segunda-feira, 14 de setembro de 2015

ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DO COROADINHO REALIZA DESFILE CÍVICO

Uma festa cívica, relembrando o tempo quando a semana da pátria era celebrada pela comunidade e principalmente pelas escolas. Este foi o sentimento que marcou o desfile realizados na tarde da última sexta-feira (11), pelos alunos da escolas de ensino médio do Coroadinho, CE Dorilene Silva castro. A concentração para o desfile aconteceu na praça Nossa Senhora do Carmo ao lado do estádio Jairzão, e reuniu cerca de 450 estudantes.

Com a finalidade de aproximar as atividades cívicas da comunidade, envolvendo estudantes, pais e professores, além das pessoas do bairro e, principalmente, valorizar o protagonismo juvenil, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), descentralizou as atividades do mês cívico de setembro, que compreende datas como o Dia da Raça (Dia 5) e Proclamação da Independência (7), a atividades que serão desenvolvidas até o final do mês.

Para a secretária da Educação, Áurea Prazeres, descentralizar as atividades cívicas, além de aproximar a escola da comunidade proporciona aos estudantes, professores e equipes pedagógicas, a oportunidade de demonstrar à sociedade maranhense o conceito de civismo e cidadania. “Vamos substituir um dia por um mês inteiro de atividades, ampliando o conceito de civismo, ao homenagear as lutas histórias, homenagear homens e mulheres que contribuíram para a construção do bairro da cidade, falar da paz, do cuidado com o bairro, entre outros”, ressaltou.

Cada escola estadual de São Luís ficou responsável por trabalhar temáticas já definidas que culminariam com um dia de parada cívica, ocasião em que seria apresentado a comunidade o resultados das atividades desenvolvidas dentro da escola, como as atividades culturais e científicas, exposições, mesas redondas, palestras entre outras.

“Religião e Gênero” foram os temas principais abordado pela CE Dorilene Silva Castro durante o desfile, mas também foi destacado outras temáticas que são importantes para que o homem tenha uma vida saudável, temas que foram levadas a comunidade através dos vários pelotões.

Um fato que merece ser destacado durante todo o desfile foi a participação da comunidade do bairro, que ao longo do percurso pode vivenciar mais de perto aquele momento cívico. Pessoas aplaudiam e ressaltavam a importância do ato para a população do Coroadinho e principalmente para a juventude, os protagonistas da festa. A senhora Rosângela Maria, era uma das espectadoras e fez questão de aplaudir a passagem do alunos pela sua porta “Há muito tempo que não via um desfile. Hoje tive a oportunidade de ver de perto, passando na minha porta, lamento que aqueles que falam que o Coroadinho é um bairro de marginais não estão aqui para ver o que nossos jovens são capazes de fazer, muito lindo”, frisou a dona de casa.

Já a professora Elenilde Lima, disse que o que estava sendo levado as ruas do bairro era a conclusão do projeto desenvolvido pela escola “o desfile é o resultado dos debates e das produções realizadas pelos nossos alunos; uma série de atividades precederam esse momento. Isso aqui também demonstra que temos alunos capazes e comprometidos com o futuro” disse ela. 


 











  




Nenhum comentário:

Postar um comentário