr. Outra parte era enviada para Edson Lima do Carmo, um empresário que atua na região de Imperatriz.
Com o afastamento de Umbelino Júnior, por decisão da Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados do Termo Judiciário de São Luís, o suplente de vereador Aldo Rogério deve assumir a cadeira na próxima sessão, prevista para segunda-feira (18).
Aldo Rogério que foi eleito pelo PRTB, mas atualmente está filiado ao Democracia Cristã (DC). Em junho de 2021 ele assumiu por quatro meses a vaga de vereador após Umbelino Júnior pedir licença do mandato para tratar de assuntos pessoais.
Nascido em São Luís, tem 48 anos, é filho de Antônio Eduardo Ferreira e Joana Batista Ribeiro.
Filho do Coroadinho, cursou o ensino básico na escola Governador Archer e o ensino médio na Escola Fundação Bradesco. É graduado em Direito, pela Universidade Ceuma.
Aldo Rogério, começou suas atividades profissionais no 2º Juizado Especial de Pequenas Causas. Em seguida, passou a trabalhar no 6º Juizado.
Iniciou a sua vida partidária no Partido Socialista Brasileiro, em 2008. também foi Secretário Adjunto da Secretaria de Esporte e Desporto – SEMDEL de São Luís, entre os anos de 2013 a 2014.
Nas eleições de 2020, ele conquistou 1.016 votos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário