Alunos da Escola Dorilene Silva Castro no Coroadinho, participarem nesta terça-feira (2), da primeira etapa da 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que ocorreu nem todo o Brasil.
Nesta edição, a Obmep bateu recorde de inscrição, com 47.582 escolas inscritas, de 5.538 cidades, o que corresponde a 99.48% dos municípios do país. A estimativa é que 17,9 milhões de estudantes participaram da prova.
A atividade é voltada para estudantes dos ensinos fundamental e médio para estimular e promover o estudo da matemática e revelar talentos da área. A competição, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Inpa) há dez anos, é formada por duas fases: a primeira consiste em 20 questões objetivas de múltipla escolha e que são aplicadas pelas próprias escolas inscritas.
Pelo menos 5% dos alunos com melhor pontuação serão selecionados para a segunda fase, na qual as provas são feitas em centros regionais e compostas de seis questões dissertativas, onde devem ser expostos os cálculos e raciocínio utilizados.
Durante a competição, os estudantes serão avaliados e classificados para a 2ª fase da olimpíada, prevista para o dia 12 de setembro, os melhores colocados na classificação final serão contemplados com 500 medalhas de ouro, 1,5 mil medalhas de prata e 4,5 mil medalhas de bronze. Um total de 6,5 mil medalhas, além de 46,2 mil certificados de menção honrosa pelo desempenho e participação.
A lista dos premiados será divulgada no dia 27 de novembro no site do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário