quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

CONSTRUÇÃO DA SEDE DO CRAS E CREAS NO COROADINHO CONTINUAM ACELERADAS

Estão em ritmo acelerado as obras de construção do Centros de Referência de Assistência Social (CRAs) e do Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAs) da área Coroadinho.

As construções que estão sendo edificadas em uma área no Vale Verde na Vila Conceição, orçadas em mais de R$ 1.100.000 (um milhão e cem mil reais) fazem parte do projeto de expansão dos órgãos. Ao todo, 154 municípios do Maranhão serão contemplados com a construção de 158 CRAs e 18 CREAs. 

Geralmente a construção é feita com com recursos federais, mas o Maranhão foi o primeiro estado no país a construir CRAs e CREAs com recursos do Tesouro Estadual e depois serão entregues aos municípios. O investimento total soma R$ 103 milhões. As ordens de serviço para início das obras foram assinadas ainda no governo de Roseana Sarney, no mês de agosto de 2014.

Apesar de ser inegável o ganho na qualidade da prestação de serviços aos usuários do CRAs e CREAs na área Coroadinho, chama a atenção o local onde os órgão foram construídos, uma área de difícil acesso e com pouco movimento, o que pode dificultar o deslocamento das pessoas que precisam de atendimento. É necessário que haja por parte da administração pública municipal uma preocupação em facilitar o acesso aos usuários que vão em busca de serviços e aos profissionais vinculados aos órgão. Segundo o cronograma de trabalho, a data prevista para a entrega dos órgão é agosto de 2015.



A construção dos dois órgão segue um projeto padrão, os CRAs tipo 1, possuem 167 m2; e o tipo 2, 140 m2. Os CREAs ocupam áreas maiores, de 216 m2. 

Além do Coroadinho, serão contemplados com a construção dos CRAs e CREAs os bairros do São Raimundo, Turu, Vinhais, Cohab e Bequimão, em São Luís. Também serão beneficiados os municípios de Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar.

Atualmente o CRAS Coroadinho funciona na Rua Bom Jesus, no Coroadinho e o CREAS esta funcionando na Rua Deputado João Henrique, 515 – Bairro de Fátima.

Os Centros de Referência de Assistência Social atuam como as principais portas de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social, oferecendo cadastro em programas como o Bolsa Família, cursos, atendimento a idosos, com a realização de cursos e assistência e acompanhamento para a concessão de aposentadoria, entre outros atendimentos.

Já os CREAs, são unidades públicas e estatal que ofertam serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc.)











Nenhum comentário:

Postar um comentário