Na manhã desta terça-feira (23), trabalhadores rurais organizaram uma manifestação em São Luís, que teve como ponto de concentração em frente à Assembleia Legislativa do Maranhão, em São Luís. Os trabalhadores buscam chamar a atenção para o problema da violência no campo no estado.
Caravanas de trabalhadores rurais de diversos municípios participaram do protesto. Os manifestantes pedem paz no campo, com a implementação de políticas públicas e leis que garantam respeito e valorização do trabalhador rural, além de melhorias na educação, saúde e questões ambientais para as comunidades rurais.
A concentração teve início logo nas primeiras horas da manhã, o que causou um grande congestionamento por toda a rergião, com picos de lentidão registrados a partir do bairro Bequimão, logo após o Elevado da Cohama.
Após a concentração, em frente a Assembleia Legislativa do Maranhão, os manifestantes seguiram em passeata até a sede do Palácio dos Leões, no Centro Histórico da capital, causando ainda mais lentidão no trânsito.
Segundo dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT), o Maranhão é o terceiro estado com mais conflitos no campo.
Nos últimos 10 anos, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) registrou casos de violência contra pessoas em conflito no campo em 492 dos 5.568 municípios brasileiros. A região nordeste desponta com o maior número de ocorrências, totalizando 1.146 casos. Destacam-se, entre os municípios mais afetados, Amarante (44), Bom Jardim (47) e Viana, no Maranhão (45), assim como Jaqueira, em Pernambuco, com 46 casos. A região norte segue em segundo lugar, contabilizando um total de 931 incidentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário