O Maranhão Atlético venceu na tarde deste sábado (6), o ASA-AL por 3 a 0 e no estádio Coaracy da Mata Fonseca, o Fumeirão, em Arapiraca-AL e garantiu o acesso ao Campeonato Brasileiro da serie C em 2026. Após 19 anos a equipe garante o acesso nesse formato moderno do Campeonato Brasileiro; a equipe continue na briga pelo titulo da competição, enfrentará o América-RN ou o Santa Cruz-PE na próxima fase. Os gols da equipe maranhense foram marcados por Ryan ( duas vezes) e Keven. O MAC.
O Maranhão que já havia vencido o primeiro jogo em São Luís, não deu chances ao ASA e construiu sua vitória já no primeiro tempo. Aos 11 minutos, Vagalume lançou Ryan em profundidade, o atacante aplicou um drible desconcertante no zagueiro Zulu, e finalizou no canto para abrir o placar.
O ASA pressionando e teve grande oportunidade com Thiago Alagoano, mas não aproveitou. Pouco depois, aos 28 minutos, o castigo veio: André Radija cobrou falta pela direita e Keven subiu mais alto que Zulu para ampliar de cabeça.
A situação poderia ter ficado complicada ao ser marcado um penalti para os donos da casa, mas o goleiro Jean manteve o Maranhão tranquilo ao defender a cobrança de Júnior Viçosa, aos 35 minutos.
A vida do Maranhão poderia ter sido mais fácil, ainda no primeiro tempo o Mac teve um pênalti marcado a seu favor. Clessione foi para a cobrança e como ocorreu em São Luís, no primeiro jogo, desperdiçou a oportunidade com a defesa do goleiro Jerfesson.
Na volta do intervalo, o técnico do ASA tentou mudanças, sacando o volante Fabrício Bigode para lançar o atacante Marcelo Toscano. Logo no primeiro lance, Júnior Viçosa recebeu de Thiago Alagoano e cabeceou com perigo. O Maranhão respondeu de imediato, com Ryan chutando para fora em ótima chance.
Aos 26 minutos, porém, não houve perdão. Vagalume puxou contra-ataque em velocidade e encontrou Ryan. O atacante se livrou da marcação e bateu rasteiro, sem chances para Jerfesson, fazendo o terceiro gol, fechando o caixão do ASA e decretando a classificação histórica.
Com o resultado, o Maranhão chega às semifinais da Série D e garante calendário cheio em 2026: além do Campeonato Maranhense, terá pela frente a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e claro a disputa da terceira divisão nacional.
A campanha do MAC na competição é digna de reconhecimento. A equipe garantiu classificação para a fase do mata mata na última rodada, quando precisava vencer o Alto do Piauí fora de casa e ainda contar com o tropeço do Iguatu que foi derrotado pelo Sampaio.
Classificado em ultimo no grupo e com a pior campanha entre todos os time do mata-mata foi demolindo todos os adversários. Fazendo valer o apelido: "Demolidor de cartazes".
Além do MAC, já garantiram o acesso, a Inter de Limeira, de São Paulo e o Barra, de Santa Catarina que venceram respectivamente Goiatuba e Cianorte, por 1 a 0.