terça-feira, 30 de setembro de 2025

SENAC SÃO LUÍS OFERECE VAGAS GRATUITAS PARA CURSO DE GARÇOM

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Administração Regional do Maranhão, Senac-MA, Está com inscrições abertas até essa terça feira-feira (30), para o processo seletivo destinado à concessão de vagas no curso: Garçom, que compõe o Programa SENAC de Gratuidade para o município de São Luís – MA, no Restaurante Escola.

A inscrição no processo seletivo para preenchimento das vagas, é feita via on-line no site www.ma.senac.br/psg.

DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA INSCRIÇÃO:

a) Atender aos pré-requisitos do curso escolhido;
b) Possuir renda familiar per capita de até 02 salários mínimos estabelecidos pelo governo federal;
c) Estar matriculado ou ser egresso da Educação Básica;
d) Ser trabalhador desempregado ou empregado; 
e) Ter no ato da matrícula a idade completa de acordo com o requisito do curso;
f) Apresentar todos dos documentos originais com cópia no ato da matrícula.

DOS BENEFÍCIOS CONCEDIDOS:

a) Vale-transporte correspondente aos dias letivos cursado pelo aluno;
b) Fardamento;
c) Material didático;
d) Alimentação durante as aulas práticas.

O curso acontecerá em período de tempo integral de 02 a 20 de outubro, de segunda à sábado, no Restaurante Escola do SENAC na Rua de Nazaré, 242 – Centro Histórico São Luís - MA.


OPORTUNIDADE - GRUPO MATEUS

 


sábado, 27 de setembro de 2025

DUAS CRIANÇA MORREM ATROPELADA POR CAMINHÃO NO BAIRRO REDENÇÃO

Duas crianças morreram atropeladas por um caminhão de entrega de bebidas na manhã deste sábado (27), por volta das 9h15, na rua Três, no bairro Redenção, em São Luís. As vitimas foram, David Guilherme Queiroz Chagas, de 9 anos, e Jonathan José da Silva Chagas, de 8 anos.

O veículo subia uma ladeira e perdeu força, o que o fez voltar de ré e atropelar os dois meninos. Os dois eram primos e estavam a guardavam em uma fila para receber bombons da celebração de São Cosme e Damião, prática tradicional do Dia de Cosme e Damião.

David morreu no local e Jonathan chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levado ao Hospital Municipal da Criança, mas não resistiu.

O acidente provocou comoção na comunidade, a população revoltada tentou linchar o motorista, identificado como Mauro César dos Santos e outro homem que trabalhava com ele.

Policiais militares interviram na situação e contiveram a represália. A dupla foi encaminhada para uma delegacia da Polícia Civil para prestar depoimentos e ajudar a esclarecer a ocorrência.

O Instituto Médico Legal (IML) também esteve no local para remover os corpos das vítimas.


quinta-feira, 25 de setembro de 2025

VIOLÊNCIA CONTINUA IMPERANDO NA CIDADE DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR

A violência impera cada vez mais na Cidade de São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís. Em menos de oito horas dois assassinatos voltam a chocar a população local. 

Na madrugada desta quinta-feira (25), por voltas de 1h, o adolescente Juan Carlos Coelho Moraes, de 14 anos, residente no bairro Moropóia, foi morto por cerca de 15 tiros disparados efetuados por aproximadamente 10 indivíduos, que seriam integrantes de uma organização criminosa.

Segundo o relato da irmã de Juan Carlos à polícia, ele estava dentro de casa, quando o grupo criminoso invadiu o local e efetuou os disparos contra o adolescente que ainda chegou a ser encaminhado ao hospital local.

Supostamente, a vítima era integrante de uma organização criminosa que rivaliza com a dos atiradores.

A equipe do 13° Batalhão de Polícia Militar (BPM) foi informada do caso pelo Hospital de São José de Ribamar. De acordo com a unidade, a vítima de arma de fogo havia dado entrada já sem vida.

O caso agora é investigado pela Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) da Polícia Civil.

Já na manhã desta quinta feira, por volta das 10h 20 minutos, outro assassinato ocorreu na cidade, próximo a área de mangue no bairro São Raimundo. 

Um homem identificado como Jardson José dos Santos e Santos foi mortos com três disparos de arma de fogo.

Pelas informações de populares, o homem foi morto por integrantes de uma facção criminosa que atua na região, como punição, por supostamente ter desrespeitado regras.

terça-feira, 23 de setembro de 2025

CORPO CARBONIZADO É ENCONTRADO EM TERRENO NA ALEMANHA



Um corpo foi encontrado na manhã desta terça-feira (23) em um terreno baldio no bairro da Alemanha, na Avenida dos Franceses, local onde funcionou a Secretaria de saúde do município.

Populares encontraram o corpo e acionaram a polícia que ao chegar ao local encontrou o cadáver ainda com chamas e partes mutiladas. Equipes da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), do Instituto de Criminalística (Icrim), da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e da Guarda Municipal estiveram no local para a tomadas de medidas legais.

Até o momento não há a identificação da vitima e nem das circunstancias do crime. 

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

ACUSADOS DE EXECUTAR DOIS ADOLESCENTES NO CAMPO DE FUTEBOL NA ÁREA DO COROADINHO SÃO CONDENADOS A MAIS DE 30 ANOS DE RECLUSÃO



Na última quarta-feira (10), ocorreu no 2º Tribunal do Júri, no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), o julgamento, dos assassinos dos adolescentes, Luís Fernando Abreu Fernandes e Josias Alberto Santos Diniz, ambos com 16 anos. O crime aconteceu na tarde do dia 3 de julho de 2022, no campo de futebol “Caranguejo”, no bairro Primavera, região do polo Coroadinho em São Luís.

O julgamento teve inicio por volta das 8h30 e terminou no início da noite, condenando Edvaldo Pereira Junior e David Sousa Nunes, respectivamente, a 32 anos e um mês de reclusão e a 31 anos e oito meses de reclusão por homicídio duplamente qualificado e homicídio tentado duplamente qualificado.

Foram julgados também Lucas Santos Rocha, Talison Maravalho Nunes e Ricardo de Souza Nunes, os três foram absolvidos pelos jurados.

Na sentença condenatória de Edvaldo Pereira Junior e David Sousa Nunes, os jurados reconheceram a materialidade e autoria do fatos e decidiram que os acusados cometeram os crimes de homicídio duplamente qualificado (motivo torpe e uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima), por duas vezes, na forma consumada, contra os adolescentes e na forma tentada contra Raoni Maldine Chagas. 

A pena deve ser cumprida inicialmente em regime fechado na Penitenciária de Pedrinhas. O juiz que presidiu o julgamento, Pedro Guimarães Júnior, que responde pela 2ª Vara do Tribunal do Júri, determinou que os réus fossem levados de volta à prisão onde já se encontravam presos. Os réus já tinham condenações criminais em outras ações penais.

Durante a sessão de julgamento, foram ouvidas 11 testemunhas, entre policiais militares, familiares das vítimas fatais e vítimas sobreviventes. Somente um dos réus, Edvaldo Pereira Júnior, confessou em plenário os crimes. Nenhuma das vítimas sobreviventes quis falar na presença dos cinco acusados, que estiveram presentes na sessão. Um dos sobreviventes afirmou que o grupo que jogava futebol no campo pertencia à Igreja Adventista e eram amigos desde a infância.

Na sessão do júri, atuou na acusação o promotor de Justiça Raimundo Benedito Barros Pinto. Na defesa dos réus, Edvaldo Pereira Junior e Davi Sousa Nunes, atuou o defensor público Bernardo Laurindo Santos Filho. Já os acusados, Talison Maravalho e Ricardo Nunes, foram defendidos pelo advogado Reginaldo Silva Soares. O acusado Lucas Santos Rocha foi defendido pelo advogado Francisco Carlos Pereira da Silva Júnior.

Segundo a denúncia do Ministério Público, no dia 03 de julho de 2022, por volta das 16h30, no campo de futebol “Caranguejo”, bairro Primavera/Bom Jesus, Edvaldo Pereira Junior, Raul Serra da Silva, Lucas Santos Rocha, Lucas Eduardo Louzeiro Oliveira, Victor Gabriel de Sousa Frazão e David Sousa Nunes, mataram os adolescentes Luís Fernando e Josias Alberto e tentaram matar Raoni Maldine Chagas, Guilherme Souza, Pablo Silva Serra, Marcos William Pinheiro Silva, João Vitor Costa Rodrigues, José Carlos Fonseca Santana Filho e J. H. M. S.

Consta nos autos que no dia do crime as vítimas estavam jogando futebol quando foram surpreendidos pelos acusados, que saíram de um manguezal e com armas de fogo em punho efetuaram vários disparos. Uma das vítimas foi atingida por 12 disparos, enquanto outras mergulharam no mangue para se esconder. Os denunciados fugiram do local.

Ainda conforme os autos, os acusados seriam integrantes de facção criminosa e tiveram como motivação a rivalidade com um ataque na área dominada por outra facção. Os acusados teriam confundido as vítimas com integrantes da facção rival.

De acordo com os autos, conforme depoimentos colhidos durante as investigações, nenhuma vítima fazia parte de facção criminosa, eram membros da Igreja Adventista. Ainda no decorrer das investigações, outros acusados foram denunciados pelo Ministério Público como participantes do ataque ao campo de futebol.

Na sentença condenatória, o juiz Pedro Guimarães Júnior destaca que o crime foi cometido com excesso “nos moldes de chacina, contra diversos jovens entretidos em uma partida de futebol, o que denota uma culpabilidade intensa e grave”.

Ainda na sentença, o magistrado ressalta a necessidade da prisão para garantia da ordem pública, pois os “autos retratam os contornos do modus operandi de delitos cometidos por membros de uma organização criminosa em atuação no estado do Maranhão, da qual os acusados condenados fazem parte ativamente, e que produziram abalo à paz social da comunidade onde os fatos ocorreram.” O juiz negou aos réus o direito de recorrer em liberdade.



Relembre o caso


Fonte: Núcleo de Comunicação do Fórum de São Luís/com grifos.

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

BOLSONARO É CONDENADO A 27 ANOS E 3 MESES DE PRISÃO


A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) condenou nesta quinta-feira (11) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e 3 meses de prisão, com início em regime fechado, por participação em uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Além da prisão, Bolsonaro também foi condenado a 124 dias multa, no valor de dois salários mínimos o dia.

Para a definição da pena, o ministro relator, Alexandre de Moraes, considerou o agravante de liderança de organização criminosa e a atenuante da idade avançada do ex-presidente. Ele foi acompanhado por Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. O ministro Luiz Fux, por ter votado pela absolvição de Bolsonaro, decidiu não participar da definição de pena.

Por maioria de votos, Bolsonaro se tornou o primeiro presidente do Brasil a ser condenado por golpe de Estado.

O relator, Alexandre de Moraes, foi acompanhando por Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Luiz Fux votou pela absolvição. O placar final foi de 4 a 1.

Ele foi condenado pelos seguintes crimes:
  • organização criminosa armada;
  • tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • golpe de Estado;
  • dano qualificado pela violência e ameaça grave (com exceção de Ramagem); e
  • deterioração de patrimônio tombado (também com exceção de Ramagem).

Mesmo com a definição da pena, ainda cabe recurso da decisão, o que significa que Bolsonaro e os outros réus não serão presos de imediato.

No Brasil, as penas só podem ser executadas depois que o caso transita em julgado, ou seja, depois que acabam todas as possibilidades de recurso.

A sentença de Bolsonaro foi atenuada considerando a idade avançada do ex-presidente. A composição dos 27 anos e 3 meses da sentença inclui 24 anos e 9 meses de reclusão, 2 anos e 6 meses de detenção e, além disso, o pagamento de 124 dias-multa. 

O valor da multa foi estabelecido em dois salários mínimos por cada dia-multa, o que representa um valor aproximado de R$ 376,4 mil. Apesar da sentença alta, ainda resta a Bolsonaro alternativas legais e políticas para conseguir evitar a prisão.

A decisão sobre onde Bolsonaro cumprirá essa pena será do ministro Alexandre de Moraes, relator da ação penal. No entanto, segundo informações do O Globo, há quatro opções em discussões: a manutenção da prisão domiciliar, prisão no Complexo Penitenciário da Papuda, prisão no Comando Militar do Planalto, ou prisão em uma cela especial na Superintendência da Polícia Federal do Distrito Federal.

A manutenção da prisão domiciliar por motivos humanitários não é descartada e, nesta quinta-feira (11), a defesa do ex-presidente indicou que deve solicitá-la. Os recorrentes problemas de saúde do ex-presidente, que tem 70 anos, devem fundamentar a argumentação.

Ministros do Supremo e integrantes da Polícia Federal avaliam que Bolsonaro pode ficar em uma cela especial na Superintendência da PF do Distrito Federal, antes de ser beneficiado com a prisão domiciliar.

Outra opção discutida seria encaminhar Bolsonaro para uma ala reservada na Papuda, penitenciária no Distrito Federal onde estão alguns dos acusados dos atos de 8 de janeiro e os condenados no caso do Mensalão. O complexo prisional, no entanto, sofre com problemas de superlotação há anos.

A possibilidade de o ex-presidente ser preso em um quartel é a mais remota, segundo integrantes do Supremo avaliaram para O Globo. O comandante do Exército, general Tomás Ribeiro Paiva, chegou a ser consultado sobre a possibilidade e manifestou contrariedade, conforme fontes do jornal.

