Que Flamengo e Corinthians são os líderes de arrecadação com cotas de TV não é novidade. Mas qual é a fatia real que cada um tem direito em um dos montantes de dinheiro mais cobiçados do país? É o que a própria Globo responde, através de números apresentados pelo diretor da emissora, Marcelo Campos Pinto.
Como o próprio executivo revelou, a Globo paga aproximadamente R$ 1,1 bilhão aos clubes da Série A. Juntos, Flamengo e Corinthians ficaram com 18,35% do total em 2015. Ou seja, são R$ 105,6 milhões para o Fla e R$ 96,2 milhões para o Timão, mediante o percentual apresentado pela emissora.
- É de acordo com a atratividade de cada clube. Domingo, depois do Faustão, qual é o jogo que passa? Não é do Flamengo? Então tem que receber mais mesmo - afirmou ao LANCE! o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello.
Os contratos atuais estão no quarto e último ano de vigência. O início deles foi em 2012, tendo sido negociados individualmente com 18 equipes - três delas hoje estão na Série B (Botafogo, Bahia e Vitória), mas são contabilizadas no montante total de R$ 1,1 bilhão da Série A, no qual entram os demais que ascenderam à elite e não têm acordos a longo prazo (em 2015, Ponte Preta, Chapecoense, Figueirense, Avaí e Joinville).
VERBA TOTAL DA TV NA SÉRIE A
2015 2014 2013 2015, EM MILHÕES DE REAIS
Flamengo 9,6% 9,46% 9,1% 105,6
Corinthians 8,75% 8,97% 8,94% 96,25
São Paulo 5,92% 6,82% 6,41% 65,12
Vasco 5,91% 6,52% 5,93% 65,01
Cruzeiro 5,88% 6,4% 6,13% 64,68
Grêmio 5,77% 5,54% 5,41% 63,47
Atlético-MG 5,76% 6,23% 5,82% 63,36
Palmeiras 5,63% 5,61% 5,89% 61,93
Fluminense 5,03% 5,27% 4,87% 55,33
Internacional 4,96% 5,33% 4,88% 54,56
Santos 4,73% 5,02% 5,15% 52,03
Botafogo 4,32% 4,42% 4,72% 47,52
Bahia 3,82% 3,64% 3,75% 42,02
Vitória 3,31% 3,48% 3,17% 3 6,41
Coritiba 3,05% 3,14% 3,13% 33,55
Sport 3,01% 3,07% 3,05% 33,11
Atlético-PR 2,92% 3,08% 3,33% 32,12
Goiás 2,78% 2,9% 2,95% 30,58
Ponte Preta 1,77% * 1,88% 19,47
Figueirense 1,77% 1,6% * 19,47
Chapecoense 1,77% 1,6% * 19,47
Joinville 1,77% * * 19,47
Avaí 1,77% * * 19,47
Criciúma * 1,91% 1,79% *
Náutico * * 1,88% *
Portuguesa * * 1,79% *
Do montante de 1,1 bilhão, a Globo destina R$ 650 milhões ao pagamento pelos contratos de TV aberta. Flamengo e Corinthians recebem uma fatia do mesmo tamanho e a diferença para os "lanternas" é três pontos percentuais.
DIVISÃO DA VERBA DA TV ABERTA
2015 2014 2013
Flamengo 7,52% 7,53% 7,53%
Corinthians 7,52% 7,53% 7,53%
Palmeiras 6,39% 6,38% 6,38%
Santos 6,32% 6,33% 6,35%
São Paulo 6,38% 6,37% 6,37%
Vasco 6,39% 6,38% 6,38%
Atlético-MG 5,5% 5,45% 5,41%
Botafogo 5,36% 5,36% 5,36%
Cruzeiro 5,36% 5,36% 5,36%
Fluminense 5,36% 5,36% 5,36%
Grêmio 5,36% 5,36% 5,36%
Internacional 5,36% 5,36% 5,36%
Goiás 4,62% 4,62% 4,63%
Atlético-PR 4,5% 4,51% 4,52%
Bahia 4,52% 4,52% 4,53%
Coritiba 4,52% 4,52% 4,53%
Sport 4,52% 4,52% 4,53%
Vitória 4,52% 4,52% 4,53%
Mas o abismo cresce quando são divididos os R$ 450 milhões do pay-per-view. O Flamengo se descola do Corinthians, que por sua vez também abre uma diferença considerável para os outros. Ao fim das contas, enquanto Flamengo em 2015 recebe 15,2% da verba de pay-per-view, o Goiás fica com 0,7%. Nesse mesmo quesito, outros grandes, como São Paulo e Palmeiras, ficam com menos da metade do percentual do Fla.
PAY PER VIEW
2015 2014 2013
Flamengo 15,2% 14,6% 14,9%
Corinthians 12,8% 12,7% 14,2%
Cruzeiro 8,2% 7,3% 6,8%
Atlético-MG 7,7% 8,4% 8,2%
Grêmio 7,2% 6,8% 5,4%
São Paulo 6,7% 7,5% 8,3%
Vasco 6,7% 8,3% 7%
Palmeiras 5,9% 5,6% 6,9%
Fluminense 5,8% 6% 5,4%
Internacional 5,6% 5,5% 5,4%
Botafogo 3,8% 3,9% 4,1%
Bahia 3,7% 3% 3,3%
Santos 3,5% 3,8% 4,2%
Vitória 2,3% 2,6% 1,9%
Coritiba 1,6% 1,5% 1,3%
Sport 1,5% 1,2% 1,3%
Atlético-PR 1,3% 1,1% 1%
Goiás 0,7% 0,5% 0,4%
TV aberta
Como dividir as cotas de TV aberta? A Globo chama o percentual estabelecido no contrato em vigor a partir de 2012 de cota fixa, que tem sido corrigida pelo IPCA desde então, por isso os percentuais são praticamente iguais. A variação é mínima. Para estipular esse número de partida, a emissora fez uma pesquisa cruzando audiência estadual e nacional. A Globo verificou através dos índices que existiam clubes que deveriam estar em um grupo e outros em outro grupo. Foi assim que se chegou à conclusão que Flamengo e Corinthians tinham audiência maior do que o grupo que vem abaixo, como Palmeiras, São Paulo, Santos e Vasco. Quem tem o poder de decidir qual jogo passa em cada praça são as afiliadas.
TV fechada
O volume do pay-per-view, que é a TV fechada, é com base numa pesquisa do Ibope e do Datafolha em cima do número de pessoas que compra o pacote. Hoje, segundo a Globo, isso gira em 2 milhões de pessoas de uma base de 20 milhões de lares que têm televisão por assinatura. A divisão do pay-per-view é feita em cima disso.
Divisão não agrada a todos
Prestes a haver transição dos contratos firmados de 2012-2015 para os de 2016 em diante, tem clube que está na parte de baixo da pirâmide de divisão de cotas que defende uma melhor distribuição.
- Ninguém está querendo abaixar o valor de Corinthians e Flamengo. Queremos aumentar o nosso - disse o presidente do Santos, Modesto Roma, que ainda acrescentou:
- Temos que discutir. A maior questão é o PPV. Acho que temos que estudar, analisar os critérios. Entendo que a emissora, os clubes e a CBF têm que sentar e analisar. Hoje, é por Ibope/Datafolha. Tem que ser pela capacidade de venda de cada clube.
O Santos de Modesto, por exemplo, tem recebido percentual menor do valor total das cotas em relação aos dois anos anteriores - segundo os números da Globo - por causa da diferença no quesito pay-per-view.
Fonte: msn
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