O prefeito Eduardo Braide deu inicio nesta segunda-feira (15), a reconstrução do que será o Novo Hospital da Zona Rural, antes conhecido como UPA da Zona Rural, na BR-135, Maracanã. Sob coordenação das secretarias municipais de Saúde (Semus) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp), as obras começaram após a assinatura da Ordem de Serviço. O investimento será de R$ 3.133.091,12, sendo recursos próprios do Município e o prazo de entrega é de 150 dias.
“Vamos transformar este local no Novo Hospital da Zona Rural. Teremos 40 leitos, dobrando nossa capacidade e incluindo novos atendimentos, como o odontológico e o pediátrico funcionando 24 horas, além de novos exames e serviços médicos. Queremos que este hospital seja uma referência, oferecendo um atendimento completo e de qualidade aos moradores da Zona Rural", destacou o prefeito Eduardo Braide.
A unidade de saúde é fundamental para a região, operando 24 horas por dia e prestando atendimento mensal a uma média de 5 mil pacientes, abrangendo desde os casos de emergências a consultas mais simples. Essa cobertura beneficia tanto quem reside do Maracanã, Vila Sarney e áreas vizinhas, quanto aqueles que chegam à cidade em situações de urgência.
Reconstrução
A unidade de saúde será totalmente reconstruída. O projeto de reforma total inclui a readequação dos espaços existentes, a ampliação das instalações e a criação de novos consultórios. Além disso, será criado um setor de medicação amplo e o número de leitos passará de 16 para 40, melhorando o atendimento às demandas crescentes da comunidade.
Adicionalmente, novos serviços serão oferecidos, como atendimento odontológico e pediátrico 24 horas. Exames de sangue e de imagem também serão implementados, aprimorando a capacidade diagnóstica e de tratamento da unidade.
“Vamos prestar mais serviços e evitar que os pacientes tenham que se deslocar para outras unidades. Assim, grande parte das demandas que chegam vão ser resolvidas aqui. Esse é um compromisso com a comunidade”, explicou a secretária da Semus, Carolina Mitre.
O secretário da Semosp, David Col Debella, assegurou que o novo hospital cumprirá os rigorosos padrões de qualidade estabelecidos pelo prefeito Eduardo Braide.
"O novo Hospital da Zona Rural é mais um projeto que se alinha ao compromisso do prefeito Eduardo Braide em buscar sempre a excelência em benefício da população de São Luís. Assim como entregamos o Novo Hospital da Criança, que muito nos orgulha, bem como, unidades de saúde completas e novas, em breve retornaremos para entregar um hospital lindo para a população dessa região", afirmou David Col Debella, secretário da Semosp.
Comunidade
Os moradores celebraram o início das intervenções. Maria de Jesus Araújo, professora aposentada e residente na Vila Sarney há mais de 44 anos, expressou sua satisfação.
“É um sonho realizado ver o início dessas obras. Essa unidade é muito importante para todos os moradores dessa região e até para quem está vindo do interior, porque é a primeira unidade para emergências que as ambulâncias encontram ao entrar na cidade. Todos os moradores estão felizes e ansiosos por essa entrega”, contou a aposentada.
O presidente da União de Moradores da Vila Sarney, Antonio Vicente dos Santos, destacou que "a reconstrução deste hospital aliviará muito as demandas. Em nome de toda a comunidade, agradeço a Prefeitura de São Luís por trazer esta obra tão importante para nossa região".
Fonte: Agência (SECOM)
Nenhum comentário:
Postar um comentário