Com a finalização do julgamento do núcleo 1, o chamado “crucial”, da trama golpista, ainda há mais de vinte acusados que ainda vão enfrentar julgamento do STF nos demais núcleos. Apesar disso, há quem tenha ficado de fora do processo e tenha passado ileso, até o momento, da decisão da Corte, como pontuou a Pública.


Nascido em Campinas (SP), em 21 de março de 1955, Jair Bolsonaro é descendente de imigrantes italianos, que chegaram ao Brasil depois da Segunda Guerra Mundial. Filho de Percy Geraldo Bolsonaro e de Olinda Bonturi Bolsonaro, Jair é atualmente casado com Michelle. Ele é pai de cinco filhos. Flávio, Carlos e Eduardo, que foram, respectivamente, eleitos como senador pelo estado do Rio de Janeiro, vereador do município do Rio de Janeiro e deputado federal pelo estado de São Paulo. É pai também de Renan e Laura.

Estar preso, estar morto, ou a vitória

Mas para entender como chegamos até aqui, é preciso voltar no tempo. Em 2021, a condenação que agora se confirma foi refutada pelo ex-presidente Bolsonaro com uma certeza quase inabalável durante um evento em Goiânia com lideranças evangélicas. À época, Bolsonaro ergueu a voz para anunciar visões de seu futuro: “Estar preso, estar morto, ou a vitória”.

Com uma convicção quase palpável, Bolsonaro descartou a primeira opção. “Pode ter certeza de que a primeira alternativa não existe.” E então, como um ato de desafio ao destino, declarou: “Deus me colocou aqui, e somente Deus me tira daqui.”

Agora, esse mesmo destino ignorou as certezas retóricas do ex-capitão do exército e sua profecia se materializa de maneira irônica, com a condenação se afirmando como mais um capítulo fundamental da história brasileira recente.

A carreira política de Bolsonaro começou efetivamente em 1988, quando conseguiu uma vaga na Câmara do Rio. Depois, vieram sete mandatos consecutivos como deputado federal.

Em 2014, ele foi o mais votado no Rio de Janeiro na disputa pela Câmara Federal, com mais de 460 mil votos. Em seus mandatos parlamentares, era tratado como um personagem do baixo clero, sem grande expressão — e baseou sua atividade parlamentar na defesa dos direitos dos militares ativos, inativos e pensionistas.

Ao longo de sua carreira política, defendeu a redução da maioridade penal, o direito à legítima defesa e a posse de arma de fogo para cidadãos sem antecedentes criminais. Também atuou em favor de medidas para garantir a segurança jurídica das ações policiais. Árduo defensor da ditadura militar (1964-1985), exaltou ao longo da carreira torturadores como Carlos Alberto Brilhante Ustra, coronel que chefiou o DOI-Codi de São Paulo durante o período de exceção.

Ao votar a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, no plenário da Câmara em 2016, Bolsonaro disse que votava pela memória do coronel, que afirmou ser “o terror de Dilma”. A fala teve enorme repercussão negativa. O deputado foi denunciado ao Tribunal Penal Internacional por crimes contra a humanidade.

Além disso, Bolsonaro idealizou propostas para tornar obrigatório o voto impresso no Brasil, uma falsa medida que, segundo ele, tornaria a realização de eleições mais confiáveis e passíveis de auditagem. Ao destacar a sua defesa conservadora de valores cristãos e da família, fez diversas declarações misóginas, preconceituosas e homofóbicas.

Quando Bolsonaro venceu a eleição presidencial de 2018, valeu-se de uma plataforma conservadora de extrema-direita, flertes com o fundamentalismo religioso, discursos contra o status quo político e uma facada que quase o matou. Sua presidência ficou marcada por controvérsias, retrocessos e uma pandemia — que ele tratou com postura negacionista, distribuindo remédios ineficazes contra a doença, incentivando aglomerações, atuando contra a compra de vacinas e espalhando informações falsas sobre a Covid-19 com campanhas de desobediência a medidas de proteção, como o uso de máscaras.

Por fim, ao perder a reeleição em 2022, tramou um golpe de estado envolvendo civis e militares da ativa e da reserva, culminando no fatídico ataque golpista do 8 de janeiro, quando uma série de vandalismos, invasões e depredações do patrimônio público em Brasília foram cometidos por uma multidão de bolsonaristas extremistas.


GRAMPOLA, “RAINHA DOS ÁUDIOS DO MARANHÃO”, É MORTA A GOLPES DE ARMA BRANCA EM SÃO LUÍS

Um crime brutal aconteceu na madrugada desta sexta-feira (12), por volta das 3h da madrugada no bairro da Ribeira, região da zona rural de São Luís. A vitima foi Inaldo Henrique Silva Belchior, 41 anos, popularmente conhecida como “Grampola”, a “rainha dos áudios do Maranhão” foi assassinada a golpes de arma branca.

De acordo com informações preliminares, Grampola foi encontrada na rua pedindo socorro, após sofreu múltiplos ferimentos, ela foisocorrida e encaminhada para a UPA. Apesar dos esforços da equipe médica, ela não resistiu aos ferimentos e morreu pouco depois de dar entrada no hospital.

Segundo informações, Grampola vivia ultimamente sozinha e estava envolvida com drogas. Ela morre no dia do seu aniversário, hoje, estava completando 41 anos.

Figura bastante conhecida, principalmente nas redes sociais, se tornou viral por áudios bem-humorados que viralizaram em aplicativos de mensagens, tornando-se uma figura popular no ambiente digital maranhense. Nas redes sociais, amigos e admiradores lamentaram a morte, destacando sua irreverência e carisma. 

A Polícia Civil já iniciou as investigações para esclarecer a motivação e as circunstâncias do crime. Até o momento, não há identificação de suspeitos nem registro de prisões. 

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de São Luís, onde passará por exames periciais.

sábado, 6 de setembro de 2025

MARANHÃO GARANTE ACESSO AO BRASILEIRO SÉRIE C EM 2026



O Maranhão Atlético venceu na tarde deste sábado (6), o ASA-AL por 3 a 0 e no estádio Coaracy da Mata Fonseca, o Fumeirão, em Arapiraca-AL e garantiu o acesso ao Campeonato Brasileiro da serie C em 2026. Após 19 anos a equipe garante o acesso nesse formato moderno do Campeonato Brasileiro; a equipe continue na briga pelo titulo da competição, enfrentará o América-RN ou o Santa Cruz-PE na próxima fase. Os gols da equipe maranhense foram marcados por Ryan ( duas vezes) e Keven. O MAC.

O Maranhão que já havia vencido o primeiro jogo em São Luís, não deu chances ao ASA e construiu sua vitória já no primeiro tempo. Aos 11 minutos, Vagalume lançou Ryan em profundidade, o atacante aplicou um drible desconcertante no zagueiro Zulu, e finalizou no canto para abrir o placar.

O ASA pressionando e teve grande oportunidade com Thiago Alagoano, mas não aproveitou. Pouco depois, aos 28 minutos, o castigo veio: André Radija cobrou falta pela direita e Keven subiu mais alto que Zulu para ampliar de cabeça.

A situação poderia ter ficado complicada ao ser marcado um penalti para os donos da casa, mas o goleiro Jean manteve o Maranhão tranquilo ao defender a cobrança de Júnior Viçosa, aos 35 minutos. 

A vida do Maranhão poderia ter sido mais fácil, ainda no primeiro tempo o Mac teve um pênalti marcado a seu favor. Clessione foi para a cobrança e como ocorreu em São Luís, no primeiro jogo, desperdiçou a oportunidade com a defesa do goleiro Jerfesson.

Na volta do intervalo, o técnico do ASA tentou mudanças, sacando o volante Fabrício Bigode para lançar o atacante Marcelo Toscano. Logo no primeiro lance, Júnior Viçosa recebeu de Thiago Alagoano e cabeceou com perigo. O Maranhão respondeu de imediato, com Ryan chutando para fora em ótima chance.

Aos 26 minutos, porém, não houve perdão. Vagalume puxou contra-ataque em velocidade e encontrou Ryan. O atacante se livrou da marcação e bateu rasteiro, sem chances para Jerfesson, fazendo o terceiro gol, fechando o caixão do ASA e decretando a classificação histórica.

Com o resultado, o Maranhão chega às semifinais da Série D e garante calendário cheio em 2026: além do Campeonato Maranhense, terá pela frente a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e claro a disputa da terceira divisão nacional.

A campanha do MAC na competição é digna de reconhecimento. A equipe garantiu classificação para a fase do mata mata na última rodada, quando precisava vencer o Alto do Piauí fora de casa e ainda contar com o tropeço do Iguatu que foi derrotado pelo Sampaio.

Classificado em ultimo no grupo e com a pior campanha entre todos os time do mata-mata foi demolindo todos os adversários. Fazendo valer o apelido: "Demolidor de cartazes".

Além do MAC, já garantiram o acesso, a Inter de Limeira, de São Paulo e o Barra, de Santa Catarina que venceram respectivamente Goiatuba e Cianorte, por 1 a 0.