domingo, 31 de julho de 2016

PESQUISA DATA M: EDIVALDO HOLANDA LIDERA DISPUTA PELA PREFEITURA DE SÃO LUIS

Edivaldo Holanda, Eliziane Gama e Wellington
Neste domingo (31), foi divulgado mais uma pesquisa de intenção de voto para a prefeitura de São Luis. A pesquisa realizada pelo Instituto Data M, foi encomendada pela TV Difusora e Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão/ Sinduscon, ouviu 1.200 eleitores entre os dias 18 e 21 de julho, registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-07213/2016, com margem de erro de 3,1% para mais ou para menos, sendo 95% de confiabilidade.

O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, aparece liderando a pesquisa em todos os cenários apurados.

Na pesquisa estimulada, Edivaldo Holanda (PDT) aparece em primeiro lugar com 25,7% nas intenções de voto, seguido de Eliziane Gama (PPS) 19%, Wellington do Curso (PP) 12,8%, Bira do Pindaré (PSB) 7,5%, Rose Sales (PMB) 3% e Fábio Câmara (PMDB) 2,7%.

Na pesquisa espontânea, Edivaldo Holanda também lidera com 12,3% das intenções de voto, seguido de Wellington do Curso com 4,3%, Eliziane Gama 4%, Fábio Câmara 0,9%, Bira do Pindaré 0,7% e Rose Sales 0,5%.

Nos cenários de segundo turno entre os três candidatos mais bem votados na pesquisa, o prefeito Edivaldo também aparece na frente. Na disputa com Eliziane Gama, Edivaldo teria 35,5% das intenções de voto e Eliziane Gama 32,1%. Em um eventual segundo turno com Wellington do Curso, Edivaldo teria atualmente 37,6% enquanto Wellington teria 31,3%.

A pesquisa do Instituto DataM também avaliou a rejeição dos candidatos. Edivaldo aparece com 25,9%, seguido de Eliziane Gama, com 13,6%, Bira do Pindaré 7,8%, Wellington do Curso 4,3%, Fábio Câmara 3% e Rose Sales 2,4%.

sexta-feira, 29 de julho de 2016

PPS REALIZA PROGRAMA SÃO LUÍS DE VERDADE NA REGIÃO DO COROADINHO

O Partido Popular Socialista (PPS) realiza nessa sexta-feira (29), na região do Coroadinho a roda de conversa do Programa de Participação Popular "São Luís de Verdade". Na ocasião estará presente a pré-candidata à prefeitura de São Luís, deputada federal Eliziane Gama e pré-candidatos ligados a área polo Coroadinho.

A plenária de consulta Popular do PPS tem como objetivo ouvir moradores e lideranças comunitárias, estimulando a participação da comunidade na construção do Plano de Governo do PPS voltado para a cidade de São Luís. 

O programa apresenta também uma  plataforma digital para a sociedade interagir com eixos na construção do plano de governo nas áreas de educação, saúde, infraestrutura, cultura, turismo, trânsito, transporte, desenvolvimento social e participação popular, agricultura familiar, e demais desafios que a cidade enfrenta. A ideia é receber projetos, sugestões e propostas para São Luís dos movimentos sociais e culturais, comunidade cientifica e instituições.

O partido já realizou plenárias nas regiões da Cidade Operária, Zona Rural, Itaqui-Bacanga, Liberdade, Vila Luizão, Coroado, Bairro Santa Cruz e Bairro do Anil, além do Coroadinho, serão realizadas plenária no bairro São Francisco e Bairro de Fátima.

Programa de Participação Popular "São Luís de Verdade"
Local: Paraíso Show (Rua Bom Jesus nº 06 - Coroadinho)
Dia: 29/07/2016
Horário: 19:00h

A proposta é estimular a participação das comunidades na construção do Plano de Governo do PPS voltado para a cidade de São Luís.

Deputada federal Eliziane Gama - pré-candidata a  prefeita de São Luís
Pré-candidato a vereador, Vigilante Eduardo é ligado a área polo Coroadinho

quinta-feira, 28 de julho de 2016

CONVENTO DAS MERCÊS ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS DE WEB DESIGNER E INGLÊS

Estão abertas, no Centro Cultural Convento das Mercês, das 8h às 12h e das 14h às 18h, as inscrições gratuitas para os cursos de Web Designer e Inglês, que ficam abertas até o preenchimento das vagas. Com início em 8 de agosto, o curso, com duração de três meses, é promovido pelo Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (Iema) e Convento das Mercês, órgão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur).

São 60 vagas, sendo 20 para Web Designer e 20 para Inglês. As aulas serão ministradas de 13h30 às 17h20. O diretor do Convento das Mercês, Paulo Melo Sousa, explicou que os cursos integram a grade de atividades que estão sendo desenvolvidas para propiciar à comunidade do Desterro e áreas adjacentes, como o Portinho e a Praia Grande, oportunidades de aprendizado, qualificação profissional.

Estão abertas, também, as inscrições para os cursos de Pintura em Tecido (50 vagas) e Bijuteria (25 vagas), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). As aulas devem começar no início do mês de agosto. Para esses cursos, as inscrições também podem ser realizadas no Convento das Mercês das 8 h às 12 h e das 14 h às 18 h. Os interessados devem apresentar no ato de inscrição comprovante de residência e a Carteira de Identidade (original e cópia).

Ao final dos cursos será realizada uma Feira de Exposição e Comercialização dos Produtos Confeccionados como forma de garantir a divulgação e comercialização dos trabalhos dos participantes abrindo possibilidade deles ingressarem no mercado trabalho.

GOVERNO DO MARANHÃO ABRE SELETIVO PARA AGENTE PENITENCIÁRIO E MAIS NOVE CARGOS

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), abriu, nesta quarta-feira (27), inscrições para mais um Processo Seletivo Simplificado de cadastro reserva para 10 cargos no Sistema Penitenciário do Maranhão, em sete cidades do interior do estado.

As vagas disponíveis, nesta etapa, serão para os cargos de Agente Penitenciário (Masculino), Auxiliar de Segurança Penitenciária (Masculino e Feminino), Direito, Enfermagem, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Técnico Administrativo, Técnico em Enfermagem e Terapia Ocupacional.

Os candidatos aprovados preencherão as respectivas vagas nos municípios de Cândido Mendes, Governador Nunes Freire, Grajaú, Maracaçumé, Presidente Dutra, Santa Luzia do Paruá, e Zé Doca. A remuneração será paga por meio de subsídio, variando entre R$ 1.500,00 à R$ 3.283,56, mensalmente, já acrescidas às vantagens pecuniárias permanentes e temporárias, estabelecidas por lei.

As inscrições deverão ser realizadas até às 23h59 (horário local) do dia 7 de agosto; e deverão ser feitas, exclusivamente, pela internet, por meio do site da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (www.seap.ma.gov.br).

quarta-feira, 27 de julho de 2016

TRIBUNAL MANDA RETOMAR AÇÃO CONTRA MALAFAIA POR HOMOFOBIA

Pastor Silas Malafaia (Crédito: Agência Brasil)

O pastor Silas Malafaia deve responder a processo por declarações homofóbicas feitas em julho de 2011 em seu programa na TV ‘Vitória de Cristo’.

A decisão é da 3ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF3), que voltou a negar mais um recurso de Malafaia, acolhendo manifestação da Procuradoria Regional da República da 3ª Região (PRR3).

Em ação civil pública, o Ministério Público Federal (MPF) cobra do pastor retratação ‘por incitação à violência contra homossexuais’ ao criticar o uso de imagens de santos em cartazes de uma campanha por preservativos durante a Parada do Orgulho LGBT daquele ano.

A Procuradoria pede que a retratação tenha, no mínimo, o dobro do tempo da mensagem homofóbica.

Malafaia comentou no programa: “Os caras na parada gay ridicularizaram símbolos da Igreja Católica e ninguém fala nada. É pra Igreja Católica entrar de pau em cima desses caras, sabe? Baixar o porrete em cima pra esses caras aprender (sic). É uma vergonha.”

A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais Travestis e Transexuais (ABGLT) acionou o Ministério Público Federal que, após inquérito, concluiu pela proposição da ação judicial.

“A retratação pública visa a compensação natural do dano buscando a efetiva restauração da dignidade humana daqueles que tiveram lesados seus direitos, tendo ainda a função educativa de desencorajar o ofensor

a reproduzir condutas semelhantes”, além de afastar o efeito negativo de suas declarações sobre o ânimo de terceiros em relação aos homossexuais,

desestimulando a violência incitada por sua fala”, afirmou a procuradora regional da República Eugênia Augusta Gonzaga ao se manifestar em relação ao último recurso apresentado pelo réu.

Malafaia recorreu duas vezes da decisão do TRF3. Em setembro do ano passado, a Corte federal anulou sentença da primeira instância que havia determinado a extinção da ação civil pública sem julgamento do mérito por ‘impossibilidade jurídica dos pedidos formulados’.

A decisão de primeira instância havia considerado as declarações de Malafaia legítimas por se tratar de livre exercício de manifestação garantido pela Constituição. ‘Entrar de pau’ e ‘baixar o porrete’ foram consideradas meras expressões populares de crítica e não propriamente incitação à violência.

Ao anular a sentença para que o processo fosse retomado na primeira instância, a 3ª Turma do TRF3 afirmou que “só é juridicamente impossível a pretensão não abarcada – ainda em tese – pelo ordenamento jurídico”, o que não é o caso do que pedido pelo Ministério Público Federal na ação civil pública. “Se é procedente ou não, trata-se de questão de mérito”, concluiu.

A reportagem tentou contato com a assessoria de Malafaia na noite de terça-feira, 26, mas ninguém atendeu.

Fonte: Isto É

O HOMEM CONTRATADO PARA FAZER SEXO COM ADOLESCENTES

Em algumas regiões do Malauí, no leste da África, meninas são obrigadas a fazer sexo com os chamados 'hienas'

Em algumas regiões remotas no sul do Malauí, no leste da África, é comum que as meninas paguem por sexo com um homem chamado "hiena" quando chegam à puberdade. A prática não é vista pelos mais velhos como estupro, mas como uma espécie de ritual de "purificação". No entanto, pode ter o efeito contrário: transmitir doenças.

A reportagem da BBC conversou com um desses homens. Confira.

Encontro com Eric Aniva no pátio empoeirado de seu casebre de três quartos no distrito de Nsanje, no sul do Malauí. Cabras e galinhas perambulam pela sujeira do lado de fora. Vestindo uma camisa verde encardida, ele vem à minha direção mancando e me cumprimenta com entusiasmo. Parece gostar da ideia de ter virado o centro das atenções.

Aniva é um notável "hiena" em seu vilarejo. Trata-se de uma alcunha dada a um homem contratado por comunidades em diversas partes remotas do Malauí para providenciar a chamada "purificação" sexual. Se um homem morre, por exemplo, sua mulher deve dormir com Aniva antes de poder enterrá-lo. Se outra sofre um aborto, de novo a "purificação sexual" é necessária.

Mas o mais chocante é que aqui em Nsanje, as meninas, depois de sua primeira menstrução, são obrigadas a manter relações sexuais durante três dias com Aniva para marcar a passagem da infância à vida adulta.

Caso se oponham, acredita-se que uma doença ou algum infortúnio fatal poderia acontecer com suas famílias ou com o vilarejo como um todo.

"Muitas das pessoas com quem me deitei são meninas em idade escolar", diz Aniva à BBC.

"Algumas meninas têm 12 ou 13 anos, mas eu prefiro as mais velhas. Todas essas meninas sentem prazer comigo. Elas ficam orgulhosas e dizem a outras pessoas que sou homem com H, sei como dar prazer a uma mulher".

Apesar disso, muitas meninas com quem conversei no vilarejo demonstram aversão ao ritual.

Aniva posa com um tubérculo que diz melhorar seu desempenho sexual

"Não havia nada que podia fazer. Tive de me submeter a isso para o bem dos meus pais", diz uma das meninas, Maria, para mim. "Se eu recusasse, minha família poderia ser atacada por doenças - e até morrer - então fiquei apavorada".

Elas me disseram que todas as suas amigas têm de fazer sexo com um 'hiena'.

Aniva aparenta cerca de 40 anos (ele é vago quanto à sua idade exata) e tem atualmente duas mulheres, que sabem do seu trabalho. Ele alega ter dormido com 104 meninas e mulheres - mas parece ter perdido a conta, uma vez que mencionou a mesma cifra para um jornal local em 2012. Aniva diz ter cinco filhos legítimos, mas não sabe quantas mulheres ou meninas talvez já tenha engravidado.

Ele me diz que é um dos dez hienas na comunidade, e que todo vilarejo do distrito de Nsanje tem um deles. Os homens recebem de US$ 4 a U$ 7 (R$ 17,20 a R$ 23,10) por cada serviço.

'Hiena' com HIV

A uma hora de carro dali, no final de uma estrada de terra, sou apresentado a Fagisi, Chrissie e Phelia, mulheres na faixa de seus 50 anos e guardiães das tradições de iniciação do vilarejo.

É o trabalho delas organizar os rituais a cada ano, ensinando as meninas sobre como ter responsabilidade como esposas e satisfazer um homem sexualmente.

Uma das poucas lideranças femininas do Malauí, Theresa Kachindamoto quer acabar com "ritual de purificação"

A "purificação sexual" com o hiena é o último estágio desse processo, organizado voluntariamente pelos pais da menina. Segundo explicam Fagisi, Chrissie e Phelia, a iniciação é necessária "para evitar que os pais e o resto da comunidade sejam atingidos por infecções".

Eu falo para elas que há um risco muito maior de esses rituais transmitirem doenças.

Segundo a tradição, a relação sexual com um hiena nunca deve ser feita de forma protegida. Mas elas dizem que um hiena é escolhido por suas boas maneiras e, por causa disso, estaria imune ao vírus HIV, que transmite a Aids.

Porém o HIV representa um grande risco à comunidade. Segundo a ONU, um em cada dez malauianos possui o vírus. Por isso, pergunto a Aniva se ele também tem o HIV. E ele me surpreende ao dizer que sim. Pior: não menciona isso aos pais das meninas que o contratam.

À medida que nossa conversa avança, Aniva percebe minha reação negativa. Ele para de se vangloriar e me diz que faz menos 'purificações' que no passado. "Eu ainda faço alguns rituais aqui e ali", confessa. E então acrescenta: "Estou me aposentando".

Todos os envolvidos sabem que esses rituais são condenados por observadores externos - não apenas pela igreja, como por ONGs e pelo governo, que lançou uma campanha contra as chamadas "práticas culturais nocivas".

"Não vamos condenar essas pessoas", diz May Shaba, médico e secretário permanente do Ministério do Gênero e do Bem-Estar. "Mas vamos tentando informá-los de que eles precisam mudar esses rituais".

Quem tem mais educação formal talvez pense duas vezes antes de contratar um hiena. Mas as mulheres mais velhas com quem falei permanecem relutantes à mudança.

"Não há nada de errado com a nossa cultura", diz Chrissie. "Se você olhar a sociedade de hoje, você percebe que as meninas não são responsáveis, então temos de ensinar a elas boas maneiras, para que elas não se desviem do caminho certo, sejam boas esposas para seus maridos e nada aconteça às suas famílias".

Segundo Claude Boucher, padre católico francês que viveu no Malauí por 50 anos e agora é um proeminente antropólogo, os rituais datam de séculos. Ele conta que os rituais resultam de crenças antigas pelas quais as crianças só atingem a maturidade a partir de uma relação sexual com os mais velhos.

Da esq. à dir.: Aniva, Fanny com sua filha mais nova, a irmã de Fanny e um antigo cliente

No passado, como as meninas não atingiam a puberdade antes de 15 ou 16 anos, isso era feito por seu potencial futuro marido. Hoje, o ritual é realizado por um profissional do sexo ─ um hiena ─ e não há qualquer constrangimento nisso.

Boucher destaca que as tentativas de mudar a sexualização das crianças vêm enfrentando resistência nas áreas no sul do país, apesar de mais de um século de cristianismo e 30 anos de epidemia de Aids. Na maioria do país ─ e particularmente nas áreas perto das cidades de Blantyre e Lilongwe ─ a "purificação sexual" é rara.

No distrito central de Dedza, no Malauí, os hienas são usados apenas para fazer a "purificação" de viúvas ou mulheres inférteis, mas Theresa Kachindamoto ─ uma das poucas lideranças femininas no Malauí ─ transformou a luta contra o ritual em sua principal prioridade.

Ela está tentando convencer outras lideranças regionais a realizar esforços similares. Em alguns distritos, como Mangochi, no leste do país, as cerimônias estão sendo adaptadas para substituir o sexo por uma unção mais benéfica para a menina.

Em Nsanje, entretanto, há pouco esforço por mudança. Como o Malauí é um dos países mais pobres do mundo, e sofre com índices alarmantes de fome nas zonas rurais, mudar esse cenário não está nas prioridades do governo.

Em um vilarejo remoto, encontrei uma das duas esposas de Aniva, Fanny, junto com sua filha bebê. Fanny era viúva antes de ser "purificada" por Aniva com sexo. Eles se casaram logo depois.

O relacionamento dos dois, no entanto, parece tenso. Sentada ao lado dele, ela admite timidamente que odeia o que ele faz, mas a atividade permite o sustento da família. Eu pergunto a ela se ela espera que sua filha, de dois anos de idade, passe pela mesma iniciação daqui a 10 anos.

'Não quero que isso aconteça', diz ela. "Quero que essa tradição acabe. Somos forçadas a dormir com hienas. Não se trata de uma escolha voluntária e acho isso muito triste para todas as mulheres".

"Como você se sente em relação ao que lhe aconteceu?", pergunto.

"Eu tenho raiva de tudo o que aconteceu até hoje", diz ela.

Quando pergunto a Aniva se ele quer que sua filha passe pelo ritual de purificação sexual, ele me surpreende de novo.

"A minha filha não. Não posso permitir que isso aconteça. Agora estou lutando para o fim dessa prática".

"Então, você está lutando contra isso agora?", retruco.

"Não, disse ele, eu parei", responde Aniva.

"Sério?", replico.

"Sim. Eu parei. Pode acreditar".

Fonte: BBC

QUASE 30% DOS ELEITORES DO MA NÃO TEM O ENSINO FUNDAMENTAL, DIZ TSE

Dados atualizados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre as eleições de 2016 no Maranhão mostram que 30% dos eleitores aptos a votar no estado não completaram o ensino fundamental. Neste ano, 4.611.247 maranhenses poderão participar do processo eleitoral.

A pesquisa também apontou que houve uma redução de 115.383 eleitores para este pleito. Segundo o TSE, a justificativa é que outras 29 cidades passaram pelo recadastramento biométrico. Com isso, o número de eleitores tende a cair devido a transferências de domicílio, mortes, idade apenas para voto facultativo, entre outros.

Os eleitores na faixa etária entre 25 e 29 anos também são a maioria, representado 12,29% das pessoas aptas a votar no Maranhão. São Luís segue sendo a cidade com o maior número de eleitores, totalizando 659.779. Imperatriz tem o segundo maior eleitorado, com 151.858 eleitores.

O recadastramento biométrico já foi realizado em 44 das 217 cidades do Maranhão.

Fonte: G1/MA

UFMA DIVULGA A TERCEIRA CHAMADA DA LISTA DE ESPERA DO SISU 2016.2

A Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal do Maranhão (Proen/UFMA) divulgou nesta terça-feira (26) a terceira lista de convocação de candidatos para matrículas da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

As matrículas serão realizadas nos dias 29 de julho e 01 de agosto, no campus de oferta do curso. Em São Luís, serão realizadas na Pró-Reitoria de Ensino, localizada no prédio da Biblioteca (CEB Velho), e nos demais campi, nas secretarias acadêmicas.

Para efetivar a matrícula, os candidatos devem apresentar os seguintes documentos no ato da matrícula: duas fotos recentes 3x4 coloridas; Registro Geral de Identidade (RG); Cadastro Geral de Pessoas Físicas (CPF); prova da quitação com o serviço militar, para os candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos e menores de 45 anos, além do título de eleitor acompanhado da prova de quitação eleitoral, para maiores de 18 e menores de 70 anos; certificado de conclusão e histórico escolar do ensino médio; e comprovante de residência atualizado.


Para saber mais acesse o Edital Nº 119/2016, que regulamenta o ingresso nos cursos presenciais de graduação da UFMA em 2016.2 e o Edital Nº 134/2016, que regulamenta os procedimentos específicos para a Lista de Espera da UFMA – SiSU 2016.2. A próxima lista sairá dia 03 de agosto, conforme o edital.

terça-feira, 26 de julho de 2016

PARABÉNS DONA SANTANA, PELOS SEUS 111 ANOS

Hoje, comemorado o dia da vovó, as celebrações na casa da vovó Santana que reside no bairro do  Coroadinho em São Luis, vão além do que uma simples homenagem a matriarca da família Curtim.

Nascida na cidade de São Luís-MA, no dia 26/07/1905, Dona Santana, como é carinhosamente chamada, comemora hoje, 111 anos de vida.

Mãe de 6 filhos, 2 já falecidos, 16 netos, e uma grande quantidade de bisnetos, Dona Santana continua a sua jornada, atualmente, mesmo com a saúde já debilitada continua dando um exemplo de persistência e resistência a todos aqueles que tem o prazer de conviver com ela.

Vida longa a Dona Santana e um feliz aniversário! 

Dona Santana, celebra hoje, 111 anos de vida

NEM DILMA, NEM TEMER: MAIORIA DA POPULAÇÃO QUER ELEIÇÃO ANTECIPADA, APONTA NOVA PESQUISA

Pesquisa aponta que a maior parte dos brasileiros prefere novas eleições a deixar Dilma ou Temer no poder.

Segundo pesquisa da consultoria Ipsos, à qual a BBC Brasil teve acesso em primeira mão, 52% dos entrevistados apoiam a convocação de um pleito antecipado para outubro, quando já ocorrem as eleições para prefeitos e vereadores em todo o país.

O percentual de 52% que prefere essa saída para a crise é a soma de dois grupos: 38% que dizem que o melhor seria Temer ser mantido no cargo e convocar a nova disputa eleitoral, mais os 14% que preferem que Dilma volte ao Palácio do Planalto e seja ela a dar prosseguimento a nova eleição.

A Constituição brasileira estabelece que a próxima eleição para o cargo mais importante do país deve ocorrer apenas em 2018 - a antecipação das eleições, na verdade, só pode ocorrer com aprovação de ampla maioria do Congresso (três quintos dos parlamentares) ou se os cargos de Temer e Dilma ficarem vagos ao mesmo tempo ainda neste ano, por exemplo em caso de renúncia simultânea. Politicamente, é difícil que a medida seja aprovada.

Já outros 20% responderam que o melhor seria que a petista retornasse ao cargo de presidente e concluísse os quatro anos de mandato, enquanto 16% disseram preferir que seu vice fosse definitivamente empossado no comando do país. Doze por cento não souberam ou não quiseram responder.

A expectativa é de que a decisão final do Senado sobre se Dilma volta ou não à Presidência da República saia no final de agosto. Caso ela seja condenada por crime de responsabilidade devido a supostas irregularidades na gestão das contas públicas, cenário mais provável hoje, Temer deve presidir o país até 2018.

A pesquisa, realizada entre os dias 1 e 12 de julho, ouviu 1.200 pessoas presencialmente, em 72 cidades do país. Sua margem de erro é de três pontos percentuais.

"Isso (o apoio à eleição antecipada) ocorre porque a opinião pública queria a saída de Dilma Rousseff, mas não necessariamente a entrada de Michel Temer", nota Danilo Cersosimo, diretor da Ipsos Public Affairs e responsável pela pesquisa.

Segundo ele, o levantamento de maio, antes do afastamento de Dilma, já apontava que a maior preocupação do brasileiro com a troca de presidente era permanecer tudo como está. "E é esta a percepção da opinião pública no momento", afirma.
Polêmica

Nos últimos dias, uma pesquisa sobre esses mesmo tema, realizada pelo instituto Datafolha, empresa do jornal Folha de S.Paulo, gerou forte controvérsia e acusações de "fraude jornalística" ao grupo.

O jornal publicou no dia 16 de julho que, ao serem questionados sobre "o que é melhor para o país", 50% dos entrevistados disseram preferir que Temer continue presidente, enquanto 34% responderam querer a volta de Dilma. Segundo a reportagem, apenas 3% apoiaram a realização de novas eleições.

O dado chamou atenção pois indicava uma queda brusca em relação a resultados anteriores do instituto, que apontavam apoio da maioria da população ao pleito antecipado.

No entanto, revelou-se, ao longo da semana, que na verdade a pergunta feita pelo Datafolha não questionava genericamente o que seria melhor para o Brasil, mas indicava apenas duas opções: "Na sua opinião, o que seria melhor para o país: que Dilma voltasse à Presidência ou que Michel Temer continuasse no mandato até 2018?", perguntou o instituto.

Além disso, foi descoberto também que a pesquisa fez uma outra pergunta diretamente sobre apoio a eleições antecipadas e 62% responderam querer que Dilma e Temer renunciem para que o novo pleito possa ser realizado. No entanto, a Folha não noticiou essa informação inicialmente.

"O resultado da questão sobre a dupla renúncia de Dilma e Temer não nos pareceu especialmente noticioso, por praticamente repetir a tendência de pesquisa anterior e pela mudança no atual cenário político, em que essa possibilidade não é mais levada em conta", disse o editor-executivo da Folha, Sérgio Dávila, em texto publicado pelo jornal.

Já a ombudsman da Folha, Paula Cesarino Costa, disse que "a Folha errou e persistiu no erro".

No caso da pesquisa da Ipsos, a consultoria perguntou "Na sua opinião, o que é melhor para o Brasil?" e solicitou que o entrevistado escolhesse entre quatro opções: a volta de Dilma; a permanência de Temer; a convocação de eleições pela petista; e a convocação do pleito pelo peemedebista.

"Ao fazer a pergunta, nós demos um cartão com essas quatro alternativas para o entrevistado escolher uma resposta. Existem quatro versões do cartão, em que a ordem das alternativas muda, que são rodiziados por entrevistador para que não haja viés (no resultado)", explicou Cersosimo.

Apoio menor ao impeachment

Os dados divulgados nesta terça-feira pela Ipsos são parte de um amplo levantamento feito mensalmente no país, desde 2005, chamado Pulso Brasil.

A pesquisa de julho também mostrou a quarta queda consecutiva no apoio ao impeachment de Dilma, que recuou de 54% em junho para 48% neste mês.

Já o percentual de quem não apóia o afastamento da presidente passou de 28% para 34%. Os demais estavam indecisos ou não quiseram responder.

Quanto a avaliação pessoal de Temer e Dilma, a rejeição a ambos permanece bastante elevada.

De acordo com o levantamento, entre junho e julho, a porcentagem de pessoas que desaprovava totalmente ou um pouco o interino recuou de 70% para 68%. Para a petista, o indicador recuou de 75% para 71%. A aprovação de Dilma, por sua vez, foi de 20% para 25%. E a de Temer ficou estável em 19%.

Os resultados, em geral, indicam que o apoio à Dilma é maior no Nordeste e entre pessoas de menor renda e escolaridade. Temer tem mais aprovação nas demais regiões do país e entre os mais ricos e com mais anos de estudos.

O levantamento de julho mostrou leve melhora em seu desempenho nas classes D e E, cujo percentual de aprovação subiu de 15% para 19%, o que pode indicar uma reação ao recente reajuste de 12,5% ao Bolsa Família, disse Cersosimo.

Já o crescimento do apoio da classe média e alta ao peemedebista depende "de uma resposta mais clara e um apoio mais sólido em relação ao combate à corrupção", acredita o diretor da Ipsos.'Rumo errado'

A ampla maioria (89%) dos entrevistados também disse que o país está no rumo errado, resultado idêntico ao de junho.

Já a avaliação do governo federal - que havia apresentado um melhora significativa na passagem de maio para junho, ou seja, logo após o afastamento de Dilma e a posse interina de Temer - piorou em julho.

A soma dos que avaliaram o governo Temer como ruim ou péssimo passou de 43% em junho para 48% neste mês. No início de maio, quando Dilma ainda presidia o país, 69% reprovavam seu governo.

O percentual dos que consideram a administração interina boa ou ótima, por sua vez, variou de 6% para 7%, enquanto a avaliação regular ficou estável (29%).

"De um modo geral, ele (Temer) tem uma desaprovação generalizada. Ele não deu uma resposta mais clara e objetiva em relação aos grandes problemas que afligem a população hoje - desemprego, inflação - e os problemas sociais que decorrem disso, como violência", nota Cersosimo.

"As pessoas ainda não perceberam mudança. E as questões mais urgentes, como inflação e desemprego, isso não se resolve de uma hora para outra", acrescentou.

Fonte: Terra

MORRE OUTRA VÍTIMA DO INCÊNDIO CRIMINOSO EM PIRAPEMAS

Morreu na manhã desta terça-feira (26), no Hospital Clementino Moura (Socorrão II), mais uma vítima do incêndio criminoso provocado por assaltantes em uma residência no povoado Tiquaras na cidade de Pirapemas, interior do Maranhão. Maria Francineth da Silva Frazão estava internada desde a última quarta-feira (20), em estado grave.

Segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Francineth, de 47 anos, teve 65% do corpo queimado no ataque e estava respirando com a ajuda de aparelhos. Ela era esposa de Raimundo da Conceição Frazão, que também não resistiu aos ferimentos e faleceu na última quinta-feira (21).


Criminosos invadiram uma casa na intenção de roubar a quantia de R$ 15 mil reais, que de acordo com eles estaria debaixo do colchão na residência. Os assaltantes reviraram a residência e não acharam o dinheiro. Inconformados, trancaram seis pessoas amarradas, jogaram gasolina e atearam fogo no imóvel.

Continuam internado em estado grave no Socorrao II, Rosilene da Silva Santos, de 41 anos, vizinha de Raimundo, teve 75% do corpo queimado; Agnaldo da Silva Conceição, de 32 anos, esposo de Rosilene, teve 60% do corpo queimado; Celso da Silva Costa, de 35 anos, vizinho de Raimundo, teve 35% do corpo coberto pelas chamas e Rivelino Marques de Araújo, de 39 anos, também vizinho de Raimundo, está com 80% do corpo queimado. 

A polícia prendeu até agora cinco suspeitos de terem incendiado um depósito de uma casa com seis pessoas da mesma família dentro após uma tentativa frustrada de assalto, no povoado Tiquaras, zona rural de Pirapemas. Um dos suspeitos ainda está foragido.

POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITOS DE APLICAR GOLPES VIA WHATSAPP

Um novo tipo de golpe foi descoberto pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), por intermédio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC). Uma quadrilha que clonava números e utilizava um aplicativo de conversas para aplicar o golpe foi desarticulada e os suspeitos Robert Wagner Silva Serra, conhecido como “Cacá”, Paulo Heitor Campos Pinheiro, Wanderson Sousa Soeiro e Randerson dos Santos Castro, foram apresentados na tarde desta segunda-feira (25) em coletiva na sede da secretaria.


O delegado-geral da Polícia Civil, Lawrence Melo, explicou que o Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos, ligado à SEIC, identificou que os envolvidos, que são suspeitos de clonar números no aplicativo WhatsApp, se passavam por amigos dos proprietários das linhas. Através dessa clonagem passavam mensagem às vítimas pedindo ajuda financeira, por meio de depósito bancário em contas correntes. Wanderson Sousa é funcionário de uma operadora de telefonia e era ele quem habilitava os chips, dando acesso livre aos contatos dos números clonados.

“De posse desse chip um outro integrante habilitava o Whatsapp no aparelho que estava com ele. Fazia se passar pelo titular do número e acessava a agenda de amigos e parentes da pessoa. Em contato, via aplicativo, o integrante da quadrilha relatava dificuldades financeiras, tanto do ponto de vista de saúde, quanto do ponto de vista material, e solicitava transferência para a conta de laranjas, que eram indicadas”, relatou Lawrence.

Segundo o delegado-geral, a quadrilha geralmente realizava o saque e quando excedia o limite de saque iam a um determinado posto de gasolina, onde passavam o valor restante no débito e davam 10% para que o frentista desse o dinheiro em espécie.

O diretor do Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos (DCCT), delegado Odilardo Muniz, orienta que, por se tratar de uma nova prática, é importante que os usuários do aplicativo reforcem os cuidados. “É preciso desconfiar se o colega não costuma pedir dinheiro. O problema desse golpe é a facilidade das vítimas de pedir o dinheiro e a facilidade de, hoje em dia, se transferir esses valores por meio dos aplicativos de bancos, tornando rápida a ação dos criminosos”, informou Odilardo. Ele indica que outras vítimas compareçam à SEIC para ajudar nas investigações.

segunda-feira, 25 de julho de 2016

EQUIPE DE FUTEBOL DA CE DORILENE CASTRO GARANTE VAGAS NO JEMs 2016

A equipe de futebol de campo da Escola Dorilene Silva Castro do bairro do Coroadinho, alcançou no último dia 26 de junho uma grande façanha. Disputando pela primeira vez uma competição escola, a equipe foi vice-campeã dos jogos escolares ludovicenses (JELs), competição que serviu como classificatória para a Etapa Estadual da 44ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs)/2016.

15 escolas participaram da seletiva que garantia duas vagas nos JEMs para as escolas de São Luís para próxima etapa que será disputada entre escolas das cidades que formam a região metropolitana de São Luis.

Depois de disputar três jogos enfrontando escolas já tradicionais na disputa dos JEMs, como, CINTRA e BCA a equipe consegui se classificar em segundo lugar na sua chave com quatro pontos, uma vitoria, uma empate e uma derrota. 

Nas fases seguintes foram mais duas vitórias. Nas quartas de final a equipe venceu o IEMA por 2 a 0. Já na fase semi-final venceu a escola Paulo VI, também por  2 a 0. 

Considerada a grande surpresa da competição, o time que foi comandada em campo pelo professor Iran Cabral ao chegar a final já tinha alcançado seu objetivo, garantir pela primeira vez a participação da escola nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs). 

Na disputa pelo titulo de campeão teria novamente pela frente o colégio CINTRA, equipe responsável pela única derrota da CE Dorilene Castro no torneio. No final da partida a escola  foi novamente derrotada, o colégio CINTRA venceu pelo placar de 3 a 0.

Para o professor/técnico, Iran Cabral, a derrota pouco importou, pelo contrário, o titulo de vice-campeão foi motivo de muita comemoração, sem estrutura e com pouco treinamento, a maioria feito na quara da escola a equipe alcança um grande feito "essa classificação serve para mostrar que temos possibilidade de fazer bons trabalhos em nossa escola, se for dado condições, eles podrão alcançar bons resultados também em outras áreas, o que não falta é potencial. O que conquistamos hoje é fruto do empenho desses garotos, do corpo docente da escola e de todos aqueles que acreditaram ser possível, esses meninos querem mostrar o lado positivo da nossa escola, do nosso bairro", diz ele.

A etapa metropolitana dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) será realizado pela 1ª vez na cidade de São José de Ribamar, no período de 1º a 8 de agosto e vai reunir alunos atletas dos municípios de Bacabeira, Paço do Lumiar, Raposa, Rosário, São José de Ribamar e São Luís. 

A Etapa Estadual da competição acontece em agosto e setembro, em São Luís.



POLÍCIA APREENDE CASAL DE ADOLESCENTES QUE MATOU MULHER EM SÃO LUÍS

A Polícia Militar do Maranhão apreendeu na manhã desta segunda-feira (25), na cidade de Santa Inês-MA, os adolescentes L. C. A de 14 anos e J. G. B. de 16 anos. O casal é suspeito de ter assassinato no último sábado, (23), Tatiana Albuquerque Cutrim Alves, de 49 anos, mãe adotiva da garota, no bairro Parque Aurora, em São Luís.

Para cometer o crime os adolescentes usaram uma corrente de ferro para estrangular a senhora. O corpo da vítima também foi encontrado com várias perfurações nas regiões da cabeça, abdômen e braço.

A polícia suspeita que a motivação do crime teria sido o fato da mãe se opor ao relacionamento da filha com o jovem, pois segundo o que foi apurado pela policia, nos últimos dias, Tatiana e a filha estavam discutindo com frequência, devido o namoro da filha.

Segundo o Coronel Machado, da Regional de Santa Inês, o adolescente, confessou que deu os golpes de faca que levaram Tatiana a morte, e a garota teria planejado o crime e ajudou segurando a mãe para que ele a esfaqueasse. O PM disse que a jovem também confessou ter planejado o crime.

UEMA INICIA INSCRIÇÕES PARA O PAES 2017

A Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, inicia nesta segunda-feira (25), as inscrições do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior – PAES 2017, destinado a selecionar candidatos, no limite das vagas ofertadas, nos seus Cursos de Graduação, na modalidade presencial para o primeiro e o segundo semestres do ano de 2017.

As inscrições poderão ser efetuadas no período de 25 de julho a 19 de agosto de 2016, por meio do endereço eletrônico: www.paes.uema.br. O valor da inscrição será de R$ 85,00 O candidato isento do pagamento do valor de inscrição, para o PAES 2017, deverá, obrigatoriamente, se inscrever no Processo Seletivo por meio do mesmo site.

Serão ofertadas 4.220 vagas para o ano de 2017, distribuídas em todos os campi da UEMA. A partir do PAES 2017, a Instituição irá oferecer vagas em quatro novos cursos: Filosofia, Campus São Luís, com 45 vagas; Educação Física, Campus São João dos Patos, com 40 vagas; Ciências Contábeis, em Codó, com 40 vagas e; Ciências Naturais no Campus Caxias, também com 40 vagas.

As provas serão realizadas em dois dias consecutivos: 1° DIA: 20 de novembro de 2016- prova constituída de 60 (sessenta) questões objetivas de múltipla escolha, por área de conhecimento, abrangendo os conteúdos programáticos dos componentes curriculares que integram o ensino médio, segundo as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s. 2° DIA: 21 de novembro de 2016 -prova constituída de 12 (doze) questões analítico-discursivas, abrangendo conteúdos programáticos de 2 (dois) componentes curriculares que integram o ensino médio, específicos por curso, eprova de produção textual, segundo as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s.

O Processo Seletivo será realizado nos seguintes campi: São Luís , Pedreiras, São João dos Patos, Caxias, Timon, Barra do Corda,Imperatriz, Grajaú, Codó, Bacabal, Lago da Pedra, Coelho Neto,Balsas, Zé Doca, Pinheiro, Santa Inês, Itapecuru-Mirim, Presidente Dutra, Açailândia, Colinas e Coroatá. O candidato fará sua opção de realização das provas em um dos campi mencionados.

STF OBRIGA GOVERNO A FORNECER FRALDAS DESCARTÁVEIS A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, decidiu manter decisão da Justiça Federal que obriga o Programa Farmácia Popular do Brasil, do Ministério da Saúde, a fornecer gratuitamente fraldas descartáveis a pessoas com deficiência.

Segundo a Advocacia-Geral da União (AGU), a decisão deve gerar impacto de R$ 2 bilhões por ano nas finanças públicas, valor equivalente a praticamente todo o orçamento anual do programa.

Na decisão, Lewandowski rejeitou recurso da AGU para barrar a decisão de Justiça Federal, por entender que o Estado deve garantir a proteção às pessoas com deficiência. Sobre a questão financeira, o ministro entendeu que não ficou comprovado no processo “o perigo de grave lesão aos valores da ordem e economia públicas”.

“Por isso, se existente risco de dano à saúde pública, este seria inverso, caracterizado pela afronta ao postulado da dignidade da pessoa humana e às disposições constitucionais que garantem às pessoas com deficiência o amparo do Estado para o gozo do direito fundamental à saúde”, decidiu o presidente do STF.

No recurso, a AGU também informou ao Supremo que o Programa Farmácia Popular do Brasil não fornece fraldas gratuitamente e que idosos recebem o benefício em função do Estatuto do Idoso. Segundo os advogados públicos, farmácias privadas devem observar diversos critérios para serem ressarcidas posteriormente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O programa foi criado pelo Ministério da Saúde para ampliar o acesso da população a medicamentos por meio de rede própria de farmácias ou parcerias com drogarias privadas.

sábado, 23 de julho de 2016

PROCISSÃO E MISSA MARCAM O ENCERRAMENTO DOS FESTEJOS DE NOSSA SENHORA DO CARMO

A festa de Nossa Senhora do Carmo no Coroadinho foi encerrada no domingo (17), com uma procissão que passou por várias ruas do bairro, e uma missa campal.

Depois de 10 noites de festa, fieis devotos de Nossa Senhora do Carmo saíram as ruas para demonstrar sua fé e devoção a Virgem do Carmelo. A procissão saiu da igreja de São Francisco-Alto e seguiu por várias ruas do bairro até a igreja que leva o nome da homenageada, onde aconteceu a missa de encerramento, celebrada pelo padre Sérgio Henrique.








































SOBREVIVENTE DE ESTUPRO COLETIVO É ABUSADA NOVAMENTE PELOS MESMOS HOMENS

© Rupak De Chowdhuri / Reuters

Uma jovem indiana, vítima de um estupro coletivo em 2013, foi novamente atacada por um grupo de homens, entre eles, aqueles que a atacaram há três anos. Segundo o Guardian, a polícia do estado de Haryana faz buscas para localizar os cinco homens suspeitos de estuprarem a jovem de 21 anos. Ela pertence à casta dos Dalit, a mais baixa no país. Ela foi abordada quando estava a caminho da faculdade e estuprada dentro de um carro.

De acordo com a agência de notícias France Presse, ela foi encontrada inconsciente nas margens de uma estrada perto de Nova Déli na última quarta-feira (13). "Ela identificou os cinco acusados, e dois deles estavam envolvidos no estupro coletivo da estudante no distrito de Bhiwandi em 2013", disse à agência o superintendente da polícia Pushpa Khatri.

Segundo a BBC, a família havia se mudado com medo das ameaças que havia sofrido apos o primeiro estupro - o caso ainda está sendo julgado, mas ninguém foi preso. De acordo com o Washington Post, os criminosos pertencem a castas superiores, o que pode dificultar sua punição. Ainda de acordo com o jornal americano, os cinco homens queriam que a vítima retirasse a queixa, e propuseram pagar à família da jovem US$ 75 mil (R$ 244 mil) - uma pequena fortuna em um país onde a média de ganhos anuais é de cerca de US$ 1.500 (R$ 4.900). A oferta foi recusada.

Estatísticas mais recentes mostram que 36.735 estupros foram denunciados em 2014, ainda que ativistas afirmem que o número real de casos é bem maior, pois muitos crimes não são formalmente denunciados.

quinta-feira, 21 de julho de 2016

TSE DIVULGA VALORES QUE PODEM SER GASTOS POR CANDIDATOS NAS ELEIÇÕES DE 2016

O Superior Tribunal Eleitoral divulgou os limites dos valores que cada candidato pode gastar nesta campanha municipal de 2016. São valores considerados irrisórios em relação as campanhas anteriores. Já está disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o detalhamento dos limites de gastos para os cargos de vereador e prefeito nas eleições municipais deste ano. As tabelas com os valores por município estão anexadas na Resolução n° 23.459 das Eleições 2016.

A partir de agora, com as alterações promovidas pela Reforma Eleitoral 2015 (Lei nº 13.165), o teto máximo das despesas dos candidatos será definido com base nos maiores gastos declarados na circunscrição eleitoral anterior, no caso as eleições de 2012.

De acordo com a norma, no primeiro turno do pleito para prefeito o limite será de 70% do maior gasto declarado para o cargo em 2012. No entanto, se a última eleição tiver sido decidida em dois turnos, o limite de gasto será 50% do maior gasto declarado para o cargo no pleito anterior.

Nas cidades onde houver segundo turno em 2016, a lei prevê que haverá um acréscimo de 30% a partir do valor definido para o primeiro turno.

No caso das campanhas eleitorais dos candidatos às eleições para vereador, o limite de gastos também será de 70% do maior valor declarado na última eleição.

A norma diz ainda que nos municípios com até 10 mil eleitores, o limite de gastos será de R$ 100.000,00 para prefeito e de R$ 10.000,00 para vereador. Neste caso, será considerado o número de eleitores existentes no município na data do fechamento do cadastro eleitoral.

Os limites previstos também serão aplicáveis aos municípios com mais de 10 mil eleitores sempre que o cálculo realizado do maior gasto declarado resultar em valor inferior ao patamar previsto para cada cargo.

Os valores constantes nos anexos serão atualizados monetariamente de acordo com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou por índice que o substituir.

O cálculo será feito tendo como base o período de outubro de 2012 a junho de 2016. Os valores corrigidos serão divulgados por ato editado pelo presidente do TSE, cuja publicação deverá ocorrer até o dia 20 de julho do ano da eleição.

O TSE manterá a divulgação dos valores atualizados relativos aos gastos de campanha eleitoral na sua página na Internet, para efeito de consulta dos interessados.

Novos Municípios

O limite de gastos para os municípios criados após a eleição de 2012 será calculado conforme o limite de gastos previsto para o município-mãe, procedendo-se ao rateio de tal valor entre o município-mãe e o novo município de acordo com o número de eleitores transferidos, observando, quando for o caso, os valores mínimos previstos na legislação.

Maranhão

Em São Luís, por exemplo, o estabelecido para prefeito ficou em R$ 3.142.045.97, e para vereador só pode gastar até R$ 442.586,93. Em cidade média como São João Batista, o valor para prefeito não passa de R$ 108.039,06, e para vereador R$ 14.302,70.

Ora, para quem conhece campanhas ou dela tem participado, esses valores estabelecidos já devem ter sido gastos mesmo antes das convenções, principalmente para vereador no Maranhão, e os candidatos a prefeitos, os que estão mesmo concorrendo para vencer, já devem ter torrado perto da metade.

Confira abaixo o valor que o candidato a prefeito e a vereador pode gastar em cada cidade do Maranhão: