Na manhã da última segunda-feira (15), estudantes e professores retornaram à Escola de Ensino Médio Dorilene Silva Castro no Coroadinho para iniciar de forma oficial o ano letivo de 2016.
Na ocasião, os alunos assistiram uma palestra motivacional realizada pelo dr. Paulo Rogério de Almeida Ribeiro. Oriundo de escola pública, aos 28 anos, Paulo Rogério de Almeida Ribeiro é Doutor em Neuroinformatica pela Universidade de Tübingen (Alemanha), Mestre em Engenharia Mecatrônica pela Universidade do Minho (Portugal) e bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
A vinda do palestrante à escola teve como objetivo mostrar aos alunos que é possível um estudante de escola pública alcançar uma carreira de sucesso. Paulo Rogério contou sobre sua trajetória escolar, destacando que até o ensino médio, cursado no Liceu Maranhense, era considerado um aluno mediano, mas, que a partir deste momento, começou a traçar um projeto para sua vida, e com muita dedicação foi atrás de seus sonho.
Como sempre gostou de trabalhar com computação seu primeiro desafio vou conseguir uma vaga no cursos de Ciências da Computação na UFMA. Para ele, o que fez diferença para ter chegado onde está, foi a dedicação e o comprometimento com o projeto que estabeleceu para sua vida, e tudo começou na UFMA "O curso de Ciências da Computação na UFMA tem nove semestre, ou seja quatro anos e meio, um aluno mediando desse curso ou das áreas de engenharia passam geralmente entre cinco a seis anos na Universidade, eu passei apenas quatro anos, pois me dediquei muito, e isso fez toda a diferença", destacou ele.
Após finalizar sua graduação já estava com o mestrado garantido, ele relembra que que se inscreveu para disputar uma vaga de mestrado em Engenharia Mecatrônica pela Universidade do Minho (Portugal), sendo que tinha uma unica vaga em disputa, e mais uma vez ele obteve exito.
"Mecatrônica é a integração sinergética da engenharia mecânica com a eletrônica e o controle inteligente por computador. É a junção da Engenharia Mecânica com Eletrônica, trabalha com o desenvolvimento da inteligência artificial, ou seja, trabalha no desenvolvimento de máquina que tem tanto partes mecânicas como partes elétricas e sensores que captam informações e as repassa. A Mecatrônica funciona como uma espécie de "futuro das engenharias".
A sua dedicação e o resultado de suas pesquisas lhes abriram novas portas, e antes mesmo de finalizar seu mestrado já havia sido aprovado para cursar Doutorado em Neuroinformática pela Universidade de Tübingen (Alemanha).
Neuroinformática é um campo de pesquisa ligado com a organização de dados neurocientíficos através da aplicação de modelos computacionais e ferramentas analíticas. Especialistas em neuroinformática, os "neuroinformáticos", fornecem ferramentas computacionais, modelos matemáticos e criam bancos de dados interoperáveis por médicos e pesquisadores. A neurociência é um campo heterogêneo (lida com múltiplos assuntos), como a psicologia cognitiva, psicobiologia e a genética do comportamento. A combinação entre pesquisa em informática e do cérebro resulta em benefício para ambas as ciências. Por um lado, a informática facilita o processamento e o manuseio de dados cerebrais, por fornecer novas tecnologias eletrônicas e de software para estruturação de bancos de dados, ajuda ainda na comunicação e modelagem da pesquisa celebral.
Entre os projetos trabalhado pelo dr. Paulo Rogério de Almeida Ribeiro no seu doutorado, destaca-se as pesquisas e os experimentos realizados através de prótese funcional ativada por sinais elétricos cerebral para possibilitar qualidade de vida a pessoas amputadas ou que tenham sofrido paralisia de membros, como por exemplo, vítimas do AVC.
Aos 28 anos , o Doutor Paulo Rogério de Almeida Ribeiro é o único brasileiro com formação em Neuroinformática no Brasil, não existindo sequer instituições que ofereça essa formação no país.
Dr. Paulo Rogério de Almeida Ribeiro. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário