segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

ESCOLA DO COROADINHO REALIZA DIA “D ZIKA ZERO"

Em todo o Maranhão, as escolas do Sistema Estadual de Ensino estão mobilizadas no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e Zika vírus. Na última sexta-feira (26), a comunidade escolar do Centro de Ensino Dorilene Silva Castro, no Coroadinho, participou de mobilização contra o Aedes aegypti.

A abertura do evento foi acompanhada por professores e também representantes do Governo do Estado, como a secretária de Educação, Áurea Prazeres, e os secretários adjuntos Odair José (Projetos Especiais) e Fábio Rondon (Gestão das Unidades Regionais de Educação). 

Durante o evento, os estudantes deram uma verdadeira aula de como combater o mosquito Aedes aegypti. Representando o mosquito, agentes de saúde e donas de casa, apresentaram paródias e peças teatrais, cuja temática foi o combate ao mosquito e as doenças que ele transmite. Em duas das peças, eles abordaram a importância de abrir as portas das casas para receber os agentes de saúde e ficar atentos às orientações repassadas pelos profissionais, especialmente os cuidados para evitar que o quintal se transforme em criadouro do mosquito.

“Estou muito feliz em estar aqui, falando para os meus colegas, apresentado paródias de músicas que a gente conhece muito bem, peças teatrais, tudo de uma maneira muito simples e direta, como a gente sabe fazer e falar. É uma maneira legal de compartilhar as informações sobre esse mosquito, que a gente tem certeza, não é maior que o nosso desejo de vencer essa batalha”, disse Daniel Araújo, estudante do segundo ano.

A secretária Áurea Prazeres, que acompanhou todas as apresentações, lembrou que cada pessoa deve estar envolvida na luta contra o Aedes. “Vocês são protagonistas de toda essa ação que é tão importante no combate ao mosquito, que se transformou num grave problema de saúde. O trabalho que vocês estão fazendo pode fazer diferença na comunidade. Façam passeata, saiam de casa em casa, levem informação, levem o conhecimento que vocês mostraram aqui. Estou feliz com o que vi e ouvi. Vocês estão ‘empoderados’ de informação, e nós sabemos que informação é a principal arma contra esse mosquito”, enfatizou a secretária.

A mobilização dos estudantes ocorreu nos dois turnos e envolveu toda a comunidade escolar. Além do “Dia ‘D’ de Zika Zero na escola”, o assunto tem sido tema de trabalho em sala de aula com os professores. Na próxima quarta-feira (2), estudantes e professores farão um mutirão para limpar a área no entorno da escola e levar informação à vizinhança.

As ações nas escolas contra o Aedes aegypti são coordenadas pela Seduc, por meio da Secretaria Adjunta de Projetos Especiais. “Nós precisamos envolver os nossos estudantes nessa temática que tem mexido com a vida do Brasil e do mundo. Quando nós envolvemos adolescentes e jovens falando para um público que tem a mesma idade e fala a mesma linguagem que eles, essa informação se torna mais eficaz e chega mais rápido. A Seduc sabe da importância de somarmos esforços nessa batalha que é de todos”, enfatizou professor Odair José.























GOVERNO CONVOCA CLASSIFICADOS EM CONCURSO DE PROFESSORES PARA ESCOLHA DOS LOCAIS DE LOTAÇÃO

O Governo do Maranhão divulgou, nesta segunda-feira (29), o edital de convocação para indicação da cidade de lotação, dos candidatos classificados e aprovados no concurso público para Professor do Estado. Os aprovados poderão realizar a escolha no site da Fundação Sousândrade (Fsadu), de 1º a 4 de março, conforme o quantitativo de vagas oferecidas por disciplina.

O edital de convocação é para os candidatos concorrentes nas disciplinas de Arte, Atendimento Educacional Especializado, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Instrutor de Libras, Intérprete de Libras, Língua Estrangeira – Espanhol, Língua Estrangeira – Inglês, Língua Portuguesa, Revisor de Braille, Sociologia e Transcritor de Braille.

A lotação dos profissionais nomeados será em Unidades de Ensino nas zonas rurais e urbanas, das Unidades Regionais de Educação, definida mediante a escolha feita pelo próprio candidato, respeitando a ordem de classificação final no concurso e o quantitativo de vagas oferecidas por disciplina.

Os educadores aprovados e classificados farão parte do quadro permanente da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc). Destacando a importância dos profissionais para a mudança dos índices educacionais do Estado, o resultado final do certame foi homologado na última terça-feira (23), pelo governador Flávio Dino. “Desejo que os novos professores do Maranhão se somem aos demais na busca de uma educação de qualidade para nossos jovens”, disse.

A secretária de Estado da Gestão e Previdência, Lílian Guimarães, explica que, após o término deste prazo de escolha dos locais de lotação, será oficializada a nomeação dos aprovados, respeitando os critérios de escolha definidos no edital. “Acredito que, até o início do mês de março, estaremos nomeando todos estes professores, que, logo ao serem empossados, darão início ao estágio probatório”.

Lançado em novembro de 2015, o concurso abriu 1,5 mil vagas com salário-base mensal de R$ 4.985,44 (vencimento mais 104% de Gratificação de Atividade do Magistério) – para jornada de 40 horas semanais, o que representa uma remuneração, por hora, de R$ 32. Esta remuneração está entre as maiores para a categoria, em todo o país. A medida anunciada por Flávio Dino visa corrigir o déficit de profissionais de educação.

A secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres, realçou o valor da iniciativa: “O concurso público para professores é mais uma ação do governo Flávio Dino de valorização dos profissionais da educação, com vistas à qualidade do ensino e da aprendizagem dos nossos estudantes. Além disso, o certame também possibilita o ingresso de profissionais da educação especial ao Sistema Estadual de Ensino, melhorando, dessa forma, o atendimento às pessoas com deficiência, matriculadas nas nossas escolas”, comentou.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estaduais e Municipais do Estado do Maranhão (Sinproesemma), Júlio Pinheiro, afirma que a abertura do concurso para professores foi fruto de uma luta histórica dos profissionais da educação do estado atendida pelo governador Flávio Dino. “O concurso atende a uma pauta importante do Sinproesemma, que vê como fundamental a diminuição da contratação temporária na rede estadual de ensino. Por outro lado, dá à comunidade em geral a oportunidade de ingresso no serviço público, fortalecendo a educação no nosso estado”, relatou Julio.

FORÇA TAREFA DARÁ CELERIDADE A PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA NA REGIÃO DO COROADINHO

Foi iniciada na manhã desta segunda-feira (29) uma força tarefa no bairro do Coroadinho para ampliar as ações de segurança realizadas na região. A força tarefa consiste em um mutirão envolvendo a Supervisão de Áreas Integradas de Segurança Pública (SAISP), com a ação integrada das delegacias e apoio da Polícia Militar. Foram acionados delegados, escrivães e investigadores da Polícia Civil.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela, explicou que as ações serão realizadas tanto no Coroadinho como Turu, Jardim Tropical e também na Delegacia de Defraudações. “A força tarefa visa reduzir a demanda dos inquéritos, acelerar esses procedimentos e ainda reprimir a ação dos criminosos. Serão realizados o cumprimento de mandados de buscas e apreensões e cumprimentos de mandados de prisões. A operação visa ainda reaproximar a comunidade com o sistema de Segurança Pública”, afirmou.

O início do mutirão também teve a presença do delegado-geral Lawrence Melo; do superintendente da Polícia Civil da Capital, Armando Pacheco; do supervisor do Saisp da área Sul, Carlos Damasceno; do supervisor da área leste Henrique Mesquita; do delegado titular da DP do Coroadinho, Rondineli Araújo; da ouvidora da SSP, Elivânia Estrela; além de outras autoridades e membros da comunidade.

Durante a operação será dada celeridade a diversos inquéritos envolvendo as seccionais da área sul, leste, norte e sul, onde estarão atuando as delegacias do 10º DP (Coroadinho), 7º DP (Habitacional Turu), 19º DP (Jardim Tropical) e ainda a Delegacia de Defraudações. O secretário Jefferson Portela informou que além das ações na área investigativa, também serão realizadas, de imediato, ações de combate à criminalidade.

As ações do mutirão também têm como prioridade aproximar as forças de segurança da comunidade, envolvendo tanto a Polícia Civil, a partir do trabalho das delegacias no mutirão quanto a Polícia Militar, reforçando as ações já realizadas a partir das Unidades de Seguranças Comunitárias (USC’s) no policiamento preventivo e ostensivo.

MULHER FAZ ‘RETRATO FALADO’ A PROCURA DE HOMEM QUE A ENGRAVIDOU

Uma grávida desesperada para encontrar o pai de seu filho acabou publicando em um site de anúncios online, um esboço infantil do que seria o homem.

Por azar, e um bocado de descuido, a mulher engravidou na primeira e única noite com o homem que ela havia acabado de conhecer.

Segundo ela, o rapaz tem olhos enrugados e um nariz grande, o que é notável pela imagem.

A mulher, nascida no México mas que reside em Nova York, nos EUA, disse no anúncio postado no Craigslist, que estava grávida e que o bebê iria nascer em breve.


domingo, 28 de fevereiro de 2016

ELEITA NOVA DIRETORIA DO DEPARTAMENTO AUTÔNOMO DE DESPORTOS DO COROADINHO

Foi eleita na manhã deste domingo (28), a nova diretoria do Departamento Autônomo de Desportos do Coroadinho. Duas chapas disputaram os votos dos filiados que tinham a missão de escolher os representantes que ficarão à frente da entidade no próximo triênio, (2016/2018).

Chapa "Esperança", presidente: José Ribamar Oliveira, vice: Josivan Ribeiro Pereira.

A chapa "Esperança" trazia como candidato a presidente: José Ribamar Oliveira (Karlinhos), e vice: Josivan Ribeiro Pereira. Já a chapa "Queremos trabalhar porque Deus é fiel" tinha como candidato a presidente: Ithamar Elis Gonçalves e vice: Manoel Benedito Santos.

Os representantes das vinte equipes aptas a participarem do processo eleitoral compareceram a votação. Após a apuração dos votos, a chapa "Esperança" foi a vencedora com 12 votos, a chapa "Queremos trabalhar porque Deus é fiel", obteve 08 votos.

Após a ratificação do resultado final pela comissão eleitoral, o presidente eleito, José Ribamar Oliveira, fez uso da palavra, e agradeceu a confiança de todos que votaram em sua chapa, destacando que a partir de agora sua administração será para todas as equipes, independente de terem votado nele ou não, e seu trabalho será em beneficio do futebol do bairro, pedindo a todos que possam se unirem em prol desse mesmo objetivo. 

Durante a eleição desportistas do bairro marcaram presença na sede do Departamento para acompanhar a votação. Quem também se fez presente foi o Secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Aldo Rogério, ele que é ligado ao futebol do bairro, disse, que veio prestigiar esse momento importante para o futebol do Coroadinho, ressaltando que, mesmo ocupando uma outra pasta na administração municipal, está sempre dando sua contribuição para o esporte do bairro. Na ocasião, confirmou que a reforma do estádio Jairzão em breve será iniciada.

"A reforma do estádio Jairzão será iniciada nos próximos dias, o valor de R$ 170.000,00 já está garantido, além disse, será disponibilizado pela prefeitura um complemento para garantir que toda a reforma do campo seja realizada", disse ele. Acrescentou ainda que a obra que deveria ter sido realizada no ano passado não foi executada devido a problemas na licitação.




(Ao centro) Secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Aldo Rogério,


JUVENTUDE DO COROADINHO SERÁ BENEFICIADA COM PROJETO DO GOVERNO DO ESTADO


Com o objetivo de desenvolver ações voltadas para a prevenção da violência e atenção às demais vulnerabilidades juvenis no Maranhão, o Governo do Estado, através da secretária de Estado Extraordinária de Juventude (Seejuv), representada pela secretaria Tatiana Pereira, reuniu-se com o coordenador do projeto Exposegma (Exposição sobre segurança do Maranhão), Manoel Neto, para iniciar o planejamento da realização de uma edição da atividade na região do Coroadinho, em São Luís.

A iniciativa integra as ações do governo Flávio Dino, voltadas para o público jovem, com foco na defesa e promoção da vida, compondo o Programa de Prevenção Letal contra Adolescentes e Jovens da Região Metropolitana, desenvolvido pela Seejuv.

O projeto Exposegma, que é realizado há mais de 10 anos pelo Instituto Avanttt Internacional em parcerias com órgãos públicos e privados, tem como objetivo principal, agir preventivamente contra o aumento das violações de direitos e violências, além de aproximar os órgãos de segurança e seus agentes das comunidades, facilitando, assim, o acesso aos mecanismos de direitos.

A atividade foi iniciada em 2003, sendo realizada em praças públicas e, a partir de 2010 ampliou sua dimensão, ocorrendo em escolas e comunidades de maneira itinerante, com palestras educativas, oficinas e atividades culturais e esportivas, além da exposição de trabalhos e serviços realizados pelo sistema de segurança e órgãos afins. O Exposegma conta com a parceria com igrejas católicas e evangélicas, conselhos e demais órgãos comunitários, as polícias Militar, Civil e Federal, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, secretarias estaduais e municipais da Segurança Pública, Saúde, Cultura, Turismo, além de profissionais como psicólogos, pedagogos, juízes, entre outros.

Tatiana Pereira destacou a importância da atividade, principalmente, pela sua aplicação dentro do ambiente escolar, oportunizando a jovens, adolescentes, comunidade escolar e as famílias dos estudantes, uma integração para o conhecimento e partilha de ideias no intuito da redução das vulnerabilidades juvenis.

“É importante ressaltar o caráter educativo do projeto Exposegma para a juventude, uma vez que ele consegue envolver o ambiente escolar, que é o foco principal da atividade, aproximando os agentes principais na missão de diminuir as vulnerabilidades, que é a família, a escola, agentes de segurança pública e os próprios jovens”, comenta.

O coordenador do projeto, Manoel Neto, ressaltou a importância da parceria firmada com a Seejuv para dar maior foco das ações do Exposegma para o público jovem.

“Queremos externar nossa alegria dessa parceria com a secretaria de Juventude para levar a Exposegma para a região do Coroadinho. Nosso objetivo é somar com a comunidade, de forma particular tendo os jovens como principal público alvo das ações dessa edição”, destacou.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

SELETIVO DA SAÚDE: EMSERH REABRE AS INSCRIÇÕES PARA O CARGO DE BIOQUÍMICO

Sob determinação judicial, a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares – EMSERH – anunciou a reabertura de prazo para inscrições de candidatos interessados no cargo de Bioquímico, no Processo Seletivo da área da saúde do governo do Estado do Maranhão de 30 de dezembro de 2015. 

O Mandado de Segurança Coletivo nº 1000116-20.2016.4.01.3700, determina a permissão de inscrição de candidatos com formação em Biomedicina, desde que devidamente habilitado e inscrito no conselho da categoria.

O novo edital, já publicado no site da Funcab, altera a nomenclatura do cargo para S03 – Bioquímico/Biomédico. Também define o prazo de 24/02 a 15/03 para as inscrições pela internet.

Para acessar a página do concurso,clique aqui

PREFEITURA INICIA PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DA AVENIDA AMÁLIA SALDANHA

Finalmente a prefeitura de São Luís iniciou nesta terça-feira (23), o serviço de pavimentação asfáltica na Avenida Amália Saldanha. A situação precária em que a via se encontrava vinha provocando muitas reclamações por parte de moradores e motoristas que precisavam trafegar pelo local. Principal via de acesso ao polo Coroadinho, a Avenida Amália Saldanha é um ponto estratégico do polo, além de concentrar a principal área comercial da região.



De acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, essa é a primeira vez que a avenida recebe o recapeamento adequado. "A Avenida Amália Saldanha é um ponto estratégico do polo Coroadinho, sendo o corredor comercial e a principal via da região. Por isso, a pavimentação asfáltica dessa avenida foi colocada como uma das prioridades do programa 'Mais Asfalto', disse.




A obra faz parte do programa "Mais Asfalto", fruto da parceria com o governo do Estado. O programa de urbanização do Coroadinho prevê pavimentação asfáltica, pavimentação com bloquetes em mais de 30 quilômetros da região, além de serviços de drenagem superficial, meio-fio e calçada. No total, serão melhoradas as condições de mobilidade em 280 ruas do polo do Coroadinho, incluindo bairros como Bom Jesus, Vila Natal, Vila Primavera, Vila dos Frades, Vila Conceição, Nice Lobão, Vila São João, Vila dos Nobres, entre outros.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

GOVERNADOR FLÁVIO DINO HOMOLOGA RESULTADO DO CONCURSO DE PROFESSORES

Contrariando a recomendação feita pelo Ministério Público através dos promotores de justiça Paulo Silvestre Avelar Silva (4ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Educação de São Luís) e João Leonardo Sousa Pires Leal (29ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa), que sugeriu a anulação e reaplicação em até 30 dias das provas do concurso para os cargos de professores do Estado do Maranhão, o Governador Flávio Dino através de seus twitter divulgou na tarde desta terça-feira (23), um comunicado em que homologa o resultado do concurso, "Fiz agora a homologação do Concurso para Professor. Parabéns aos aprovados, que venceram pelos seus méritos", disse o governador.

Na ocasião, também ressaltou que os novos professores do Maranhão terão remuneração inicial de R$ 5.000,00, valor pago por poucos Estados.

O Ministério Público sugeriu a anulação do concurso após a comprovação de irregularidades, entre elas questões plagiadas de outros concursos.

MPMA RECOMENDA REAPLICAÇÃO DE PROVAS DO CONCURSO PARA PROFESSOR DO ESTADO

Em reunião realizada na tarde desta  segunda-feira (22), na sede das Promotorias de Justiça da Capital, o Ministério Público entregou uma Recomendação ao Governo do Maranhão para que sejam reaplicadas, em até 30 dias, as provas do concurso público para os cargos de professores de diversas áreas, realizado em 2015. O Ministério Público do Maranhão, identificou 25 questões com fortes indícios de plágio nas provas elaboradas pela Fundação Sousândrade.

A reunião desta segunda foi a terceira realizada pelo Ministério Público com a presença de representantes do Executivo Estadual e da Fundação Sousândrade. No encontro, o procurador-geral do Estado, Rodrigo Maia Rocha, apresentou o posicionamento oficial do governo de que não haveria motivação jurídica para a anulação das provas ou mesmo das questões denunciadas. O posicionamento foi ratificado pelos secretários Marcelo Tavares (chefe da Casa Civil), Rodrigo Lago (Transparência e Controle) e Lilian Régia Gonçalves Guimarães (Gestão e Previdência), também presentes.

O secretário Rodrigo Lago também afirmou que o Estado ainda não realizou uma análise técnica sobre as questões e que, se confirmado plágio, poderá acionar a Fundação Sousândrade. O secretário considerou que a reaplicação das provas traria prejuízos ao calendário escolar e aos próprios candidatos.

Os secretários se comprometeram a levar o documento ao conhecimento do governador Flávio Dino. A Recomendação prevê prazo de 48 horas para que o Estado do Maranhão se manifeste sobre o seu cumprimento.

RECOMENDAÇÃO

Na Recomendação, assinada pelos promotores de justiça Paulo Silvestre Avelar Silva (4ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Educação de São Luís) e João Leonardo Sousa Pires Leal (29ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa), o Ministério Público afirma que as irregularidades comprometeram a lisura do concurso, em razão da "falta de observância dos princípios constitucionais que devem nortear a ação da administração pública".

Para os promotores, "o expressivo número de questões reproduzidas coloca em patamares diferentes candidatos que tiveram acesso às referidas questões e aqueles que não utilizam do meio eletrônico em seus estudos, realidade ainda de alguns residentes de municípios do nosso estado, cujo acesso à rede mundial de informações ainda é precário".

Ao final da reunião, o promotor Paulo Avelar afirmou entender a diferença de posicionamentos jurídicos, ressaltando que o Ministério Público tem total interesse no sucesso do concurso, que é resultado de um acordo firmado entre as duas instituições. Ele pediu, no entanto, que os representantes do Poder Executivo fossem além da fundamentação jurídica e "analisassem a questão pelo aspecto da moralidade".


segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

UFMA ABRE INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA

Estão abertas até o dia 17 de março as inscrições para o processo seletivo do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Maranhão para ingresso no primeiro semestre letivo de 2016. Serão ofertadas 30 vagas.

O processo seletivo consistirá em duas etapas: teste de habilidades específicas em música e a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ambas de caráter classificatório e eliminatório. As inscrições para o teste de habilidades específicas em música serão realizadas presencialmente na Coordenação de Música, de segunda-feira à sexta-feira, entre 14h e 18h, no Centro de Ciências Humanas, na Cidade Universitária.

Para realizar a inscrição, o candidato deve apresentar os seguintes documentos (original e cópia) do Registro Geral de Identidade (RG), CPF, e o Número de Inscrição no ENEM realizado no ano de 2015.

O Teste de Habilidades Específicas em Música será aplicado em duas etapas: prova teórica e prova prática que ocorrerão no dia 19 de março de 2016.

DOUTOR EM NEUROINFORMÁTICA REALIZA PALESTRA MOTIVACIONAL EM ESCOLA DO COROADINHO

Na manhã da última segunda-feira (15), estudantes e professores retornaram à Escola de Ensino Médio Dorilene Silva Castro no Coroadinho para iniciar de forma oficial o ano letivo de 2016.

Na ocasião, os alunos assistiram uma palestra motivacional realizada pelo dr. Paulo Rogério de Almeida Ribeiro. Oriundo de escola pública, aos 28 anos, Paulo Rogério de Almeida Ribeiro é Doutor em Neuroinformatica pela Universidade de Tübingen (Alemanha), Mestre em Engenharia Mecatrônica pela Universidade do Minho (Portugal) e bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A vinda do palestrante à escola teve como objetivo mostrar aos alunos que é possível um estudante de escola pública alcançar uma carreira de sucesso. Paulo Rogério contou sobre sua trajetória escolar, destacando que até o ensino médio, cursado no Liceu Maranhense, era considerado um aluno mediano, mas, que a partir deste momento, começou a traçar um projeto para sua vida, e com muita dedicação foi atrás de seus sonho.

Como sempre gostou de trabalhar com computação seu primeiro desafio vou conseguir uma vaga no cursos de Ciências da Computação na UFMA. Para ele, o que fez diferença para ter chegado onde está, foi a dedicação e o comprometimento com o projeto que estabeleceu para sua vida, e tudo começou na UFMA "O curso de Ciências da Computação na UFMA tem nove semestre, ou seja quatro anos e meio, um aluno mediando desse curso ou das áreas de engenharia passam geralmente entre cinco a seis anos na Universidade, eu passei apenas quatro anos, pois me dediquei muito, e isso fez toda a diferença", destacou ele.

Após finalizar sua graduação já estava com o mestrado garantido, ele relembra que que se inscreveu para disputar uma vaga de mestrado em Engenharia Mecatrônica pela Universidade do Minho (Portugal), sendo que tinha uma unica vaga em disputa, e mais uma vez ele obteve exito.

"Mecatrônica é a integração sinergética da engenharia mecânica com a eletrônica e o controle inteligente por computador. É a junção da Engenharia Mecânica com Eletrônica, trabalha com o desenvolvimento da inteligência artificial, ou seja, trabalha no desenvolvimento de máquina que tem tanto partes mecânicas como partes elétricas e sensores que captam informações e as repassa. A Mecatrônica funciona como uma espécie de "futuro das engenharias". 

A sua dedicação e o resultado de suas pesquisas lhes abriram novas portas, e antes mesmo de finalizar seu mestrado já havia sido aprovado para cursar Doutorado em Neuroinformática pela Universidade de Tübingen (Alemanha). 

Neuroinformática é um campo de pesquisa ligado com a organização de dados neurocientíficos através da aplicação de modelos computacionais e ferramentas analíticas. Especialistas em neuroinformática, os "neuroinformáticos", fornecem ferramentas computacionais, modelos matemáticos e criam bancos de dados interoperáveis por médicos e pesquisadores. A neurociência é um campo heterogêneo (lida com múltiplos assuntos), como a psicologia cognitiva, psicobiologia e a genética do comportamento. A combinação entre pesquisa em informática e do cérebro resulta em benefício para ambas as ciências. Por um lado, a informática facilita o processamento e o manuseio de dados cerebrais, por fornecer novas tecnologias eletrônicas e de software para estruturação de bancos de dados, ajuda ainda na comunicação e modelagem da pesquisa celebral.

Entre os projetos trabalhado pelo dr. Paulo Rogério de Almeida Ribeiro no seu doutorado, destaca-se as pesquisas e os experimentos realizados através de prótese funcional ativada por sinais elétricos cerebral para possibilitar qualidade de vida a pessoas amputadas ou que tenham sofrido paralisia de membros, como por exemplo, vítimas do AVC. 

Aos 28 anos , o Doutor Paulo Rogério de Almeida Ribeiro é o único brasileiro com formação em Neuroinformática no Brasil, não existindo sequer instituições que ofereça essa formação no país.

Dr. Paulo Rogério de Almeida Ribeiro.







COMEÇAM NESTA SEGUNDA (22) INSCRIÇÕES NO CONCURSO PARA AGENTE PENITENCIÁRIO NO MA

Começa nesta segunda-feira (22) e seguem até 20 de março de 2016, as inscrições para o concurso que oferece 100 vagas para o cargo de agente penitenciário do Estado. A abertura do concurso público divulgado pelo Governo do Maranhão, representará um aumento de mais de 20% no número de profissionais concursados que atuam na área. 

Atualmente, com 680 agentes penitenciários atuando nas 35 unidades prisionais espalhadas em todo o Estado, o concurso injetará 100 novos agentes efetivos na área, que conta com 435 concursados e 245 temporários. As vagas são destinadas às unidades prisionais localizadas no interior do Estado e serão distribuídas de acordo com as necessidades da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Sejap).

Com vencimento inicial de R$ 3.283,56, para a carga horária de 40 horas semanais, podem participar candidatos com ensino superior completo em qualquer área e que possuam carteira de habilitação na categoria ‘B’.

Organizado pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab), a seleção será composta de duas etapas. A primeira etapa – dividida em duas fases – consiste em prova objetiva e prova discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A segunda etapa consistirá no Teste de Aptidão Física (de caráter eliminatório), Teste Psicotécnico, Exames Médicos e Odontológico (de caráter eliminatório), além de Investigação Social e Curso de Formação (de caráter eliminatório e classificatório).

Desde o ano passado, o Governo do Maranhão tem investido no fim das terceirizações no setor, por meio de processos seletivos e contratação de agentes penitenciários temporários, visando a qualificação do quadro e a redução nos expressivos índices de rebeliões, fugas e mortes.

“O fim das terceirizações foi uma das primeiras urgências colocadas como prioridade na nova gestão do sistema prisional do Maranhão, pelo Governo do Estado. Em um ano, conseguimos substituir quase que totalmente o quadro por servidores treinados e qualificados para exercerem com competência o trabalho na rotina carcerária. Esta, inclusive, foi uma das iniciativas aplicadas, em 2015, que contribuiu para uma economia de mais de R$ 20 milhões aos cofres públicos”, disse o titular da Sejap, Murilo Andrade de Oliveira.

“O investimento e a contratação de novos profissionais, com perfis avaliados e selecionados, foi uma das medidas que tornou o sistema penitenciário maranhense mais organizado. Além de trazer maior confiabilidade para quem administra as unidades, também se promove a valorização do agente penitenciário, efetivo ou temporário, uma vez que ambos têm visões de trabalho semelhantes para fazer cumprir a norma interna penitenciária”, acrescentou João Francisco Rodrigues, Secretário Adjunto de Segurança Penitenciária.

domingo, 21 de fevereiro de 2016

MORADORA DO COROADINHO MORRE ATROPELADA POR ÔNIBUS NA AV. DOS FRANCESES

Um trágico acidente tirou a vida da jovem, Deraisme Rodrigues, no fim da tarde deste domingo (21). Deraisme, que era moradora do Coroadinho foi atropelada por um ônibus da empresa Autoviária Matos, em frente a uma parada de ônibus na na Avenida dos Franceses, nas proximidades da Faculdade Uniceuma e rotatoria da Avenida dos Africanos.

Segundo informações de testemunhas, ela atravessava a avenida no momento em que foi colhida pelo ônibus. Ao que tudo indica ela ira embarcar no coletivo que fazia linha "Coroadinho/Bom Jesus". Com o impacto ela sofreu forte impacto no asfalto e teve morte instantânea, ficando com o corpo sob o ônibus, próximo ao pneu dianteiro.

Deraisme Rodrigues, era moradora do Alto São Francisco. Era uma pessoas muito querido na comunidade, durante muito tempo fez pate de grupos de jovens ligados a igreja católica.

PREFEITURA CHAMA CANDIDATOS APROVADOS NO SELETIVO DO SOCORRÃO I

A prefeitura de São Luís divulgou o 4º edital convocando candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado n°. 001 de 07/08/2015 para Contratação Temporária de Profissionais da área de saúde para o hospital Socorrão I. 

Os convocados deverão apresentar documentos, entre os dias 22 a 26/02/2016, com vistas à eventual assinatura de Contrato de Trabalho Temporário. 

RODOVÁRIOS ANUNCIAM PARALISAÇÃO NA MANHÃ DESSA SEGUNDA-FEIRA


O Sindicato dos Rodoviários de São Luís, anunciou neste domingo, que fará uma paralisação da categoria nesta segunda-feira (22), a ação será iniciada às 4h30 e irá encerrar às 6h30. 

A paralisação desta segunda-feira, seria uma resposta dos rodoviários pelo atraso no pagamento da categoria por alguns empresários do transporte coletivo. A data prevista para o pagamento de adiantamento de salário era o dia 20 de fevereiro, como os empresários não cumprirem o acordado conforme determinado na convenção, motoristas, cobradores e fiscais cruzarão os braços.

A diretoria do Sindicato dos Rodoviários do Maranhão reafirma que não vai mais tolerar esse tipo de postura adotada pela classe empresarial, que fere diretamente os direitos dos trabalhadores e causa inúmeros transtornos à categoria.

 “Se essa for a postura adotada pelos patrões, a partir das primeiras horas de segunda-feira, os ônibus das empresas em débito com a classe não sairão das garagens, deflagrando assim greve de ônibus em São Luís”, informou a asses assessoria.

Segundo informações, até a noite do último sábado, somente as empresas Pericumã, Matos e Pelé já tinham regularizado a situação dos seus empregados, evitando assim a paralisação.

Ainda segundo o sindicato dos Rodoviários, o presidente da entidade Isaias Castelo Branco, irá conceder uma coletiva de imprensa às 10h desta segunda-feira para explicar os motivos da paralisação.

sábado, 20 de fevereiro de 2016

RODOVIÁRIOS DE SÃO LUÍS AMEAÇAM PARALISAR A FROTA NESTE DOMINGO

Os trabalhadores do transporte coletivo de São Luís ameaçam cruzar os braços a partir de domingo (21), casa os empresários não paguem o adiantamento de salários até este sábado (20), conforme acertado na última convenção coletiva.

O Sindicato dos Rodoviários do Maranhão afirmou que mais uma vez os empresários tentam descumprir acordo firmado em convenção coletiva de trabalho. Em algumas garagens, os trabalhadores foram informados que o adiantamento de salário, que deve ser depositado nas contas bancárias dos funcionários amanhã, poderá ser pago com atraso, ou seja, somente na quinta-feira, dia 25.

Através de nota, divulgada na tarde desta sexta-feira (19), a direção dos rodoviários manifestou insatisfação com essa informação de possível atraso, reafirmando que não vai mais tolerar esse tipo de postura adotada pela classe empresarial, que fere diretamente os direitos dos trabalhadores e causa inúmeros transtornos à categoria.

A entidade tornou pública, a insatisfação diante dessa informação. A diretoria do Sindicato dos Rodoviários do Maranhão reafirma que não vai mais tolerar esse tipo de postura adotada pela classe empresarial, que fere diretamente os direitos dos trabalhadores e causa inúmeros transtornos à categoria. A orientação é que se na data prevista para o pagamento de adiantamento de salário (20 de fevereiro), os empresários não cumprirem o acordado conforme determinado na convenção, motoristas, cobradores e fiscais deverão cruzar os braços, neste domingo, dia 21 de fevereiro.

A nota ressalta que as empresas que estão com pagamento dos trabalhadores em dia não sofreram qualquer tipo de punição, já que estão cumprindo corretamente o acordo.

GOVERNO REALIZA ‘CARAVANA BOLSA ESCOLA’ EM SÃO LUÍS

Os beneficiários do Programa Bolsa Escola (Mais Bolsa Família) que moram em São Luís poderão receber e desbloquear, neste sábado e domingo, os cartões do programa, para que tenham acesso a um dos quase 850 estabelecimentos credenciados em todo o estado. Técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), integrantes da ‘Caravana Bolsa Escola’ estarão no C.E Benedito Leite (Escola Modelo), das 8h às 18h, para fazer a entrega dos cartões.

Técnicos da Sedes tiraram dúvidas de beneficiários do Mais Bolsa Família

Iniciadas em fevereiro, as Caravanas foram criadas para garantir agilidade de acesso ao benefício com atendimento direto à população. Já receberam o mutirão as cidades de Amapá do Maranhão, São João dos Patos, Grajaú, Caxias, Timon, Barra do Corda, Itinga, Açailândia, Vila Nova dos Martírios, São Pedro da Água Branca, Santa Rita, Coroatá, Raposa e Paço do Lumiar.

Em Barra do Corda, o mutirão foi realizado no Colégio Estadual Dom Marcelino de Milão nos dias 15, 16 e 17. Para a dona de casa Maria dos Remédios Silva, mãe de quatro filhos que foi à escola pegar o seu cartão, o programa chegou em boa hora.

“Eu acho que esse projeto do governo estadual é muito bom e bonito para o Maranhão, principalmente para Barra do Corda. Vai beneficiar muitas famílias, igualmente a minha está sendo”, completou.

Integrante da Caravana, Hugo Pereira trabalhou na entrega e desbloqueio de cartões em Barra do Corda e outros municípios e explicou a dinâmica dos mutirões. “Anunciamos em rádios locais a chegada das caravanas e mesmo que a pessoa não receba o cartão aqui, ela não receba o cartão durante os mutirões, ela pode fazê-lo nas agências dos Correios”, informou.

Ainda esta semana, a Caravana Bolsa Escola realiza mutirão em Caxias e São João dos Patos, até este sábado (20), no Colégio Estadual Gonçalves Dias, no Centro. Em São Luís, os moradores dos bairros Centro, Diamante, Camboa, Lira, Belira, Madre de Deus, Goiabal, Monte Castelo, Fátima e Areinha poderão participar do mutirão que será realizado dias 20 e 21 de fevereiro, das 8h às 18h, no C. E. Benedito Leite – Escola Modelo, Praça Antônio Lobo, Centro.

Além das Caravanas, o horário de atendimento do serviço de 0800 para desbloqueio dos cartões foi estendido, passando a ser feito também nos domingos e feriados. Com a mudança, os beneficiários poderão ligar para o número 0800-098-1656, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Após o desbloqueio, o recurso estará disponível no cartão tipo débito, em cerca de 72h. O saldo tem validade de 90 dias e o cartão dever ser guardado para o acesso ao benefício nos próximos anos.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

SEM SANEAMENTO BÁSICO AS CAMPANHAS CONTRA O AEDES EGYPTI SÃO UM VERDADEIRO TIRO NO PÉ

Passa ano, sai ano e todo ano é a mesma lengalenga. O mosquito está aí, matando…. E vai continuar matando. O verdadeiro problema do mosquito Aedes Egypti no Brasil não está sendo combatido. 

Só matar o mosquito não vai resolver nada, pois o verdadeiro criadouro desse inseto indesejável está compartilhando com nossas ações bem ao nosso lado, dormindo conosco, andando conosco, e testemunhado por todos nós todos os dias do ano – e não somente no período de chuvas. O verdadeiro problema do Aedes Egypti é a profusão de criadouro que a sociedade brasileira, na qual se inclui a maranhense, oferece a céu aberto para essa espécie de mosquito se proliferar diuturnamente.

Estamos falando da falta de infraestrutura básica para escoar os esgotos e a sujeira produzida pelas nossas cidades diariamente.

Enquanto não houver saneamento básico nas nossas cidades, sejam elas grandes ou pequenas, não teremos como combater esse mosquitinho que é responsável, segundo as autoridades, pela Zika, Chikungunya, Dengue e as mais diferentes febres (incluindo a febre amarela) que afetam milhões de pessoas. Enquanto não houver saneamento básico nas cidades, todo investimento será jogado no ralo, e, em muitos caso, servirá para possibilitar o desvio de verbas públicas para atender a outros interesses que foge ao verdadeiro sentido para o qual ele deveria ser aplicado.

Quem estiver duvidando, basta dar uma saída de sua casa e olhar para as ruas da cidade, que em vez de drenagem feita por canos ou algum instrumento condutor de sujeira mais adequado, está à céu aberto; temos o escoamento de água e sujeira pelas ruas, que circulam abertamente deixando um mal odor insuportável, e, eventualmente, essa sujeira encontra um buraco para acumular agua parada e restos de lixo. Isto nas zonas mais centrais das cidades, pois em muitos bairros, principalmente os periféricos, a situação é mais grave, pois quando as ruas são asfaltadas, o material é de péssima qualidade e logo se transformam em buraqueiras.

Todos nós sabemos que o investimento em saneamento básico é considerados pelos dirigentes brasileiros – pelo menos em sua maioria – como investimentos invisíveis, que não rendem votos, por isso a coisa vai ficando ao Deus dará, até que alguém mais lúcido tome uma providência bem mais sensata. Investir em saneamento básico não é jogar dinheiro fora, é proporcionar saúde e combater todo e qualquer tipo de epidemias que atinja o povo brasileiro, em especial o povo que vive nas zonas periféricas e tanto carecem de assistência e dignidade para viver.

Fazer essas campanhas que se limitam em recolher garrafas pet, furar pneus usados, tirar recipientes do fundo de jarros das casas domésticas, ou vedar focos de água parada dos lares do cidadão comum pode até ajudar no combate, mas essas ações se tornam inoperante diante do verdadeiro foco multiplicador do mosquito: os escotos e os aterros sanitários das cidades brasileiras que não funcionam e não impedem o nascimento de milhões e milhões de mosquito diariamente.

As campanhas institucionais, que mobilizam pequenos grupos de pessoas ou grandes parcela massiva de nosso povo, servem apenas para causar impacto na população, como se fosse um jogo de cena previamente agendado, para fazer de contas ou dizer que as autoridades estão a fazer alguma coisa, mas na verdade não combatem nada ou muito pouco deixa para o verdadeiro combate ao mosquito, pois estes ao serem impedidos de se reproduzir num local doméstico, rapidamente procura outro que seja mais seguro e longe da ação do homem.

Podem chamar o exército, os bombeiros, as polícias, que as larvas e os mosquitos não vão estar nem aí – eles vão estar sempre atentos para a multiplicação da sua espécie e utilizarão sua inteligência viral para sair bem-sucedidos. Podem borrifar e dizer que gastam milhões de reais – tadinha de nossa moeda desvalorizada – que não vai acabar com esse mosquito malvado, pois os culpados são gestores pela política de infraestrutura das cidades que não se preocupam em combater o verdadeiro foco proliferado.

Reafirmamos que o problema maior é o saneamento básico, por isso reproduzimos o conceito do que seja saneamento básico nas principais enciclopédias da atualidade como sendo a atividade relacionada com o abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando à saúde das comunidades.

Noutra perspectiva saneamento básico é o conjunto de procedimentos adotados numa determinada região visando a proporcionar uma situação higiênica saudável para os habitantes. Assim, podemos afirmar que sanemaneto básico trata-se de uma especialidade estudada nos cursos superiores de engenharia sanitária, de engenharia ambiental, de saúde coletiva, de saúde ambiental, de tecnólogo em saneamento ambiental, de ciências biológicas, de tecnólogo em gestão ambiental e ciências ambientais.

De forma congruente podemos afirmar também que o saneamento básico trata-se de serviços que podem ser prestados por empresas públicas ou, em regime de concessão, por empresas privadas, sendo esses serviços considerados essenciais, tendo em vista a necessidade imperiosa destes por parte da população, além da sua importância para a saúde de toda a sociedade e para o meio ambiente. O grande problema é fazer os parcos recursos destinados a esta área ser plenamente aplicado à sua finalidade, sem que haja os desvios de finalidade.

Entre os procedimentos do saneamento básico, podemos citar: tratamento de água, canalização e tratamento de esgotos, limpeza pública de ruas e avenidas, coleta e tratamento de resíduos orgânicos (em aterros sanitários regularizados) e materiais (através da reciclagem). Com estas medidas de saneamento básico, é possível se garantir melhores condições de saúde para as pessoas, evitando a contaminação e proliferação de doenças. Ao mesmo tempo, garante-se a preservação do meio ambiente.

Vale lembrar aqui que o mosquito Aedes Egypti é um género de mosquito originalmente encontrado na região tropical e subtropical do mundo. Mas agora está sendo encontrado em todos os continentes, exceto a Antártida, pois o mesmo não gosta do frio intenso. Segundo o site Wikipedia, algumas espécies do mosquito Aedes Egypti foram espalhados pela atividade humana.

A variação Aedes Albopictus, tornou-se em mais uma espécies invasoras, que foi recentemente identificada e se espalhou para o Novo Mundo, incluindo os Estados Unidos, tendo chegado lá pelo comércio de pneus usados. O mosquito Aedes Egypti foi identificado e descrito pela primeira vez, incluindo sua classificação científica, pelo alemão entomologista Johann Wilhelm Meigen em 1818. O nome genérico vem do grego antigo ἀηδής, Aedes, que significa “desagradável” ou “odioso”.

As espécies de tipo para Aedes é Aedes Cinereus. Algumas espécies deste gênero podem transmitir doenças graves, incluindo a dengue, a febre amarela , o vírus Zika, e Chikungunya. Até um passado recente, o combate ao mosquito Aedes Egypti em nosso país era combatido por ser o responsável pela frebre conhecida por dengue, todavia o presente tornou-se mais assombrosso quando veio atona os casos de microcefalia por todo o pais e as fortes suspeitas de ser este virus o seu transmissor, sem falar na Chikungunya e na Zika.

Se por um lado, os governantes pedem a população que façam a sua parte, eliminando possíveis focos de mosquitos em suas residencias e/ou propriedades particulares, por outro é fundamental o poder público dar exemplo, aplicando com sabedoria os parcos recursos destinado ao seu combate com sabedoria e eficiencia, em especial à nivel macro, garantindo os serviços com qualidade, que em outras palavras podem ser traduzidos em saneamento básico.

É necessário o poder público ser o primeiro a dar o exemplo para que a população perceba o esforço e aí parta para dar sua colaboração de maneira voluntária. Não basta só fazer campanhas educativas e mutirões impactantes mobilizando exercito ou outra corporação qualquer: Dê-se o exemplo fazendo o que tem de ser feito, inclusive valorizando a educação como mola montora de todo esse processo.

Após ter escrito o último parágrafo deste artigo, eis que ligo a televisão e veja a triste notícia veiculada em todos os canais de televisão nos seus programas telejornalísticos: o Ministério das Cidades anuncia que o Brasil não cumprirá a meta de eliminar o esgoto a céu aberto antes da década de 2030. Sem dúvida péssima notícia para todos os brasileiros, em especial, para a maior parcela da população, que é carente, pobre e sem saída, enquanto houver as desigualdades de oportunidades para ricos e pobres. Estamos condenados a viver com o perigo.

Autor: Euclides Moreira Neto

Euclides Moreira Neto




* O autor é Professor Mestre em Comunicação Social e Doutorando do Programa Doutoral em Estudos Culturais na Universidade de Aveiro – Portugal.

PREFEITO EDIVALDO VISTORIA OBRAS DE RUAS NA VILA DOS NOBRES

O prefeito Edivaldo vistoriou na última quarta-feira (17), as obras de pavimentação das ruas da Vila dos Nobres, bairro do polo do Coroadinho, onde a Prefeitura de São Luís executa programa de melhoria da mobilidade com recursos do Governo Federal. Acompanhado do secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, o prefeito percorreu mais de 10 ruas, entre elas a Rua Nova Esperança, Avenida Alberto Franco, Rua da Alegria e Rua da União, observando a preparação das ruas para recebimento da camada asfáltica e conversando com moradores.

Criada há duas décadas, a Vila dos Nobres é mapeada em mais de 40 ruas, segundo o presidente da União dos Moradores da Vila dos Nobres, Parque Timbira e Parque dos Nobres, José Domingos Pestana. O bairro não possuía asfalto e em consequência da falta de infraestrutura, muitas ruas apresentavam problemas de drenagem que atingiam as casas.



As obras de pavimentação realizada pela Prefeitura estão sendo iniciadas pela Rua Nossa Senhora Aparecida. O prefeito Edivaldo se comprometeu a estender a pavimentação à Vila Natal, logo após os trabalhos serem concluídos na Vila dos Nobres. "Estamos avançando aqui em um grande trabalho. Tenho vistoriado as obras realizadas no polo do Coroadinho com grande frequência. Há tempos que a população aguardava esse trabalho", disse o prefeito.

"Há 21 anos este bairro aguardava que as ruas fossem pavimentadas, trazendo dignidade para as pessoas e a melhoria na qualidade de vida das crianças, jovens e, principalmente, a população idosa", reconheceu o presidente da Associação de Moradores, José Pestana. Na escala de carência do bairro, Pestana acredita que depois da falta de abastecimento de água, a pavimentação das ruas era a principal reivindicação dos moradores. "Estamos contentes por sermos atendidos pela primeira por um prefeito que fez questão de nos visitar", ressaltou.

HOMEM É VELADO EM BAR COM CERVEJA LIBERADA E RODA DE SAMBA

Noel Rosa já dizia "Quando eu morrer/ Não quero flores/ Nem coroa com espinho / Só quero choro de flauta / Violão e cavaquinho". Esse também era o desejo de Gleisson Silva, boêmio famoso de Cachoeiro de Itapemirim, que foi velado em um bar, rodeado de amigos, com cerveja liberada e muito samba até o sol raiar.

Gleisson morreu aos 68 anos, era casado há 44 anos e tinha quatro filhos. Flamenguista doente e portelense de coração, Seu Gleisson era dono de um bar no bairro Ilha da Luz há mais de 30 anos.

"Meu pai, quando ia ao velório de algum amigo, voltava triste e cabisbaixo. E ele sempre dizia: 'no meu velório não quero tristeza, quero samba, quero ser velado dentro do bar'", conta Glaucio Fragosos da Silva, 42 anos, filho e atual dono do bar.

Fã de um baralho e de uma cerveja, Gleisson teve o pedido atendido. Segundo a família, ele teve um acidente vascular cerebral na terça-feira de Carnaval, após uma viagem para Cabo Frio, no Rio de Janeiro, e foi internado em um hospital da cidade. Dois dias depois, Gleisson sofreu três paradas cardíacas e acabou falecendo na manhã de sexta-feira (12).

O corpo de Gleisson chegou ao bar às 11 horas do mesmo dia para ser velado. Amigos e familiares de Vitória, do Rio de Janeiro e de Cachoeiro começaram a aparecer, numerosos. "Acho que ao todo, entre idas e vindas, umas três mil pessoas passaram para ver meu pai. É muito bom saber que seu pai quando morre é bem quisto", conta Glaucio.

Com o grande número de visitantes chegando para prestar as últimas homenagens ao Seu Gleisson, a rua na frente do bar foi rapidamente tomada de pessoas e carros. A comoção foi tão grande que a Guarda Municipal teve que intervir para impedir que o trânsito fosse totalmente bloqueado.

O sol foi baixando e os amigos do samba foram chegando, cada um trazendo seu instrumento. Em uma roda de samba improvisada, eles tocaram os clássicos do samba que tanto agradavam ao falecido. "Quando o negócio animava demais alguém gritava 'fala baixo que vai acordar o veio'", lembra Glaucio.

O batuque seguiu noite adentro e só parou de manhã, quando era a hora de levar o corpo para sepultamento. Gleisson Silva foi enterrado no cemitério municipal do Coronel Borges por volta das 8 horas da manhã de sábado (13).

No total, foram consumidas 11 caixas de litrão de cerveja, 20 caixas de latão e 15 litros de cachaça. Tudo de graça, para chorar a morte do bon vivant. "Foi muito bom ver todo mundo, receber as pessoas que meu pai tanto gostava. Era uma pena que ele não pode aproveitar com a gente", conclui o filho.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

OPORTUNIDADE DE TRABALHO PARA MOTORISTA

Plan International Brasil (www.plan.org.br) busca um/uma profissional para uma vaga de Motorista para a Unidade de Programas de São Luís-MA:

Este(a) profissional será responsável por:


  • Dirigir os veículos alocados no Escritório de País, dando apoio aos colaboradores de Plan;
  • Zelar pela integridade do veículo; fazer manutenção preventiva do mesmo, bem como limpeza diária;
  • Apoiar em serviços administrativos;
  • Cumprimento e compromisso com a política de proteção infantil.
  • Controlar a Quilometragem e programar as viagens.
  • Transportar funcionários, patrocinadores, brinquedos, documentos etc;
  • Servir e exigir que os passageiros procedam de acordo com o padrão operativo de segurança para veículos e transporte de passageiros.
  • Auxiliar em rotinas administrativas
Uma vez aprovado, o(a) profissional se reportará a Gerente da Unidade de programas

E será esperado dele(a) experiência demonstrada no desempenho das responsabilidades similares, tais como:
Requisito mínimo: segundo grau completo;
Conhecimento de normas de segurança;
Conhecimentos de processos administrativos;
Informática Básica;
Habilitação tipo: D;
Curso em direção defensiva;
Conhecimento em mecânica automotiva básica.

Salário compatível + benefícios (Plano de Saúde, Dental, Seguro de Vida corporativo e Vale Refeição)

Interessados (as) deverão encaminhar CV e carta de apresentação até o dia 25/02/2016 para o email: motorista@plan.org.br

A Plan International Brasil é uma organização humanitária internacional que trabalha com desenvolvimento comunitário centrada na criança e no adolescente, sem nenhuma filiação religiosa, política ou governamental. A organização é comprometida com a causa de proteção infantil, seguindo princípio de iguais oportunidades.

Obs.: Será dado retorno apenas para candidatos(as) que tiverem seus currículos selecionados para entrevistas.