A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, assegurou que as urnas eletrônicas são o sistema mais confiável para votações. Ela destacou na terça-feira (18), que o sistema é utilizado há 22 anos e nunca foi provado qualquer caso de fraude.
A declaração da presidente do TSE é uma resposta aos boatos de que é possível fraudar o resultado das eleições. Além de Rosa Weber, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, afirmou que a PGR também confia nas urnas eletrônicas.
Dodge defendeu, no Supremo Tribunal Federal (STF), que o sistema continue como está, pois considera que imprimir o voto pode significar o retrocesso de quase um século na nossa democracia, com o retorno do voto de cabresto.
A procuradora-geral avaliou que para um país ser considerado democrático, já não basta apenas realizar eleições. Para ela, o que caracteriza a democracia é o respeito aos direitos coletivos e individuais.
Na terça-feira, Raquel Dodge completou um ano como procuradora-geral da República e fez um balanço da gestão. Nesse período a PGR apresentou, em média, uma denúncia por semana, num total de 46 denúncias: 32 no Supremo Tribunal Federal e 14 no Superior Tribunal de Justiça.
Essas denúncias envolveram 144 pessoas com foro privilegiado por crimes como corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário