quarta-feira, 26 de março de 2025

COM MAIORIA, STF TORNAR BOLSONARO 1° EX-PRESIDENTE RÉU POR GOLPE



A maioria da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta quarta-feira (26) para que o ex-presidente Jair Bolsonaro se torne réu pelos crimes de golpe de Estado e tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito. 

É a primeira vez que um ex-presidente eleito é colocado no banco dos réus por crimes contra a ordem democrática estabelecida com a Constituição de 1988. Esses tipos de crime estão previstos nos Artigos 359-L (golpe de Estado) e 359-M (abolição do Estado Democrático de Direito) do Código Penal brasileiro.

“Não há então dúvidas de que a procuradoria apontou elementos mais do que suficientes, razoáveis, de materialidade e autoria para o recebimento da denúncia contra Jair Messias Bolsonaro”, disse Moraes, relator do caso no Supremo, referindo-se à acusação apresentada no mês passado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet.

O relator votou para que Bolsonaro também responda, na condição de réu no Supremo, aos crimes de organização criminosa armada, dano qualificado pelo emprego de violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado. Se somadas, todas as penas superam os 30 anos de cadeia.

Até o momento, seguiram o relator os ministros Flávio Dino e Luiz Fux. Ainda devem votar a ministra Cármen Lúcia e o ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma, colegiado composto por cinco dos 11 ministros do Supremo e onde tramita a denúncia sobre golpe.

Em seu voto, Dino buscou garantir que as defesas terão oportunidade de construir suas próprias narrativas, que serão levadas em consideração no momento adequado. "Justiça é diferente de justiçamento", disse ele.
"Temos que aferir a conduta, uma a uma, independentemente do julgamento moral que tenhamos sobre a pessoa", assegurou.

Fux destacou que o voto do relator detalhou ponto a ponto as condutas e crimes imputados a Bolsonaro e outros sete aliados. "Em relação à autoria e a materialidade, a procuradoria e o ministro Moraes legaram à turma e à sociedade tudo quanto nós precisávamos saber para o recebimento da denúncia".

O ministro ressalvou, contudo, que durante o processamento da ação penal deverá apresentar divergências em relação ao cálculo das penas. "Confesso que em determinadas situações me deparo com uma pena exacerbada", afirmou.
Acusação

Conforme a acusação da PGR, Bolsonaro tinha conhecimento do plano intitulado Punhal Verde Amarelo, que continha o planejamento e a execução de ações para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes.

A procuradoria também garante que o ex-presidente sabia da minuta de decreto com o qual pretendia executar um golpe de Estado no país. O documento ficou conhecido durante a investigação como "minuta do golpe".

Em seu voto, Moraes afirma “não haver dúvidas” sobre conhecimento de Bolsonaro acerca do documento:
“Não há dúvida que o denunciado Jair messias Bolsonaro conhecia, manuseava e discutiu sobre a minuta de golpe”.

Qual a implicação desse conhecimento para o cometimento dos crimes imputados pela PGR deve ser ainda verificada durante a instrução da ação penal, disse Moraes. “A interpretação do fato vai ocorrer durante a instrução penal.”

No voto, Moraes frisou que o plano de Bolsonaro começou a ser posto em prática em julho de 2021, quando em uma transmissão ao vivo pela internet o ex-presidente “atacou as urnas eletrônicas sem nenhum fundamento e sem apresentar nenhum elemento concreto”.

O objetivo seria insuflar aliados e criar o clima para que Bolsonaro permanecesse no poder mesmo com derrota na tentativa de reeleição, em 2022, conforme narra a denúncia, destacou Moraes.

A denúncia “aponta o aumento da intensidade da agressividade de forma progressiva, integrando a execução de seu plano” autoritário, destacou Moraes.
Demais réus

A maioria da Primeira Turma votou ainda para que mais sete aliados de Bolsonaro se tornem réus na mesma ação penal sobre o golpe. 

Todos compõem o chamado “núcleo crucial” da denúncia. São eles: Jair Bolsonaro, ex-presidente da República;
Walter Braga Netto, general de Exército, ex-ministro e vice de Bolsonaro na chapa das eleições de 2022;
Augusto Heleno, general do Exército e ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional;
Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência - Abin;
Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal;
Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;
Paulo Sérgio Nogueira, general do Exército e ex-ministro da Defesa;
Mauro Cid, delator e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

Detalhamento

Em um voto longo, com mais de uma hora e 40 minutos de duração, Moraes recorreu a vídeos, tabelas e estatísticas para rebater cada uma das oito defesas. Ele começou por destacar a violência dos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas por apoiadores de Bolsonaro.

Um vídeo com cenas da “batalha campal”, como descreveu o ministro, foi colocado durante a sessão da Primeira Turma do Supremo, colegiado responsável por julgar o caso. Para rebater as alegações de falta de provas, Moraes apresentou, na parte final de seu voto, uma tabela relacionando dos os atos apontados pela PGR como criminosos e todas as provas documentais colhidas pela Polícia Federal (PF).

Para Moraes, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, “descreveu satisfatoriamente os fatos típicos ilícitos, com todas as circunstâncias, dando aos acusados o amplo conhecimento dos motivos e das razões pelas quais foram denunciados”.

O ministro destacou que o julgamento desta quarta tem por objetivo somente verificar se há indícios materiais suficientes para se abrir uma ação penal, na qual as defesas terão a plena oportunidade de construir suas próprias narrativas sobre os fatos apresentados pela acusação.

Fonte: Agência Brasil

TRUMP MUDA REGRAS E ELOGIA SEGURANÇA DO SISTEMA ELEITORAL DO BRASIL




O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou decreto que modifica o sistema eleitoral dos EUA com foco na prevenção de fraudes eleitorais. O texto menciona o Brasil como exemplo positivo na aplicação de sistemas de segurança nas eleições, especificamente o uso da biometria.
“Os Estados Unidos agora falham em aplicar proteções eleitorais básicas e necessárias empregadas por nações modernas e desenvolvidas, bem como por aquelas ainda em desenvolvimento. A Índia e o Brasil, por exemplo, estão vinculando a identificação do eleitor a um banco de dados biométrico, enquanto os Estados Unidos dependem amplamente da autodeclaração para a cidadania”, diz o documento.

Segundo o governo Trump, a ordem executiva visa fortalecer a verificação da cidadania dos eleitores, proibindo cidadãos estrangeiros de “interferirem nas eleições”. O decreto permite que os departamentos de Segurança Interna, de Estado e a Administração da Segurança Social forneçam acesso a bancos de dados federais aos estados para checar a cidadania dos eleitores.

Trump mencionou a necessidade de confirmação da cidadania, através de passaporte americano, documento de identidade válido ou identificação militar.

O decreto permite que os departamentos de Segurança Interna, de Estado e a Administração da Segurança Social forneçam acesso a bancos de dados federais aos estados para checar a cidadania dos eleitores. Trump mencionou a necessidade de confirmação da cidadania, através de passaporte americano, documento de identidade válido ou identificação militar.
Sistema eleitoral brasileiro

O sistema de biometria nas eleições do Brasil foi implementado para garantir maior segurança e agilidade no processo eleitoral, além de evitar fraudes. Eleitores se cadastram nas zonas eleitorais para coletar dados biométricos (impressões digitais, fotografia e assinatura).

Durante a votação, as urnas com sistema biométrico verificam a identidade do eleitor através das impressões digitais. Se as impressões digitais coincidirem, a urna confirma a identidade e permite a votação. Caso contrário, o sistema impede que o eleitor vote.

A biometria começou a ser implantada em 2008, e hoje atinge mais de 85% do eleitorado brasileiro. O avanço da tecnologia pode ser acompanhado em um painel online atualizado periodicamente pela justiça eleitoral.

*Fonte: Agência Brasil 

quarta-feira, 19 de março de 2025

MULHER É PRESA POR ENGANO NO RJ AO IR À DELEGACIA DENUNCIAR MARIDO POR AGRESSÃO

No último domingo (16), a mulher identificada como, Débora Cristina da Silva Damasceno, 42 anos, foi até uma delegacia no Rio de Janeiro para denunciar o marido por agressão e solicitar uma medida protetiva. No entanto, ao invés de receber o auxílio esperado, acabou sendo presa por um crime que não cometeu, foi acusada de tráfico de drogas e associação criminosa, sendo encaminhada ao Presídio de Benfica.

Segundo os advogados da mulher, ao tentar registra um BO contra o marido, um erro no sistema de procurados indicava um mandado de prisão em aberto contra ela, relacionado a uma condenação por tráfico de drogas em Belo Horizonte, cidade para onde a mulher jamais viajou. Após passar dois dias detida, ela foi solta na terça-feira (18), ao ter sua inocência reconhecida pela Justiça.

Mulher foi confundida com outra procurada pela Justiça de Minas Gerais. A foragida, no entanto, atende pelo nome de Debora Cristina Damasceno, sem o "da Silva", além de ser oito anos mais nova e o mandado apresentava informações incorretas como CPF e data de nascimento, o que levou à prisão equivocada..

Familiares da vítima alertaram para as diferenças nos dados. Mesmo assim, a Polícia Civil do Rio manteve a prisão. O erro só foi reconhecido ontem (17), durante audiência de custódia. O Tribunal de Justiça do Rio admitiu se tratar de um equívoco cometido pela Justiça de Minas Gerais, e determinou a liberação de Debora.

Somente na tarde de terça-feira a Justiça do Rio reconheceu o erro e determinou sua libertação. Ao deixar o presídio, Débora relatou o desespero vivido: “Ninguém espera que vai na delegacia dar uma queixa e sai algemada. Meu chão caiu. Passei um perrengue que não era pra mim. Quero minha casa, quero ver minha mãe, minha avó que está com 82 anos desesperada. Foi apavorante”. A mulher também afirmou que nunca sequer esteve em Belo Horizonte e que seus deslocamentos sempre se limitaram entre Petrópolis e o Rio de Janeiro.

A Polícia Civil do Rio informou que cumpriu o mandado conforme estava no sistema e que segue investigando as agressões sofridas por Débora, além de já ter solicitado medidas protetivas contra o agressor. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais admitiu o erro na emissão do mandado de prisão, o que resultou na detenção injusta da mulher.

A Justiça de Minas Gerais assumiu o erro. "Houve um equívoco no mandado de prisão expedido em julho de 2024, o qual foi expedido em desfavor de Débora Cristina da Silva Damasceno, filha de Cândida e Ivo, quando deveria ter sido expedido em desfavor de Débora Cristina Damasceno, filha de Luiza e João".

Advogado afirmou se tratar de um "erro gravíssimo". "Os documentos mostram que a Debora presa no Rio não é a Debora que deveria estar presa em Belo Horizonte", explicou Máximo. A defesa afirma que vai processar o estado do Rio de Janeiro por danos morais e psicológicos porque a vítima "está totalmente abalada". "Ela está traumatizada, diz que passou os piores dias da vida dela dentro desse presídio", informou.

segunda-feira, 17 de março de 2025

IFMA - MA ABRE SELETIVO PARA PROFESSORES




O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) anuncia a realização de Processo Seletivo, que tem por objetivo o preenchimento de três vagas destinadas à contratação de Professores Substitutos para o Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, a fim de ministrar aulas nas áreas de Geografia (1), Engenharia da Computação (1) e Letras (1), com lotação nos Campus de Barreirinhas e Santa Inês.

Para concorrer a uma das oportunidades ofertadas, é necessário que o candidato possua escolaridade em nível superior, na respectiva área da vaga pleiteada. Ao ser contratado, o docente deve exercer funções em jornadas de 40 horas semanais, referente a remuneração mensal que pode variar de R$ 3.412,63 a 6.356,02, dependendo da titulação, além de auxílio-alimentação, no valor de R$ 1.000,00 (um mil reais); auxílio-transporte e assistência pré-escolar no valor de R$ 484,90 (quatrocentos e oitenta e quatro reais e noventa centavos) por dependente com idade inferior a 6 (seis) anos.

Os interessados em participar do Processo Seletivo, para o Campus Barreirinhas podem se inscrever até essa segunda-feira (17), exclusivamente, de forma eletrônica, na página do Processo Seletivo no site do IFMA. O valor da taxa de inscrição é de R$50,00 (cinquenta reais).

Já para o Campus Santa Inês, as inscrições serão efetuadas, exclusivamente, de forma eletrônica, na página do Processo Seletivo no site do Campus Santa Inês https://portal.ifma.edu.br/2025/03/13/campus-santa-ines-abre-selecao-para-professor-substituto/). O valor da taxa de inscrição é de R$ 80,00 (oitenta reais).

Como forma de classificação, os candidatos serão avaliados mediante aplicação de prova de títulos, com base nos critérios especificados no documento de seleção.

De acordo com o edital, o Processo Seletivo terá validade de um ano, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Campus Barreirinhas - Geografia: Edital N° 23/2025
Campus Santa Inês - Letras (Língua Portuguesa / Inglesa): Edital Nº 64/2025
Campus Santa Inês - Engenharia da Computação: Edital Nº 65/2025

quinta-feira, 13 de março de 2025

SENAC - MA PRORROGA INSCRIÇÕES PARA SELETIVO

























O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MA) prorrogou as inscrições para processo seletivo que oferta 21 vagas em cargos de níveis médio e superior em Açailândia, Balsas, Bacabal, Imperatriz, São Luís e Timon. 
A remuneração pode chegar a R$ 6.367,07.

As inscrições, que seriam encerradas na última segunda-feira (10), agora podem ser realizadas de forma online até o dia 17 de março. O Processo Seletivo 01/2025 é conduzido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA), que integra o Sistema FIEMA.

Entre as vagas de nível médio, destacam-se os cargos de Assistente Administrativo e de Assistente de Instalação e Manutenção. Já para os candidatos de nível superior, as oportunidades incluem Supervisor Educacional, Psicólogo Educacional, Psicólogo Organizacional e Analista de TI, todos com exigência de formação específica na área correspondente.

Os cargos disponíveis de nível médio têm salários entre R$ 2.010,43 e R$ 2.866,39. Já para candidatos de nível superior, a remuneração chega a R$ 6.367,07.

As inscrições serão exclusivamente online, pelo site https://sistemas.fiema.org.br/seletivos/, com taxa no valor de R$ 80 para cargos de nível médio e R$ 120 para cargos de nível superior. As vagas de nível médio são para as cidades de Açailândia, Bacabal, Balsas, Imperatriz e São Luís, enquanto as oportunidades de nível superior estão distribuídas entre Imperatriz, São Luís e Timon.

quarta-feira, 12 de março de 2025

INICIATIVA OFERECE 3,1 MIL BOLSAS PARA MULHERES EM PROGRAMAÇÃO E DADOS

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta de bolsas de estudo gratuitas para capacitar mulheres no setor de tecnologia. Segundo as instituições, serão oferecidas 3,1 mil bolsas de estudo, sendo 3 mil delas voltadas para iniciação em programação e outras 100 para formação em análise de dados.

O objetivo da oferta de bolsas é gerar mais oportunidades para a contratação de mulheres em uma área em que elas ainda são minoria. A iniciativa é parte do que ficou acordado na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024/2026, negociada entre as entidades de trabalhadores e dos empregadores do setor financeiro. Entre outros temas, foi definida a realização de ações para promoção e inclusão, como a equidade entre homens e mulheres no mercado de trabalho.
Programação

Para o caso das bolsas em programação, podem se candidatar mulheres de todas as regiões do país, mas terão prioridade as que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica. As aulas terão entre 15 e 20 horas de conteúdo, e as atividades serão desenvolvidas totalmente online. Ao final do curso, as alunas receberão certificados.

Serão oferecidos dois cursos, coordenados pelo PrograMaria. O primeiro é o Análise de Dados: meus primeiros passos em Python, com inscrições disponíveis até o dia 19 de março neste formulário. Já o segundo é Front-End: minha primeira página web, que recebe inscrições nesta página.
Análise de dados

Para o curso de formação em análise de dados, coordenado pelo instituto Laboratoria, serão oferecidas 100 vagas. O curso terá duração de seis meses, com 600 horas de conteúdo. A formação exige dedicação semanal de quatro horas presenciais e mais 10 horas remotas e assíncronas, ao longo de 20 semanas.

Para concorrer a essas vagas é preciso identificar-se como mulher, ter mais de 18 anos e ter concluído o ensino médio. O prazo para se inscrever está aberto até sexta-feira (14), e será preciso passar por teste online e entrevista. Mais informações estão disponíveis no site.

REVIRAVAOLTA: POLÍCIA DESMENTE SEQUESTRO E ABUSO DE DUAS IRMÃS EM SÃO LUÍS

Uma reviravolta surpreendente no caso do suposto sequestro e abuso de duas irmãs, que teria ocorrido no dia 8 de março, no Parque pindorama em São Luís. A Polícia Civil conformou que as meninas mentiram ao afirmar que foram vitimas do crime cometido por um homem de 40 anos que havia sido preso, sendo confirmado sua inocentado. A reviravolta tem inicio quando na manhã desta terça-feira (12), familiares das meninas e do suspeito foram à delegacia e confirmaram que a história não era verdadeira.

Inicialmente, as meninas disseram que foram sequestradas enquanto iam para a igreja e que uma delas havia sido abusada, enquanto a outra foi dopada. A denúncia levou à prisão do suspeito, mas, com o avanço das investigações, a polícia descobriu que tudo não passou de uma mentira.

Segundo a delegada da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), um adolescente e outras testemunhas procuraram a polícia e informaram que as meninas passaram a noite na casa do jovem e não foram vítimas de nenhum crime. O pai das crianças já havia alertado que o relato das filhas era confuso. Agora, a polícia seguirá ouvindo familiares dos envolvidos para concluir o inquérito e encaminhar o caso à Justiça.

As irmãs foram encaminhadas para o Instituto de Perícia da Criança e do Adolescente, onde estão recebendo atendimento de psicólogos, assistentes sociais e peritos. A delegada destacou que a prioridade agora é entender por que as meninas inventaram a história e avaliar as consequências da falsa denúncia.

Relembre o caso:

Segundo a polícia, na noite do último sábado (8), a mãe das meninas duas irmãs, de 8 e anos, residentes do Condomínio Jomar Moraes no bairro Parque Pindorama, percebeu o desaparecimento após ser informada de que elas não chegaram a igreja, onde seria o destino. Ela então acionou as autoridades e iniciou uma campanha nas redes sociais para divulgar o sumiço.

A Agência Regional de Inteligência do CPAM Sul foi acionada e localizou as vítimas já na manhã de domingo (9), em uma área de matagal próxima à residência da família. Em depoimento, a irmã mais velha relatou que ambas foram perseguidas e levadas para um local desconhecido. No cativeiro, a adolescente foi vítima de violência sexual, enquanto a irmã mais nova teria sido dopada com uma substância química.

A Polícia Militar do Maranhão prendeu um homem de 40 anos, suspeito de sequestrar e abusar da menina mais velha. De acordo com a polícia, o homem já havia prestado serviços para a família e, segundo relatos, demonstrava comportamento suspeito em relação às crianças. De acordo com o Major Fábio, da Polícia Militar, uma operação foi montada para localizar as vítimas e prender o acusado.

segunda-feira, 10 de março de 2025

MORADORES DO COROADINHO FAZEM PROTESTO CONTRA DESCASO DA PREFEITURA

 


Na manhã desta segunda-feira (10), um grupo de moradores da Avenida Brasil e II Travessa da Juçara no Coroadinho, fizeram uma manifestação para protestar contra as precárias condições de infraestrutura na região, o ponto de concentração foi n
a galeria que cruza a Avenida Brasil.

Durante o protesto com frases de efeito e cartazes, os moradores denunciaram a situação, chamando a atenção do poder público e reivindicando a presença do prefeito Eduardo Braide.

Segundo os organizadores, a ação representa muito mais que um simples protesto, é um apelo para que a gestão municipal resolva um problema que atinge a comunidade há tempos, e se intensifica ainda mais no período chuvoso.

domingo, 9 de março de 2025

APAE DE SÃO LUÍS ABRE VAGAS DE EMPREGOS




A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Luís -APAE,  de São Luís está contratando profissionais para atuar em diferentes áreas. A instituição busca colaboradores comprometidos e com experiência, que desejam contribuir com um ambiente de trabalho voltado ao cuidado e assistência.

As vagas disponíveis são para as funções de jardineiro, pedreiro, eletricista, auxiliar de marcenaria, auxiliar de pedreiro, técnico de refrigeração e servente de limpeza.

Os detalhes sobre salário e benefícios serão informados no processo seletivo, conforme o cargo e a experiência do candidato.

Para concorrer a uma das vagas, os candidatos devem possuir experiência profissional comprovada na função desejada. A APAE busca profissionais qualificados para atuar na manutenção e infraestrutura da instituição, garantindo um ambiente adequado para o atendimento e desenvolvimento das pessoas com deficiência assistidas pela entidade.

Os interessados podem enviar seus currículos de forma presencial na sede da APAE de São Luís, localizada na Av. Granja Barreto, nº 1 - Outeiro da Cruz. Também há a opção de encaminhar o documento de maneira digital para os e-mails: apaesaoluis@apaesaoluis.org.br 

sábado, 8 de março de 2025

APRESENTADOR LUCIANO HULK AJUDA MULHER QUE TEVE LOJA ARROMBADA E ROUBADA NO COROADINHO


O apresentador da Rede Globo, Luciano Hulk divulgou neste sábado, (8) em um de suas redes sociais a situação vivida pela empreendedora do Coroadinho, Cleudy Matias, proprietária da loja de confecção, Bella Boutique, localizada na Av. Amália Saldanha, que teve seu empreendimento arrombado na madrugada da terça-feira (25) de fevereiro. Na ocasião os ladrões levaram a maior de suas mercadoria de trabalho .

O crime e o desespero de Cleudy ganharam destaque, comovendo muita gente. A repercusão chegou ao apresentador, que neste sabado, anunciou que está ajudando com o valor de R$ 12.000 para que ela reorganize sua loja.

"Olhar o próximo com carinho e atenção. Estender a mão e ajudar. É nisso que eu acredito. Cleudy, você não tá sozinha! Espero que essa ajuda chegue em boa hora pra você e pro Lucas Gabriel. Muito sucesso pra @bella_boutiqueslz_", disse Hulk.

sexta-feira, 7 de março de 2025

SENAI-MA ABRE INSCRIÇÃO PARA CURSO GRATUITO DE ELETROMECÂNICO DE MOTOCICLETAS EM SÃO LUÍS

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (SENAI-MA), por meio do Programa de Gratuidade Regimental, abriu inscrições para o curso de Eletromecânico de Motocicletas, em parceria com o Centro de Educação Profissional e Tecnológica do Maranhão (CEPROMAR). O processo seletivo oferece 50 vagas gratuitas para pessoas de baixa renda, com prioridade para trabalhadores empregados ou desempregados que estejam matriculados ou tenham concluído a Educação Básica.

O curso será realizado no Centro de Ensino Profissionalizante do Maranhão – CEPROMAR. Com carga horária de 250 horas, as aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino. A primeira turma, no período da manhã, conta com 25 vagas e terá início no dia 5 de maio de 2025, com término previsto para 7 de agosto do mesmo ano. A turma vespertina, também com 25 vagas, seguirá o mesmo cronograma. Durante o curso, os alunos serão capacitados para realizar a manutenção de sistemas mecânicos e eletroeletrônicos de motocicletas, seguindo as normas técnicas e a legislação vigente.

As inscrições seguem abertas até 17 de abril ou até o preenchimento das vagas, e poderão ser feitas presencialmente no CEPROMAR, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30. O critério de seleção será por ordem de chegada, respeitando o limite de vagas disponíveis e o cadastro de reserva. Para se inscrever, é necessário apresentar original e cópia da carteira de identidade, CPF, declaração de matrícula ou certificado de conclusão do Ensino Fundamental, comprovante de residência, autodeclaração de baixa renda e uma foto 3x4 recente e de frente. No caso de candidatos menores de 18 anos, também será exigida a apresentação do CPF e da carteira de identidade de um dos pais ou responsável legal.

Para participar, o candidato deve ter no mínimo 16 anos e Ensino Fundamental completo. A inscrição aprovada será automaticamente convertida em matrícula no curso.

A iniciativa do SENAI visa ampliar o acesso à qualificação profissional gratuita e promover novas oportunidades no setor de metalmecânica.

Endereço do CEPROMAR:
Rua Ipixuna, nº 100 - Parque Pindorama, São Luís - MA.



sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

CBF DIVULGA TABELA E GRUPOS DA SÉRIE D DO BRASILEIRO DE 2025



A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), divulgou na noite desta quinta-feira (27), os detalhes sobre o Campeonato Brasileiro da Série D 2025. A entidade anunciou a disposição dos grupos para a competição.

A competição conta com 64 equipes dispostas em oito grupos, que foram divididos levando em conta a proximidade geográfica dos clubes. A competição que tem começo previsto para o dia 13 de abril teve a tabela básica da competição em suas 14 primeiras rodadas na fase inicial divulgada.

Os quatro melhores de cada grupo avançam para a segunda fase, com 32 clubes envolvidos no mata-mata. Depois, os vencedores dos confrontos se enfrentam nas oitavas de final. Na fase seguinte os quatro semifinalistas garantem vaga na Série C de 2026. As datas-base dos jogos de ida e volta da final são os dias 21 e 28 de setembro, respectivamente.

O Maranhão conta com três representantes na competição, Sampaio Corrêa, Maranhão e Imperatriz que estão no grupo A2.

Veja a disposição das equipes por grupos

Grupo A1: Independência, Humaitá, Manaus, Manauara, Tuna Luso, Águia de Marabá, GAS e Trem;
Grupo A2: Maracanã, Iguatu, Sampaio Corrêa, Maranhão, Altos, Parnahyba, Tocantinópolis e Imperatriz;
Grupo A3: Ferroviário, Horizonte, Sousa, Treze, Santa Cruz, Central, América-RN e Santa Cruz-RN;
Grupo A4: ASA, Penedense, Sergipe, Lagarto, Barcelona de Ilhéus, Jequié, Juazeirense e União-TO;
Grupo A5: Ceilândia, Capital-DF, Aparecidense, Goiânia, Mixto-MT , Luverdense, Porto Velho e Goianésia;
Grupo A6: Rio Branco-ES, Porto Vitória, Nova Iguaçu, Boavista, Pouso Alegre, Maricá, Portuguesa e Água Santa;
Grupo A7: Goiatuba, Itabirito, Inter de Limeira, Monte Azul, Operário-MS, Uberlândia, FC Cascavel e Cianorte;
Grupo A8: Azuriz, Joinville, Barra-SC, Marcílio Dias, São José-RS, São Luiz, Guarany de Bagé e Brasil de Pelotas.

Veja a primeiras rodadas da Série D 

12 e 13 de abril | 1ª rodada: 
Manauara x Independência;
Humaitá x Tuna Luso;
Águia de Marabá x GAS;
Trem x Manaus;
Maranhão x Altos;
Parnahyba x Imperatriz;
Tocantinópolis x Maracanã;
Iguatu x Sampaio Corrêa;
Santa Cruz-RN x Sousa;
Treze x Santa Cruz;
Central x Ferroviário;
Horizonte x América-RN;
Jequié x Sergipe;
Lagarto x União-TO;
Juazeirense x ASA;
Penedense x Barcelona de Ilhéus;
Goiânia x Luverdense;
Mixto-MT x Porto Velho;
Goianésia x Ceilândia;
Capital-DF x Aparecidense;
Boavista x Portuguesa;
Água Santa x Pouso Alegre;
Maricá x Rio Branco-ES;
Porto Vitória x Nova Iguaçu;
Uberlândia x FC Cascavel;
Cianorte x Operário-MS;
Goiatuba x Inter de Limeira ;
Monte Azul x Itabirito;
São Luiz x Azuriz;
Joinville x Guarany de Bagé;
Brasil de Pelotas x Barra-SC;
Marcílio Dias x São José-RS.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

CIRCUITOS DE CARNAVAL EM SÃO LUÍS CONTAM COM VIDEOMONITORAMENTO DE RECONHECIMENTO FACIAL




Os foliões que irão curtir o Carnaval em São Luís (MA) contarão com um reforço na segurança. As festas serão monitoradas por câmeras com tecnologia de reconhecimento facial, operadas 24 horas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA).

A estratégia alia inovação e prevenção, garantindo um ambiente mais seguro para os milhares de maranhenses e turistas que participarão da programação carnavalesca. Os equipamentos estão posicionados em pontos estratégicos, cobrindo áreas de maior movimentação. Na Avenida Litorânea, por exemplo, as câmeras estão distribuídas por todo o percurso da folia, permitindo uma vigilância contínua da orla.

“Essa tecnologia nos permite agir de forma mais rápida e eficiente, seja na identificação de pessoas com mandados de prisão, na prevenção e repressão de crimes. O nosso objetivo, seguindo uma determinação do governador Carlos Brandão, é garantir que todos possam aproveitar o Carnaval com máxima segurança”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Maurício Martins.

O sistema de videomonitoramento opera em tempo real, permitindo que as imagens captadas sejam analisadas e reportadas imediatamente às guarnições mais próximas do local, em caso de ocorrência. Todas as movimentações são acompanhadas diretamente do Ciops, que mantém cerca de 400 câmeras na estrutura de vigilância urbana, distribuídas pelo estado.

“O monitoramento 24 horas possibilita uma atuação imediata das forças de segurança, reduzindo o tempo de resposta diante de qualquer ocorrência. O reconhecimento facial é uma ferramenta essencial para identificar suspeitos e coibir ações criminosas”, explicou o diretor do Ciops, coronel Wallace Amorim.

O objetivo da utilização das câmeras durante os circuitos da festa é prevenir e reprimir crimes comuns aos eventos com grande número de pessoas, tais como furto e roubo de celular, importunação e assédio, dentre outros.

Além do videomonitoramento, as festividades contam com reforço no policiamento ostensivo, viaturas e patrulhamento especializado, garantindo a presença ativa das forças de segurança em meio à multidão. Assim, a integração entre tecnologia e efetivo policial reforça a segurança e contribui para que o carnaval maranhense seja uma festa marcada pela alegria e tranquilidade.

Mais sobre o videomonitoramento

Além das câmeras de reconhecimento facial ao longo dos circuitos oficiais, seguem operando nos dias de Carnaval as câmeras com rotação 360 (de grande alcance) e também as câmeras de identificação de placas de veículo, que estão distribuídas nas principais vias da Grande Ilha. Elas auxiliam as forças de segurança na recuperação de veículos furtados ou roubados.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

TRÊS CIDADES MARANHENSE TEM MAIS FAMÍLIAS CADASTRADAS NO BOLSA FAMÍLIA QUE RESIDÊNCIAS

 O município de Serrano do Maranhão lidera o ranking das cidades brasileiras com mais famílias cadastradas no programa Bolsa Família do que residências, conforme levantamento divulgado pelo Poder360. Para se ter ideia da desproporção, o município tem 3.953 domicílios, conforme o IBGE, mas registra 5.041 famílias recebendo o benefício.

Segundo reportagem do Poder360 há uma alta possibilidade de haver fraudes, pois há mais beneficiários do que casas. A estatística mostrada na reportagem também revela que tem sido ineficaz a iniciativa anunciada há cerca de 2 anos pela administração federal para fazer um pente-fino no principal programa social brasileiro.

A prefeita do município, Val Cunha, em resposta ao portal, atribuiu o problema a erros no Censo de 2022, alegando que domicílios de Serrano foram registrados em municípios vizinhos. O procurador da cidade, Rômulo Emanuel da Silva, citou os povoados de Santa Filomena e Boa Esperança como áreas não contabilizadas corretamente.

No entanto, o IBGE rebateu a justificativa e confirmou que os recenseadores visitaram ambas as localidades, reforçando que Santa Filomena, por exemplo, pertence oficialmente ao município de Santa Helena.

No Maranhão, outras cidades, como Cachoeira Grande e Pedro do Rosário, também apresentam discrepâncias similares. A situação reforça a percepção de que as medidas de auditoria anunciadas pelo governo federal há dois anos para coibir fraudes no programa não têm sido eficazes.

No total 10 cidades brasileiras registram mais pessoas beneficiarias do programa Bolsa Família do que domicílios, indica o cruzamento de dados públicos disponíveis em janeiro de 2025. As regras do programa social vetam que uma mesma família receba duas vezes o benefício.

De acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal, o Maranhão tem, neste mês, 1.229.329 famílias contempladas pelo Bolsa Família. O investimento federal supera R$857,54 milhões, o que assegura um valor médio de benefício de R$697,57 aos contemplados nos 217 municípios do estado.


domingo, 23 de fevereiro de 2025

SAMPAIO ANUNCIA ARLINDO MARACANÃ COMO SEU NOVO TREINADOR




O Sampaio Corrêa surpreende e anuncia Arlindo Maracanã  como seu novo treinador. A informação foi divulgada nas redes sociais do clube neste sábado (22). Ele vinha fazendo bom trabalho no comando técnico do IAPE no Campeonato Maranhense e ocupará a vaga deixada no Tricolor por Felipe Surian, demitido após a eliminação do time para a Tuna-PA na Copa do Brasil

O Sampaio Corrêa confirmou, no início da tarde deste sábado (22), o ex-jogar Arlindo Maracanã como treinador da equipe para os próximos desafios de 2024. Arlindo Maracanã, de 46 anos, foi ídolo da Bolívia Querida como jogador, iniciou a carreira de técnico no próprio Sampaio e estava no comando do IAPE, onde vinha fazendo bom trabalho 

Agora sua missão de substituir Felipe Surian, que foi demitido após sofrer uma goleada de 4 a 0 para o CSA na Copa do Nordeste e ser eliminado na primeira fase da Copa do Brasil, com uma derrota por 1 a 0 diante da Tuna Luso.

Ainda no sabado, Arlindo Maracanã foi apresentado oficialmente pelo Sampaio Corrêa em uma coletiva de imprensa no CT José Carlos Macieira e foi a campo para comandar a atividade da equipe.

Na sua apresentação o treinaor disse estar feliz em voltar a Bolivia Querida. “Feliz, claro, não tem como ser diferente. Vou resolver uns problemas pessoais e mais tarde chego para me apresentar ao clube”, disse.

O primeiro desafia do Sampaio na era Arlindo Maracanã será diante da Juazeirense, em partida válida pela quinta rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste na noite desta quarta-feira (26), às 19h, no Estádio Castelão.

Arlindo Maracanã defendeu o Sampaio Corrêa como jogador entre 1997 e 2001, e teve uma segunda passagem entre 2011 e 2016, quando encerrou a carreira. Pela Bolívia Querida, Arlindo foi capitão da equipe que faturou o título invicto do Campeonato Brasileiro Série D de 2012, conquistou cinco vezes o Campeonato Maranhense e também venceu três vezes a Copa União.

Depois de se despedir dos gramados como jogador, Arlindo Maracanã iniciou a carreira de treinador no Sampaio Corrêa, trabalhando na base do Sampaio Corrêa, pelas categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20, e sendo o técnico interino da equipe profissional em três oportunidades.

A partir de 2020, Arlindo Maracanã foi trabalhar nas categorias de base do IAPE, onde esteve até receber o convite para voltar ao Sampaio Corrêa, com apenas uma rápida interrupção em 2022, quando o treinador assumiu o Juventude Samas. Com os jovens do Canário da Ilha, Arlindo sagrou-se campeão maranhense Sub-19 e levou a equipe até à segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Junior 2025, sendo eliminado para o Botafogo.

Além do bom trabalho na base, Arlindo Maracanã teve bons resultados recentes pelo elenco profissional. Em 2024, Arlindo levou o clube de volta à elite estadual com o vice-campeonato da Segundinha Maranhense. Já em 2025, o treinador voltou ao comando do Canário da Ilha com a saída de Pedro Paulo e se saiu bem, com duas vitórias e dois empates em quatro partidas pelo Campeonato Maranhense.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

ACORDO ENCERRA A GREVE DOS RODOVIÁRIOS EM SÃO LUÍS

Após quatro dias de paralisação a greve dos rodoviários em São Luís foi encerrada nesta quinta-feira (20), após decisão provisória da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-16), desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva. A desembargadora, determinou em caráter emergencial e provisório, o reajuste de 7% nos salários e de 10% no ticket alimentação dos rodoviários.

Com a determinação, a categoria rodoviária optou pelo encerramento da greve, e as atividades do transporte público serão retomadas imediatamente na capital maranhense.

O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Maranhão informou, em nota, que continuará acompanhando a implementação das medidas acordadas e o processo judicial em defesa dos direitos da categoria.

A diretoria do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SET) ainda não se manifestou sobre o assunto.

Desde a última quarta-feira (19), os ônibus do sistema semiurbano já estavam operando na Grande São Luís, conforme ficou definido após audiência de conciliação realizada no prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), mas sem resolveu o problema da maioria da população que depende do transporte coletivo

PREFEITURA INICIA PAGAMENTO DE CORRIDAS POR APP EM SÃO LUÍS


A Prefeitura de São Luís iniciou nesta quinta-feira (19), o início do cadastrar de usuários do transporte público para o uso de corridas por aplicativo pagas pelo município enquanto durar a greve.
Cada pessoa cadastrada terá direito a dois vouchers no valor de R$ 30,00 por dia. Caso a corrida ultrapasse esse valor, o passageiro terá que pagar a diferença.

A medida busca amenizar os impactos da paralisação dos ônibus, que começou na última segunda-feira (17) e afeta cerca de 700 mil passageiros na Grande Ilha.

rPor conta da alta demanda, o site da prefeitura apresenta instabilidade, o que dificulta o acesso dos usuários ao cadastro.

Para ter acesso ao benefício, o usuário deve preencher um cadastro no site da Prefeitura de São Luís, informando:
  • Nome completo;
  • CPF;
  • Número de celular cadastrado no aplicativo de transporte;
  • Código do cartão de transporte urbano.
Os vouchers serão disponibilizados exclusivamente para usuários do transporte público municipal de São Luís cadastrados no site da prefeitura e terão validade apenas dentro dos limites da capital.

Cada voucher poderá ser utilizado entre 5h e 23h59, priorizando períodos de maior demanda e regiões estratégicas, podendo haver ajustes em situações excepcionais previamente definidas pela administração em conjunto com as empresas credenciadas.

Não será permitido acumular vouchers nem utilizar mais de um por corrida. Além disso, caso o valor do voucher não seja totalmente utilizado, o saldo remanescente não poderá ser transferido para corridas futuras.

Para se cadastrar no site da Prefeitura (clique aqui cadastre).

PREFEITURA DE SÃO LUÍS ABRE SELETIVO COM 780 PARA AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE E AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS



A Prefeitura de São Luís divulgou Edital do processo seletivo que irá preencher 190 vagas imediatas, além de formar cadastro reserva e com 590 ocupações.

Além das vagas destinadas à ampla concorrência, será reservado quantitativo para pessoas com deficiência e candidatos negros. O edital do seletivo simplificado está sob execução da empresa Instituto Consulpam.

A função de Agente Comunitário de Saúde requer:
  • Ensino médio completo, residência no distrito por onde concorrerá a vaga, desde a data da publicação do edital normativo.

Agente de Combate às Endemias: exige nível médio completo.

Os profissionais que forem contratados vão atuar em jornadas semanais de 40 horas, com direito ao vencimento-base de R$ 2.824,00. Conforme o edital, ainda serão acrescidos o adicional de insalubridade de R$ 564,80 e gratificação de R$ 141,20.

Etapas do Processo

A avaliação dos candidatos no certame se dará por meio das seguintes etapas:
  • Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova de títulos, de caráter classificatório;
  • Heteroidentificação, de caráter comprobatório;
  • Curso de formação inicial, de caráter eliminatório.
As provas objetivas estão previstas para serem aplicadas no dia 13 de abril de 2025. Elas serão compostas por 50 questões, que estarão distribuídas da seguinte maneira:
  • 12 questões de Língua Portuguesa;
  • 8 questões de Matemática/Raciocínio Lógico;
  • 5 questões de História e Geografia do Município de São Luís;
  • 5 questões de Noções de Informática;
  • 20 questões de Conhecimentos Específicos dos cargos e Legislação SUS.
Os interessados em disputar as vagas do processo seletivo Prefeitura de São Luís devem se inscrever no site da banca organizadora Instituto Consulpam, no período de 24 de fevereiro a 23 de março de 2025.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

GRUPO MATEUS ABRE VAGAS DE EMPREGOS EM SUAS LOJAS




O Grupo Mateus, maior rede varejista e atacadista do Maranhão e em franca expansão no Nordeste, Pará e Tocantins, segue ampliando sua rede e contratando mais colaboradores. No momento estão abertas na rede de supermercados 558 vagas de empregos em lojas do Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia e Pará.

Os interessados podem acessar o site se 
inscrever: https://fa-exvn-saasfaprod1.fa.ocs.oraclecloud.com/hcmUI/CandidateExperience/pt-BR/sites/CX_1 e 

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

CÂMARA DE SÃO LUÍS APROVA TRANSPORTE POR APP DURANTE GREVE DE ÔNIBUS

 A Câmara Municipal de São Luís aprovou em sessão realizada na manhã desta terça-feira (18), em regime de urgência, o projeto de lei encaminhado pelo prefeito Eduardo Braide (PSD), que autoriza a Prefeitura a custear o transporte por aplicativo para os usuários afetados pela greve dos rodoviários.

Segundo a mensagem encaminhada pelo executivo, a medida tem como objetivo a diminuição dos impactos que a paralisação do Sistema de Transporte Coletivo Urbano causa para a população em geral, especialmente à classe trabalhadora, garantindo assim o direito de locomoção dos trabalhadores, consumidores e público em geral.

A medida busca minimizar os transtornos causados pela paralisação do transporte público, que foi iniciada nesta segunda, garantindo uma alternativa de deslocamento para a população. Além disso, foi aprovado o projeto prevê a abertura de um novo processo licitatório para a contratação de empresas que irão operar o serviço de transporte coletivo na cidade.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Victor, destacou que a votação em caráter emergencial foi essencial para assegurar uma solução rápida para os passageiros prejudicados.

O prefeito de São Luís, havia anunciado nesta segunda-feira (17), por meio das redes sociais seu intuído. na ocasião criticou a postura dos empresários do setor, alegando que utilizam a greve como pressão para obter aumentos tarifários. segundo ele, a Prefeitura repassou R$ 89 milhões em subsídios no último ano, sem que houvesse melhorias significativas no serviço.


sábado, 15 de fevereiro de 2025

FARMÁCIA POPULAR: PROGRAMA TERÁ GRATUIDADE EM 41 MEDICAMENTOS; VEJA LISTA






















A partir desta sexta-feira (14), todos os itens do Programa Farmácia Popular passam a ser distribuídos gratuitamente em farmácias credenciadas. A medida, anunciada pelo Ministério da Saúde, deve beneficiar mais de 1 milhão de pessoas por ano.

O Farmácia Popular disponibiliza medicamentos gratuitos para diabetes, asma, hipertensão, osteoporose, anticoncepção, dislipidemia (colesterol alto), rinite, doença de Parkinson e glaucoma. Agora, passa a incluir no rol de gratuidade o remédio para a diabetes mellitus associada a doença cardiovascular, além de fraldas geriátricas.

Também são distribuídos absorventes higiênicos gratuitos, iniciativa que faz parte do Programa Dignidade Menstrual.

Segundo a ministra da saúde, o objetivo é ampliar ainda mais o alcance do Farmácia Popular para outras regiões do país.

“Tivemos mais de 24 milhões de pessoas beneficiadas em 2024 e vamos aumentar ainda mais esse alcance principalmente nas áreas mais remotas desse país”, disse a ministra.

Atualmente, o programa, que possui 31 mil farmácias credenciadas, está presente em 86% das cidades e cobre cerca de 87% da população brasileira.

Entre os novos itens gratuitos estão fraldas geriátricas para idosos e pessoas com mobilidade reduzida, além da dapagliflozina, usada no tratamento do diabetes associado a doenças cardiovasculares. 

Em 2024, a gratuidade já havia sido ampliada para medicamentos contra colesterol alto, Parkinson, glaucoma e rinite. 
Atualmente, o programa oferece 41 itens, incluindo remédios para hipertensão, diabetes, asma, osteoporose e anticoncepcionais.

Para a retirada dos medicamentos, é necessário comparecer a uma farmácia credenciada com: 

• Documento oficial com foto e CPF ou outro documento que contenha o número do CPF;
• Receita médica válida, emitida pelo SUS ou por serviços particulares.

Caso o paciente esteja acamado ou impossibilitado de ir à farmácia, um representante legal pode realizar a retirada apresentando:

• Receita médica válida;
• Documento do beneficiário (RG ou CPF);
• Procuração pública ou particular que autorize a retirada dos itens.
Para absorventes higiênicos do Programa Dignidade Menstrual, é necessário apresentar:

• Documento oficial com foto e CPF;
• Autorização digital ou impressa gerada no aplicativo ou site Meu SUS Digital (válida por 180 dias).
O Farmácia Popular está presente em 4.812 municípios, cobrindo 97% da população com mais de 31 mil unidades credenciadas.

Lista dos medicamentos e itens com gratuidade

Confira abaixo a relação de remédios e insumos fornecidos gratuitamente pelo programa Farmácia Popular.
  • Asmabrometo de ipratrópio 0,02mg
  • brometo de ipratrópio 0,25mg
  • dipropionato de beclometasona 200mcg
  • dipropionato de beclometasona 250mcg
  • dipropionato de beclometasona 50mcg
  • sulfato de salbutamol 100mcg
  • sulfato de salbutamol 5mg
  • Diabetescloridrato de metformina 500mg
  • cloridrato de metformina 500mg – ação prolongada
  • cloridrato de metformina 850mg
  • glibenclamida 5mg
  • insulina humana regular 100ui/ml
  • insulina humana 100ui/ml
  • Hipertensãoatenolol 25mg
  • besilato de anlodipino 5 mg
  • captopril 25mg
  • cloridrato de propranolol 40mg
  • hidroclorotiazida 25mg
  • losartana potássica 50mg
  • maleato de enalapril 10mg
  • espironolactona 25 mg
  • furosemida 40 mg
  • succinato de metoprolol 25 mg
  • Anticoncepçãoacetato de medroxiprogesterona 150mg
  • etinilestradiol 0,03mg + levonorgestrel 0,15mg
  • noretisterona 0,35mg
  • valerato de estradiol 5mg + enantato de noretisterona 50mg
  • Osteoporosealendronato de sódio 70mg
  • Dislipidemia (colesterol alto)sinvastatina 10mg
  • sinvastatina 20mg
  • sinvastatina 40mg
  • Doença de Parkinson
  • carbidopa 25mg + levodopa 250mg
  • cloridrato de benserazida 25mg + levodopa 100mg
  • Glaucomamaleato de timolol 2,5mg
  • maleato de timolol 5mg
  • Rinitebudesonida 32mcg
  • budesonida 50mcg
  • dipropionato de beclometasona 50mcg/dose
  • Diabetes Mellitus + doença cardiovasculardapagliflozina 10 mg
  • Fralda geriátrica
  • Absorvente higiênico

SEM ACORDO: SÃO LUÍS DEVE AMANHECER SEGUNDA-FEIRA (17), SEM TRANSPORTE PÚBLICO


Nesta sexta-feira (14), mais uma audiência de conciliação entre rodoviários e empresários do transporte público de São Luís terminou sem acordo . O encontro, mediado pelo desembargador Luiz Cosmo, ocorreu no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MA) e contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) e da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB).

Durante a reunião, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) não apresentou uma contraproposta concreta, alegou não ter condições financeiras para atender às demandas dos trabalhadores e Município e Estado também não chegaram a um consenso com os empresários para resolver o impasse.
Segundo o representante do Sindicato dos Rodoviários, as principais irregularidades cometidas pelos empresários, são o não pagamento dos salários e de outros benefícios, como o ticket alimentação e plano de saúde.

O indicativo de greve foi mantido após a falha nas negociações, incluindo duas audiências de mediação no Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) e a tentativa de conciliação no TRT-MA. Com a falta de acordo, a paralisação dos rodoviários segue programada para a próxima segunda-feira (17).

A greve dos rodoviários na Grande São Luís, inicialmente começaria na quinta-feira (13), porem foi adiada na tentativa de avanços nas negociações com os empresários do setor.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

NOVELA SEM FIM: RODOVIÁRIOS AMEÇAM PARALISAR O TRANSPORTE PÚBLICO DA GRANDE ILHA NESTA QUINTA-FEIRA, (13)


Após mais um encontro realizado na manhã desta segunda-feira (10), para tratar da interminável novela do ajuste salarial dos rodoviários, fato que acontece todos os anos, o Sindicato dos Rodoviários do Maranhão informou por meio de nota que em razão do descumprimento das cláusulas econômicas, da Convenção Coletiva de Trabalho vigente, os trabalhadores que atuam no Sistema de Transporte Urbano e Semiurbano de São Luís e Região Metropolitana, podem deflagrar greve geral no prazo de 72 horas, por tempo indeterminado, a greve pode se iniciar a partir da próxima quinta-feira (13). 

Segundo o representante do Sindicato dos Rodoviários, as principais irregularidades cometidas pelos empresários, são o não pagamento dos salários e de outros benefícios, como o ticket alimentação e plano de saúde.

Até então foram realizadas quatro reuniões e duas audiências mediadas pelo Ministério Público do Trabalho, porém, os empresários não apresentaram nenhuma proposta. A última tentativa de acordo ocorreu nesta segunda-feira (10), mas também sem sucesso.

O presidente do Sindicato dos Rodoviários, Marcelo Brito, reforça que, desde o início das discussões sobre o reajuste salarial e as melhorias nas condições de trabalho, os rodoviários têm se empenhado ao máximo para evitar a paralisação. “Não queremos greve, mas os empresários nos forçam a isso com a falta de pagamentos e a ausência de negociação. Os trabalhadores estão há meses sem receber de forma digna e isso é insustentável”, afirmou o presidente.

De acordo com o sindicato, as empresas adotam práticas consideradas ilegais, como o pagamento parcelado dos salários, afetando diretamente os rodoviários. Algumas chegam a finalizar o pagamento de um mês apenas quando já deveriam adiantar os valores do mês seguinte. Além disso, há relatos de atraso no pagamento dos planos de saúde por até dois meses, deixando os trabalhadores em situação crítica.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SET) afirma que está tentando entrar em contato com os rodoviários para garantir que a população não fique sem acesso aos transportes públicos em São Luís.

A pergunta que se faz, é: até quando a população de São Luís ficará refém dessa disputa entre trabalhadores do transporte coletivo e empresários? Até quando não se sabe, mas o resultado é que mais uma vez o usuário pagará a conta.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

SUSPEITOS DE SEQUESTRO RELÂMPAGO SÃO PRESOS EM OPERAÇÃO NO COROADINHO

No final da tarde desta quarta-feira(21), um trabalho da Polícia Civil e Polícia Militar do Maranhão, resultou nas prisões em flagrante de quatro pessoas no bairro do Coroadinho, em São Luís. O grupo formado por três homens e uma mulher, são suspeitos do crime de associação criminosa armada.

De acordo como 2º Distrito Policial do João Paulo, o grupo é suspeito de atuar na modalidade do crime conhecido popularmente como “sequestro relâmpago”, na qual os autores dominam as vítimas para roubar dinheiro, fazer transferências bancárias, automóvel, cartões de crédito, celulares e demais pertences.

Dados preliminares coletados pela Polícia Civil revelam que o grupo seria o executor de um sequestro, ocorrido na última segunda-feira(20), na região da Avenida Kennedy, em São Luís, onde a vítima sob forte ameaças por arma de fogo teria sido forçada a fazer duas transferências de valores via PIX, que somadas chegaram a 30 mil reais.

Segundo o delegado Jefferson Portela, chefe do 2º DP do João Paulo, as investigações apontaram que uma das chaves PIX usadas para o recebimento dos valores subtraídos da vítima está cadastrada em nome da mulher presa.

No momento das prisões , os policiais ainda apreenderam uma arma de fogo , munições e aparelhos celulares. Após os tramites legais na delegacia, o quarteto foi encaminhado para o Complexo Penitenciário de São Luís.

terça-feira, 21 de janeiro de 2025

POLÍCIA PRENDE SUSPEITO DE ESTUPRAR MULHER PRÓXIMO À AVENIDA LITORÂNEA EM SÃO LUÍS

A Polícia Civil prendeu na noite desta segunda-feira (20), no bairro Vila Bacanga, o homem acusado de estuprar uma mulher  na tarde do último sábado (18), no Barramar, em um matagal nas imediações da Avenida Litorânea no bairro Calhau em São Luís. 

Segundo o secretário de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), Maurício Ribeiro Martins, o suspeito do estupro estava escondido na casa de parentes. Na delegacia a vítima reconheceu o homem, que de acordo com o secretário da SSP-MA, teria confessado o crime .

O suspeito foi identificado através de um vídeo que  circulou nas redes sociais e grupos de WhatsApp,  onde é flagrado abordando  e arrastando a vítima para um terreno baldio. Nas imagens aparece a vítima caminhando, quando foi surpreendida pelo suspeito que a força a ir até o local, onde teria consumado a violência sexual.

As imagens que foram feitas por um circuito de câmeras na área foram fundamentais para polícia a identificar e prender o autor do crime. O caso provocou indignação na população e reforçou a preocupação com a segurança em áreas públicas da capital maranhense.

Após prisão, o acusado foi apresentado na Casa da Mulher Brasileira e logo em seguida foi encaminhado ao presídio de Pedrinhas, onde ficará hospedado aguardando o parecer do poder judiciário.

O crime de estupro, previsto no artigo 213 do Código Penal, é o ato de constranger alguém a ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso, mediante violência ou grave ameaça. A pena prevista é de reclusão de 6 a 10 anos.