Nesta sexta-feira (15), a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizou nos bairros do Coroadinho e Bom Jesus mais uma ação do programa "Todos na Guerra contra o Mosquito".
A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, reforçou a importância da população ajudar na guerra ao mosquito. “Toda semana, por determinação do prefeito Edivaldo, estamos realizando ações em locais prioritários, ou seja, onde há maior notificação das doenças transmitidas pelo mosquito. Contamos também com a parceria da comunidade para que esses números sejam reduzidos”, ressaltou Helena.
Na Unidade de Educação Básica (UEB) Professor Rubem Almeida, técnicos da Vigilância Epidemiológica e da Superintendência de Educação e Saúde orientaram alunos, professores e gestores da escola quanto aos riscos das doenças causadas pelo mosquito. Os escolares observaram com a ajuda de um microscópio o desenvolvimento da larva do Aedes aegypti.
Alunos do Centro de Ensino Dorilene Silva Castro conversaram com os agentes de endemias e manifestaram apoio à campanha de combate ao mosquito. Daniel Araújo, estudante do 2º ano do ensino médio, já aprendeu a lição. “Se fizermos a nossa parte iremos, juntos, acabar com esse mosquito. Aqui estamos de olho, fazendo ações com os moradores próximos à escola, e ficamos sempre vigilantes nos possíveis criadouros; se tem um copo no chão, a gente vai lá e tira, pois entendemos nosso papel nessa luta”, relatou.
Cerca de 10 mil imóveis nos bairros do Coroadinho e Bom Jesus foram visitadas pelos agentes de endemias, que levaram orientações para eliminar os focos do mosquito, e atuaram na identificação de possíveis criadouros do Aedes, aplicando inseticidas e larvicidas, quando necessário.
Na residência de Maria dos Remédios, todos os cuidados contra o mosquito são adotadas diariamente. “Eu tenho a preocupação em fazer a limpeza necessária do nosso quintal, mas se a nossa vizinhança não faz o mesmo, acabamos sendo acometidos de doenças. Por isso além desta ação da prefeitura é importante que cada um faça sua parte”, observou.
Uma importante ação da campanha “Todos na Guerra contra o Mosquito” é visitar terrenos baldios, onde há grandes focos transmissores do mosquito, fazendo trabalho de borrifação e orientando os vizinhos desses locais quanto às medidas preventivas que devem ser tomadas.
Durante a ação foram recolhidos pneus velhos, que serão encaminhados para reciclagem. Houve também a coleta de bagulho volumoso, lixo e resíduos diversos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário