sexta-feira, 28 de junho de 2013

GOVERNO E PREFEITURA CONVERSAM SOBRE CONSTRUÇÃO DO VLT, VIADUTOS E DEMAIS OBRAS PARA SÃO LUÍS

A reunião da última segunda-feira (24), entre a presidente Dilma (PT), governadores e prefeitos, já começa a apresentar resultados. No Maranhão, o governo do estado e município já estão tratando de um pacto de mobilidade urbana para São Luís.

O inicio de conversas, que podem levar a uma nova tentativa de parceria entre governo e prefeitura se deu através de um telefonema, entre a governadora Roseana Sarney (PMDB) que sugeriu ao prefeito, Edivaldo Holanda Júnior (PTC), o desenvolvimento de projetos com intuito de solucionar os problemas de mobilidade urbana na cidade. A  instalação da estrutura do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), seria um dos pontos principais da conversa, porém não seria limitado ao assunto. 

Governo do estado e município já estão tratando de um pacto de mobilidade urbana para São Luís.

“É preciso encontrar uma solução para os problemas de mobilidade urbana em São Luís. O governo estar disposto a firmar essa parceria, para trazer melhorias à qualidade de vida para  população”, revelou o secretário de Infraestrutura do Estado, Luís Fernando em contato com a equipe de O Imparcial. 

Para atender as necessidades de mobilidade existentes na cidade o governo já teria apresentado em Brasília, um pacote de obras que contam com parcerias para saírem do papel. Inclusive governo e prefeitura poderiam construir juntos o VLT, Edivaldo teria informado que sua ideia é contemplar a região do Itaqui-Bacanga e Roseana gostaria de construir outro trecho, ligando a Camboa a Cidade Operária.

Em reunião realizada na última terça-feira (25), com líderes de movimentos que vem realizando protestos, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, assumiu publicamente que vai viabilizar a implantação do Conselho Municipal do Transporte Público. Para a criação do órgão será estabelecido um Fórum, com indicações de  representantes do Executivo Municipal, de membros dos movimentos, Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário do Estado do Maranhão (Sttrema), Sindicato das Empresas de Transporte (SET) e organizações populares.

A prefeitura realiza ainda estudos para racionalização das linhas de ônibus, para que possam funcionar de forma mais prática. O mesmo estudo vai servir para analisar a viabilidade de implantação do Bilhete Único na capital.

Na próxima segunda-feira (1º), uma nova reunião entre Prefeitura e lideres de movimentos será realizada para que sejam apresentados os nomes dos representantes que vão fazer parte do Fórum sobre o Transporte Público que acontecerá posteriormente.

Posição oficial
No final da tarde, a Prefeitura de São Luís enviou nota deixando claro que o posicionamento da gestão do prefeito é de dialogar com os entes federados Estado e União, e com a sociedade civil, para assegurar políticas públicas que garantam a melhoria dos indicadores sociais de São Luís, incluindo ações na área de mobilidade urbana.

O Executivo Municipal divulgou que Edivaldo tem interesse em construir com o Governo do Estado uma agenda ampla e republicana de parcerias direcionada a atender os interesses e direitos da população. Nesse sentido, a Prefeitura se colocou à disposição do Estado para que as equipes técnicas dos dois poderes desenvolvam parcerias em torno de ações concretas.

Governo anuncia pacote de melhorias urbanas

Apesar de ter lançado a proposta de parceria com a prefeitura, o governo de estadual voltou de Brasília com uma série de obras a serem iniciadas e concluídas em São Luís, para melhorar a fluidez urbana.

“Nós temos um objetivo, resolver o problema do transporte de massa na cidade e isso significa investir em uma grande estrutura urbana”, declarou Luís Fernando, secretário de Infraestrutura.

As melhorias na mobilidade urbana incluem restauração nas vias de acesso da área da barragem do Bacanga. Na mesma região, deve sair do papel já no mês de setembro, outro projeto, o de duplicação da Avenida dos Portugueses, da região do Anjo da Guarda até o Porto do Itaqui, o qual já está orçado em 40 milhões. 

O secretário chegou a afirmar que na Barragem do Bacanga já é discutida a possibilidade um trabalho em conjunto com a prefeitura, “o governo do estado vai ficar responsável pela parte civil e mecânica da Barragem, eles (prefeitura) levantaram a possibilidade de urbanizar a área, seria uma boa, queremos isso, a parceria”, informou.

Ainda no pacote de obras, está a conclusão das avenidas IV Centenário e Via Expressa ainda este ano, além do lançamento de uma obra que pretende construir uma ponte ligando as duas avenidas marginais. Para concluir a Via Expressa, o estado ainda deve investir 30 milhões, resultado de parceria entre o Governo do Estado e BNDES, através do programa Viva Maranhão, que também pode financiar a construção de outra ponte, esta sendo uma auxiliar a José Sarney no bairro São Francisco. Mas para ser executada, além do projeto, a obra precisa de autorização do IPHAN, por estar dentro da região do Centro Histórico da cidade.

A MA 203 é outro ponto que está sendo contemplado dentro do contingente de obras a serem feitas na Ilha, foi anunciado que desde o colégio Marista no Araçagi ao retorno da entrada do município Raposa será realizada uma duplicação. Esta teria um custo R$ 31 milhões, provenientes de recursos do estado e Ministério do Turismo, que tem previsão de iniciar em setembro e já esta com o edital lançado.

Outro projeto e que deve melhorar a acessibilidade é o anel metropolitano, que vai abranger dois trechos. O primeiro vai do retorno da Raposa a Maioba, e o segundo, Vila Funil a região do Parque Independência na Expoema, esta última vai passar por uma área a Infraero e por isso precisa de autorização do órgão para o início da obra. Ambas serão feitas com recurso do governo e do tesouro estadual através do programa Viva Maranhão.

Obras anunciadas
 
  • Restauração da Barragem do Bacanga
  • Duplicação da Avenida dos Portugues – Do Anjo da Guarda ao Porto de Itaqui
  • Conclusão da Via Expressa até o Maranhão Novo
  • Conclusão da Avenida IV Centenário
  • Construção de uma ponte auxiliar a ponte José Sarney
  • Duplicação da MA 203 – Trecho do colégio Marista (Araçagy) ao retorno da Raposa
  • Construção de dois trechos do Anel Metropolitano – Raposa a Maioba e Vila Funil ao Parque Independência


 Fonte: O Imparcial
 

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